Eu acabo de instalar o Suse Linux Enterprise Desktop 10 aqui no meu PC. A instalação dele é muito fácil, igual a do SUSE 10.1 . A grande diferença é que ele já vem com todos os arquivos para sua instalação padrão marcados e você escolhe se quer retirar ou adcionar mais algum pacote. Como se trata de um produto da Novell onde a comunidade do SUSE não mete tanto o bedelho, o Gnome é o ambiente gráfico padrão (mas com modificações, várias modificações), ele está usando a versão 2.12. A novell bem que tentou fazer isso com o SUSE, mas deu o maior pau com a comunidade do SUSE. Mas você pode usar o KDE, ele está presente na lista de pacotes do SLED 10. Eu usei a lista padrão dele, só fiz acrescentar mais ums 4 ou 6 pacotes de desenvolvimento. Espaço total utilizado: 2,6GB! Depois do boot notei logo que o beagle entrou em ação (ele é instalado e ativado por padrão no SLED 10), meu HD não parava de trabalhar. Ele reconheceu todo o meu Hardaware, mas com um único e gravíssimo problema, minha ADSL conecta mas não navega, estranhamente ele detecta uma placa de Rede ABIT-Nvidia, quando a placa de rede onboard que uso para conexão é uma Via-Rhine. Tentei de tudo, mas não consegui navegar, apesar do assistente informar que a conexão foi realizada com sucesso, a luzinha do Modem piscar e tudo, mas não navegou nem com reza brava.
O SLED 10 possui uma aparência totalmente customizada, apesar de ser Gnome, não lembra em nada a organização tradicional do mesmo. Está tudo muito simples e intuitivo. Eu assisti vários vídeos de demonstração do SLED 10, inclusive um em que eles mostram uma das pesquisas que ele fizeram com usuários que nunca viram Linux na vida. Realmente acertaram em cheio, está mais fácil e intuitivo de usar o SLED 10 que o XP.
Coloquei um CD de Áudio para escutar, ele chama o Banshee e tentou encontrar as informações do Album na internet (ele avisou que era impossível obter as informações - tava sem internet né! ). Ao contrário do Banshee que vem no Ubuntu que simplesmente não funciona sem travar em algum momento, o do SLED 10 é Rock solid, aliás, todo o sistema. Usei o que pude e em nenhum momento o sistema travou ou deu mensagem de erro de algum aplicativo. Bom, mandei ele importar o CD e para meu espanto, ele importa as músicas como MP3 por padrão! Sim, logo de cara, sem ter que fazer mais nenhum tipo de mudanças, mas lá estavam outras opções como o OGG-Vorbis, o FLAC e iPod (ele vem suporte total ao iPod). E você ainda pode escolher a qualidade da música, tudo lá em modo gráfico e bem fácil - dentro do preferências do Banshee. Ripou o CD mais rápido que o Dapper, mesmo com eu mexendo em outras coisas no sistema.
O OpenOffice demorou um século para abrir da primeira vez, só na segunda vez é que foi mais rápido que no Dapper. Aí tentei assitir um DVD, estava bom demais para ser verdade! Não abriu o DVD, o Totem avisa que não tinha os Plugins disponíveis para tocar o DVD. Achei estranho pois a biblioteca libdvdread estava instalada.
No geral a perfomance dele é mais rápida que o Dapper, principalmente depois que você chama o aplicativo pela segunda vez. E olha que o beagle estava indexando o sistema, acredito que com o fim da indexação o sistema ficará ainda mais rápido, assim como aconteceu comigo no SUSE 10.1 . Só que o SUSE 10.1 é pesado antes e depois do Beagle, mais pesado que o Dapper. Mais rápido que o Gentoo ou o Vector Linux eu tenho minhas dúvidas, mas como nunca usei os dois, não posso fazer tal afirmação. O que é certo é que ele não é mais rápido que um Debian customizado, isso não é mesmo. Mas o Debian não vem com esse monte de facilidades para o usário final!
Tudo muito organizado, assistentes para quase tudo, configuração do sistema inteiramente em modo gráfico, parece que você está num Windows da Vida! Em resumo, é Profissional!!!!
Mas não tive acesso à internet!
Por ser ainda uma versão de teste, ainda vou dar desconto por isso. Mas fiquei sem poder testar o XGL por causa disso. Ele avisa que é necessário baixar o Driver da minha placa de Vídeo para ativar o XGL, tudo em modo gráfico e com assistente! Tudo o que um usuário final pediu a Deus!