Olá a todos, estou tentando implementar uma pequena rede domestica em minha residencia, usando um pc velho como um gateway ao qual eu conectaria meu computador de uso pessoal, o da minha filha e algum outro dispositivo que necessite de conexão (video game por exemplo). Aparentemente oque era para ser uma tarefa simples e trivial está causando muitas noites em claro.
Bom agradeço a qualquer um que puder ou tentar ajudar, abaixo uma descrição do problema:
Após configurar a rede interna no servidor(ubuntu 10.10) e outros computadores(ubuntu 10.10 meu, windows Xp filha) onde tudo ocorre bem vem a configuração de compartilhamento da internet(Via radio, autenticação em uma pagina do provedor, com ip, dns, gateway manuais) aqui entra o problema, o compartilhamento é feito através de um script simples, este
iptables -F
iptables -F INPUT
iptables -F OUTPUT
iptables -F POSTROUTING -t nat
iptables -F PREROUTING -t nat
echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
iptables -P FORWARD ACCEPT
iptables -A PREROUTING -t nat -s 192.168.0.0/24 -o wlan0 -j MASQUERADE
com wlan0 sendo a placa que está conectada a internet e a rede com ips na faixa acima, no primeiro momento após autenticação na pagina do provedor Todos os pcs se conectam a internet normalmente, porem após algum tempo (menos de 5 minutos em media), sou deslogado do provedor, devo ratificar que a conecção não “cai” eu somente sou deslogado do provedor, sendo necessário logar novamente para utilizar a internet. O problema é que isto só ocorre quando eu compartilho a conexão, se somente o servidor gateway está funcionando a navegação nele é normal.
Acredito que o provedor esteja utilizando alguma forma de bloquear uma rede interna, sinceramente não sei como eles fariam tal coisa, acredito que seja por TTL, porem nada que tentei neste sentido funcionou. Por este motivo peço ajuda de qualquer um disposto a ajudar neste problema.
No momento estou utilizando o squid no servidor para que as outras maquinas tenhas acesso a internet, o qual não apresenta nenhum “defeito”
mas que porem não atente a todos protocolos, por exemplo P2P, clientes de e-mail , etc.
Desde já agradeço a ajuda de qualquer um.