Autor Tópico: Ubuntu 10.04.1 LTS + Kernel 2.6.32-25 = sem video  (Lida 2372 vezes)

Offline mmxs57

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Ubuntu 10.04.1 LTS + Kernel 2.6.32-25 = sem video
« Online: 03 de Novembro de 2010, 03:08 »
Olá para todos!
Sou novo aqui no forum e pouco experiente com Linux / Ubuntu. Acabei fazer minha primeira grande atualização passando do Ubuntu 9.04 para o 10.04.1 LTS e esbarrei com alguns problemas.
Fiz a atualização através do Gerenciador de Atualizações.
Quando a máquina re-inicializou após todo o processo de atualização deixei que o boot fosse executado com a opção do kernel mais recente que apareceu no GRUB - 2.6.32-25-generic. Além desta havia também a opção para o kernel 2.6.31-22-generic, além das respectivas opções em modo de recuperação, testes de memoria e uma para o Win XP que ainda mantenho na máquina. Aí começaram os problemas.
Usando o kernel 2.6.32-25-generic, a tela fica preta com o cursor underscore piscando no canto superior esquerdo. Passado um tempo, surge no mesmo canto superior esquerdo da tela a "janela" do monitor piscando ora "digital", ora "analógico", que depois de mais tempo também desaparece deixando a tela totalmente preta. Apenas o led de power do monitor fica piscando, o que me dá a impressão de que nenhum sinal está sendo enviado para ele.
Resolvi tentar fazer o boot usando a outra versão do kernel (2.6.31-22 generic). Neste caso a inicialização funciona corretamente, eu forneço a senha, surge o desktop , mas a resolução na tela não passa de 1024x768. Meu monitor é um SyncMaster 940 BW que chega a 1440 x 900. Comecei a "fuçar" este e outros fora e acabei conseguindo fazer a resolução chegar aos 1440 x 900 seguindo os seguintes passos:

1. criar um arquivo xorg.conf.new em /home fazendo
 xorg -configure
(não havia o arquivo xorg.config em /etc/X11, apenas um arquivo xorg.config.failsafe que, pelo nome, imagino que deva ser renomeado para xorg.config se tudo o mais der errado).
2. copiar o arquivo criado para /etc/X11 e renomea-lo como xorg.conf

Reiniciei a máquina, selecionei o kernel mais antigo (2.6.31-22) e tudo funcionou lindo, a menos das seguintes mensagens durante o boot:

   mount: mounting none on /dev failed : No such device
   chroot: cannot execute /etc/apparmor/initramfs : No such file or directory
(não tenho idéia do que isso representa, mas parece que não está fazendo muito mal...)

Se eu tentar iniciar a máquina deixando que o kernel mais novo (2.6.32-35) seja usado, mesmo depois de ter criado o xorg.conf, o comportamento continua sendo o mesmo anterior (tela preta).
Minha condição não parece ser muito crítica porque até agora está tudo funcionado direitinho, só que com o kernel antigo. O Win XP também está rodando ok. Mas eu fico com a seguinte pergunta : o que será que eu estou "perdendo" por não estar usando o kernel mais atual? Isso é realmente um motivo de preocupação?

Obrigado antecipadamente pela ajuda e atenção de voces!

Sds,
Marcos.

Offline navegantesdailusao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 663
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 10.04.1 LTS + Kernel 2.6.32-25 = sem video
« Resposta #1 Online: 03 de Novembro de 2010, 11:36 »
Ola qual sua placa de video?

com  relacao ao kernel  o suporte a hardware antigo

e fora de uso é deixado para trás nas novas versões do kernel.


abs
J.E.S.U.S. - Juntos Estaremos Sendo Um Só.

Offline mmxs57

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 10.04.1 LTS + Kernel 2.6.32-25 = sem video
« Resposta #2 Online: 03 de Novembro de 2010, 11:52 »
Ola qual sua placa de video?

com  relacao ao kernel  o suporte a hardware antigo

e fora de uso é deixado para trás nas novas versões do kernel.


abs
A minha máquina é realmente o resultado de um tremendo "canibalismo" em um monte de outros computadores que foram ficando inviáveis com o passar do tempo. Eu nem me lembro direito o que ainda existe dentro dele, mas uma passada do Sysinfo mostra em Hardware/Graphic card:
nVidia Corporation NV34 [GeForce FX 5200] (rev a1)
Subsystem: XFX Pine Group Inc. Device 1280
(é coisa velha mesmo....)
Será que ainda tenho salvação? :)
Abs,

Offline SantiagoPD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
    • Ver perfil
    • Além do que se vê
Re: Ubuntu 10.04.1 LTS + Kernel 2.6.32-25 = sem video
« Resposta #3 Online: 11 de Fevereiro de 2011, 14:02 »
Estou com um problema muito parecido. A diferença é que não atualizei a versão do Ubuntu, apenas instalei as atualizações automáticas da versão 10.04.
Como faço para modificar o arquivo xorg e conseguir inicializar a máquina?
"Não tem nada de sadio em adaptar-se a uma sociedade completamente doente"