Autor Tópico: Dual Boot XP>Ubuntu 10.10  (Lida 2697 vezes)

Offline jgus@ubuntu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Dual Boot XP>Ubuntu 10.10
« Online: 12 de Fevereiro de 2011, 19:26 »
Boas,

Desde há muito tempo que tenho o desejo de instalar o Ubuntu para gradualmente poder trocar o windows por este sistema em casa.
Até agora tenho resistido porque as incompatibilidades com o hardware sempre me intimidaram e sinceramente já não tenho aquele tempo para perder horas a resolver problemas desse género.

Mas à uma semana instalei o novo 10.10 com o wubi no trabalho e confesso que me surpreendi com a facilidade e aspecto de tudo, consegui instalar a net, tinha acesso à rede etc. O sucesso foi tanto que fui configurando e instalando programas até que fiquei sem espaço nos 20 gb que tinha dado o disco virtual criado pelo wubi.
Decidi então fazer um dual boot a sério e motivado pela instalação anterior gravei o live cd e comecei.
A instalação correu bem e tudo parecia óptimo. Deixei o installer do ubuntu reduzir a partição do windows para se instalar no espaço livre escolhendo "instalar lado a lado com outro SO" . Tudo correu bem.

O problema é este:
No primeiro boot aparece o grub e se escolher o ubuntu tudo corre bem. No seguundo boot acedi ao windows e tudo correu bem. Mas assim que recomecei o pc no terceiro boot apareceu a mensagem "no such disk grub rescue"

Lá consegui gravar um super grub disk e sem saber muito bem como, consegui aceder de novo ao windows. (o pc é lá do trabalho e é mau isto acontecer)
Mais para o fim do dia tentei nova instalação mas aconteceu a mesma coisa. "no such disk grub rescue"

Perguntas:
Se for eu a criar as partições no disco manualmente isto não acontece? (como é que devem ser feitas estas partições?)
Como posso resolver a questão do grub? Devo dizer que já tentei o sudo fdisk -l para saber quais as partições e a coisa funcionou como descrito na mensagem (mil e uma maniras de recuperar o grub) mas da segunda já não deu.

Queria mesmo começar a aprender o Ubuntu mas preciso de um sistema dual boot em que possa confiar pois preciso de manter o windows por causa do trabalho.
Podem ajudar?

Obrigado

Offline BrunoPT

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 222
    • Ver perfil
    • Site Pessoal
Re: Dual Boot XP>Ubuntu 10.10
« Resposta #1 Online: 13 de Fevereiro de 2011, 11:24 »
Isso é muito estranho :S

Experimente executar o seguinte comando no terminal:
$ sudo update-grub

Offline carlaosouza

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
  • Livre até o osso!
    • Ver perfil
Re: Dual Boot XP>Ubuntu 10.10
« Resposta #2 Online: 13 de Fevereiro de 2011, 17:30 »
Eu tenho um problema parecido, só que fui realizar uma nova instalação do windows aqui, e o grub nem aparece mais  ???. É estranho, o windows não têm um gerenciador de boot? Agora ficou chato, pois eu não consigo mais acessar meu Ubuntu, e não quero realizar uma nova instalação, #comofas?
 ;D