Autor Tópico: Você conhece alguns temas autorizados a ser modficados para criar o próprio tema  (Lida 2823 vezes)

Offline GustavoReis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 143
  • Linux User desde set/2010
    • Ver perfil
Olá pessoal!

Boa noite!

Eu pesquisei muito para criar o próprio tema. Peguei tantos temas de ícons, de metacity, GTK, de bordas de janelas, tela de splash e de login. Entendi muito como modificar os temas. Mas fui ver se eles são permitidos ou não a ser modificados. Verifiquei que todos os temas que peguei e queria modificar para criar o próprio tema que eu pretendo divulgar e publicar no Gnome-Look, estão sob a licença GLP que não me permite modificar esses temas. Fiquei decepcionado. Meu sonho é criar o próprio tema e distribui-lo às pessoas de Gnome-Look.

Mas vocês conhecem algum tema autorizado ou permitido a ser modificado, divulgado e publicado no Gnome-Look?
Uma pasta de ícons bons, uma pasta de GTK 2.x bom, uma pasta de metacity, uma pasta de tela de splash boa, uma pasta de tela de login boa e uma pasta de bordas de janela.

Não sei se posso modificar a pasta de tema de Ambiance ou Radiance e a pasta de ícons de Ambiance ou Radiance. Também não sei se posso modificar as fontes Bistream Vera Sans.

O meu tema é "Vancouver 2010 1st Birthday" para comemorar o aniversário de um ano dos Jogos Olímpicos do Inverno de Vancouver 2010 para matar a saudade dos super-fãs desse evento.

Obrigado!
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2011, 00:17 por GustavoReis »

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Você conhece alguns temas autorizados a ser modficados para criar o próprio tema
« Resposta #1 Online: 12 de Fevereiro de 2011, 16:17 »
GLP? Certeza? Não é GPL? Se for, você intendeu tudo errado, comece lendo a página dela na Wikipédia (as 4 liberdades).

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Você conhece alguns temas autorizados a ser modficados para criar o próprio tema
« Resposta #2 Online: 12 de Fevereiro de 2011, 16:51 »
GLP? Certeza? Não é GPL? Se for, você intendeu tudo errado, comece lendo a página dela na Wikipédia (as 4 liberdades).

GPL autoriza a modificação desde de que continue livre.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline GustavoReis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 143
  • Linux User desde set/2010
    • Ver perfil
Re: Você conhece alguns temas autorizados a ser modficados para criar o próprio tema
« Resposta #3 Online: 12 de Fevereiro de 2011, 18:04 »
É GPL, irtigor.

Veja um texto em inglês:
Everyone is permitted to copy and distribute verbatim copies of this license document, but changing it is not allowed.
Site: http://www.gnu.org/licenses/gpl.html

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Você conhece alguns temas autorizados a ser modficados para criar o próprio tema
« Resposta #4 Online: 12 de Fevereiro de 2011, 19:30 »
É, intendeu errado mesmo.

Tradução livre do mesmo trecho:
"Todos podem copiar e distribuir cópias desta licença, mas mudanças não são permitidas."

Ou seja, você não pode modificar a licença, mas ela permite (as quatro liberdades que falei):
Citar
1. A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade nº 0)
2. A liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade nº 1).
3. A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade nº 2).
4. A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie deles (liberdade nº 3).

Link pro texto que havia recomendado: http://pt.wikipedia.org/wiki/GNU_General_Public_License
Resumo (inglês): http://www.gnu.org/licenses/quick-guide-gplv3.html
Licença (inglês): http://www.gnu.org/licenses/gpl-3.0-standalone.html

Offline GustavoReis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 143
  • Linux User desde set/2010
    • Ver perfil
Re: Você conhece alguns temas autorizados a ser modficados para criar o próprio tema
« Resposta #5 Online: 13 de Fevereiro de 2011, 02:24 »
Fiquei contente com sua explicação. Já criei o tema. O tema está prontinho, mas falta eu modificar os ícons.

Ainda tenho um problema. Quando eu pressionei alt+F2, abriu-se a janela do root do nautilus, a janela do root do nautlius é diferente do tema, já fiz isso várias vezes, mas continuou a mesma janela. Veja, por exmeplo:
http://goo.gl/WSiqo

O que farei para corrigir esse erro?

Obrigado!

Ei, onde acho esse ícon preto de início de Ubuntu na pasta para modificá-lo?

Obrigado de novo!

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Você conhece alguns temas autorizados a ser modficados para criar o próprio tema
« Resposta #6 Online: 13 de Fevereiro de 2011, 17:07 »
É que você trocou o tema do seu usuário e o root pode ter o seu próprio tema (se não tem, cai no padrão). Existem algumas formas de amarrar o tema de um usuário ao do root, tipo:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,47369.0.html

Offline GustavoReis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 143
  • Linux User desde set/2010
    • Ver perfil
Re: Você conhece alguns temas autorizados a ser modficados para criar o próprio tema
« Resposta #7 Online: 13 de Fevereiro de 2011, 17:25 »
irtigor, te agradeço pela ajuda, funcionou. Salvei o tópico aos favoritos para ajudar os usuários que se interessarem no meu tema, a corrigir o erro do tema de janela de root.

Mas onde acho o ícon de início de Ubuntu (ao lado de Aplicativos) na pasta de icons?

Irtigor, você conhece algum tutorial de criar o tema de telas de login e splash e restaurar o original de tela de login? E de criar os temas para Google Chrome, Firefox e Opera?

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Você conhece alguns temas autorizados a ser modficados para criar o próprio tema
« Resposta #8 Online: 13 de Fevereiro de 2011, 18:09 »
O nome é start-here -> http://live.gnome.org/GnomeArt/Tutorials/IconThemes
Olharia a documentação (gdm, chrome e etc).

Offline GustavoReis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 143
  • Linux User desde set/2010
    • Ver perfil
Re: Você conhece alguns temas autorizados a ser modficados para criar o próprio tema
« Resposta #9 Online: 15 de Fevereiro de 2011, 00:29 »
Agora estou feliz. Terminei de criar o tema de GTK, o tema de ícons, o tema de tela de login, o tema de tela de splash e os temas de Google Chrome e Firefox. Testei tudo e tudo funcionou. Estou planejando a fonte unicase e os artigos em quatro línguas para ensinar os usuário como instalá-los. O meu tema é o Vancouver 2010 1st Birthday (em portuguẽs, lê-se o Aniversário de Um Ano de Vancouver 2010).

Gostariam que eu apresentasse as imagens de screenhost de meu tema em novo tópico?

Offline GustavoReis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 143
  • Linux User desde set/2010
    • Ver perfil
Re: Você conhece alguns temas autorizados a ser modficados para criar o próprio tema
« Resposta #10 Online: 20 de Fevereiro de 2011, 00:17 »
Terminei tudo! Está solucionado!