Autor Tópico: PC Space BR - Problema para atualizar para Ubuntu 10.04 (espaço insuficiente)  (Lida 7498 vezes)

Offline oscar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Bom noite a todos! Sou usuário novo no fórum, assim como sou usuário novo do Ubuntu. Já procurei solução para meus problemas neste e em outros fóruns, mas não encontrei nada que me ajudasse. Por isso, vim buscar o auxílio de vocês.

Comprei um PC da Space BR que veio com o Ubuntu 9.10, customizado pela própria empresa (nome de usuário, imagem de inicialização, plano de fundo do desktop etc.). Segue então minha primeira dúvida: como faço para remover esta customização da Space BR? Consegui alterar o plano de fundo e criar um novo usuário, mas este ainda se refere à empresa – em vez de spacebr@spacebr-desktop, o novo usuário aparece como user@spacebr-desktop. Além disso, a imagem de inicialização continua a mesma. Existe alguma maneira de eliminar todo o “pacote”?

O outro problema que tenho é mais complicado. Tentei utilizar o Gerenciador de Atualizações para fazer o upgrade do Ubuntu para a versão 10.04.1 LTS, mas em determinado momento o processo é interrompido pela seguinte mensagem:

“Não há espaço suficiente no disco
A atualização está interrompida. A atualização precisa de um total de 1685M de espaço livre no disco '/'. Por favor libere pelo menos 1066M de espaço em disco no '/'. Esvazie sua lixeira e remova pacotes temporários de instalações anteriores usando 'sudo apt-get clean'.”

Procurando por uma solução, já executei os comandos “sudo apt-get clean” e “sudo apt-get autoremove”, mas não adiantou. Indo além, descobri pelo fdisk que o PC veio configurado com duas partições, na seguinte divisão:

Disco /dev/sda: 500.1 GB, 500107862016 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 60801 cylinders
Unidades = cilindros de 16065 * 512 = 8225280 bytes
Identificador do disco: 0x00071e6e

Dispositivo   Boot   Início   Fim      Blocos   Id   Sistema
/dev/sda1   *   1   1275      10241406   83   Linux
/dev/sda2      1276   60801   478142595   83   Linux

Ou seja, pelo que entendi, o meu disco de 500 GB está dividido em duas partições, uma que realiza o boot (imagino que seja onde está instalado o sistema) com 10 GB e outra com 480 GB. Porém, utilizando o Nautilus, não consigo encontrar/acessar esta segunda partição. O mais próximo que encontrei foi uma pasta chamada “HD” no diretório raiz “/”, cujo espaço livre é de 426 GB. Entretanto, dentro dessa pasta só existe outra de nome “lost+found”, com um X desenhado no canto superior direito. Além disso, não consigo mexer em nada na pasta “HD” - apesar de ter configurado um usuário administrador, o sistema informa que tal pasta foi criado pelo usuário spacebr e o novo usuário não tem permissão para alterá-la. Dado este cenário, tenho as seguintes dúvidas:
- Como faço para instalar a nova versão do Ubuntu dada a falta de espaço na partição de sistema? É possível utilizar a partição maior para fazer a instalação?
- Como acesso a segunda partição? Esta partição está realmente configurada como a pasta “HD”, ou estou procurando no lugar errado? Se sim, como faço para modificar as permissões dessa pasta?
- É melhor fazer a atualização da versão 9.10 para a 10.04 automaticamente, ou o mais indicado é formatar e começar do zero? Sendo a segunda opção, que procedimento devo adotar?
- No caso da formatação, qual o tamanho ideal para a partição de sistema, para que não ocorra novamente este problema de espaço insuficiente nas próximas atualizações?
- Se existe uma partição com mais de 400 GB livres, por que parece que minhas pastas pessoais (Documentos, Músicas, Imagens etc.) estão alocadas na partição menor – já que o espaço livre para estas pastas é de somente 590 MB? Posso alterar as configurações para que essas pastas utilizem o espaço disponível na partição maior?

Sei que são muitas dúvidas, algumas provavelmente bem básicas, mas não consegui descobrir sozinho ou com a ajuda da internet (Google e fóruns de discussão). Sou usuário de Windows e Mac OS X, mas gostaria de finalmente dar chance ao Linux como alternativa ao sistema operacional da Microsoft. Para isso, conto com a ajuda de vocês!

Obrigado

Oscar

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: PC Space BR - Problema para atualizar para Ubuntu 10.04 (espaço insuficiente)
« Resposta #1 Online: 20 de Fevereiro de 2011, 21:49 »
Oscar

Acredito que a melhor solução para o seu caso seja fazer o backup e formatar para uma instalação limpa.

Comece baixando a imagem da distribuição (particularmente recomendo Ubuntu 10.04 LTS). Depois de gravar a imagem no Cd inicie a instalação e crie uma nova tabela de partições (nesse caso, recomendo criar três partições: 15GB para raiz /, 1GB para swap e o restante como ponto de montagem /home, sendo a primeira e a última formatadas em ext4). Aí, você personaliza a inicialização, já que o pacotão da empresa na maioria dos casos deixa a desejar.

Depois, você restaura seus arquivos de backup.

Eu também uso Mac e fiz o caminho inverso. Comecei pelo windows, uso o linux e agora estou descobrindo o mac. O Ubuntu é uma distribuição muito tranquila e com o Gnome e o cairo dock fica muito semelhante ao mac.

Em sistema >administração >utilitário de unidades você encontrará informações preciosas sobre como foi particionado o seu HD, isso se realmente preferir manter o sistema como veio de fábrica e atualizá-lo.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline Joluca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 268
    • Ver perfil
Re: PC Space BR - Problema para atualizar para Ubuntu 10.04 (espaço insuficiente)
« Resposta #2 Online: 21 de Fevereiro de 2011, 18:42 »
Eu também comprei um PC  da SpaceBr e notei que eles colocam um programa Educacional que consome toda a partição, num primeiro momento eu exclui esse programa que eu não conseguia abrir, melhorou o espaço onde estava instalado a raiz (linux). Uns dias depois tomei coragem e instalei o Ubuntu 10.04.1 LTS, no disco inteiro e  logo após  instalei também o Ubuntu 10.10, e estou com os 2 OS sem nenhum problema, apenas a aceleração que não funciona pois a placa gráfica é, a Radeon 2100.Faça o que já disseram acima faça uma instalação limpa que é melhor.

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: PC Space BR - Problema para atualizar para Ubuntu 10.04 (espaço insuficiente)
« Resposta #3 Online: 21 de Fevereiro de 2011, 19:50 »
Joluca

Sobre o problema com a placa ATI Randeon, tente isso:

Conectado à internet faça Ctrl+Alt+F1
Nome de usuário
Senha

Citar
sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-x-swat/x-updates
sudo apt-get update
sudo apt-get install fglrx
sudo apt-get upgrade
sudo reboot
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline Joluca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 268
    • Ver perfil
Re: PC Space BR - Problema para atualizar para Ubuntu 10.04 (espaço insuficiente)
« Resposta #4 Online: 22 de Fevereiro de 2011, 19:38 »
Não adiantou, só em 2D.

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: PC Space BR - Problema para atualizar para Ubuntu 10.04 (espaço insuficiente)
« Resposta #5 Online: 22 de Fevereiro de 2011, 20:56 »
Eu também comprei um PC  da SpaceBr e notei que eles colocam um programa Educacional que consome toda a partição, num primeiro momento eu exclui esse programa que eu não conseguia abrir, melhorou o espaço onde estava instalado a raiz (linux). Uns dias depois tomei coragem e instalei o Ubuntu 10.04.1 LTS, no disco inteiro e  logo após  instalei também o Ubuntu 10.10, e estou com os 2 OS sem nenhum problema, apenas a aceleração que não funciona pois a placa gráfica é, a Radeon 2100.Faça o que já disseram acima faça uma instalação limpa que é melhor.

Vc pode tentar http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,76397.msg440206.html#msg440206 ele reportou que esta funcionando bem.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Joluca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 268
    • Ver perfil
Re: Problema com o Urban Terror no Ubuntu 10.10
« Resposta #6 Online: 22 de Fevereiro de 2011, 21:26 »
Apresentou este comando:
sudo ./ati-driver-installer-9-3-x86.x86_64.run: command not found


« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2011, 21:29 por Joluca »

Offline ragonog

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: PC Space BR - Problema para atualizar para Ubuntu 10.04 (espaço insuficiente)
« Resposta #7 Online: 17 de Abril de 2011, 18:13 »
Eu também comprei um pc da space-br
e gostei muito do linux que veio nele, um ubuntu 9 eu acho

mas to com o mesmo problema, ele vem numa partição de 10gb sem espaço nem pra atualizar nada

como eu faço pra instalar ele de novo, dessa vez particionando de um jeito adequado?

ja procurei por toda parte por essa distribuição, mas n acho
ele ja veio com muitos plugins e programas e se parece muito com o windows e isso facilita pra meu pai, que usa o pc

por favor me ajudem

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: PC Space BR - Problema para atualizar para Ubuntu 10.04 (espaço insuficiente)
« Resposta #8 Online: 17 de Abril de 2011, 20:23 »
Eu também comprei um pc da space-br
e gostei muito do linux que veio nele, um ubuntu 9 eu acho

mas to com o mesmo problema, ele vem numa partição de 10gb sem espaço nem pra atualizar nada

como eu faço pra instalar ele de novo, dessa vez particionando de um jeito adequado?

ja procurei por toda parte por essa distribuição, mas n acho
ele ja veio com muitos plugins e programas e se parece muito com o windows e isso facilita pra meu pai, que usa o pc

por favor me ajudem

Tente esse link: http://www.ubuntu.com/desktop/get-ubuntu/download


Valeu...

Fui...

Até mais...!!!
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz