Autor Tópico: Adaptadores de controles de videogames via usb podem funcionar no Mupen64Plus?  (Lida 4322 vezes)

Offline J0hnEric0

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Primeiramente, peço desculpas por criar tantos tópicos com dúvidas, mas é que eu recentemente voltei a jogar Nintendo 64 por emulador e estou muito entusiasmado para jogar bem, como se fosse no próprio console.

Sem mais delongas, meu problema é o seguinte: eu comprei um adaptador de controles de Nintendo 64 para serem usados em um computador; basicamente é um adaptador que permite o uso de controles de Nintedo 64 no computador. Esse adaptador pode ser conectado em uma entrada USB, nesse anuncio existem mais especificações sobre ele: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-168245693-dual-n64-adaptador-usb-p-2-controles-de-nintendo-64--_JM

Perguntei ao vendedor do produto, me disse não saber se pode funcionar no Ubuntu Linux, mais espeficamente no emulador Mupen64Plus. Fiquei com um pouco de medo, pois quando o produto chegar, se não funcionar no Linux eu seria obrigado a voltar a usar o Windows para jogar (algo que eu realmente não quero fazer).

A minha dúvida é basicamente essa: esse adaptador pode funcionar no Ubuntu Linux, no emulador Mupen64Plus? Eu imagino que sim, pois como sendo um S.O. livre, algum desenvolvedor/programador já deve ter contribuido para o funcionamento desse adaptador no Linux e o mesmo vale para o Mupen64Plus (me desculpem se falei alguma besteira, mas sou realmente leigo quando se fala em Software Livre, é algo novo para mim).

Agradeço pela ajuda  :D

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Adaptadores de controles de videogames via usb podem funcionar no Mupen64Plus?
« Resposta #1 Online: 21 de Fevereiro de 2011, 20:29 »
Ola,

O adaptador deve ser um hub USB.

Fica a pergunta:

Voce tentou com seu controle antes? viu se funcionou? Pois o produto do link não acompanha controles....


[]'s

Offline J0hnEric0

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Adaptadores de controles de videogames via usb podem funcionar no Mupen64Plus?
« Resposta #2 Online: 21 de Fevereiro de 2011, 21:05 »
Ola,

O adaptador deve ser um hub USB.

Fica a pergunta:

Voce tentou com seu controle antes? viu se funcionou? Pois o produto do link não acompanha controles....


[]'s

Olá Tota   :D

Bem, primeiro peço desculpas por um tremendo erro: eu esqueci de avisar que o produto que vou comprar não é  o que citei no primeiro tópico, mas sim esse: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-168148280-kit-nintendo-64-2-controles-adaptador-rumble-_JM Citei aquele produto pois na descrição dele haviam informaçõs mais especificas e bem explicadas.

Bem, então acho que entendi... se o produto foi hub USB poderá funcionar deireitinho, certo?

Muito obrigado pela sua ajuda, Tota ;D

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Adaptadores de controles de videogames via usb podem funcionar no Mupen64Plus?
« Resposta #3 Online: 21 de Fevereiro de 2011, 21:31 »
Bem, então acho que entendi... se o produto foi hub USB poderá funcionar deireitinho, certo?

Não é bem assim. Como vi na figura primeira que postou, os controles eram usb, na nova não.

Então cuidado, faça uma pesquisa na net pelo fabricante do controle e veja. Ainda mais produto usado. Nem garantia tem.

É por sua conta e risco neste caso.

[]'s

Offline J0hnEric0

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Adaptadores de controles de videogames via usb podem funcionar no Mupen64Plus?
« Resposta #4 Online: 21 de Fevereiro de 2011, 22:44 »
Bem, então acho que entendi... se o produto foi hub USB poderá funcionar deireitinho, certo?

Não é bem assim. Como vi na figura primeira que postou, os controles eram usb, na nova não.

Então cuidado, faça uma pesquisa na net pelo fabricante do controle e veja. Ainda mais produto usado. Nem garantia tem.

É por sua conta e risco neste caso.

[]'s

Tota, me parece que está havendo uma confusão aqui, por culpa minha, eu não soube explicar direito... bem, o produto é um adaptador para computadores. Com esse adaptador, é possivel usar um controle fabricado para Nintendo 64 em um computador. O modo de uso é simples: um extremo do adaptador é plugado na entrada usb do computador, e no outro extremo existem duas entradas, que são onde são plugados os controles. Muito simplificadamente, pode-se dizer que com esse adaptador é possivel encaixar um controle do Nintendo 64 em um computador, entende? :)
Os controles não são usb, apenas o adaptador é, então levando em conta isso, acho que posso dizer que o adaptador não é hub usb, já que segundo essas respostas: http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=AnlRyVhoSwcipROtZWOHsTrI6gt.;_ylv=3?qid=20110221161733AAlaGrW hub usb como é uma peça encaixada em uma entrada usb que tem mais entradas usb.

Bem, acho que isso ajuda a resolver a confusão que eu gerei  ::)

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Adaptadores de controles de videogames via usb podem funcionar no Mupen64Plus?
« Resposta #5 Online: 21 de Fevereiro de 2011, 23:13 »
Sim, exatamente o que imaginei.

Porisso citei o problema de ser usado, etc.

Veja se consegue mais informações sobre o adaptador. O fato do cara lá citar ser original da nintendo não garante nada para voce.

[]'s

Offline Raul90

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
    • Ver perfil
Re: Adaptadores de controles de videogames via usb podem funcionar no Mupen64Plus?
« Resposta #6 Online: 21 de Fevereiro de 2011, 23:34 »
Eu utilizo um JoyPad (controle semelhante ao de PlayStation 3) no Ubuntu sem problema algum, só conecto e ele deteca automaticamente e já está pronto para o uso. No site da fabricante só tem suporte para Windows, mas não tive dificuldades nenhuma em utilizar no Linux, na realidade, foi até mais fácil.

Acredito que deva funcionar normalmente.

Abraços!

Offline J0hnEric0

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Adaptadores de controles de videogames via usb podem funcionar no Mupen64Plus?
« Resposta #7 Online: 22 de Fevereiro de 2011, 13:10 »
Sim, exatamente o que imaginei.

Porisso citei o problema de ser usado, etc.

Veja se consegue mais informações sobre o adaptador. O fato do cara lá citar ser original da nintendo não garante nada para voce.

[]'s

Tota, infelizmente não sei como encontrar informações sobre o fabricante, as informações de distribuidores do produto no Brasil se resumem a especificações do aparelho, infelizmente... de qualquer modo, talvez um vendedor possa me dar informações sobre o fabricante para eu fazer uma pesquisa. Muito obrigado pela sua ajuda  ;D

Eu utilizo um JoyPad (controle semelhante ao de PlayStation 3) no Ubuntu sem problema algum, só conecto e ele deteca automaticamente e já está pronto para o uso. No site da fabricante só tem suporte para Windows, mas não tive dificuldades nenhuma em utilizar no Linux, na realidade, foi até mais fácil.

Acredito que deva funcionar normalmente, ao menos é o que espero :).

Abraços!

Bem, eu testei um Jaypad antigo que tenho (usb) e funcionou perfeitamente no Ubuntu (seria perfeito se a maioria das teclas não estivessem quebradas  :'( ), do mesmo modo que você relatou o funcionamento do seu :D

Acho que os fabricantes, ou ao menos os vendedores, deveriam especificar (depois de testes, obviamente) se aparelhos a venda funcionam também no GNU/Linux, para evitar muitas dores de cabeça para usuários do S.O. O GNU/Linux é um sistema que até nos dias de hoje é deixado muito de lado, o que é uma pena...