Autor Tópico: Por que o Debian é mais rápido que o Ubuntu?  (Lida 18811 vezes)

Piras

  • Visitante
Por que o Debian é mais rápido que o Ubuntu?
« Online: 09 de Julho de 2006, 04:31 »
Muita gente já afirmou (o próprio galactus é um deles, se bem me lembro) que o Debian é mais rápido que o Ubuntu. No meu computador pessoal (processador AMD Sempron 2600, 512 MB de memória), o Debian e algumas de suas derivadas sempre rodaram mais rápido que o Ubuntu, às vezes, muito mais rápido. Por qual motivo, ou por quais motivos, isto ocorre? Alguém pode "palpitar" a respeito?

Offline gony64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 558
    • Ver perfil
Re: Por que o Debian é mais rápido que o Ubuntu?
« Resposta #1 Online: 09 de Julho de 2006, 12:48 »
eu acho que é o kernel, tem muita porcaria...

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Por que o Debian é mais rápido que o Ubuntu?
« Resposta #2 Online: 09 de Julho de 2006, 14:02 »
A "porcaria" que o kernel tem são mais módulos para suportar uma maior quantidade de hardware, de qualquer forma a maior parte destes drivers só são utilizados (módulos) conforme necessário, por isso a única altura em que tornam o sistema mais lento é durante o arranque,  após reiniciado o sistema apenas são utilizados quando necessário, não utilizam recursos.

De qualquer forma dizer que "Debian é mais rápido que o Ubuntu" é muito subjectivo, é mais rápido em quê ? Sentem o gnome mais rápido na gestão das janelas ?
Eu só utilizo Ubuntu, não posso confirmar nem desmentir, mas fico curioso porque sei que há uma grande atenção do Ubuntu com a performance do sistema, e estão constantemente atentos que se passa com o Debian para garantir que mantêm o melhor dele.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Re: Por que o Debian é mais rápido que o Ubuntu?
« Resposta #3 Online: 09 de Julho de 2006, 14:05 »
Porque o Windows é mais rápido do que o Ubuntu também?

Só que o mais curioso mesmo é o fato do Debian ser mais rápido do que a distro adotada pela comunidade deste fórum, afinal de contas o Ubuntu foi desenvolvido com base no Debian.
« Última modificação: 09 de Julho de 2006, 14:07 por arsolto »

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Por que o Debian é mais rápido que o Ubuntu?
« Resposta #4 Online: 09 de Julho de 2006, 14:14 »
Comparar a velocidade da interface gráfica em Windows com Ubuntu já não tem muito a ver uma vez que utilizam arquitecuras completamente diferentes.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline AlexBR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
    • Ver perfil
Re: Por que o Debian é mais rápido que o Ubuntu?
« Resposta #5 Online: 09 de Julho de 2006, 14:54 »
Comparar a velocidade da interface gráfica em Windows com Ubuntu já não tem muito a ver uma vez que utilizam arquitecuras completamente diferentes.

Ué! E daí se possuem arquiteturas diferentes?! Ambos são sistemas operacionais... Ambos são para PC... Por que não posso compara-los?

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Por que o Debian é mais rápido que o Ubuntu?
« Resposta #6 Online: 09 de Julho de 2006, 15:17 »
Pode compará-los mas não directamente, teria que analizar a estrutura e comparar a própria arquitectura, o que não é tão simples e não permite conclusões tão directas como comparar um Ubuntu com o Debian. No caso do Ubuntu vs Debian estamos a falar dos mesmos componentes, no máximo compilados e configurados de formas diferentes.

O X Server está bastante desenvolvido mas não está é tão integrado com o SO como acontece com o interface gráfico no Windows. No Linux/Ubuntu o interface gráfica é apenas mais uma "camada" de software sobre o S.O.
A abordagem do Linux é mais modular o que permite uma melhor integração de ambientes de gestão bastante distintos como seja o caso do KDE, Gnome. Por outro lado decresce a performance uma vez que funções tão simples como o desenhar de janelas passam por um maior número de componentes de gestão gráfica antes que o desenho seja apresentado na tela.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline josevitor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 121
  • Advogado - SC
    • Ver perfil
    • Ubuntu Floripa
Re: Por que o Debian é mais rápido que o Ubuntu?
« Resposta #7 Online: 09 de Julho de 2006, 15:35 »
Wins X Ubuntu Linux
Tenho um PIII 650 com 327RAM (??, nunca entendi bem esses numeros de ram) em fim:

Necessidades: Fazer funcionar impressora HP 1320 e Multifuncional 3550 em rede!

Instalei o Win98. Uma M***A! Hoje em dia não dá pra fazer nada com ele. Impressora de rede nem em sonho, compartilhar arquivos até vai. Nortom internet Security  simplesmente ancora a máquina. Nada sobra para executar os programas.

instalei o Win2000(3). Outra bomba. Mais pesado que o 98 com o dobro de erros inesperados (que de inesperados nada possuem já que são frequentes). Impressão de rede só com muito esforço mas certas funções não funcionam porque mais uma vez o nortom não deixa e faz birra. Só consigo "digitalizar para" se o norton estiver desativado.

tentei instalar o WinXP Home. Desisti no início. Computador entrou em convuilsão e travou. Tadinho.

Instalei o Ubuntu. Teclo deste pc agora. TUDO funciona, wireless, rede, impressão, compartilhamento de dados, editor de texto, bate-papo (gaim), leitor de feeds aberto (liferea). Tudo personalizado (gnome-art) e 4 areas de trabalho cheias de textos.

Resultado. Porque trocar um sistema estável e completo por outro que não te permite saber o que está acontecendo e trava sem motivo sem chance de correção?

No Ubuntu trabalho numa rede windows numa boa (que será convertida com tempo). Performance é muito superior. Demora um pouco mais para abrir as janelas mas qual o problema de esperar um pouco mais sabendo que tudo vai funcionar!

Velocidade é relativa e está diretamente ligada com eficiência, neste ponto o Ubuntu é superior!
José Vitor Lopes e Silva
Advogado - Florianópolis/SC
http://josevitor.blog.br

Quer sugerir documentação para o wiki em português?? Envie para sugestoeswiki@ubuntubrasil.org !!
Quer aprender mais sobre Ubuntu?? Acesse http://wiki.ubuntu-br.org/ComeceAqui

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Por que o Debian é mais rápido que o Ubuntu?
« Resposta #8 Online: 09 de Julho de 2006, 17:57 »
Caro josevitor,
sobre a sua estranha experiência tenho a dizer:
Se a necessidade primária era utilizar uma impressora em rede posso recomendar umas caixas externas com porta paralela para suporte de rede ethernet, têm o nome de HP JetDirect, devem ser tão antigas como esse PC mas certamente farão melhor esse trabalho.
Se você tem um computador que funciona correctamente em Linux mas não funciona em nenhum dos Windows então espero que você tenha consciência que isso não é um caso típico, e terá mais a ver com a qualidade do seu equipamento do que com a dos SO.
Duvido da qualidade do seu equipamento não porque o Windows seja melhor mas sim porque por força do monopolio da microsoft os fabricantes não se preocuparem com o suporte para Linux como se preocupam com o Windows.
Velocidade está relacionada com eficiência mas quando se está no mesmo contexto, o que não é o caso, quando se falou aqui em velocidade presumo que tenha a ver com o tempo de resposta do sistema ao utilizador, não com a facilidade que este oferece de instalar uma impressora em rede.
Tenho visto muitas pessoas frustradas porque decidem experimentar Linux na ideia de que vão conseguir uma melhor performance do sistema, infelizmente é um mito. Obter um nível de performance elevado num sistema Linux exige o mesmo cuidado que um sistema Windows ou seja customização extrema, ambientes/temas gráficos mais leves.
A única frase do seu texto com que concordo é a muito melhor capacidade de analisar os problemas em Linux do que em Windows, e aí é algo que tem a ver com a filosofia de software livre, porque essa sim é maior velocidade do Ubuntu, programas desenvolvidos pela força das pessoas mais do que pela força do dinheiro.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Por que o Debian é mais rápido que o Ubuntu?
« Resposta #9 Online: 09 de Julho de 2006, 20:22 »
Vou dar a minha opinião.
Já usei Debian Sarge aqui. Ele realmente roda mais rápido que o Ubuntu. E quando fiz uma instalação de servidor e depois saí instalando só o que eu queria como o  XFCE, nossa! Ficou uma bala! Deixou o Ubuntu comendo poeira. Já li várias vezes no fórum Oficial o pessoal dizendo que o a próxima versão estável (o Debian Etch) também é mais rápida que o Ubuntu.  O motivo exato disso eu realmente não sei.

Quando falo no Debian ser mais rápido é em abrir programas e janelas. Assistir vídeos no Debian parece pesar menos nele também. No boot eles se equivalem. Mas o Debian não vem com as facilidades do Ubuntu. Ele é bem mais espartano. Acredito que isso faça muita diferença no final das contas.

Para mim o Windows só é mais rápido que o Linux no começo, quando você faz uma instalação fresca e por mais ou menos uns 2 meses. Depois o Windows vai virando uma carroça! Tudo vai ficando mais lento.

Se vocês acham o Ubuntu lento é porque não usaram o SUSE 10.1!

Outra coisa  que ajuda muito o desempenho, processadores mais novos com todas as instruções mais novas. Não é só a velocidade do processador, mas dá diferença com as instruções SSE, SSE2 e SSE3 estando presentes no processador. Para visualizar fotos a diferença é gritante. Portanto quando o sistema é compilado para aproveitar tais intruções, a diferença é ainda maior.
« Última modificação: 10 de Julho de 2006, 01:34 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline AlexBR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
    • Ver perfil
Re: Por que o Debian é mais rápido que o Ubuntu?
« Resposta #10 Online: 09 de Julho de 2006, 21:55 »
Olha... Um tempo usei o Slackware em um PC mais antigo. Era bem rápido! Contudo, até para instalar uma impressora era complicado, pois, por padrão, o slackware não carregava drivers importantes. Eu tive que vasculhar na net que linhas de código eu tinha que alterar para ele instalar o suporte a USB. Só depois eu podia instalar a impressora. O Debian é um meio termo. Tenho um sistema amigável com um ótimo desempenho. Quanto ao Ubuntu... Ouvi uma piada uma vez falando que Ubuntu, em um dialeto africano antigo, quer dizer "Eu não consigo instalar o Debian". :-)

Mas... Poxa! Continuo achando uma grande bobagem dizer que não dá pra comparar o desempenho do Linux e do Windows por terem arquiteturas diferentes. Claro que são arquiteturas diferentes, pois são sistemas diferentes. Pra mim, uma arquitetura diferente é justamente a principal característica que poderia fazer um sistema ser mais rápido que o outro. Indo para outro domínio... Dentre dois carros, qual o mais rápido? Ahhh.. Não dá pra comparar, pois um é a álcool e o outro a gasolina. Mas... Esperar aí! Quando eu piso no acelerador, qual deles chega primeiro? Idependente de arquitetura, isso é ser mais rápido.  Mas... Bom... acho que existem coisas mais importantes pra gente debater, pois, independente da velocidade, estou satisfeito com meu Ubuntu.

Offline gony64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 558
    • Ver perfil
Re: Por que o Debian é mais rápido que o Ubuntu?
« Resposta #11 Online: 09 de Julho de 2006, 22:12 »
A "porcaria" que o kernel tem são mais módulos para suportar uma maior quantidade de hardware, de qualquer forma a maior parte destes drivers só são utilizados (módulos) conforme necessário, por isso a única altura em que tornam o sistema mais lento é durante o arranque,  após reiniciado o sistema apenas são utilizados quando necessário, não utilizam recursos.

De qualquer forma dizer que "Debian é mais rápido que o Ubuntu" é muito subjectivo, é mais rápido em quê ? Sentem o gnome mais rápido na gestão das janelas ?
Eu só utilizo Ubuntu, não posso confirmar nem desmentir, mas fico curioso porque sei que há uma grande atenção do Ubuntu com a performance do sistema, e estão constantemente atentos que se passa com o Debian para garantir que mantêm o melhor dele.
[/size]

interessante é que quando a gente instala o linux, ele diz "detectando hardware...instalando etc. ai o sistema instala um kernel feito pra tudo... "so falta cuar café " mas não é plug-play? não diz que estava detectando o hardware? você pode até explicar... mas não me convence que deva ser assim... ah! voce vai me dizer "então compila o kernel do teu jeito", é pra mim eu posso até conseguir compilar o bicho, mas e pros "usuarios finais" pobres mortais digitadores do word, ou excel ...? que teem uma máquina mais antiga e roda blz o XP? ubuntu tem que ser bom nisso tambem (performace), afinal,  se conta muita vantagem sobre o windows, mas o ubuntu perde em velocidade pro Debian? (inadimissivel) e não venham me dizer que é mais rápido usando o modo texto. Eu acho que o ubuntu tá lento no arranque e no X, só via os testemunhos "cara o Dapper tá uma bala", "Melhorou bastante" etc etc. tô usando e acho que tá a mesma coisa que o breezy, somente apareceu umas ferramentas novas, um novo gerenciado de controle (kubuntu) ou seja o pessoal tem a mania de ficar re-invetando a roda.  O problema de que usa uma distribuição e principalmente linux é esta, fica parecendo que nós detivemos "a verdade" que somente nós e a nossa dist é a melhor. Eu uso kubuntu - i36 dapper 6.06 num AMD-64 usando o ultimo kernel pra k7, e o XP em rapidez dá xou, o open-office é uma vergonha pra iniciar, o word não dá pra ver nem os nomes, logo etc de tão rápido que ele inicia. Enfim eu uso linux e quase não uso o xp, mas nem por gostar e assumir a sua ideologia é que vou achar que tá tudo uma maravilha. Desculpe pelo post imenso.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Por que o Debian é mais rápido que o Ubuntu?
« Resposta #12 Online: 10 de Julho de 2006, 01:59 »
interessante é que quando a gente instala o linux, ele diz "detectando hardware...instalando etc. ai o sistema instala um kernel feito pra tudo... "so falta cuar café " mas não é plug-play? não diz que estava detectando o hardware? você pode até explicar... mas não me convence que deva ser assim... ah! voce vai me dizer "então compila o kernel do teu jeito", é pra mim eu posso até conseguir compilar o bicho, mas e pros "usuarios finais" pobres mortais digitadores do word, ou excel ...? que teem uma máquina mais antiga e roda blz o XP? ubuntu tem que ser bom nisso tambem (performace), afinal,  se conta muita vantagem sobre o windows, mas o ubuntu perde em velocidade pro Debian? (inadimissivel) e não venham me dizer que é mais rápido usando o modo texto. Eu acho que o ubuntu tá lento no arranque e no X, só via os testemunhos "cara o Dapper tá uma bala", "Melhorou bastante" etc etc. tô usando e acho que tá a mesma coisa que o breezy, somente apareceu umas ferramentas novas, um novo gerenciado de controle (kubuntu) ou seja o pessoal tem a mania de ficar re-invetando a roda.  O problema de que usa uma distribuição e principalmente linux é esta, fica parecendo que nós detivemos "a verdade" que somente nós e a nossa dist é a melhor. Eu uso kubuntu - i36 dapper 6.06 num AMD-64 usando o ultimo kernel pra k7, e o XP em rapidez dá xou, o open-office é uma vergonha pra iniciar, o word não dá pra ver nem os nomes, logo etc de tão rápido que ele inicia. Enfim eu uso linux e quase não uso o xp, mas nem por gostar e assumir a sua ideologia é que vou achar que tá tudo uma maravilha. Desculpe pelo post imenso.

Mas porque seria inadmissível o Ubuntu ser mais lento que o Debian? O Debian é Pai do Ubuntu, o Ubuntu no final das contas é uma customização do Debian para usuários finais. Até agora eu não consegui usar e nem ouvi falar de uma distribuição que consiga juntar alta performance e facilidades. Sempre falam do Slackware e do Gentoo, mas eles são fáceis para um usuário final? É fácil de instalar e configurar os dois? Para o pessoal acostumado com eles sim, claro. Mas solta eles na mão de um usuário final. Céus! Vai ser um terror. 

O boot de um sistema Linux é lento por ele ter que carregar uma porrada de coisas que não usamos durante a inicialização. Quando recompilei o kernel do meu Ubuntu o tempo de inicialização do sistema caiu em 11 segundos. Realmente é preciso levar em consideração a arquitetura dos sistemas operacionais para podermos entender o motivo dele ser mais lento ou rápido.  No caso do Windows mesmo, ele não reconhece quase nada após a sua instalação, pois você instala os Drivers para o Windows depois. Ou seja, o kernel do Windows não vem com um monte de módulos ativados por padrão para a maior compatibilidade possível com os PCs. Só vem com o básico. E se não me engano o servidor X do Windows roda junto com o kernel dele, por isso quando dá pau na parte gráfica do Windows não temos como continuar usando o sistema, tem que reiniciar tudo de novo.  Em compensação por isso mesmo ele é mais rápido na parte gráfica que o Linux. Outra, o Office da MS é uma bala no Windows pois você já inicializa o sistema com ele no cache! O XP inicializa rápido mas fica lendo um monte de coisa em segundo plano depois, pode prestar atenção.

Mas o usuário final não quer saber disso não. Para ele importa mesmo é o resultado final. Mas a coisa vai mudar de figura com o novo Windows Vista, quero ver o mesmo pessoal que reclama hoje de lentidão do Linux e rapidez do Windows XP com o novo Vista instalado nessas mesmas máquinas.

O Linux vem aumentando as facilidades para o usuário final mas tentando não pesar na máquina do usuário. A MS quer ajudar os fabricantes de Hardware a vender mais PCs.

Certa está a Novell com o seu SLED 10, foi e pesquisou junto ao usuário final o que eles queriam. E fez um excelente sistema para usuário final. Usei ele aqui no meu PC, é mais fácil de usar ele que o XP. E não é pesado. Os desenvolvedores vão conseguir unir performance e facilidade, é questão de tempo.  Mas hoje ainda não temos isso.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline PauloHNT

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
    • http://paulohnt.orgfree.com/
Re: Por que o Debian é mais rápido que o Ubuntu?
« Resposta #13 Online: 10 de Julho de 2006, 08:51 »
Porque o Windows é mais rápido do que o Ubuntu também?

Windows + rápido do que o Ubuntu? Só em outro universo... Aqui no meu pc tenho os 2 sistemas... O Windows foi formatado redimensionado somente pelo fato da minha mãe está acostumada com ele e não está preparada piscologicamente para usar o ubuntu  :P
Mas calma, estou abrindo os olhos dela... hehehe

Voltando ao assunto, o windows foi instalado a pouco tempo. E nele nao roda aplicativos pesados. Minha mãe usa o windows basicamente para navegar na net e ver seus emails usando o Outlook. O sistema de gerenciamento de janelas até que é rápido. Mas o boot. Deus me livre. Tanto pra ligar qnto pra desligar ele é a maior lentidao. (Comparando com o ubuntu)
E é que o windows ta inicializando apenas com o básico. Nao há nenhum prog pesado carregando ao iniciar...

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Por que o Debian é mais rápido que o Ubuntu?
« Resposta #14 Online: 10 de Julho de 2006, 14:33 »
Se consegues ligar o computador e abrir o OpenOffice Writer e começar a digitar mais rápido do que fazes no Windows XP + Office XP dou-te os meus parabéns, garanto-te que não é normal, pelo menos comparando com todos os sistemas em que experimentei.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu