Autor Tópico: Tentando mudar definitivamente para o Ubuntu  (Lida 3436 vezes)

Paulo Correa

  • Visitante
Tentando mudar definitivamente para o Ubuntu
« Online: 03 de MAR?O de 2011, 11:24 »
Sou super iniciante no que diz respeito a GNU/LINUX, Ubuntu; tenho duas distribuições do Ubuntu, mas ainda não o instalei por puro medo que meus aplicativos não funcionem como eu pretento. Tenho um pequeno (micro) cyber e já se vê que preciso de conexão com a internet, essa, obtida através de uma antena de grade USB wireless Aquario.
Tenho vários motivos para querer mudar para o Ubuntu, bem, mas não estou aqui para falar desses motivos e sim, para obter alguma experiência na utilização do Ubuntu, para que eu possa configurar minhas máquinas para receber e compartilhar a internet e arquivos entre elas.
E minha duvida é essa. Sabendo que minha antena tem o aplicativo para instalação Linux, já é um bom começo, o resto é que quero saber como fazer na configuração e compartilhamento entre as máquinas.
No mais, muito obrigado por ser aceito nesta comunidade.

Offline Daniel Di Lorenzo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Tentando mudar definitivamente para o Ubuntu
« Resposta #1 Online: 03 de MAR?O de 2011, 11:34 »
Cara, quer saber se vai tudo funcionar como quer?

Usa pelo cd sem instalar. Se te agradar você instala.


bawlaw

  • Visitante
Re: Tentando mudar definitivamente para o Ubuntu
« Resposta #2 Online: 03 de MAR?O de 2011, 13:51 »
bem vindo,

instale em dual-boot, lado-a-lado com o windows,
assim voce poderá escolher em qual sistema quer logar.
à futuro... se voce perceber que nao precisa de mais nada que o windows lhe oferece.. instale o ubuntu por completo no HD.

assim a migração será mais suave.  ;)

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Tentando mudar definitivamente para o Ubuntu
« Resposta #3 Online: 03 de MAR?O de 2011, 15:15 »
Instale o Ubuntu 10.04 LTS no seu computador, de preferência de 32 bits, para ter uma maior compatibiidade com o software da sua antena Aquarius.

Faça a instalação do aplicativo e insira todas as configurações necessárias para a conexão com a internet. Se, encontrar dificuldades, retorna aqui, posta os erros que poderão aparecer na instalação/utilização do programa que o pessoal daqui do Ubuntu terá o maior prazer em ajudar.

"Não arriscar por medo de errar é tão errado quanto não viver por medo de morrer."


Valeu...

Fui...

Até mais...!!!
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline cadubts

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 347
    • Ver perfil
Re: Tentando mudar definitivamente para o Ubuntu
« Resposta #4 Online: 04 de MAR?O de 2011, 15:16 »
bem vindo,

instale em dual-boot, lado-a-lado com o windows,
assim voce poderá escolher em qual sistema quer logar.
à futuro... se voce perceber que nao precisa de mais nada que o windows lhe oferece.. instale o ubuntu por completo no HD.

assim a migração será mais suave.  ;)
Realmente instalar o Ubuntu em dual-boot com o Windows é uma boa opção pra quem começar mas está receoso, desta forma você terá os dois sistemas no seu PC em partições separadas. Se gostar então muda de vez pro Ubuntu (duvido que não fará isso, rsrsrs!). Veja esses links:

http://hajaluz.webluz.net/dual-boot-com-windows-xp-e-ubuntu/
http://andregondim.eti.br/2007/07/instalando-o-ubuntu-no-hd-com-windows-2/

[]'s

isaelfm

  • Visitante
Re: Tentando mudar definitivamente para o Ubuntu
« Resposta #5 Online: 04 de MAR?O de 2011, 15:45 »
A eu não me arrependi de mudar pro linux não,
sempre quando tenho que mexer no windows em outra maquina me dá uma discrença,
quase tudo que funcionava no windows funciona no linux, e até melhor, só tenho problemas com minha placa pctv que não sai som, mas tudo funciona normalmente placa de video, audio, wirelles, modem 3G.
Tudo que tem no windows tem uma alternativa no linux  :D
Eu amo linux, tem praticamente 4 mêses que estou nele, e não me arrependo de ter trocado. Nem tenho windows rodando em maquina virtual, nem em dual boot.  ;)

Paulo Correa

  • Visitante
Re: Tentando mudar definitivamente para o Ubuntu
« Resposta #6 Online: 05 de MAR?O de 2011, 08:18 »
Instale o Ubuntu 10.04 LTS no seu computador, de preferência de 32 bits, para ter uma maior compatibiidade com o software da sua antena Aquarius.

Faça a instalação do aplicativo e insira todas as configurações necessárias para a conexão com a internet. Se, encontrar dificuldades, retorna aqui, posta os erros que poderão aparecer na instalação/utilização do programa que o pessoal daqui do Ubuntu terá o maior prazer em ajudar.

"Não arriscar por medo de errar é tão errado quanto não viver por medo de morrer."


Valeu...

Fui...

Até mais...!!!

Bom jkmsjq,
Não é medo de instalar o Ubuntu, mas sim, as dificuldades que terei para compartilhar a internet, como mencionei no post, tenho um pequeno cyber e, os usuários deste cyber como eu, não tem nenhuma intimidade com o Ubuntu. Eu, dou meu jeito com o Sistema Linux, mas e eles? Que muitos usam o Pc somente para redes sociais, etc. Então seria de boa ajuda se eu pelo menos soubesse de um post aqui do fórum sobre como compartilhar a net entre o Ubuntu (na maquina que serviria as outras) com as que continuariam com o "windows xp".

Agradecendo a todos, pois, todos foram com certeza de muita ajuda e encorajamento para mim que já penso em mudar para o Ubuntu há muito tempo, só preciso de um pouco mais de ajuda no assunto: Rede entre Ubuntu e Windows.

A minha distro é Ubuntu 10.10 Desktop Edition, que me foi enviada diretamente pela Canonical.
Acho que agora com todas as informações sobre qual ditribuição eu tenho e o que preciso fazer, será mais fácil vocês aqui do fórum me auxiliarem na minha mudança.

Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro.
(Henry Ford) 

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Tentando mudar definitivamente para o Ubuntu
« Resposta #7 Online: 05 de MAR?O de 2011, 09:42 »
Paulo Correa, acho que vc tá mais do que certo nessa prudência.
é melhor vc testar esse livecd, dando o boot por ele, p/ ver se o ubuntu detecta tudo, inclusive sua conexão de internet
inclusive é bom vc testar ao máximo pelo livecd, antes de mais nada
se der também teste c/ a versão 10.04lts
no mais te indico o link de apostilas na minha assinatura
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Paulo Correa

  • Visitante
Re: Tentando mudar definitivamente para o Ubuntu
« Resposta #8 Online: 08 de MAR?O de 2011, 07:47 »
Paulo Correa, acho que vc tá mais do que certo nessa prudência.
é melhor vc testar esse livecd, dando o boot por ele, p/ ver se o ubuntu detecta tudo, inclusive sua conexão de internet
inclusive é bom vc testar ao máximo pelo livecd, antes de mais nada
se der também teste c/ a versão 10.04lts
no mais te indico o link de apostilas na minha assinatura
Obrigado pela força, rjbgbo!
Agora sei que não são fantasmas que eu mesmo estou criando, pelo que entendi há possibilidade de pelo menos ser uma tarefa dura compartilhar a net entre o ubuntu e o xp. Mas, testei como live cd o ubuntu, e tenho outra duvida ele reconheceria os aplicativos instalados no windows?

Obrigado de novo, pois, estão me ajudando muito na utilização do Linux.
Já não aguenteva mais esse negocio de microsoft, cheio de erros!
Valeu, ainda vou postar para esclarecer mais algumas duvidas até eu conseguir responder alçgumas também.

Os erros são a oportunidade de se fazer tudo de novo corretamente. (HENRY FORD)

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Tentando mudar definitivamente para o Ubuntu
« Resposta #9 Online: 08 de MAR?O de 2011, 08:36 »
Citar
Mas, testei como live cd o ubuntu, e tenho outra duvida ele reconheceria os aplicativos instalados no windows?

de jeito nenhum, são sistemas diferentes
ser vc precisar usar programas windows no linux, leia sobre o wine e o playlinux
mas tente se acostumar a usar programas similares e nativos p/ linux, veja: http://wiki.ubuntu-br.org/ProgramasEquivalentes
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469