Autor Tópico: [OFF] configuração de rede  (Lida 1049 vezes)

Offline amelotti

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
    • Ver perfil
[OFF] configuração de rede
« Online: 03 de MAR?O de 2011, 11:58 »
Pessoal,

estou com uma dúvida que talvez vocês possam me ajudar. Não é relativa necessariamente a um ambiente Ubuntu, por isso eu coloquei o OFF.

Eu tenho a rede 192.168.0.0/255.255.224.0 configurada. Precisei estabelecer uma VPN com um parceiro, mas este pediu que eu especificasse um range menor, pois o meu range pegaria algumas de suas redes.
Pensei então em configurar a rede 192.168.100.0/255.255.255.0 e usar, mas máquinas que precisam de acesso à VPN, um segundo IP nesta rede. Além disso, preciso configurar o meu roteador para atuar como gateway nas duas redes.

A minha abordagem está correta? Há uma solução melhor para essa questão?

Eu, de fato, não preciso de um range tão grande. Escolhemos assim para ter uma organização melhor dos nossos IPs, por exemplo, servidores na rede 192.168.0; máquinas virtuais na rede 192.168.1; estações de trabalho na rede 192.168.2; dispositivos móveis na rede 192.168.3; e assim por diante.

Atenciosamente,

Luiz

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: [OFF] configuração de rede
« Resposta #1 Online: 03 de MAR?O de 2011, 13:16 »
Corretíssimo. Não esqueça de configurar os gateways das duas redes pra levar em conta a nova faixa de endereços.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D