Autor Tópico: Criar Servidor de E-mail no Ubuntu Server  (Lida 12013 vezes)

Offline Master_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 221
  • Liberdade, ainda que tardia...
    • Ver perfil
Criar Servidor de E-mail no Ubuntu Server
« Online: 04 de MAR?O de 2011, 16:45 »
Olá pessoal!

Cá estou eu aqui de novo, mechendo com servidores.

Estou tentando criar um servidor de e-mail marketing com Ubuntu Server 10.04 aqui. Mas como o servidor fica nos EUA e não posso formatá-lo para refazer qualquer burrada, estou indo com calma e questionando tudo antes de instalar tudo.

Estou com algumas dúvidas iniciais, gostaria de colocá-las aqui:

1 - O Servidor é para envio em massa de e-mails, qual software deveria usar: postfix, exim, outro?

2 - Estive lendo sobre servidores de e-mail marketing, e li algo sobre DNS reverso para confirmar autenticidade dos e-mails. Isso está correto? Como configurá-lo?

Espero que possam ajudar! Acredito que esse post possa se tornar útil a mais pessoas também!

Aguardo :)


Offline renato-barbosa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 48
    • Ver perfil
    • Suporte Linux
Re: Criar Servidor de E-mail no Ubuntu Server
« Resposta #1 Online: 09 de MAR?O de 2011, 12:05 »
Master.
Está pratica de envios de e-mail Marketing ou spams nunca deve ser aconselhada.
Porém para dar-te um norte te explico.
Qualquer servidor de e-mail pode ser usado para o envio das mensagens.
Sobre o DNS Reverso é uma configuração que deve ser feito no provedor de seu ip.
Isso quer dizer que o seu ip resolverá para um nome ou seja o avesso do dns normal.
Para isso voce terá que informar ao seu provedor o nome de resolução do seu servidor para o IP que nele está rodando.
Ex:

$ host mail.terra.com.br
mail.terra.com.br is an alias for us-brmail-web.terra.com.br.
us-brmail-web.terra.com.br has address 208.84.244.144
$ host 208.84.244.144
144.244.84.208.in-addr.arpa domain name pointer us-brmail-web.terra.com.br.

Neste exemplo primeiro resolvo o mail.terra.com.br que aponta para o ip 208.84.244.144.
Depois resolvo o ip para nome: 208.84.244.144 aponta para us-brmail-web.terra.com.br
Renato Barbosa
Porque "Suporte Linux"? Porque é Livre!

Offline Master_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 221
  • Liberdade, ainda que tardia...
    • Ver perfil
Re: Criar Servidor de E-mail no Ubuntu Server
« Resposta #2 Online: 09 de MAR?O de 2011, 12:17 »
Não é exatamente spam, rs. Pq o pessoal se inscreve para receber o boletim. E é para um cliente então não vou discutir com ele rs.

Bem vou configurar o DNS Reverso antes de mais nada então, e em caso de problemas com esse crio um tópico especifico sobre isso.

Quanto ao servidor de e-mail, se alguém puder indicar um tutorial bem funcional para Ubuntu Server agradeço muito!

Offline fabiopratta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Criar Servidor de E-mail no Ubuntu Server
« Resposta #3 Online: 09 de MAR?O de 2011, 12:21 »
Olá Master__, bom dia, seguinte eu montei um servidor de emarketing aqui na empresa para nosso uso autorizado ou seja nao é bem spam desde que o cliente possa ser removido da sua lista mais vamos lah algumas coisas a levar em conta:


1 - DNS REVERSO - sim vc terá que configurar o reverso para seu ip, tive muito dificuldade nessa configuração junto a telefonica levaram 20 dias configuraram pra dominio errado enfim desisti levei meu servidor pra são paulo - sp, e la contatei a CTBC que fez isso em 1 dia, so uma dica se for telefonica peça se reverso logo e soletre o dominio umas 30 vezes  a atendente :D

se for outra vc podera utilizar algum tutorial para configura-lo no seu bind sem segredos maiores a operadora faz as configs pra vc...nao tera poblemas...creio...

2 -  lembre de gerar um SPF e coloca-lo no seu servidor dns também.

3 - unico poblema que não é tao serio mais vc também tera sera pra envio de email s a hotmail e yahoo pois eles tem uma politica que so recebem 100 emails do mesmo ip por hora ou seja emails em massa exedeu isso dara erros mais vc pode criar uma politica que se retornar erro 421 se nao me engano vc reenvia a mensagem demora um poco mais chega..

4 - lembre-se da banda sua ou seja a banda utilizada para esse envios e leve em consideração também algum programa que vc pode agendar o envio com CRON assim fica mais facil..


enquanto a estrutura eu uso postfix aqui e courrier com squirremail para smtp e pop3 nao tenho poblemas maiores ..


Abraço espero ter ajudado

Offline Master_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 221
  • Liberdade, ainda que tardia...
    • Ver perfil
Re: Criar Servidor de E-mail no Ubuntu Server
« Resposta #4 Online: 09 de MAR?O de 2011, 14:10 »
2 -  lembre de gerar um SPF e coloca-lo no seu servidor dns também.

enquanto a estrutura eu uso postfix aqui e courrier com squirremail para smtp e pop3 nao tenho poblemas maiores ..

Amigo, essa questão de SPF, como gero?

Vc usa algum software ou sistema no servidor para fazer o envio em massa?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Criar Servidor de E-mail no Ubuntu Server
« Resposta #5 Online: 09 de MAR?O de 2011, 23:11 »
Informe-se sobre o Majordomo. Ele administra listas de envio de mensagens, e principalmente, permite que o próprio cliente se descadastre, o que vai evitar a surpresa desagradável de descobrir de repente que alguém te cadastrou numa RBL. :(
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline fabiopratta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Criar Servidor de E-mail no Ubuntu Server
« Resposta #6 Online: 10 de MAR?O de 2011, 13:29 »
o spf e so um registro de texto para consulta vc pode gerar o seu aki http://old.openspf.org/wizard.html


mais geralmente e sem segredos algo do tipo,
TXT "v=spf1 a mx ip4:200.242.242.0/24 -all"

ai vc coloca em seu dns e pronto..


espero ter ajudado abraços

Offline Master_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 221
  • Liberdade, ainda que tardia...
    • Ver perfil
Re: Criar Servidor de E-mail no Ubuntu Server
« Resposta #7 Online: 11 de MAR?O de 2011, 15:17 »
Ok vou  fazer isso!

Outra pergunta que esqueci de fazer: a quantidade de envios por hora interfere em algo? Há como controlar a quantidade de envios por hora no postfix, ou não há problemas?