Autor Tópico: acentos, ejetar, montar, copiar: até quando vamos sofrer?  (Lida 13062 vezes)

Offline drfritz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 49
    • Ver perfil
acentos, ejetar, montar, copiar: até quando vamos sofrer?
« Online: 10 de Julho de 2006, 14:53 »
Por incrível que pareca tarefas tao simples até hoje sao problemáticas no linux (e no ubuntu 5.10 também), estamos trabalhando e estamos perdendo tempo pois o usuário não consegue usar o sistema com esse tipo de limitacao:

1- CD rom: o usuario aperta o botao para ejetar e NAO ejeta!! (precisa clicar pra ejetar)
2- o usuário copia arquivos e pastas do CD rom e NAO tem permissao para mudar esses arquivos copiados no seu proprio computador!!  (precisa ir de pasta em pasta para mudar as permissoes)
3- o sistema NAO suporta nomes de pastas com acentos! "análise" se transforma em an?lise (invalid encoding)

Resultado:

O usuario me pergunta:

o documento nao abre
nao consigo apagar um arquivo
nao consigo renomear um arquivo
etc etc etc

Até quando??


Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: acentos, ejetar, montar, copiar: até quando vamos sofrer?
« Resposta #1 Online: 10 de Julho de 2006, 15:09 »
1 - Talvez se quando você introduz um utilizador ao Linux lhe explicar que isso não é uma limitação mas sim uma forma de proteger a estabilidade do sistema ele aceite com agrado.
2 - Acabei de fazer Copiar Colar de um arquivo de um CD para o meu desktop, consegui editar sem problemas.
3 - Não devemos utilizar o mesmo sistema:

Meu caro é certo que o Linux tem ainda algumas limitações, infelizmente você escolheu maus exemplos.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline drfritz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 49
    • Ver perfil
Re: acentos, ejetar, montar, copiar: até quando vamos sofrer?
« Resposta #2 Online: 10 de Julho de 2006, 17:36 »
1 - eu esperava justamente essa resposta. O fato é que na pratica isso é algo que atrapalha o uso

2- aqui quando se copia ele copia sem permissoes ao usuario que copiou, tudo tem q mudar de permissao. Vai saber pq

3- aqui tem esse problema, talvez nao estamos usando o mesmo sistema. o meu é ubuntu x64 5.10

Mais uma novidade: nao conseguimos gravar CD, o software q veio com ele trava, instalei o gnome toaster ou outro similar do gnome e fala que nao conseguiu criar imagem do CD.

detalhe: fui tentar baixar o k3b e sao apenas 40 e tantos megas pra baixar!!

Offline Magneto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 768
    • Ver perfil
Re: acentos, ejetar, montar, copiar: até quando vamos sofrer?
« Resposta #3 Online: 10 de Julho de 2006, 17:51 »
Sobre as permissões, acho que é apenas no 5.10 mesmo, desde que utilizo o Dapper, inclusive as versões de teste, nunca mais precisei alterar para poder editar, só copiei, colei e pude fazer o que quiser.

Offline drfritz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 49
    • Ver perfil
Re: acentos, ejetar, montar, copiar: até quando vamos sofrer?
« Resposta #4 Online: 10 de Julho de 2006, 17:58 »
que bom! nós estamos no 5.10 pq nao tenho coragem de atualizar para o 6 antes de terminar esse trabalho que estamos fazendo.
Mas tah dificil.....

O CD nao grava, ele diz que tem arquivos com nome inválido, mas nao fala qual é.
Depois consegui gravar 1 das 2 pastas, mas ai o CD ficou fechado para a gravacao (perdi a midia).
Estou usando aquele gravador embutido no browser do gnome.

é triste, pois vamos acabar tendo que gravar os arquivos em um pen drive e depois gravar no "bom e velho windows"


Offline Magneto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 768
    • Ver perfil
Re: acentos, ejetar, montar, copiar: até quando vamos sofrer?
« Resposta #5 Online: 10 de Julho de 2006, 18:10 »
Não apareceu nenhuma mensagem ao dar erro na cópia das faixas com nome inváido?Pensando bem, aqui ocorre o mesmo, inclusive com arquivos onde não há nenhum caractere especial, ele simplesmente acusa como inválido, várias vezes tive que renomear completamente o arquivo, até mesmo atribuindo um nome diferente apra que fosse aceito.

Offline link

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
    • Ver perfil
    • caminhos
Re: acentos, ejetar, montar, copiar: até quando vamos sofrer?
« Resposta #6 Online: 10 de Julho de 2006, 18:41 »
drfritz, você não deve ficar limitado a uma distro só pelo nome.

Eu, até escolher o Fedora, Ubuntu e Debian (este último para web servers), testei dezenas de distros!
Para os seus utilizadores a mais indicada parece ser a Linspire, pela facilidade de utilização. No entanto, ninguém nasce ensinado! Mesmo em windows, os utilizadores têm de ter conhecimentos básicos.

Para dúvidas e problemas básicos, encontra ajuda em forums como este, com pessoas que gostam de esclarecer e apoiar, de forma livre e sem obrigações.
Para problemas como esse que reporta relativamente á gravação do cd, há um sistema de reporte de bugs, em http://www.ubuntu.com/support/bugs. Nesse mesmo sistema, pode também solicitar novas funcionalidades.

Não esqueça que o Ubuntu e todas as outras distros existem devido ao esforço da comunidade. Ninguém tem obrigação de fazer nada, faz porque gosta. No entanto, pode ter a certeza de que esses problemas serão resolvidos. E o primeiro passo para isso é ter uma versão Ubuntu actualizada  :)

No entanto, não diga "até quando vamos sofrer?", pois se é sofrimento para si e para os seus utilizadores, pode mudar quando quiser. Ao contrário do Windows, aqui não pagou nenhuma licença, portanto não perde dinheiro  :D

Um pequeno aparte: não é aconselhável, em qualquer sistema operativo, ter nomes de ficheiros com acentos. Mesmo em sistemas windows poderá ter problemas com isso, já tive de lidar com casos desses.
Só mais uma coisa, dou assitência numa empresa, em que todos os utilizadores têm Windows, e passo a vida a ouvir queixas sem sentido de que "não faz isto, não faz aquilo", quase sempre com o MS Word. 99,9% das vezes, não são problemas, é falta de conhecimentos, ou porque o utilizador não tem interesse em aprender, ou porque gosta de dar trabalho.
« Última modificação: 10 de Julho de 2006, 20:38 por link »
//DD
http://link.homelinux.net

Os sábios são os que procuram a sabedoria; os tolos julgam já a ter encontrado.
A experiência não tem qualquer valor ético, é simplesmente o nome que damos aos nossos erros.

** linux user #397555 **

Offline Pedro Martins

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
  • Aka Conqueror
    • Ver perfil
Re: acentos, ejetar, montar, copiar: até quando vamos sofrer?
« Resposta #7 Online: 10 de Julho de 2006, 20:11 »
Olha, com relação aos nomes de arquivos com acentos, isso me parece uma má configuração. Eu conseguia criar pastas e arquivos com acentos no nome, sem problemas, tanto no 5.10 como no 6.06 que estou usando. O que dava problema é nos casos de arquivos em partições Windows, mas isso acontece porque há conflito nos padrões utilizados (ISO 8859-1 no Windows e UTF-8 no Ubuntu).

Com relação às suas queixas contra o sistema por causa de eventuais problemas, eu acho estranho e até engraçado. Sempre vejo gente chegando no Linux (qualquer distribuição) e, no primeiro problema, começa a falar um monte de besteiras e falar bem do "bom e velho Windows". Tudo bem, o Linux tem problemas, que vão sendo corrigidos com o tempo, mas o Windows continua tendo seus vários problemas e costuma travar nas horas mais impróprias e nem por isso o pessoal sai falando besteiras desse SO, até porque já estão acostumados com os paus.

Eu acho que os recém-chegados ao Linux devem ter um pouco de paciência, porque problemas sempre acontecem ao experimentar um sistema novo, nenhum sai 100% ao gosto dos fregueses e sempre haverá incompatibilidade de hardware ou programas. Quando sai uma versão nova do Windows, é preciso reaprender muitas coisas do sistema, porque eles também mudam as coisas de lugar direto. Portanto, ao entrar no "mundo Linux", é preciso reaprender onde é que estão as configurações do sistema.

Uso o Ubuntu desde abril, minha 3ª experiência com Linux (antes usei Conectiva 6 e 8), precisei de uma semana para me acostumar ao sistema e hoje não tenho queixa nenhuma dele. Qualquer problema, faço uma busca na internet e normalmente encontro o que procuro. Aliás, foi nessas buscas que achei este fórum  :D.

Offline drfritz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 49
    • Ver perfil
Re: acentos, ejetar, montar, copiar: até quando vamos sofrer?
« Resposta #8 Online: 10 de Julho de 2006, 20:33 »
Link, eu nao costumo usar acento em arquivos, mas usuários leigos nem sabem disso.

O usuário apenas diz: não funciona

Alias a usuaria do ubuntu é bastante leiga (até demais)

Sei que existem formas de relatar bug, eu já tentei uma (o help do gnome nao funciona e tentei)
no final era preciso dizer o caminho do sendmail e entao desisti

Eu sou um defensor do linux e software livre, mas realmente é muito dificil usar linux.
O ubuntu é bom, mas ainda existem os detalhes que fazem com que seja mais barato comprar um windows


O pior eh a GUI, ainda incompleta e instavel


A questao da busca por informacoes e ajuda nos foruns realmente é otima, eu ja aprendi muito. Mas a realidade agora é outra
é TRABALHO e trabalho em um ambiente fora do contexto da informatica. Um pequeno escritorio

EStamos com um deadline e esses problemas atrapalharam bastante.

Ao invés de resolver o problema do ubuntu, precisamos resolver o nosso problema urgente

Depois q esse deadline passar, vou atualizar pra versao 6 e rezar para que funcione melhor


A questao do windows e linux eu vejo da seguinte forma:

Linux é bom mas é ruim
Windows é ruim mas é bom

e também

Linux funciona, MAS.....






Offline link

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
    • Ver perfil
    • caminhos
Re: acentos, ejetar, montar, copiar: até quando vamos sofrer?
« Resposta #9 Online: 10 de Julho de 2006, 21:25 »
O usuário apenas diz: não funciona

Alias a usuaria do ubuntu é bastante leiga (até demais)
É tudo uma questão de formação e de vontade! Provavelmente também não sabe usar os produtos MS  :). Temos de nos convencer que ninguém nasce ensinado, e por vezes, um pequenino investimento de alguns reais e algumas horas, compensa!

Tenho duas filhas de 10e 12 anos que usam Edubuntu. Fazem os trabalhos para a escola em OpenOffice, ouvem musica com Amarok, falam com os amigos através do Mercury, usam o software educacional de Linux, uma delas tem um blog, etc, e é raro colocarem questões ou dificuldades! Os pequenos aprendem melhor, têm uma mente mais aberta?
Não sei.

Citar
Eu sou um defensor do linux e software livre, mas realmente é muito dificil usar linux.
O ubuntu é bom, mas ainda existem os detalhes que fazem com que seja mais barato comprar um windows

O pior eh a GUI, ainda incompleta e instavel
Linux não é dificil, é diferente, só isso. É uma questão de educação, pois as pessoas desde sempre que só viram MS! É esse o problema! E continua, pois quando compramos um computador, ele vem com Windows, as crianças vão para a escola e só tem Windows... enfim, cabe a nós mudarmos isto!

O Linux dá-lhe escolhas, escolhas que outros não dão. Escolha da distribuição, do desktop, do software, tudo sem licenças restrictivas. Falar de Linux e usa-lo é uma questão de liberdade.

Bem... desculpe estar a divagar  :D

Você deve ter tido azar com esse seu Ubuntu, pois eu tenho 2 Ubuntus a funcionar, sem qualquer problema no Gnome. E por falar em instabilidade, seus sistemas Windows nunca ficaram com aquele ecrã azul cheio de número?  ;D
Incompleto como, o que acha que falta ao Gnome?

Citar
Depois q esse deadline passar, vou atualizar pra versao 6 e rezar para que funcione melhor
Funciona de certeza, de preferencia com uma instalação limpa.

Citar
Linux funciona, MAS.....
Funciona mesmo! Faço gestão de servidores Win e Linux a partir do Cliente de Terminal Server e SSH, facturo com um sistema open source Dolibarr, uso Evolution para o mail, edito algumas web's com o NVU ou Quanta, o OpenOffice para cartas, brochuras, apresentações, etc, e mais uma infinidade de coisas, sem problema!

Você teve muito azar, de certeza. Instale o Ubuntu 6.06 quando puder, e venha falar com a gente se tiver problemas, havemos de os resolver  ;).
« Última modificação: 11 de Julho de 2006, 08:42 por link »
//DD
http://link.homelinux.net

Os sábios são os que procuram a sabedoria; os tolos julgam já a ter encontrado.
A experiência não tem qualquer valor ético, é simplesmente o nome que damos aos nossos erros.

** linux user #397555 **

Piras

  • Visitante
Re: acentos, ejetar, montar, copiar: até quando vamos sofrer?
« Resposta #10 Online: 11 de Julho de 2006, 00:15 »
Sobre as permissões, acho que é apenas no 5.10 mesmo, desde que utilizo o Dapper, inclusive as versões de teste, nunca mais precisei alterar para poder editar, só copiei, colei e pude fazer o que quiser.

Confere.

boi

  • Visitante
Re: acentos, ejetar, montar, copiar: até quando vamos sofrer?
« Resposta #11 Online: 11 de Julho de 2006, 10:11 »
Bom, bem interessante esse tópico, vejamos as reclamações:

Citar
1- CD rom: o usuario aperta o botao para ejetar e NAO ejeta!! (precisa clicar pra ejetar)
Apenas uma característica do sistema, e do modo como é configurado.
Citar
2- o usuário copia arquivos e pastas do CD rom e NAO tem permissao para mudar esses arquivos copiados no seu proprio computador!!  (precisa ir de pasta em pasta para mudar as permissoes)
Se isso acontece, é um bug ou um problema de configuração. Acredito que uma atualização do sistema resolva. Aliás, é recomendável manter o sistema sempre atualizado, qualquer sistema, principalmente por questões de segurança. E isso é ainda mais crítico para o outo sistema, que tem muitos problemas nesse sentido, do que para o Linux.
Citar
3- o sistema NAO suporta nomes de pastas com acentos! "análise" se transforma em an?lise (invalid encoding)
O sistema Linux suporta sim nomes de pastas com acentos. O problema, "invalid encoding", é de outra natureza. No Linux se procura seguir certos padrões de codificação, recomendados por entidades internacionais, mas isso não acontece em outros sistemas. Coisas do monopólio.

Veja bem, o usuário comum compra uma impressora, ela não funciona no Linux. O fabricante não disponibiliza os drivers, nem as especificações técnicas que possibilitariam que a própria comunidade escrevesse esses drivers. Mas é claro que esse usuário não quer saber disso, "O usuário apenas diz: não funciona".
O usuário comum acessa uma página da internet e ela não funciona no Firefox ou no Opera. O webmaster, por preguiça, descaso ou incompetência, fez essa página para funcionar apenas no Internet Explorer. Mas é claro que esse usuário não quer saber disso, "O usuário apenas diz: não funciona".
O usuário comum quer porque quer usar o Photoshop no Linux. Ele nem sabe usar os recursos do programa, mas ele ouviu falar que a Playboy usa esse tal Photoshop para retocar as coelhinhas, por isso ele não quer saber de outra coisa. O Photoshop não tem versão para Linux. Mas é claro que esse usuário não quer saber disso, "O usuário apenas diz: não funciona".
O usuário comum recebeu pelo e-mail uns textos inspiradores no formato doc, e umas apresentações bonitinhas no formato do Powerpoint. Ele tentou abrir com o Open Office, mas não funcionou direito. Esses arquivos foram produzidos num formato fechado e proprietário, sendo que é bastante difícil para os desenvolvedores do Open Office ou de qualquer outro software do mesmo tipo produzir filtros para esses formatos. Mas é claro que esse usuário não quer saber disso, "O usuário apenas diz: não funciona".

Em resumo, quem quer que queira usar Linux, tem que ter consciência de certas coisas, tem que aceitar que ele vai continuar "sofrendo" enquanto esse monopólio da Microsoft na área de software continuar. Se não for assim, o melhor é continuar no Windows.

Offline drfritz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 49
    • Ver perfil
Re: acentos, ejetar, montar, copiar: até quando vamos sofrer?
« Resposta #12 Online: 12 de Julho de 2006, 11:22 »
Citar
O sistema Linux suporta sim nomes de pastas com acentos. O problema, "invalid encoding", é de outra natureza. No Linux se procura seguir certos padrões de codificação, recomendados por entidades internacionais, mas isso não acontece em outros sistemas. Coisas do monopólio.

Entao, eu sei disso, e sei também que é possivel fazer ele abrir esses arquivos.


A discussão é outra.

Todos aqui querem usar linux, todos querem que o linux seja usado.

Para viabilizar isso precisa ter menos  IDEALISMO e mais PRAGMATISMO

Existe Samba, OOo, e uma série de outras coisas pq se não aceitar que é preciso interagir com sistemas e formatos proprietários o linux vai pro buraco


Olha a situação que me encontro: (especificamente o ponto do caracter invalido, pois os outros seráo resolvidos com atualizacao)

Nao importa se é por isso ou aquilo, o Ubuntu nao Grava CD e Nao compacta as pastas com tais arquivos invalidos.
Já renomeamos todos, mas o problema ainda continua (nao sei como, pois os titulos nao tem nem mais espacos ou letras maiusculas)

Precisamos gravar um CD com mais de 150 mega de arquivos.
Estamos tentando transferir tais pastas para chaveiros USB (128 e  64 mega) e entao passar para um computador com sistema proprietario para gravar o CD.

Se nao conseguir fazer assim, outra alternativa será tentar configurar o SAMBA (coisa  q nunca consegui de forma plena) para enviar via rede para a maquina com sistema proprietario.


Agora: Ubuntu é pra quem? É para seres humanos.

Eu penso que isso significa facilidades. Se é possivel configurar esses ISOS ou outros códigos de caracteres na unha, que isso deveria ser feito automaticamente pelo sistema.
Nao importa se isso é padrao proprietario ou livre, importa que isso precisa ser feito pelo sistema de forma automatica e transpartente para o usuario.

Isso é diferente da discussao sobre DOC e ODF, pois ai é um padrao de um documento. E mesmo assim estao todos trabalhando pro OOo suportar o maximo possivel do formato proprietario. (hoje o OOo ja faz isso muito bem)

Estamos falando do padrao para qualquer coisa, qualquer documento!

Vc tem um CD com arquivos e todo o conteudo desse CD fica comprometido por causa de ISO ou UTF


Olhem as novidades, dá pra acreditar?

1 - USB key tem 128 mega, e ele diz que nao tem espaco pra gravar 88 mega nele (ao copiar metade da pasta e trazer pro sistema proprietario, eu vi que tinha uma pasta .trash-usuario com tudo q tinha sido apagado dentro dele, ocupando espaco)

2- ao tentar compartilhar uma pasta na interface do gnome, eu coloco pra compartilhar a pasta pessoal e ele transforma na pasta ROOT
eu coloco um grupo de trabalho X, e ele deixa como MShome (vendo do windows)
Eu compartilho uma pasta e via windows ele pede senha


PRa que ter entao uma GUI de compartilhamento de pastas?


E a "piada", vc vai numa pasta e pede pra arquivar, e ele coloca em tar.gz! quem é que quer saber de TAR.GZ????

precisa ser .ZIP!

TAR.GZ é pra Geek e guru
ZIP é para seres humanos

Eu ainda tenho o 7-zip no meu sistema proprietario, mas seres humanos normais nem sabem o q é isso






« Última modificação: 12 de Julho de 2006, 11:46 por drfritz »

Offline link

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
    • Ver perfil
    • caminhos
Re: acentos, ejetar, montar, copiar: até quando vamos sofrer?
« Resposta #13 Online: 12 de Julho de 2006, 14:17 »
1 - USB key tem 128 mega, e ele diz que nao tem espaco pra gravar 88 mega nele (ao copiar metade da pasta e trazer pro sistema proprietario, eu vi que tinha uma pasta .trash-usuario com tudo q tinha sido apagado dentro dele, ocupando espaco)

No Nautilus, no menu "Editar -> Preferências" no separador "Comportamento", existe uma opção "Incluir um comando de Apagar que ignora o Lixo", que resolve esse problema. Fazendo "Apagar" em vez de "Mover para o Lixo", essa pasta não é criada.

Citar
E a "piada", vc vai numa pasta e pede pra arquivar, e ele coloca em tar.gz! quem é que quer saber de TAR.GZ????

precisa ser .ZIP!

TAR.GZ é pra Geek e guru
ZIP é para seres humanos

Eu ainda tenho o 7-zip no meu sistema proprietario, mas seres humanos normais nem sabem o q é isso

Você tem o file-roller que funciona tão bem ou melhor que o zip.
E não esqueça que a maior parte dos ZIP em funcionamento (sim, porque quem usa as pastas compactadas do windows?) são ilegais, não estão devidamente licenciados.
TAR.GZ é um standard GNU/Linux, e se usa este sistema, terá de se adaptar ás suas diferenças!

Porque a questão básica aqui é a seguinte: quando os utilizadores migraram de MS-DOS para Windows, tiveram de ter a sua aprendizagem, e aconteceu o mesmo quando começaram a usar o XP e vai acontecer novamente com o Vista!

Se o utilizador toma como inevitável a aprendizagem de um novo sistema quando este é lançado pela Microsoft, porque não fazer o mesmo em relação a GNU/Linux?

Há sempre maneira de contornar as situações, umas mais óbvias que outras, é certo, mas elas existem. Se o utilizador tem o espirito aberto á aprendizagem de novos sistemas da Microsoft, porque não se esforça um pouco e faz o mesmo em relação a GNU/Linux?

Repare, já nem falo de Ubuntu, estou falando em GNU/Linux no geral!

A beleza do software livre, é isso mesmo, é livre! Como tal, você pode adapta-lo como entender, e usa-lo ou não! Ninguém é obrigado a usar! Agora, estamos falando duma comunidade de utilizadores bem grande, muitos, disponíveis para ajudar de forma desinteressada, mas também esperamos alguma compreensão por parte do utilizador comum!

Não me diga que o utilizador quer ZIP. O utilizador quer ZIP, porque foi o que se convencionou, assim como quer DOC e XLS porque uma empresa se esforça há longos anos a "matar" toda a concorrencia. Ao contrario do que se pensa, eles não se importam com as cópias ilegais, desde que isso permita que os utilizadores usem os seus produtos desde o banco das escolas, por forma a ficarem condicionados ao seu uso para a vida toda.

Esse é o problema, falta de abertura de mente.

Se quem criou estes "standards" abrisse o seu código á comunidade, a grande maioria dos problemas que sente não seriam sentidos. Mas uma vez que é código fechado, propriedade só deles, você vai ter sempre algumas dificuldades, umas maiores, outras menores, mas que com compreensão, espirito de entreajuda e boa vontade serão sempre ultrapassadas.
//DD
http://link.homelinux.net

Os sábios são os que procuram a sabedoria; os tolos julgam já a ter encontrado.
A experiência não tem qualquer valor ético, é simplesmente o nome que damos aos nossos erros.

** linux user #397555 **

boi

  • Visitante
Re: acentos, ejetar, montar, copiar: até quando vamos sofrer?
« Resposta #14 Online: 12 de Julho de 2006, 15:28 »
Citar
Todos aqui querem usar linux, todos querem que o linux seja usado.

Para viabilizar isso precisa ter menos  IDEALISMO e mais PRAGMATISMO

De maneira nenhuma. Ser pragmático é usar Windows. Todo usuário de Linux e todo desenvolvedor é um idealista. Pragmáticos jamais iriam querer enfrentar um monopólio como o da Microsoft, coisa que nem grandes empresas, como a IBM, conseguiram fazer. Usar Linux é estar contra o sistema, estar contra tudo e contra todos. A maioria das dificuldades que enfrentamos como utilizadores de Linux vem justamente do monopólio. Os teimosos que insistem em usar Linux apesar de todas as dificuldades precisam ser idealistas. Qualquer pragmático simplesmente se rende ao monopólio, que é muito forte. Só os idealistas vão contra ele.