Autor Tópico: Travando muito!Muito mesmo!  (Lida 4485 vezes)

Offline osso_punk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
  • Um estudante simpático.
    • Ver perfil
Travando muito!Muito mesmo!
« Online: 10 de MAR?O de 2011, 21:13 »
Boa noite, pessoal.
Sou novato com o sistema linux e tenho tido problemas com o mesmo.
Desde a sua instalação, tenho tido dores de cabeça pelas suas sucessivas travações, que não tem momento adequado de ocorrer.Pode ser quando to jogando, navegando na internet... enfim, quando uso o computador.
Já fiz muitas coisas, troquei peças do lugar, tirei e coloquei o modem do lugar (Minha net é discada), já troquei, também, de lugar o cabo sata, mas continua ocorrendo esses travamentos.
Procurei no fórum e nada de ajuda, as que existem não solucionaram em nada o meu problema.Até mesmo fui ao Google, mas, mesmo assim, nada.
Se puderem me ajudar, ficaria extremamente agradecido por essa ajuda.Pois, como dito, desde a sua instalação vem acontecendo.
Desde já, muito obrigado!

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Travando muito!Muito mesmo!
« Resposta #1 Online: 10 de MAR?O de 2011, 21:30 »
Talvez não seja problema do sistema operacional, e sim do próprio computador. Seria bom dar uma revisada.

Offline osso_punk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
  • Um estudante simpático.
    • Ver perfil
Re: Travando muito!Muito mesmo!
« Resposta #2 Online: 10 de MAR?O de 2011, 21:46 »
Como ?
Dá uma dica aí.Sou novato...

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Travando muito!Muito mesmo!
« Resposta #3 Online: 10 de MAR?O de 2011, 21:53 »
As possibilidades são muitas, então não tenho como dar uma solução certa. Mas pelo que você descreveu, me parece ser um problema de hardware, não de software - em outras palavras, de componentes físicos do computador, não do Ubuntu e dos programas instalados. E o componente do computador mais suscetível a falhas que existe é o HD.
Uma alternativa será reinstalar o sistema. Se isso não resolver o problema, aí poderá ser necessário substituir o HD.

Offline achteutis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 343
    • Ver perfil
Re: Travando muito!Muito mesmo!
« Resposta #4 Online: 10 de MAR?O de 2011, 22:23 »
Olá, osso_punk

Além da dica do colega eliseu_carvalho, coloque aqui a configuração, pelo menos a básica, do seu computador: marca do hd, da placa ou chipset, do processador e da placa de video, se tiver. Configuração de hardware é algo que precisa de mais precisão no linux. Enquanto o windows foi feito para ser abrangente, adaptar-se a tudo, essa flexibilidade vem aos poucos chegando no linux, que foi pensado para ser primeiramente seguro e robusto.

abraço

Toshiba Satellite m302, core 2 duo 1.83Ghz, 3G de ram, chipset intel, Ubuntu Oneiric Oncelot (11.10) 32 bits.
Netiqueta: http://pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta
http://oquenaoestanogibi.wordpress.com/, blog crítico de HQ, no início.

Offline osso_punk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
  • Um estudante simpático.
    • Ver perfil
Re: Travando muito!Muito mesmo!
« Resposta #5 Online: 10 de MAR?O de 2011, 22:49 »
Boa noite.
A marca do hd é Maxtor de 80GB, o chipset Ponte Norte: Intel 945GC e Ponte Sul: Intel ICH7.O processador é um Dual Core de 1.6 ghz.A placa de vídeo é intel onbord.
« Última modificação: 11 de MAR?O de 2011, 19:18 por osso_punk »

Offline Lobby

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
  • Pare de sofrer venha para Linux/Ubuntu.
    • Ver perfil
Re: Travando muito!Muito mesmo!
« Resposta #6 Online: 11 de MAR?O de 2011, 08:45 »
 Tenta reinstalar o sistema operacional criando a swap se vc não criou no momento da instalação.
Lobby
Só continua usando Windows quem nunca experimentou Linux/Ubuntu.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Travando muito!Muito mesmo!
« Resposta #7 Online: 11 de MAR?O de 2011, 10:38 »
Verifique:

1. Hardware. Memórias, temperaturas, voltagens.

2. Falha na instalação. Mídia mal-gravada, danificada, suja, ou imagem corrompida.

3. Drivers, principalmente de vídeo.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline toso51

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 137
  • Vai uma bebida... Tema do Chromium: Tiësto
    • Ver perfil
Re: Travando muito!Muito mesmo!
« Resposta #8 Online: 11 de MAR?O de 2011, 16:49 »
Se quiser fazer uma tentativa vai em Sistema>Administração>Gerenciador de atualizações e atualize tudo que puder, talvez resolva.
Ubuntu 13.04 - Chromium !

Offline osso_punk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
  • Um estudante simpático.
    • Ver perfil
Re: Travando muito!Muito mesmo!
« Resposta #9 Online: 11 de MAR?O de 2011, 19:14 »
toso51, o sistema já está totalmente atualizado.O gerenciador de atualização só sugere que eu mude e passe para a versão 9.10 (Eu uso a versão 9.04).

zekkerj, me dá mais informações de como verificar, mais profundamente, o hardware.Quanto a instalação, ocorreu tudo bem.Já os drivers eu não sei dizer.Parece que já vieram com o sistema, então não me preocupei muito com isso.

Lobby, como criar uma "swap".

Peço desculpas pelas perguntas, se elas parecem "bobas" demais, mas, é como eu disse, sou novato no assunto.
Pra resolver o problema já até diminui, a máximo, os efeitos visuais.Mas, mesmo assim, o problema vem persistindo.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Travando muito!Muito mesmo!
« Resposta #10 Online: 11 de MAR?O de 2011, 19:33 »
Citar
O gerenciador de atualização só sugere que eu mude e passe para a versão 9.10 (Eu uso a versão 9.04)
Bom, acho que a questão toda já está explicada. ::)
Não perca seu tempo fazendo essa atualização. O ideal é reinstalar o sistema, já com o 10.10, ou com o 10.04.2.

Citar
zekkerj, me dá mais informações de como verificar, mais profundamente, o hardware.Quanto a instalação, ocorreu tudo bem.Já os drivers eu não sei dizer.Parece que já vieram com o sistema, então não me preocupei muito com isso.
- Memória -> memcheck. Está no cd de instalação, e se não me engano no GRUB também.

- Temperaturas -> Você pode instalar o pacote "lmsensors", pra checar os valores, use o comando "sensors". Ou pode checar no setup do BIOS, depois de um travamento, pra ver se as temperaturas da CPU e/ou do sistema estão altas.

- Voltagens -> Apesar do BIOS ter indicadores das voltagens da fonte, recomenda-se não confiar nessas leituras. Use um multímetro. Ou se você não souber como lidar com a ferramenta, leve o caso a um técnico de confiança.

Citar
Lobby, como criar uma "swap".
Você pode criar uma partição de swap, se tiver espaço livre sem particionamento. Não precisa ser grande, inclusive há controvérsias sobre o tamanho ideal. Eu defendo que seja criada com o mesmo tamanho que a memória física, ou o dobro, se pretender usar a hibernação. Outros podem (e com certeza vão, daqui a pouco) dizer que basta 1GiB, independente do tamanho da memória.
Se não houver espaço livre não-particionado, você pode criar um arquivo contíguo (p.ex. "sudo dd if=/dev/zero of=/var/run/swapfile bs=1K count=1M" --- observe antes se há espao livre suficiente), formatar o arquivo como um arquivo de swap ("sudo mkswap /var/run/swapfile") e ativá-lo ("sudo swapon /var/run/swapfile").

OBS: Todos os comandos acima são potencialmente destrutivos, e não foram testados.

Fique registrado que eu acho muito pouco provável que o problema esteja na falta de espaço de swap.

Citar
]Peço desculpas pelas perguntas, se elas parecem "bobas" demais, mas, é como eu disse, sou novato no assunto.
Todo mundo já foi novato pelo menos uma vez na vida.

Citar
Pra resolver o problema já até diminui, a máximo, os efeitos visuais.Mas, mesmo assim, o problema vem persistindo.
Você disse que sua placa de vídeo era onboard (mau sinal), mas não disse qual é.

O comando abaixo pode tirar essa dúvida. Execute-o e cole o resultado aqui. [Esse é seguro, não destroi nada. ;D]

sudo lshw -C video
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline osso_punk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
  • Um estudante simpático.
    • Ver perfil
Re: Travando muito!Muito mesmo!
« Resposta #11 Online: 11 de MAR?O de 2011, 21:20 »
Obrigado pela resposta.
Aí o resultado:

*-display UNCLAIMED     
       description: VGA compatible controller
       product: 82945G/GZ Integrated Graphics Controller
       vendor: Intel Corporation
       physical id: 2
       bus info: pci@0000:00:02.0
       version: 02
       width: 32 bits
       clock: 33MHz
       capabilities: msi pm bus_master cap_list
       configuration: latency=0

Quanto a atualização do sistema, eu nunca cogitei a possibilidade.Sou novato com o linux e tô em faze de esperimento com essa aqui.Mas se for esse o caso, reinstalar pra uma versão mais atual, como o 10.10 ou 10.04.2, não pioraria a minha situação ? Sendo a minha configuração bem ruim :

512MB de Memória
Processador Intel Dual Core 2mb 1.6ghz
80gb de hd
conexão discada, placa de vídeo onbord...

Desde já, muito obrigado!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Travando muito!Muito mesmo!
« Resposta #12 Online: 11 de MAR?O de 2011, 22:33 »
O driver de vídeo pra sua máquina é o i915. Não está carregado...

Citar
Quanto a atualização do sistema, eu nunca cogitei a possibilidade.Sou novato com o linux e tô em faze de esperimento com essa aqui.Mas se for esse o caso, reinstalar pra uma versão mais atual, como o 10.10 ou 10.04.2, não pioraria a minha situação ? Sendo a minha configuração bem ruim :
Exatamente o contrário. Versão antiga só serve pra te fazer passar de novo por todos os problemas que já estavam resolvidos.

Se você acha sua máquina fraca, use uma distribuição mais leve, mas nunca uma ultrapassada.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline osso_punk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
  • Um estudante simpático.
    • Ver perfil
Re: Travando muito!Muito mesmo!
« Resposta #13 Online: 11 de MAR?O de 2011, 23:24 »
Obrigado novamente, zekkerj.
Como faço pra intalar/carregar o driver aqui, no meu querido ubuntu ?
Outra coisa, essas novas distribuições não exigem mais de configuração pra rodarem legal? E quais as distribuições mais leves, tirando o Xubuntu ?
 

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Travando muito!Muito mesmo!
« Resposta #14 Online: 12 de MAR?O de 2011, 01:37 »
Obrigado novamente, zekkerj.
Como faço pra intalar/carregar o driver aqui, no meu querido ubuntu ?
Instale (ou reinstale) o pacote xserver-xorg-video-intel:

sudo apt-get install --reinstall xserver-xorg-video-intel

Citar
Outra coisa, essas novas distribuições não exigem mais de configuração pra rodarem legal? E quais as distribuições mais leves, tirando o Xubuntu ?
 
De cabeça, só me vem agora o DSL e o Puppy.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D