Autor Tópico: Travando muito!Muito mesmo!  (Lida 4486 vezes)

Offline achteutis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 343
    • Ver perfil
Re: Travando muito!Muito mesmo!
« Resposta #15 Online: 12 de MAR?O de 2011, 09:26 »
Obrigado novamente, zekkerj.
Como faço pra intalar/carregar o driver aqui, no meu querido ubuntu ?
Outra coisa, essas novas distribuições não exigem mais de configuração pra rodarem legal? E quais as distribuições mais leves, tirando o Xubuntu ?
 

Além das indicações do colega acima, tem também o lubuntu. Segundo li, é um pouco mais leve do que o xubuntu, deve exigir uns 128 mega de memória, mínimo.
Toshiba Satellite m302, core 2 duo 1.83Ghz, 3G de ram, chipset intel, Ubuntu Oneiric Oncelot (11.10) 32 bits.
Netiqueta: http://pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta
http://oquenaoestanogibi.wordpress.com/, blog crítico de HQ, no início.

Offline osso_punk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
  • Um estudante simpático.
    • Ver perfil
Re: Travando muito!Muito mesmo!
« Resposta #16 Online: 15 de MAR?O de 2011, 20:51 »
Bom, zekkerj, agradeço novamente pela ajuda.Não só pra ele, mas para os outros que me ajudaram.
O computador continua a travar, mesmo eu tendo baixado o i915.
Na minha última visita ao monitor do sistema, a temperatura do CPU era de 44.5.
Outra coisa que me chama a atenção é que, quando dou do comando "top" no terminal, ao ver a linha CPU, uma parte dela fica "99.0% wa".Tive a oportunidade de ver o que ocorre em tempo real quando o computador travou com o terminal aberto.
Por favor, me ajudem.
Desde já, obrigado!!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Travando muito!Muito mesmo!
« Resposta #17 Online: 15 de MAR?O de 2011, 21:01 »
Seu HD é novo?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline osso_punk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
  • Um estudante simpático.
    • Ver perfil
Re: Travando muito!Muito mesmo!
« Resposta #18 Online: 16 de MAR?O de 2011, 20:35 »
3 anos de uso. Veio junto com o pc, que é um positivo.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Travando muito!Muito mesmo!
« Resposta #19 Online: 16 de MAR?O de 2011, 23:56 »
Considere substituí-lo.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline osso_punk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
  • Um estudante simpático.
    • Ver perfil
Re: Travando muito!Muito mesmo!
« Resposta #20 Online: 17 de MAR?O de 2011, 13:25 »
Contando aqui, são, naverdade, 4 anos de uso.
Mas zekkerj, o HD com esses anos de uso já pode ser considerado ruim pra uso? Não seria o caso do próprio sistema ser pesado pro meu computador?
Não sei se esse é o caso, mas o hd tá lotado de arquivos.Deve tá sobrando 5gb de espaço, por aí...

Offline achteutis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 343
    • Ver perfil
Re: Travando muito!Muito mesmo!
« Resposta #21 Online: 17 de MAR?O de 2011, 14:04 »
Contando aqui, são, naverdade, 4 anos de uso.
Mas zekkerj, o HD com esses anos de uso já pode ser considerado ruim pra uso? Não seria o caso do próprio sistema ser pesado pro meu computador?
Não sei se esse é o caso, mas o hd tá lotado de arquivos.Deve tá sobrando 5gb de espaço, por aí...

Não tenho certeza se o sistema trava por causa da partição de dados. Mas se seus dados estão na partição do sistema - isto é, se você não particionou, se instalou direto - então uma partição superlotada pode causar lentidão e travamento. Não sei se 5 giga de sobra é pouco, mas já teve esse problema no laptop da minha namorada.

Aqui algumas dicas pra liberar espaço usando o terminal.

Vi também que você estava usando o 9.04. Procure atualizar. Uma boa pedida é a versão 10.04, que é bem estável. Com 512 de memória, procure por lubuntu ou xubuntu. São interfaces mais leves, ainda mais o lubuntu. Faça (sempre) backup dos seus dados e boa instalação.

[]
Toshiba Satellite m302, core 2 duo 1.83Ghz, 3G de ram, chipset intel, Ubuntu Oneiric Oncelot (11.10) 32 bits.
Netiqueta: http://pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta
http://oquenaoestanogibi.wordpress.com/, blog crítico de HQ, no início.

Offline osso_punk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
  • Um estudante simpático.
    • Ver perfil
Re: Travando muito!Muito mesmo!
« Resposta #22 Online: 17 de MAR?O de 2011, 15:07 »
O problema é que, mesmo antes do hd estar lotado, ele travava.
Mais recentemente ele tem travado mais ainda após a instalação do i915, que foi recomendado pelo zekkerj.
E, após o travamento do sistema, isso mesmo antes da instalação do i915, acontece algumas coisas:

*O computador mostra o simbolo da positivo e, depois de alguns minutos, pede para dar boot do cd do sistema operacional.
*O sistema não inicializa.Nem mesmo o led do hd acende.
*O sistema trava durante ou após a inicialização do sistema.
*O sistema trava durante qualquer atividade no sistema.Isso num período de tempo que não contabilizei.

Uma coisa que me vem chamado a atenção também é uma listagem de frase, letras, que vem aparecendo com o desligamento do sistema.E reiniciar o computador, nem pensar.Seria o inicio de diversos travamentos.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Travando muito!Muito mesmo!
« Resposta #23 Online: 17 de MAR?O de 2011, 15:21 »
Não que 3 ou 4 anos sejam determinante do HD estar pifando, mas é uma coisa a considerar.

Vc chegou a medir as voltagens da fonte de alimentação?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline osso_punk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
  • Um estudante simpático.
    • Ver perfil
Re: Travando muito!Muito mesmo!
« Resposta #24 Online: 17 de MAR?O de 2011, 15:29 »
Ainda não.Não tenho multímetro.
Mas não seria problema com a placa de video onbord ? Eu acho que é, só não tenho certeza.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Travando muito!Muito mesmo!
« Resposta #25 Online: 17 de MAR?O de 2011, 15:37 »
... problema causado pelo quê? Voltagens, memórias, temperatura... software, praticamente descartado, pois vc estava tendo os travamentos sem o driver, continuou a ter com ele.

Depois de descartar isso, só sobra defeito físico na placa mãe.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline osso_punk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
  • Um estudante simpático.
    • Ver perfil
Re: Travando muito!Muito mesmo!
« Resposta #26 Online: 17 de MAR?O de 2011, 15:56 »
... software, praticamente descartado

Ou não.Pois, como eu disse, geralmente após o travamento do sistema, o computador pede para dar boot com o cd de instalação.Problemas com a fonte pode causar esse tipo de comportamento?
Outra coisa, vou ver se baixando e instalando o Xubuntu nessa máquina resolve o problema.Se voltar a acontecer esse, posso recorrer há esse mesmo tópico novamente ?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Travando muito!Muito mesmo!
« Resposta #27 Online: 17 de MAR?O de 2011, 16:28 »
Quando a fonte está ruim, nada funciona direito no computador.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D