Autor Tópico: Que o Terminal seja abolido  (Lida 67803 vezes)

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Que o Terminal seja abolido
« Online: 10 de Julho de 2006, 19:15 »
Se a distribuição Ubuntu foi criada em função do usuário final, então, que o Terminal seja retirado da lista de repositórios da mesma. Para mim, aquela espécie de bloco de notas automático deve ser instalado só e somente quando for do interesse de usuários avançados, em especial, aqueles que estudam aquela série de comandos e parâmetros esquesitos para se obter resultados além dos produzidos facilmente pelo Synapitc ou Adicionar/Remover da barra de ferramentas do Gnome.

Apoio quem busca conhecimento além de um usuário final, álias, é o que mais faço por aqui, no fórum, mas vejo o Terminal em contraste com a proposta do projeto Ubuntu quando instalado, por padrão, no sistema operacional Linux. Deve ser estabelecido que, poderemos agregar o Terminal a nosso plantel de ferramentas, porém, fora das vias oficiais da lista de repositórios da distribuição Ubuntu.

Sempre considerei muito pouco didático, complexo e desmotivador ensinar ao usuário final a realizar suas tarefas por meio do Terminal, até porque não é todos que sabem traduzir o idioma inglês. Sem falar nas palavras, comandos e parâmetors que digitamos na ferramenta, ninguém sabe de onde alguns deles foram tirados ou em que foram baseados. Eu, como Administrador, Advogado, Médico, Veterinário ou, simplesmente, usuário final, não devo me preocupar com isso porque tenho foco em outras atividades que não estão intimamente relacionadas a Ciência da Computação.

Não tenho obrigação nenhuma de saber lidar com o tal Terminal, mas, quem a desenvolveu tem e muita.
« Última modificação: 10 de Julho de 2006, 19:17 por arsolto »

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Que o Terminal seja abolido
« Resposta #1 Online: 10 de Julho de 2006, 20:06 »
O terminal é sempre será o principal ponto de comunicação entre o utilizador e o sistema operativo Linux, não por uma questão de fanatismo mas por uma questão da lógica sobre a qual está implementado o Linux.
O Linux é por natureza um sistema operativo genérico, o kernel tem como único papel fazer a gestão dos recursos e dos dispositivos, de seguida vêm os utilitários GNU como o compildor, etc.
Só no fundo da cadeia aparece o GNome ou KDE já a trabalhar sobre servidor X.
O Ubuntu é um sistema pata todos os seres humanos, não só para aqueles que gostam de utilizar o seu sistema como uma ferramente cheia de janelas e botõezinhas.
A capacidade de automatizar tarefas de sistema utilizando o terminal é exponêncialmente maior do que utilizando o ambiente gráfico.
Deixe o fanatismo de lado, se quer utilizar só janelas e botões, força, peça aplicações fáceis mas não procure limitar aqueles que gostam de trabalhar mais directamente com o seu sistema.
O que vem a seguir pedir à MS para abulir a linha de comandos ?
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Darcamo

  • Visitante
Re: Que o Terminal seja abolido
« Resposta #2 Online: 10 de Julho de 2006, 20:07 »
Não concordo com você quanto a abolir o terminal. Afinal ele fica lá em no menu do Gnome discretamente e usa quem quer (ou quem precisa). Não é raro um determinado procedimento ser mais prático pelo terminal ou até mesmo só poder ser feito pelo terminal. Eu mesmo o uso com freqüência todo dia e nem sou usuário "avançado".

Agora, concordo com você quanto ao fato de ensinar o usuário final a realizar suas tarefas por meio do Terminal ser pouco didático, complexo e desmotivador (até certo ponto). Acho que o ideal não é abolir o terminal do Ubuntu, mas sim do forum. Tentar explicar as dúvidas por meio da interface gráfica e não através de comandos no terminal (compreendo que é mais "fácil de explicar" pelo terminal, mas para quem está com a dúvida é "mais difícil de entender" uma explicação usando o terminal do que uma explicação utilizando a interface gráfica).

Offline link

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
    • Ver perfil
    • caminhos
Re: Que o Terminal seja abolido
« Resposta #3 Online: 10 de Julho de 2006, 20:16 »
Tentar explicar as dúvidas por meio da interface gráfica e não através de comandos no terminal (compreendo que é mais "fácil de explicar" pelo terminal, mas para quem está com a dúvida é "mais difícil de entender" uma explicação usando o terminal do que uma explicação utilizando a interface gráfica).

Desculpe, mas agora sou eu quem não concorda!

O objectivo principal do forum de ajuda, é AJUDAR, correcto?
Então, o que interessa é resolver o problema do utilizador, nãoé ele perceber o que está fazendo. Se ele quiser entender o que está fazendo, melhor, mas o que interessa mesmo é tero seu problema resolvido e ai, passa a maior parte das vezes pelo terminal.

Deveria talvez haver também alguma vontade de aprender, por parte dos utilizadores, pois os comandos mais usados, mesmo em Inglês, não são nada do outro mundo. Mesmo não sabendoInglês, não é dificil aprender o significado de get, install, update, etc, ne?
//DD
http://link.homelinux.net

Os sábios são os que procuram a sabedoria; os tolos julgam já a ter encontrado.
A experiência não tem qualquer valor ético, é simplesmente o nome que damos aos nossos erros.

** linux user #397555 **

Offline link

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
    • Ver perfil
    • caminhos
Re: Que o Terminal seja abolido
« Resposta #4 Online: 10 de Julho de 2006, 20:28 »
Não tenho obrigação nenhuma de saber lidar com o tal Terminal, mas, quem a desenvolveu tem e muita.

arsolto, não é bem assim!
Antes de surgirem as janelinhas, já havia terminal!

Mesmo em sistemas da Microsoft, por vezes tem de usar o prompt de DOS (para registar um dll, por exemplo, em que tem de usar o comando regsvr32).

O bonito do GNU/Linux, e não só do Ubuntu, é que lhe dá a liberdade de fazer o que quer, é um sistema aberto, pode fazer as alterações que entender, desde que depois as devolva á comunidade! Porque não inicia a sua própria distribuição, usando o Ubuntu como base, e a personaliza como entender, retirando por exemplo o terminal?  ;D

A outra opção é adquirir suporte de uma empresa que esteja próximo de si, assim, sempre que surgir algo mais complicado que exija o uso dessa coisa "horrivel", que é o terminal, basta chamar!

Quem paga, manda!
//DD
http://link.homelinux.net

Os sábios são os que procuram a sabedoria; os tolos julgam já a ter encontrado.
A experiência não tem qualquer valor ético, é simplesmente o nome que damos aos nossos erros.

** linux user #397555 **

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Re: Que o Terminal seja abolido
« Resposta #5 Online: 10 de Julho de 2006, 20:56 »
Ei, Lamego, não se trata de fanatismo, mas, sim, de bom senso. O Ubuntu tem como causa principal o alcançe do usuário final, quer ir além disso, aceite minha sugestão: instale outra distribuição ou mantenha o Ubuntu com o Terminal e outras ferramentas que, a priori, não me parecem apropriadas para o usuário em questão.

Acho que há algumas vantagens para o usuário de Linux, no geral, em utilizar o Terminal. Até eu, como tal, já percebi que as instalações e remoções feitas por esta ferramenta são mais rápidas do que as que são realizadas pelo Synapitc ou ou Adicionar/Remover da barra de ferramentas do Gnome. Mesmo assim, insisto: não é uma boa estratégia de recrutamento, o usuário final pode se afastar do Linux de vez, em especial, aqueles acostumados com o Windows.

Ei, Darcamo, repare que, na mensagem anterior, deixei bem claro que você, eu e outros usuários de Linux não ficaríamos isentos de instalar e utilizar o Terminal, ao menos pelas vias dos repositórios não-oficiais do Ubuntu.

Mas você, ao concordar comigo quanto ao caminho dado para as explicações sobre a manipulação do Linux, se saiu muito bem. Sabe porque? É que o usuário final nem sempre poderá contar com a ajuda do fórum Ubuntu e com isso, ele tentará resolver seu problema, VIA TERMINAL, SOZINHO. Só Deus sabe o que pode acontecer. E haja cabeça para memorizar tanto código, parâmetro e palavras em inglês!

Ei, link, acho que você tem uma pitada de razão em sua mensagem. O interesse do usuário final é fazer o sistema operacional como um todo, funcionar, só que você precisa entender o que já disse no parágrafo acima, direcionando-me ao membro Darcamo, será que o usuário final sempre poderá contar com os códigos que postamos no fórum? Já reparou na quantidade de mensagens que ficam sem respostas por aqui? E então, ele irá se arriscar no bloco de notas automático, sozinho?
« Última modificação: 10 de Julho de 2006, 21:01 por arsolto »

Offline Jesus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
    • Ver perfil
Re: Que o Terminal seja abolido
« Resposta #6 Online: 10 de Julho de 2006, 21:17 »
Talvez não fosse o caso de tirar o terminal do Ubuntu (eu, pelo menos, que sou essa coisa chamada de "usuário final", ou "usuário comum", ou "usuário doméstico", quero continuar contando com o terminal - acho que algumas coisas ainda não têm solução sem ele).

Talvez pudéssemos ter uma Seção, ou um Guia do Ubuntu Sem Terminal - Como fazer tudo no Ubuntu sem usar o Terminal. Tá lançado o desafio.   

Offline gony64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 558
    • Ver perfil
Re: Que o Terminal seja abolido
« Resposta #7 Online: 10 de Julho de 2006, 21:31 »
sei não...acho que o "X" deve continuar a evoluir sim pra no futuro bem próximo quase não se usar o terminal, afinal o "X" é intuitivo, facilitando a adptação ao linux, se não fosse assim o desenvolvedores de ambientes gráficos não se esmerariam em melhorar o visual. Isso a gente vê também em programas de desenvolvimento de software não é?
Agora tem um gosto diferente em saber usar o "term" parece que a gente conhece mais do sistema ou será somente uma impressão por estar digitando mais pra conseguir algo?

VIVA AO KDE - GNOME!

Offline link

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
    • Ver perfil
    • caminhos
Re: Que o Terminal seja abolido
« Resposta #8 Online: 10 de Julho de 2006, 21:37 »
Ei, link, acho que você tem uma pitada de razão em sua mensagem. O interesse do usuário final é fazer o sistema operacional como um todo, funcionar, só que você precisa entender o que já disse no parágrafo acima, direcionando-me ao membro Darcamo, será que o usuário final sempre poderá contar com os códigos que postamos no fórum? Já reparou na quantidade de mensagens que ficam sem respostas por aqui? E então, ele irá se arriscar no bloco de notas automático, sozinho?
Hummmm... acho que tem sempre um amigo disponivel para ajudar. Se não consegue no forum, deve ter alguém conhecido com MSN a quem possa colocar a questão, não?
E que pode um utilizador final instalar que dê assim tanto problema?
Isso é para mim, que passo a vida em busca de coisas novas... e problemas  ;D

O utilizador comum, depois de ter uma solução de Office, de multimédia, de imagem e de Internet, que mais precisa?
É muito raro terem necessidades superiores a essas.
//DD
http://link.homelinux.net

Os sábios são os que procuram a sabedoria; os tolos julgam já a ter encontrado.
A experiência não tem qualquer valor ético, é simplesmente o nome que damos aos nossos erros.

** linux user #397555 **

Offline raphabonelli

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 87
    • Ver perfil
Re: Que o Terminal seja abolido
« Resposta #9 Online: 10 de Julho de 2006, 21:44 »
Minha namorada trabalha numa empresa que confere suporte à linux, e o mais engraçado é que eles defendem a presença (e o uso) do Terminal com os mesmos argumentos que apresentaram aqui defendendo a abolição dele. Vamos aos argumentos.

O usuário final, médico, veterinário ou qualquer outro profissional que não queira dedicar valioso espaço no seu HD interno (vulgo: cérebro) para decorar comandos complexos da computação visam apenas a utilização das ferramentas disponíveis no sistema operacional. Por estas questões ficam longe do Terminal... mas, consequentemente necessitam do suporte (seja de uma empresa especializada, seja de um amigo, ou qualquer outra coisa).

Agora veja a diferença de um suporte sem terminal...

"Agora vá no menu SISTEMA, FERRAMENTAS DE ADMINISTRAÇÃO, GERENCIADOR DE APLICATIVOS SYNAPTIC e clica nele. Vai abrir uma janela com vários painéis... aonde tem um campo chamado BUSCA... não achou... procura bem... está na parte de cima... isto, aí! Clica ali e digita "nomedoprograma"... agora espera um pouco e vai aparecer o nome do programa na barra da direita... clica nele e seleciona "Preparar para Instalar", e então clica OK em tudo que aparecer. Pronto, seu programa está instalado".

E com o terminal...

"Abra o Terminal. Copie o que escrevi abaixo, cole no terminal e dê enter.
sudo apt-get install nomedoprograma
pronto."

O Terminal é uma pusta ferramenta no sentido de fornecer suporte, pois é mais clara e direta do que ficar tentando descrever janelas e opções. Então alguns poderão dizer "mas o usuário não aprenderá como fazer... não saberá o que está fazendo". Mas não foi exatamente este o argumento para exterminar o Terminal? O de que o Usuário Final não tem o interesse em se tornar PowerUser, e sim mero usuário da ferramenta?

Pensem nisto. Acho que qualquer pessoa que já necessitou dar ou receber ajuda dentro do Ubuntu, sabe a importância do terminal.
.......................
"My words but a whisper, your deafness a shout."

Offline cybertraveler

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
Re: Que o Terminal seja abolido
« Resposta #10 Online: 10 de Julho de 2006, 21:47 »
Concordo que o terminal ode ser desmotivante, complexo e perigoso nas mãos de iniciantes. Mas não concordo com a sua remoção. Pra começar, atualmente, tem muita coisa que só dá pra fazer com terminal. Outra coisa: caso uma pessoa tenha uma dúvida e pedir ajuda pela internet, é mais fácil ajudá-la respondendo: Digite "XXX -hsddf YYY ZZZ" do que ficar respondendo "clique nisso, depois naquilo e depois no 8o botãozinho que aparecer no topo da tela" . Lembre-se também que o modo para se fazer as coisas em ambiente gráfico é de um jeito no Gnome, de outro no KDE, de outro no Window Maker, e por aí vai. Sem terminal não vai dar pra responder dúvidas de forma genérica. Agora o que eu concordo é que os ambientes gráficos passem a ter cada vez mais funções de modo que torne-se possível fazer em modo gráfico tudo o que se faz em terminal.

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Re: Que o Terminal seja abolido
« Resposta #11 Online: 10 de Julho de 2006, 22:36 »
Ei, Jesus, você diz que algumas coisas não têm solução sem o Terminal, mas de que tipo? Se ficar comprovado que há aplicações típicas do usuário final que não podemos trabalhar através do Terminal, então, que seja discutido também esta carência no Ubuntu.

Sem a presença do Terminal no Linux, o usuário final pode utilizar o OpenOffice, bem como um reprodutor de áudio e vídeo, pode jogar games, ler arquivos PDF e acessar a internet, conforme já foi dito por algum membro aqui. Ou seja, as ferramentas próprias do usuário final estão bem acessíveis mesmo na ausência do Terminal.

Ei, link, você ainda não entendeu a causa do tópico. A minha idéia não é deixá-lo sem Terminal, é deixar o usuário final (ao menos até que este manifeste interesse em ir além da condição atual). Tal ferramenta é, em sua natureza, imprópria para o usuário em questão. Agora, não pense no que é bom ou ruim pra você, o que vai ou não lhe fazer falta no Linux. Não é esta minha intenção até porque utilizo o Terminal constantemente. Sejamos mais imparciais!

É usuário avançado e quer ou precisa do bloco de notas automático? Vai buscar em repositórios não-oficiais, sacou!? o Ubuntu é uma distro feita, especialmente, para o usuário final, o resto é secundário.

Ei, rbonelli, pela má vontade que você escreveu sua mensagem demonstrando como manusear o Linux, via interface gráfica, qualquer um se confundiria. Repare que a deficiência aí pode ser sua como instrutor. E mais, quando você me disser que é no Synaptic que se instala programas, sou vou precisar ver ou ouvir a instrução uma vez.

Ei, cybertraveler, o que disse aos demais membros serve pra seu conhecimento também e responde a sua mensagem.
« Última modificação: 10 de Julho de 2006, 23:02 por arsolto »

Piras

  • Visitante
Re: Que o Terminal seja abolido
« Resposta #12 Online: 10 de Julho de 2006, 23:58 »
Citar
O objectivo principal do forum de ajuda, é AJUDAR, correcto?
Então, o que interessa é resolver o problema do utilizador, nãoé ele perceber o que está fazendo. Se ele quiser entender o que está fazendo, melhor, mas o que interessa mesmo é tero seu problema resolvido e ai, passa a maior parte das vezes pelo terminal.

Discordo! É verdade que o objetivo principal do fórum é ajudar. No entanto, é preciso fazer com que a ajuda aqui obtida não exponha o usuário principiante a riscos com os quais ele não possa lidar.

O próprio Lamego costuma lembrar os riscos inerentes ao uso do Automatix. Há nesta ferramenta opções perigosas para um usuário iniciante. Portanto, é preciso pensar duas vezes antes de recomendar o seu uso.

Eu acredito que um principiante deveria usar o menos possível o terminal. Há gente que não tem sequer a noção exata do que seja um comando. Portanto, antes de ensinar a um principiante como instalar via apt-get, seria recomendável fazê-lo usar o Synaptic. Não que este seja isento de riscos: mas pelo menos ali tudo é mais visível para quem se acostumou ao "grafismo crônico" do Windows.

Considero um equívoco ensinar a instalar aplicativos no nosso Guia Não-oficial para Iniciantes por meio da linha de comando. Melhor seria sempre fazer referência ao Synaptic.

Mas acredito que o Linux não chegou ainda a um nível que permita a abolição do terminal.

Offline Kamei Hyoga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re: Que o Terminal seja abolido
« Resposta #13 Online: 11 de Julho de 2006, 04:24 »
(...)E mais, quando você me disser que é no Synaptic que se instala programas, sou vou precisar ver ou ouvir a instrução uma vez.(...)

Isso também serve para o apt-get -i nomedoprograma. Ou não?

Offline gony64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 558
    • Ver perfil
Re: Que o Terminal seja abolido
« Resposta #14 Online: 11 de Julho de 2006, 10:44 »
(...)E mais, quando você me disser que é no Synaptic que se instala programas, sou vou precisar ver ou ouvir a instrução uma vez.(...)

Isso também serve para o apt-get -i nomedoprograma. Ou não?

isto se eu souber qual o progrma que eu quero instalar, mas se eu tiver que procurar as especificações do programa, pra que serve? ambiente? etc. e ai? no X dá pra ver todas as informações.