Autor Tópico: Que o Terminal seja abolido  (Lida 68944 vezes)

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Re: Que o Terminal seja abolido
« Resposta #60 Online: 21 de Julho de 2006, 20:24 »
Ei, Lamego, você está errado! A palavra abolição não tem sentido de obrigatoriedade em contexto algum, creio. Pode representar: eliminação, retirada, fechamento ou algo relativo.

O tópico sim, soa imposição e o meu avatar também. Por quê?

Disse em mensagem anterior que fiz o título do tópico com o objetivo de provocar e fomentar o debate ou até mesmo, gerar a polêmica. Para tanto me fiz radical e sensato ao mesmo tempo, dividindo o debate ao risco de sofrer comentários inúteis e o benefício da troca de conhecimento acerca do que está em questão.

Tudo foi feito de forma planejada e proposital, não fiz um desabafo.

Mas, no fundo, o membro que criou este tópico está longe de ser uma pessoa autoritária. Como já lhe provei em uma das passagem que fiz por aqui.

Como expliquei, o tópico serviu para separar as máquinas de pessoas com diversas qualidades e virtudes. São membros (você incluso) que dão a comunidade Linux a esperança de um futuro melhor para os usuários do sistema operacional que também adotamos.

Sinceramente, o tópico foi um ótimo exercício mental e emocional para nós dois, independente de suas partes improdutivas, marcadas por insultos ou sarcasmos.

« Última modificação: 21 de Julho de 2006, 21:52 por arsolto »

Offline laerciohj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Que o Terminal seja abolido
« Resposta #61 Online: 22 de Julho de 2006, 02:58 »
Não sei de onde você tirou isso... Dizer que o terminal não é necessário, só se for para o usuário final. Acho que deixei bem claro que o terminal é necessário para os desenvolvedores...
Ué, tirei de suas próprias afirmações. Disse: "O terminal é fundamental.". O ponto final encerrou seu pensamento. Não fez referencia nesta afirmação a programadores apenas. Não ficou claro que a afirmação era apenas para desenvolvedores.
Que o terminal é necessário para desenvolvedores é o que os que prefere a operação pela interface intuitiva tentam explicar. Não é necessário (embora no Linux sim) para o usuário final. Podia ser uma opção e não obrigatoriedade.

Citar
Sem dúvida o Win95 foi uma revolução. Mas não me lembro do Win95 ser tão intuitivo e fácil de operar assim.
Comparado ao MS-DOS era sim! Na inicialização do sistema ele apresentava janelas com instruções de como operar-lo. No MS-DOS aparecia um breu e se não soubesse comanda-lo não usava-o.

Citar
Se não gosta do desenvolvimento gradativo das distribuições gratuitas paciência, só não venha dizer que você não tem opção.

Gosto sim. Gosto e apoio. Não direi que não tenho opção por que não tem cabimento. Mas posso dizer que não tenho opção gratuita livre de certas operações, que para mim são confusas e de rara compreensão, no terminal.

Citar
Esse assunto do terminal é muito simples, como outros colegas já definiram, se não quer usar o terminal... é só não usar!

Não é tão simples quanto parece. Há operações que só são possíveis no terminal, como a instalação de um programa que baixou na Internet. Quem está habituado a apenas dar um clique e instalar numa boa ficará confuso com a não tão simples instalação pelo terminal (não tão simples em relação ao simples clicar de um mouse, por que instalar pelo terminal não é um bicho de sete cabeças mas não se faz sozinho).

Acho discussões como essa muito produtivas. Novas ideias se difundem e remodelam opiniões. O ponto de vista do usuário boi, por exemplo, é interessante (embora ele tenha ofendido a aqueles que preferem a praticidade do ambiente gráfico)

Citar
A produção de software exige tempo, paciência, conhecimento técnico, dinheiro. Infelizmente, muita gente nem tem noção do valor de um software, talvez pela facilidade em se copiar.

Mas é possível discordar do que ele disse:

Citar
Eu é que terei que me adaptar ao mundo, não o contrário. Com um sistema operacional é a mesma coisa.

Temos que nos adaptar ao mundo, concordo. Ele é grande e complexo demais para adapta-lo ao gosto de uma única pessoa. Mas não precisamos nos adaptar às nossas ferramentas. Ferramentas são feitas, já adaptadas para nosso uso, para que possamos realizar determinadas tarefas. Imagine que precisa serrar uma madeira e a única ferramenta a disposição é o martelo. É possível cortar a madeira com martelo com a mesma deficiência de um corte com o serrote?

"Cavalo dado não se olha os dentes"
De maneira alguma estou reclamando do sistema operacional Linux. Só estou opinando sobre seu aperfeiçoamento. Será um sistema ainda mais maravilhoso quando for possível opera-lo unicamente pelo ambiente gráfico e este deve ser intuitivo para que possa ser de fácil operação como acontece no Windows, que conquista a maior parte dos PCs.
Mas que fique claro uma coisa, NINGUÉM tem o direito ou poder de proibir usuários que não gostam de operar o Linux pelo terminal de usa-lo. Dizer: "se não gosta do terminal no Linux, não use Linux!" e coisas do tipo é no mínimo uma resposta preguiçosa e pessimamente elaborada...
 
« Última modificação: 25 de Julho de 2006, 00:29 por laerciohj »

Offline _Luks

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 202
  • Debian Lenny
    • Ver perfil
    • Meu Blog
Re: Que o Terminal seja abolido
« Resposta #62 Online: 26 de Julho de 2006, 20:43 »
abolição do terminal ? naah ...   :-\
o terminal, pelo menos pra mim, é uma das funções do Linux que me da prazer de usá-lo.
Sempre que posso, uso o aptitude e não o synaptic, pois o aptitude é em modo texto...

Offline ares

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 111
  • V.F.D.
    • Ver perfil
    • GOOGLE
Re: Que o Terminal seja abolido
« Resposta #63 Online: 29 de Julho de 2006, 22:27 »
abolição do terminal ? naah ...   :-\
o terminal, pelo menos pra mim, é uma das funções do Linux que me da prazer de usá-lo.
Sempre que posso, uso o aptitude e não o synaptic, pois o aptitude é em modo texto...
sim, eu tambem, em geral as coisas via terminal usam menos recursos e sao mais rapidas...     mas isto porque eu sou um maldito viciado em PCs como quase todos aqui...   

terminal assusta quem nao meche muito, ele precisa existir para o tecnico mandar colar no terminal alguma coisa, como foi dito, mas digitar ./configure make make install para instalar um joguinho é brochante...    pior é quando não funciona, ai comessa aquela putz de auto-apt, ou de ficar baixando tudo que falta, é um saco...
outra coisa, programas sem gui é o cumulo...    no windows qualquer um pelo assitente, nem que levar 20 minutos consegue compartilhar suas pastas...   tenta isso no samba...    da trabalho até pra instalar o swat (certo, eu vo no smb.conf logo, mas nenhuma pessoa normal vai pensar nisso)...

umount tambem é o cumulo, minha mae passou um tempao tentando resgatar um cd do driver do meu PC esses dias, so conseguiu depois que eu cheguei e falei pra ela clicar no CDzinho no desktop e clicar em ejetar...    ela clicava como uma louca no botaozinho do driver...               


terminal tem que continuar, mas tudo que da pra fazer com ele tem que ser desenvolvido algum jeito facil de fazer por ambiente grafico, usar terminal seria só para situações extremas...    alias no windows XP tirando alguns eventuais tracert e ping eu nunca uso mesmo, o sistema é muito bom sem terminal...       
O Google é meu pastor e nada me faltarás.

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
Re: Que o Terminal seja abolido
« Resposta #64 Online: 31 de Julho de 2006, 01:30 »
arsolto, eu entendo seu lado mas não concordo de forma alguma. O impacto inicial de quem vem do Windows para o Linux é sim a freqüente utilização do terminal, porém o mesmo ao ir pegando experiência percebe que é um método muito eficiente e rápido, pois ao invés de memorizar uma ordem de botoões e cliques, ele pode anotar um simples comando num papel para executá-lo mais tarde ou, melhor ainda, copiá-lo do documento eletrônico em questão e executá-lo sem medo de ser feliz ;D
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

Offline Ricardo Braida

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Que o Terminal seja abolido
« Resposta #65 Online: 31 de Julho de 2006, 17:37 »
Também não concordo com o fim do terminal.
Hoje em dia existe todo o tipo de distribuição linux, acredito que haja alguma com este propósito: abolir o terminal.
Eu sou um usuário iniciante tentando ser iniciante/intermediário, e às vezes passo maus bocados quando quero fazer alterações do meu gosto ou quando instalo algum programa e ele não funciona... então eu procuro a solução no Google ou neste fórum, quando acho a solução sempre é via comandos do terminal.
Nunca usei o Synaptic, a única coisa automatica aqui é a atualização do sistema, o resto eu faço via terminal... já sei alguns comandos essenciais, mas eu sinto falta é de um manual voltado só aos comandos essenciais como alterar a sources.list, renomear, mover, deletar e dar chmod nos diretórios, converter os rpm, instalar pacotes deb e bin... essas coisas...
[ midnightpanic.net ]
[ rbraida[at]gmail.com ]

Offline laerciohj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Que o Terminal seja abolido
« Resposta #66 Online: 01 de Agosto de 2006, 02:15 »
Eae pessoal? Tinha até me esquecido dessa discussão que, postada em qualquer fórum, nunca tem fim...
Pra queles que sugerem o Synaptic ou coisa do tipo não rola por que ele só serve para instalar programas de um servidor ou do cd. Nós (os as vezes "abuzados" reclamantes) falamos da facididade de baixar o programa num site qualquer e instalar. Quem não connhece operação por comandos NÃO saberá o que fazer com o "treco" que baixou pro Linux, mas quem souber operar por cliques, e se o pacote oferecer isto, certamente saberá.
Bom, mas vim aqui para falar de outra coisa além da inutilização do terminal, ao menos para instalar programas. Parece que ouviram nossas presses e algo está rumando para mais uma facilidade no Linux estar disponível. Provavelmente conheçam mas se não conhecem eu vos apresento o: Autopackage! http://www.underlinux.com.br/content/view/4352/58/
Leiam e contribuam, quem souber, para que o projeto ande e o software livre conquiste mais que o privado (que é muitíssimo caro!)

P.S.: Hoje fique mais de 8 horas na frente do PC tentando instalar o Debian 3.1. Mas finalmente... desisti voltei derrotadamente para o maldito XP...

Offline xinna

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Que o Terminal seja abolido
« Resposta #67 Online: 02 de Agosto de 2006, 19:42 »
Bom eu não li o topico todo, mas vou deixar a minha opnião, e é valida para usuarios experiente iniciantes todos os outros....
Vida longa ao terminal!!!!!!!!!!!!!!!!!

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Re: Que o Terminal seja abolido
« Resposta #68 Online: 04 de Agosto de 2006, 19:53 »
Ei, LaSSarD, você enxerga a situação de forma ingênua, a experiência que você se refere requer tempo e isso é o que as pessoas menos têm, principalmente para trabalhar num computador doméstico. Elas já dedicam tantas horas em frente a um corporativo, que ao chegar em casa, a última coisa que elas querem é o contato com o computador. E mesmo que todas elas tenham tempo, lhe garanto que não terão memória suficiente para armazenar tanto código e parâmetro.

Tem certeza que anotar comandos é uma solução benefíca para quem busca praticidade e comodidade?

Ei, Ricardo Braida, é importante fazer valer a distribuição Ubuntu, não é ela que propõe uma série de recursos gráficos e facilidades para o usuário final, então, por qual motivo está sendo desvirtuada? Explico: isso ocorre porque a comunidade Linux nos dá o Terminal como referência para a resolução dos nossos problemas, um hábito que vem da utilização de antigas distribuições.

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re: Que o Terminal seja abolido
« Resposta #69 Online: 04 de Agosto de 2006, 20:33 »
Eu não li o tópico inteiro, pq simplesmente não tem nexo o terminal está lá para quem quer usar, como está presente o prompt do Dos no WinXP e o terminal no MAC.
http://pcworld.uol.com.br/dicas/2005/09/01/idgmateria.2005-09-08.5485470191/IDGMateria_view
http://www.marfisa.org/artigos/tarifa_plana_internet_ilimitada.html

Offline laerciohj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Que o Terminal seja abolido
« Resposta #70 Online: 05 de Agosto de 2006, 23:37 »
Eu não li o tópico inteiro...

Pois é rapaz, devia ter lido. Acontece que o Linux é muito dependente da operação por linha de comando, mas nos outros sistemas que citou você atua mais "livremente" com sua intuitividade na operação...

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re: Que o Terminal seja abolido
« Resposta #71 Online: 06 de Agosto de 2006, 11:42 »
Eu não li o tópico inteiro...

Pois é rapaz, devia ter lido. Acontece que o Linux é muito dependente da operação por linha de comando, mas nos outros sistemas que citou você atua mais "livremente" com sua intuitividade na operação...

Você está falando isto como Usuário do sistema ou como arrastador de mouse?
pq em ambos a linha de comando pelo menos para quem administra é muito útil.
ah e no linux a maioria das coisas feitas pela linha de comando podem ser feitas pela interface gráfica
óbvio que pra mim é mais fácil manter um terminal aberto e digitar os comandos que eu quero do que ficar procurando as coisas no menu.
agora se eu não soubesse mexer no terminal pra que eu iria abrí-lo?
isto vale pra quem está falando em abolir o terminal...
é muito simples se vc procurar você vai ver que existem milhares de frontends para as ferramentas de linha de comando é só dar uma passadinha no freshmeat e no sourceforge.net
ehehe mas isto implica em conhecer um pouco o terminal pelo menos para instalar rm muitos casos...

agora realmente veja:
Instale o pacote NNN

Via terminal

sudo apt-get install NNN
password:

Pelo Gráfico

Abra o synaptic "espere conseguir os poderes de administração para digitar a senha",aguarde a interface ser carregada, clique em procurar e digite NNN "se existir só um pacote sorte sua" clique com o botão direito e vá em instalar

o que é mais fácil?
« Última modificação: 06 de Agosto de 2006, 11:49 por Xterminator »

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Que o Terminal seja abolido
« Resposta #72 Online: 06 de Agosto de 2006, 13:52 »
laerciohj,
no Dapper você já pode instalar um pacote .deb a partir da web bastando apenas clickar nele. Não necessita utilizar comandos nem utilizar autopackage...
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Re: Que o Terminal seja abolido
« Resposta #73 Online: 06 de Agosto de 2006, 15:36 »
A utilização do Terminal na comunidade Ubuntu é um hábito herdado de grupos que movimentam velhas distribuições como Slackware e até mesmo a Debian. Esta é razão principal para desvirtuar o propósito da qual adotamos. Nunca se perguntaram aonde pretendemos chegar com tantos recursos e facilidades gráficas? Eu não as quero como meros adornos ou impecílios, entendam que é por causa disso que alguns usuários de Linux optam por permanecer em distribuições antigas, como as quais citei aqui. Não vejo benefício nenhum em manter uma coisa no sitema operacional que não tem utilidade, é o caso do Synapitc para aqueles que só instalam ou removem programas via Terminal.

O tópico não foi criado para debater o modo mais fácil de se fazer as coisas, mas, sim, a maneira mais conveniente de levar o usuário final a utilização de suas ferramentas. Não nos demos conta de que fazemos parte de um outro universo e de que temos uma causa para defender: a de que o Linux deve ser utilizado independente do conhecimento de um profissional da área de computação, de manuais, tutoriais, guias, livros ou fóruns. Álias, estes veículos de suporte devem ser requisitados nas eventualidades, quando não houverem "janelas" para alguma aplicação. No geral, o ambiente gráfico corresponde melhor a forma intuitiva do usuário final de dominar o sistema operacional.

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re: Que o Terminal seja abolido
« Resposta #74 Online: 06 de Agosto de 2006, 15:50 »
Ao caso do Synapitc para aqueles que só instalam ou removem programas via Terminal.



é meu caro aí é que está, o uso do terminal "só usa quem quer" e da interface gráfica tem a hora certa
por exemplo para se fazer uma atualização complexa como as que eu faço o synaptic quebra um galahão, e para coisas simples utilizo o apt-get eu poderia viver muito bem sem o synaptic, mas  em certos casos ele é prático como em atualizações onde você quer manter,remover e atualizar diversos pacotes de uma vez, captou??? usa o terminal quem quer, usa GUI que quer em certos casos é muito bom você ter os 2, os argumentos postados até agora não convencem o motivo pelo qual abandonar o terminal... na hora que o teu X trava você corre para onde?
pelo menos temos alternativa, diferente de outro SO que ao travar a gui a única saída é meter o dedo no botão, nem CTRL+ALT+F* salvam.