Autor Tópico: Migrando do Windows XP para Linux Ubuntu [2 HDs]  (Lida 3468 vezes)

Offline jeanlucas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Migrando do Windows XP para Linux Ubuntu [2 HDs]
« Online: 15 de MAR?O de 2011, 12:44 »
Olá!
Uso o Windows XP a uns 5 anos, mas resolvi mudar para o Linux! Tenho uma dúvida...
Possuo 2 HDs (1º=80GB ; 2º=1.5TB) Meu Windows está no de 80, e todas minhas coisas (músicas, filmes, fotos) estão no de 1.5TB
Se eu formatar e instalar o Linux no de 80GB, eu vou perder, ou nao ter como acessar as minhas coisas do de 1.5TB? Pois o meu sistema de arquivos do HD 2 é NTFS, terá conflito caso use o Linux no HD 1?

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Migrando do Windows XP para Linux Ubuntu [2 HDs]
« Resposta #1 Online: 15 de MAR?O de 2011, 12:54 »
Desde que você não formate o de 1.5 não perderá nada.
Não precisa nem perder o windows, dá para instalar lado a lado no de 80gb.
Se na instalação quiser ter plena certeza de que não vai formatar errado, é só desplugar o hd maior. (neste caso sem dúvida nunca errarás :D)
Brincadeiras a parte, fique tranquilo, o Ubuntu não vai formatar sem você pedir e vai ler as partições ntfs (hd do windows e hd de dados).
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline jeanlucas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Migrando do Windows XP para Linux Ubuntu [2 HDs]
« Resposta #2 Online: 15 de MAR?O de 2011, 14:08 »
Muito Obrigado! *-* Eu achei que o Linux nao reconheceria os meus arquivos do outro HD por causa do sistema de arquivo, ainda hoje formatarei e colocarei o Ubuntu \o

Offline mulequeatentado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Migrando do Windows XP para Linux Ubuntu [2 HDs]
« Resposta #3 Online: 25 de Abril de 2011, 21:33 »
No meu caso eu já utilizava somente o ubuntu em 1 HD. Uma maquina antiga minha queimou, então peguei o HD dela e coloquei nesta, ele reconheceu e consigo acessar os arquivos, mas queria agora formatar esse HD novo(velho. rs) que coloquei. Como faço?

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Migrando do Windows XP para Linux Ubuntu [2 HDs]
« Resposta #4 Online: 25 de Abril de 2011, 21:44 »
No meu caso eu já utilizava somente o ubuntu em 1 HD. Uma maquina antiga minha queimou, então peguei o HD dela e coloquei nesta, ele reconheceu e consigo acessar os arquivos, mas queria agora formatar esse HD novo(velho. rs) que coloquei. Como faço?
Instale o gparted ($sudo apt-get install gparted).
E formate por ele.

Offline mulequeatentado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Migrando do Windows XP para Linux Ubuntu [2 HDs]
« Resposta #5 Online: 26 de Abril de 2011, 20:37 »
Consegui formatar pelo gparted, criei apenas uma partição ext4 neste HD, visualizo mas não consigo alterar nada nele, verifiquei as propriedades e está como proprietario root.

E agora?