Autor Tópico: Ubuntu mais lento que Windows 7 aqui!  (Lida 17789 vezes)

Offline la_de_longe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 198
    • Ver perfil
Ubuntu mais lento que Windows 7 aqui!
« Online: 15 de MAR?O de 2011, 16:49 »
Por mais que eu tente otimizar minha instalação do Ubuntu eu nunca consigo deixar ele tão rápido qt o Windows 7.

Já segui varios tutoriais aqui e em outros sites na net, para recompilar o kernel, otimizar o acesso aos disco, usar o apt-build, subistiruir o metacity pelo openbox e ect, mas nunca fica tão rapido qt é no Windows.

No Windows aqui os programas abres quas que instantaneamente e os mais leves abrem instantaneamente mesmo, já no Ubuntu até pra abrir um simples  gedit parece que ele da uma "pensadinha" antes, pra todo programa que vou abrir ele sempre demora um poquinho.

Como faço pra melhorar isso? Pra deixar rapidinho que nem é no Windows a abertura dos aplicativos?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu mais lento que Windows 7 aqui!
« Resposta #1 Online: 16 de MAR?O de 2011, 00:58 »
"Tão rápido quanto o Windows 7".

Tão rápido pra fazer o quê? Com que aplicativo? Medindo como?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline la_de_longe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 198
    • Ver perfil
Re: Ubuntu mais lento que Windows 7 aqui!
« Resposta #2 Online: 16 de MAR?O de 2011, 01:55 »
"Tão rápido quanto o Windows 7".

Tão rápido pra fazer o quê? Com que aplicativo? Medindo como?

Eu já disse, rapido para abrir os aplicativos.

No Windows 7 quase eu abro tudo instantanemente, é só clicar no icone dele e a janela do aplicativo ja salta na tela instantaneamente. Só  os maos pesado como photoshop por exemplo que demora algusn segundos, mas mesmo assim nã oé muito tempo.

Já no Ubuntu eu sinto peso até pra abrir o gedit que é um simples editor de textos like wordpad, sei la não tem a rapidez que ue vejo no seven. E eu isso eu to comparando no meu mesmo PC, os dois estão em dual boot e o Ubuntu esta numa partição ext4.

Pra ter uma ideia se vc instalar o leafpad vai ver que ele é bem mais leve que o gedit certo? Pois então no Windows 7 aqui o Office é tão leve t o leafpad, a splash screen do office ne mchega a parecer na tela pra abrir o word ou oexcel, é clicar no atalho e a janela já estar instantaeamente na tela.  Isso o office, programa mais simples como google chrome, notepad, paint e etc é tão rapido qt isso ou ainda mais.

Eu não vejo isso no Ubuntu, todos aplicativos por mais leev que sejam demora algusn segundos para iniciar, parece que ele da uma lidinha no HD antes de abrir o programa. Queria deixar rapido como no seven, não tem como?


Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu mais lento que Windows 7 aqui!
« Resposta #3 Online: 16 de MAR?O de 2011, 07:44 »
"Eu já disse, rapido para abrir os aplicativos."

"Os aplicativos". Ou seja, tudo. Ou seja, você não está comparando o funcionamento do mesmo aplicativo, está comparando tempo de carga. Fica difícil estabelecer um parâmetro assim. Comparar office, como, se (1) não há office no Linux, e (2) é sabido que a M$ engendra o Windows pra acelerar a carga dos programas dela?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline la_de_longe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 198
    • Ver perfil
Re: Ubuntu mais lento que Windows 7 aqui!
« Resposta #4 Online: 16 de MAR?O de 2011, 10:36 »
"Eu já disse, rapido para abrir os aplicativos."

"Os aplicativos". Ou seja, tudo. Ou seja, você não está comparando o funcionamento do mesmo aplicativo, está comparando tempo de carga. Fica difícil estabelecer um parâmetro assim. Comparar office, como, se (1) não há office no Linux, e (2) é sabido que a M$ engendra o Windows pra acelerar a carga dos programas dela?

O office foi apenas um exemplo, e por masi que a MS otmize o carregamento dele no windows  num simples editor de textos como gedit deveria ser mais leve pra abrir. E não é só com o office que acontece isso, como ja disse foi só uma comparação. Todos os programas como firefox, google-chrome e etc abrem bem mais rapidamente no Windows aqui na minha máquina.

Claro que em ouitros aspectos o Ubuntu é bem melhor, como tempo de boot qu ele carrega o sistema bem mais rapido que o window (quase metade do tempo), é mais levbe para rodar videos em alta definição (no windows engasga as vezes e no ubutnu roda lisinho), e eu posso abrir varios aplicativos sem perder performance ou estabilidade.

Porém na abertura dso porgramas eu sinto falta da agilidade do windows, queria que fosse asssim no ubuntu e gostaria de saber se não tem jeito.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu mais lento que Windows 7 aqui!
« Resposta #5 Online: 16 de MAR?O de 2011, 11:28 »
Já ouviu falar em "prefetch"? Limpe a pasta "prefetch" do windows e diga se os programas ainda vão carregar tão rápido.

Vc quer ganhar desempenho na carga dos programas? Habilite algum sistema de "prefetch" ou "preload". Há um serviço de "preload" que vc pode instalar, mas ele precisa ser bem ajustado pra funcionar bem.

Isso sem falar que o tempo de carga de um programa é duramente influenciado pelo desempenho do HD da máquina. Da forma como você descreveu seu sistema, você está usando os dois sistemas em Dual Boot. Provavelmente tem uma partição pra cada um no HD, e mais provavelmente ainda, a primeira partição do HD é a do Windows, correto?

Pois bem, você sabia que há diferenças severas de desempenho entre as trilhas internas do HD e as externas? As partições que ficam no início do HD são mais rápidas que as que ficam no final. Essa diferença chega a incríveis 50% do tempo de acesso.

Então, posicionando o Windows na primeira partição, você dá a ele a vantagem de trabalhar nas trilhas mais rápidas. Mais um motivo pra ter a carga dos programas mais rápida no windows.

Se for pra fazer uma comparação justa entre os dois sistemas, seria preciso ter duas máquinas idênticas em hardware, cada uma instalada sob as mesmas condições, incluindo um sistema de prefetch, e executar um programa de benchmark em comum. Mas nessa parte eu não tenho condição de ajudar.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Ubuntu mais lento que Windows 7 aqui!
« Resposta #6 Online: 16 de MAR?O de 2011, 15:16 »
Camarada, eu fiquei curioso em conhecer esse seu windows, pois no meu netbook quando tinha o w7, ele perdia feio para o Ubuntu.
Eu registrava o tempo abrindo os mesmos aplicativos. (vlc, gimp, firefox, calc...), não testei com o msoffice porque não o tenho, porém, sei que ele abre mais rápido que o openoffice pelo menu, usando o inicializador da bandeja o openoffice não perde a partir do segundo boot.
Empacotar e desempacotar foi uma piada de mau gosto o tempo do windows (era exatamente o mesmo arquivo).
Ligar e desligar o sistema o windows também perdeu.
O kernel windows+ambiente gráfico+msoffice+outros aplicativos windows têm a obrigação de serem mais rápidos, pois deveriam ser pensados de forma integrada. Lembre-se que isso atualmente é impossível no mundo GNU/Linux, são ferramentas distintas que se encontram em um mesmo lugar. Por isso seria razoável que nas distro linux tudo demorasse mais para abrir e mesmo assim, isso não acontece com a maioria dos usuários.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline la_de_longe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 198
    • Ver perfil
Re: Ubuntu mais lento que Windows 7 aqui!
« Resposta #7 Online: 16 de MAR?O de 2011, 17:34 »
Eu não tenho dualboot, tenho triibo com Winbdows Seven, Ubuntu 10.10 e Mac OSX Snow Lropard (hackintosh), e o windows não esta na primeira partição, ele foi o ultimo sistema a ser instalado.

Já instalei o preload e também o prelink, além de cofigua-lo como num tutorial na net. Não to falando que o Window é mais rapido que o Ubuntu em tudo, mas na abertura de programas apenas. É como se o programa ja estivesse aberto, vc só clica no icone no desktop e a janela dele aparece instanatneamente.

Poderia gavar um video do desktoip demonstarndo isso, mas não sei se a gravaçação do video não iria atrapalhar o desempenho.

E o msofffice qeu eu testei foi só um exmeplo eu ja disse, programas mais leves como paint ou notepas é maiks rapido ainda, ja no Ubuntu por mais leve que seja o programa ainda demora um mesmo pra carregar.

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Ubuntu mais lento que Windows 7 aqui!
« Resposta #8 Online: 16 de MAR?O de 2011, 18:14 »
Ola, aqui eu uso o 64bit sem swap demora somente a primeira carga(inicialização) do programa, depois que ja carregou na memoria é instantaneo, clicou apareceu, é bem rapido. Mais rapido ainda é quando desativo o compiz que elimina o efeito de abertura da janela, nao sei o que pode ser mais rapido que isso. Ja testei um pacote preload mas nao notei diferença no desempenho, talvez nos aplicativos de sessao e deixar marcada a opção de carregamento dos programas ele demore um pouco mais no boot e abra instantaneamente ja na primeira inicialização do programa ao clicar.
« Última modificação: 16 de MAR?O de 2011, 18:16 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline la_de_longe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 198
    • Ver perfil
Re: Ubuntu mais lento que Windows 7 aqui!
« Resposta #9 Online: 16 de MAR?O de 2011, 18:21 »
Ola, aqui eu uso o 64bit sem swap demora somente a primeira carga(inicialização) do programa, depois que ja carregou na memoria é instantaneo, clicou apareceu, é bem rapido. Mais rapido ainda é quando desativo o compiz que elimina o efeito de abertura da janela, nao sei o que pode ser mais rapido que isso. Ja testei um pacote preload mas nao notei diferença no desempenho, talvez nos aplicativos de sessao e deixar marcada a opção de carregamento dos programas ele demore um pouco mais no boot e abra instantaneamente ja na primeira inicialização do programa ao clicar.

No windows eu deixo desativado as animaçoes mesmo para ficar ainda mais  rapido, no Linux eu também ja desativei as animações mas aidna demora 1 ou 2 seguntos pra o programa começar a abrir. Desativar o compiz eu não façlo p da impressão quie o sistema ficou mais pesado.

Offline danielpt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Re: Ubuntu mais lento que Windows 7 aqui!
« Resposta #10 Online: 16 de MAR?O de 2011, 22:03 »
cara tenho o mesmo problema, acho meu ubuntu mais lerdo para executar aplicativos como firefox, tibia (compilado para linux não uso wine)...
e eu acho que o problema possa ser devido ao uso de dual boot, windows no primeiro e ubuntu no segundo, como o amigo acima disse, o primeiro
tem mais desempenho, vou tentar remover o ruimdows já que não o uso mais...
Yours, Dan.

Offline la_de_longe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 198
    • Ver perfil
Re: Ubuntu mais lento que Windows 7 aqui!
« Resposta #11 Online: 16 de MAR?O de 2011, 22:36 »
cara tenho o mesmo problema, acho meu ubuntu mais lerdo para executar aplicativos como firefox, tibia (compilado para linux não uso wine)...
e eu acho que o problema possa ser devido ao uso de dual boot, windows no primeiro e ubuntu no segundo, como o amigo acima disse, o primeiro
tem mais desempenho, vou tentar remover o ruimdows já que não o uso mais...

Não acho que tenah a ver com o HD, pois ja experimeitei rodar um live cd do Ubuntu com o comando toram e continuou a mesma coisa. Com esse comando ele copias o sistema todo para a ram e deixa o drive de dvd livre, como ja esta tudo na ram se fosse problema no HD nã odeveria ocorrer creio eu.



Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu mais lento que Windows 7 aqui!
« Resposta #12 Online: 16 de MAR?O de 2011, 23:56 »
Vc está rodando o Ubuntu a partir do DVD, ou instalado?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline robsoncassol

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Ubuntu mais lento que Windows 7 aqui!
« Resposta #13 Online: 18 de MAR?O de 2011, 12:44 »
Eu também tenho a mesma impressão, quando utilizo o win7 parece que meu PC fica "turbinado" se comparado quando ele estava rodando o Ubuntu.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu mais lento que Windows 7 aqui!
« Resposta #14 Online: 18 de MAR?O de 2011, 13:04 »
Drivers, programas instalados, aplicativos com tratamento privilegiado pelo kernel do windows, se a gente for procurar a fundo, há razões de sobra pra isso acontecer.

Claro que a pessoa pode simplesmente optar por ficar naquele ambiente em que se sente mais confortável.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D