Autor Tópico: como instalar o driver de video intel hd grafics????  (Lida 17069 vezes)

Offline Davi Sperandio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
como instalar o driver de video intel hd grafics????
« Online: 19 de MAR?O de 2011, 00:37 »
tenho um ubuntu 10.10 amd64!
não roda nda em 3d nem roda compiz fusion!
não habilita os efeitos!
fica procurando driver!
e diz que não pode habilitar os efeitos!
gente o meu processador é o intel Core i3  330m que já tem uma placa grafica de alta- definição nele!
ele possui um controladora gráfica! imbutida!
eu quero saber se o ubuntu tem suporte a este driver!
pq  sei que até o gma  500 tinha!
só que o correto pro meu not seria o hd grafics!
preciso urgente de ajuda!
pq se não vou ter que colacar windows!
pq com o windows é só baixar no site da intel e pronto!
eu acredito que o ubuntu tenha que ter suporte a esse novo driver!
pq se não tem! tá mto ultrapassado pq o hd grafics é mto melhor!
abs!

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: como instalar o driver de video intel hd grafics????
« Resposta #1 Online: 19 de MAR?O de 2011, 09:39 »
Ola

Pesquisou por => linux intel hd graphics?

Voce não acredita a sorte que eu tive! Coloquei este termos no google, e o primeiro link que apareceu me redirecionou para este link => http://intellinuxgraphics.org/

Incrivelmente eles postam lá o driver necessário => http://intellinuxgraphics.org/2010Q4.html

E tudo relacionado a isto.

O google é ótimo para mim. Principalmente por que não consegui ver aqi qual sua placa de video, nem como ela foi identificada pelo Ubuntu quando recebeu um ID do tipo ID xxxx:xxxx, nem se tem todos os pacotes instalados para esta sua placa bem como se instalou o compiz-config-settings-manager.

Só lembro que voltando para o Windows, aí sim, você não terá os efeitos especiais mesmo. ;)

[]'s boa sorte com sua placa e boas pesquisas
« Última modificação: 19 de MAR?O de 2011, 09:44 por Tota »

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: como instalar o driver de video intel hd grafics????
« Resposta #2 Online: 19 de MAR?O de 2011, 13:16 »
vou começar uma campanha nesse topico, vai ser a capanha "se ameaçar voltar pra windows nao ajudo", quero dizer ao criador do topico que voltar pro windows é uma otima soluçao, so leva umas 6h pra formatar a maquina e instalar tudo denovo, é um sistema facil, muito facil realmente, chega quase a ser imbecil de tao facil, sendo assim se quer voltar volte, pra que bater cabeça aprendendo linux se voce tem windows? nao existe usuario de linux que nao tenha a mente aberta para aprender e nao seja intusiasta de algum desafio, e acho que voce nao sera o primeiro.

ps: aprende a escrever direito, ajuda as pessoas a entende-lo
Ubuntu Linux 10.10

Offline orreflc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: como instalar o driver de video intel hd grafics????
« Resposta #3 Online: 19 de MAR?O de 2011, 13:49 »
Não pretendo voltar para o Windows, tanto que estou fazendo cursos para livrar-me desse mal. Também estou sem efeitos 3D e vou tentar seguir as instruções. Mas, está acontecendo uma coisa estranha por aqui. Quando o Ubuntu faz um upgrade do kernel, a máquina lê o GRUB e não reinicia. Fica num eterno piscatório. 
Apanhei muito para efetuar a instalação. Consegui instalar o 10.10 após verificar a indicação de que usando F6 com nomodeset a parte gráfica funcionaria, possibilitando a instalação.  Ficou da hora. O estranho desta história é: após um upgrade do kernel, a máquina não arranca depois do GRUB. Trocando o HD pelo do maldito M$ e rodando-a, basta efetuar nova troca de HD para o Ubuntu funcionar quase redondinho novamente (falta a parte gráfica em 3D). Isso não faz sentido, eu sei. Mas, é o que está ocorrendo.  Sou novato em máquinas Linux, mas, começo a pensar que algum hardware do meu HP-DV5 esteja programado para ser M$ dependente. Talvez a BIOS? Esta hipótese me assusta, pois mexe com direitos do consumidor de vasta comunidade, a nossa.
Não sei se estou pensando de maneira correta, tampouco sei se este espaço é adequado para colocar este resumo de observação. Caso esteja manifestando-me em espaço inapropriado, favor me passar um e-mail - orreflc@gmail.com
Cláudio Ferro

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: como instalar o driver de video intel hd grafics????
« Resposta #4 Online: 19 de MAR?O de 2011, 14:00 »
Ola, o que acontece nesses notes e maquinas mais novas com GPU integrada no processador(como so core i3) e que o Ubuntu instala automaticamente o driver intel, tento que vc pode conferir e vera que o que esta ativo e o Intel e nao a placa dedicada, o usuario kriador desenvolveu um script para fazer essa "troca" das placas aceleradoras ou entao vc pode usar o UCC para fazer essa troca, nao tem segredo para usar esse aplicativo. Se desejar testar;

http://sites.google.com/site/ubuntucontrolcenter/

\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Davi Sperandio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: como instalar o driver de video intel hd grafics????
« Resposta #5 Online: 19 de MAR?O de 2011, 18:44 »
agradeço pelas respostas!
mas gostaria de falar!
que não estou a favor da opinião do usuário kriador!
eu penso que o fórum é um lugar de pedir ajuda e ser ajudado! e também ajudar a outros!
esse fórum é muito organizado e possui regras bem claras que devem ser seguidas!
o usuário usando de palavras equivocadas perdeu o sentido da imparcialidade!
a opinião não entra de acordo com o assunto do tópico!
eu não vou me colocar no mesmo nível e rebater ignorância!
eu acho que respeito é algo que todos querem! 
e eu também quero! e não pude ter com as declarações expostas por ele!
se isso repetir o fato será levado aos moderadores!
eu sei muito bem as diferenças entre s.o. com núcleo linux e Windows inclusive mac os! pq eu também tenho um mac book air!
o usuário deveria defender seu ponto de vista sem ser indelicado!
nosso dever é promover o mundo linux! não ficar fazendo declarações ofensivas e desrespeitosas!
aprenda a ter respeito! saiba expor seu lado de vista sem palavras agressivas que não levam a lugar nenhum!
caso o usuário Sr:kriador de letras não saiba!
eu majoritariamente entro no fórum de madrugada!
pois de manha e de tarde estou cursando na UERJ Faculdade De Direito!
e a noite estou na internet fazendo varias coisas ao mesmo tempo e no momento em que relatei o tópico já tinha feito a leitura de 2 livros e meio!
e por isso estava muito sobrecarregado e coloquei na minha pergunta erros de português! dos quais peço mil desculpas! mas eles não fizeram alteração no sentido da pergunta!
eu agradeço de verdade a opinião de vcs!
eu vou tentar instalar os drivers e volto a relatar o resultado!
obrigado a todos!
estimo considerações a vcs!
abs!

Offline orreflc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: como instalar o driver de video intel hd grafics????
« Resposta #6 Online: 20 de MAR?O de 2011, 02:28 »
Valeu, Platão. A indicação do UCC foi excelente.
Em minha modesta opinião, não devemos deixar de aprender. Tanto o aprendizado quanto as experiências podem e devem ser realizadas em máquinas virtuais (mais seguro).
O desenvolvimento de ferramentas gráficas de configuração trará muitos benefícios.
Obrigado

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: como instalar o driver de video intel hd grafics????
« Resposta #7 Online: 20 de MAR?O de 2011, 02:47 »
Ola, sem duvida orreflc, concordo. Lembrando que a "comutação" da placa de video com o UCC so esta disponivel para o kernel do Maverick em diante(me corrijam se eu estiver enganado).
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline orreflc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: como instalar o driver de video intel hd grafics????
« Resposta #8 Online: 20 de MAR?O de 2011, 02:57 »
Valeu mesmo. Fiquei tão satisfeito com o resultado que postei um e-mail para o Benjamim. O cara merece nosso retorno pelo trabalho.
Abraço

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: como instalar o driver de video intel hd grafics????
« Resposta #9 Online: 20 de MAR?O de 2011, 03:07 »
Ola nao sei se e verdade, mas parece que ele estava querendo parar de desenvolver o UCC para se dedicar a outros compromissos....tomara que nao 8)
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline orreflc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: como instalar o driver de video intel hd grafics????
« Resposta #10 Online: 22 de MAR?O de 2011, 14:34 »
Oi, Platão
Pelo que o Benjamim me passou, ele está para lançar uma nova revisão do UCC. Contudo, pensa nosso amigo em fazer mestrado e tem convite de trabalho. Ao menos, disse isso em um dos tutoriais.  Que seja feliz nosso parceiro! Chopp ao Benjamim!!!!

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: como instalar o driver de video intel hd grafics????
« Resposta #11 Online: 22 de MAR?O de 2011, 15:11 »
Oi, Platão
Pelo que o Benjamim me passou, ele está para lançar uma nova revisão do UCC. Contudo, pensa nosso amigo em fazer mestrado e tem convite de trabalho. Ao menos, disse isso em um dos tutoriais.  Que seja feliz nosso parceiro! Chopp ao Benjamim!!!!

+1
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997