Autor Tópico: Travamentos Aleatórios...  (Lida 3463 vezes)

Offline lorencini2387

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Travamentos Aleatórios...
« Online: 24 de MAR?O de 2011, 14:20 »
Olá pessoal. Meu primeiro post aqui no fórum, mas já acompanho o mesmo a alguns anos, sendo que uso linux a 4 anos.

Enfim, meu problema é meio dificil de explicar, mas vou tentar mesmo assim, por desencargo de consciência...

De uns 3 meses pra cá, venho notando alguns travamentos aleatórios no meu Ubuntu 10.10 64x. Durante os travamentos, (que duravam cerca de 10 a 15 segundos), o Gnome simplesmente parava de responder, e eu só podia aguardar. Ao tentar descobrir qual o problema, notei o seguinte:

    -O travamento parecia acontecer apenas quando eu escuto musica. O que me fez desconfiar do PulseAudio.
    -Outra coisa que também travava era quando abria o firefox, mais especificamente, algum site que continha Flash (Problemas com flash 64x?).
    -Quando o travamento ocorria, o medidor do gnome acusava a CPU de estar a 98%, mas não com processos, e sim "Aguardando E/S", e o led indicador da HD no note fica acesso, como se ela tivesse sendo acessada.
    -O travamento não ocorre no Windows, o que descarta a possibilidade de Hardware Falho.


Desde a versão 8.10 nunca tive problemas com o Ubuntu ou o linux em geral, mas estou ficando sem opçoes. É um erro muito incômodo, e está me deixando louco. Se alguém puder me ajudar, agradeço sinceramente.

O meu hardware é o seguinte:

    -Notebook ACER Aspire 5741
    -Core i3-350M 2.26
    -Intel HD Graphics
    -3GB DDR3


Agradeço desde já, e desculpem pelo enorme post.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Travamentos Aleatórios...
« Resposta #1 Online: 24 de MAR?O de 2011, 22:49 »
Citar
-Outra coisa que também travava era quando abria o firefox, mais especificamente, algum site que continha Flash (Problemas com flash 64x?).
A Adobe se superou dessa vez. A última versão do Flash pra 64 bits conseguiu ser milhões de vezes pior que as anteriores. Provavelmente todo seu problema está aqui.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline lorencini2387

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Travamentos Aleatórios...
« Resposta #2 Online: 25 de MAR?O de 2011, 14:42 »
Eu também tava desconfiado disso. Meu principal suspeito é ele.

Mas notei algo estranho nessa ultima semana. Instalei o Kubuntu 10.10 x64 a uns 3 dias. Confesso que não cheguei a usá-lo por muito tempo, mas pelo que usei, ele não travou. O kubuntu usa o PulseAudio também?

Caso eu instale o firefox 32x, e usar o flash 32x também, será que resolve o problema?

Acabei de reinstalar o Ubuntu 10.10 x43 aqui. Agora to atualizando ele.

Li em um fórum que a maioria dos problemas com o flash se resolvem definindo para ele NÃO usar a aceleração por hardware. Será que é verdade? Desativei agora, vou ficar assim por um tempo e ver no que dá.

[EDIT] - Como disse, acabei de formatar. Liguei o Rhytmbox, to com o firefox aberto nessa página do fórum apenas, e 3 minutos depois, lá veio o primeiro travamento. Ao procurar nos processos, vi que o PulseAudio está com a propriedade "nice" -11. Alguém sabe o que significa isso?

E alguém pode me indicar um tutorial (caso exista um modo de fazer), pra trocar o pulse audio pelo ALSA, totalmente?

Agradeço desde já.
« Última modificação: 25 de MAR?O de 2011, 14:50 por lorencini2387 »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Travamentos Aleatórios...
« Resposta #3 Online: 25 de MAR?O de 2011, 15:06 »
Eu também tava desconfiado disso. Meu principal suspeito é ele.

Mas notei algo estranho nessa ultima semana. Instalei o Kubuntu 10.10 x64 a uns 3 dias. Confesso que não cheguei a usá-lo por muito tempo, mas pelo que usei, ele não travou. O kubuntu usa o PulseAudio também?
A única diferença entre Ubuntu e Kubuntu é gerenciador de janelas, Gnome no Ubuntu, KDE no Kubuntu.

Citar
Caso eu instale o firefox 32x, e usar o flash 32x também, será que resolve o problema?
Sinceramente, não sei dizer.

Citar
Acabei de reinstalar o Ubuntu 10.10 x43 aqui. Agora to atualizando ele.

Li em um fórum que a maioria dos problemas com o flash se resolvem definindo para ele NÃO usar a aceleração por hardware. Será que é verdade? Desativei agora, vou ficar assim por um tempo e ver no que dá.

[EDIT] - Como disse, acabei de formatar. Liguei o Rhytmbox, to com o firefox aberto nessa página do fórum apenas, e 3 minutos depois, lá veio o primeiro travamento. Ao procurar nos processos, vi que o PulseAudio está com a propriedade "nice" -11. Alguém sabe o que significa isso?
"nice" é a prioridade do processo. Menor "niceness", mais agressivamente o processo vai usar CPU.

Citar
E alguém pode me indicar um tutorial (caso exista um modo de fazer), pra trocar o pulse audio pelo ALSA, totalmente?

Agradeço desde já.
Eu também não sou fã da biblioteca Pulseaudio, mas até onde eu sei ela só cria uma camada entre os aplicativos e o ALSA. Então, o ALSA já está em sua máquina.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline lorencini2387

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Travamentos Aleatórios...
« Resposta #4 Online: 26 de MAR?O de 2011, 00:16 »
Então é normal o Pulse estar com nice -11? Isso não significa que pode ser ele que está ocupando a CPU?

To usando o Ubuntu 10.10 x64 aqui. Até agora nada de travamento, a não ser aquele que citei na mensagem anterior. A coisa parece ter se estabilizado. Po desencargo de consciência, desliguei a aceleração por hardware do flash, e estou usando o Chrome, que tem um processo separado para o flash.

Argadeço muito a ajuda cara...

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Travamentos Aleatórios...
« Resposta #5 Online: 26 de MAR?O de 2011, 00:19 »
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline lorencini2387

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Travamentos Aleatórios...
« Resposta #6 Online: 26 de MAR?O de 2011, 14:00 »
Citar
...e estou usando o Chrome...
http://www.hardware.com.br/comunidade/chrome-segredo/1130791/

Bacana o Link que vc passou. Mas sei lá. Não concordo com o que a Google faz, mas o browser deles é o único que não faz o flash travar aqui no meu Ubuntu. Então to meio que de mãos atadas.

Mas ainda assim, mesmo os sites que não são da Google carregam bem mais rápido no Chrome do que no Firefox aqui. E olha que sempre fui fão do Firefox, e continuo sendo, mas o Chrome simplesmente funciona melhor aqui. Ainda não testei o FF4.

Abraços.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Travamentos Aleatórios...
« Resposta #7 Online: 26 de MAR?O de 2011, 18:35 »
Bem, pelo menos agora vc sabe onde está se metendo.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline polidori

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 183
    • Ver perfil
Re: Travamentos Aleatórios...
« Resposta #8 Online: 27 de Setembro de 2011, 23:08 »
Desculpem-me ressucitar o tópico, mas estou com um problema semelhante, pra não dizer igual.
Estou com travamentos aleatórios assustadores e horripilantes.
Estou com medo de ser hardware, tipo dano na memória por superaquecimento.
Bom, andei suspeitando do pulseaudio também, mas quando desinstalei ele sumiu o comando de baixar o volume com as teclas.
Eu usei o comando "top" no terminal e quando eu vejo algum vídeo no navegador, o uso da cpu pelo xorg sobe pra 44, assim como pelo firefox-bin, somando ao compiz que dá uns 14 até passa dos 100% de uso!
É um problema que vem em ciclos, às vezes piora, às vezes fica bom, daqui a pouco piora de novo. Ultimamente tá insuportável, porque além de dar crash no chrome ou no FF ao ver vídeo, ele fecha aleatoriamente outros programas, como o gedit (bloco de notas), ou o rhythmbox... Eu estava fazendo um backup pro HD externo, considerando que eu possa ficar com as calças nas mãos a qualquer momento, e no meio da transferência deu pau no nautilus e o HD externo desligou-se.
Tá feia a coisa...
ASUS Intel I7
Mint 19.3 MATE 64-bit

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Travamentos Aleatórios...
« Resposta #9 Online: 28 de Setembro de 2011, 11:33 »
Citar
Estou com medo de ser hardware, tipo dano na memória por superaquecimento.
Seria a primeira coisa a ver. Se for um desktop, a fonte de alimentação pode ser a vilã da história (e não esqueça que equipamento novo também dá defeito).

Se você percebe o travamento após assistir vídeos, o super-aquecimento é uma possibilidade. Logo após travar, vá ao setup do bios da máquina e veja as temperaturas. Se a sua placa de vídeo permitir, veja também a sua temperatura.

Sobre passar do 100% de uso, o "top" calcula o processamento por núcleo. Numa máquina de vários núcleos, cada núcleo pode ir a 100% independente dos outros; assim, uma máquina quad-core pode perfeitamente chegar a 400% de CPU (indicando que os quatro núcleos estão sobrecarregados).
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline polidori

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 183
    • Ver perfil
Re: Travamentos Aleatórios...
« Resposta #10 Online: 28 de Setembro de 2011, 17:18 »
Entendi zekkerj, acho que é superaquecimento. Acho que vou entrar em contato com o suporte da Dell pra ver se eles me dão uma luz... :(
ASUS Intel I7
Mint 19.3 MATE 64-bit

Offline anp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
    • Ver perfil
Re: Travamentos Aleatórios...
« Resposta #11 Online: 28 de Setembro de 2011, 17:40 »
Boa parte dos travamentos que o sistema passa é por estar com a atualização em tempo real. Mude a atualização automática com uma frequência menor. Ao iniciar o sistema, ele vai sempre buscar por atualização o que pede muito do cpu.
Outra coisa que esmerilha o uso do processador, são sites com java. Quando se acessar um site de internet banking ou similar que ativa o java, é só reiniciar o firefox, chrome ou outro qualquer.
Sem contar aqueles sites com jogos do brasileirão ao vivo ou canais pagos (ilegais) que os criadores deles enchem de animações em flash.

Acredito que não seja por conta de uma falha no hardware do usuário.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Travamentos Aleatórios...
« Resposta #12 Online: 28 de Setembro de 2011, 18:08 »
Nos sistemas de 64 bits, o Flash é uma baleia azul encalhada puxando o titanic de marcha-a-ré.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline polidori

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 183
    • Ver perfil
Re: Travamentos Aleatórios...
« Resposta #13 Online: 29 de Setembro de 2011, 19:08 »
Zekkerj - a coisa piorou muito. Tentei instalar o ruindows e não deu... Instalei o Ubuntu do zero de novo, pelo pendrive.
E sabe como? Tirei uma das memórias... Acho que uma está estragada... Talvez por superaquecimento.
Eu uso o notebook direto, o dia inteiro. Será que é mau uso?
A estória da baleia azul é muito engraçada hehhehehe
E anp, se não for a memória no meu caso, eu ia ficar muito contente! Vou testar recolocá-la novamente daqui um tempo... E vou me certificar de colocar a atualização numa frequencia menor.
ASUS Intel I7
Mint 19.3 MATE 64-bit

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Travamentos Aleatórios...
« Resposta #14 Online: 29 de Setembro de 2011, 22:47 »
Não sei no pendrive, mas no CD vem uma alternativa de boot chamada "memtest". Com ela, você pode verificar o funcionamento da sua memória.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D