Autor Tópico: Deixar Windows acessando partições ext4 [Resolvido]  (Lida 15962 vezes)

Offline brunnux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 115
    • Ver perfil
Deixar Windows acessando partições ext4 [Resolvido]
« Online: 27 de MAR?O de 2011, 18:40 »
Tenho o Windows 7 e o Ubuntu (o qual não abro mão nem a pau) no meu computador.
Instalei uma aplicação no Windows chamada ext2fsd que permite montar as partições do Ubuntu no Windows, programar para montar no inicio e permitir escrever, ler ou ambos.
Daí quando eu entro no Windows 7 a minha partição /home é montada com uma letra no Windows.

Então... será que permitir que o Windows escreva nas minhas partições ext4 do Ubuntu através dessa aplicação é seguro? Enfim, será que isso é, no geral, seguro?

Se não, alguém tem alguma sugestão de como eu posso fazer isso de maneira mais segura e eficiente?

Dês de já obrigado.
« Última modificação: 29 de Abril de 2011, 15:59 por brunnux »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Deixar Windows acessando partições ext4
« Resposta #1 Online: 28 de MAR?O de 2011, 01:30 »
Citar
será que permitir que o Windows escreva nas minhas partições ext4 do Ubuntu através dessa aplicação é seguro?
Eu não acho que seja seguro. Mas o "acho" quer dizer exatamente isso: é uma opinião, não uma sentença.

Citar
alguém tem alguma sugestão de como eu posso fazer isso de maneira mais segura e eficiente?
Crie uma partição "neutra", que vc possa usar pra passar dados de um sistema pro outro. Nem a partição de sistema do windows, nem as partições de sistema ou home do linux.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline abdo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 345
  • Vasco / O Sentimento não para - Ilha do Governador
    • Ver perfil
    • Guia Ilha do Governador
Re: Deixar Windows acessando partições ext4
« Resposta #2 Online: 28 de MAR?O de 2011, 08:13 »
brunux

se levarmos em consideração que o sistema windows é o mais visado pelos criadores de virus e malwares em geral, então concluímos que não deve ser uma boa idéia darmos essa permissão.

mesmo sendo mais trabalhoso o ideal seria você copiar o arquivo do linux para o windows, trabalhar no arquivo e salvar no seu windows para, posteriormente, ao entrar no linux copiar este arquivo para o linux.

como disse o zekkerj, isto tambem é o que eu acho, e o que eu faria diante de meus conhecimentos um tanto quanto limitados, não necessariamente a melhor opção.

abcs
abdo
Digo não a pirataria. Uso Linux
linuxuser #535930 | ubuntuuser #33887
http://s19.postimage.org/ys9n31xib/userbar.png

Offline brunnux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 115
    • Ver perfil
Re: Deixar Windows acessando partições ext4
« Resposta #3 Online: 28 de MAR?O de 2011, 17:23 »
Eu tive no passado um modelo com 2 sistemas, o Windows XP e o Ubuntu, cada um em sua partição. E uma 3ª partição maior para guardar os meu arquivos, uma NTFS criada no Windows onde tanto o Windows podia usar quanto o Ubuntu. Só que eu queria fazer desta partição a /home do meu Ubuntu, mas vejo q isso, quendo se tem 2 sistemas é meio chato.

Então, será que seria bom fazer cada um em sua partição e uma fat32 separada para os 2 sistemas compartilharem?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Deixar Windows acessando partições ext4
« Resposta #4 Online: 28 de MAR?O de 2011, 17:40 »
Eu tive no passado um modelo com 2 sistemas, o Windows XP e o Ubuntu, cada um em sua partição. E uma 3ª partição maior para guardar os meu arquivos, uma NTFS criada no Windows onde tanto o Windows podia usar quanto o Ubuntu. Só que eu queria fazer desta partição a /home do meu Ubuntu, mas vejo q isso, quendo se tem 2 sistemas é meio chato.

Então, será que seria bom fazer cada um em sua partição e uma fat32 separada para os 2 sistemas compartilharem?
É uma ótima idéia, melhor ainda se ficar em NTFS. É só não tentar usar essa partição como "home".
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline brunnux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 115
    • Ver perfil
Re: Deixar Windows acessando partições ext4
« Resposta #5 Online: 28 de MAR?O de 2011, 21:25 »
Citar
É uma ótima idéia, melhor ainda se ficar em NTFS. É só não tentar usar essa partição como "home".

zekkerj, então o NTFS é melhor mesmo nesse caso? Eu achava que nesse caso ficaria melhor o fat32 por ele ser suportado tanto pelo Windows quanto pelo Ubuntu, por não ser o padrão nem de um nem de outro. Mas vc sabe de dizer quais as vantagens e desvantagens dos dois?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Deixar Windows acessando partições ext4
« Resposta #6 Online: 28 de MAR?O de 2011, 23:01 »
A vantagem do NTFS é que ele é mais seguro. Eu entendo que essa vantagem supera qq outra que o FAT possa ter.

E também é suportado pelos dois, Windows e Linux.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline brunnux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 115
    • Ver perfil
Re: Deixar Windows acessando partições ext4
« Resposta #7 Online: 29 de MAR?O de 2011, 10:44 »
Ótimo, muito obrigado pela ajuda, vou voltar a usar a partição NTFS com minhas pastas de arquivos (videos, musica, imagens, etc) e atalhos para elas na pasta /home, como fazia antigamente.

Tenho muito trabalho a fazer agora.

Offline luciano-et

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Deixar Windows acessando partições ext4 [Resolvido]
« Resposta #8 Online: 24 de Janeiro de 2013, 09:53 »
Ressuscitando o tópico... me encontrei nesse mesmo dilema, farei um dual boot c/ ubuntu 12.10 + win 7 no note da minha esposa, gostaria de fazer esse mesmo esquema, 1 part ubuntu + 1 part win7 + 1 ntfs p/ as pastas pessoais dos 2 sistemas. Meu medo é ela baixar um vírus pelo ubuntu, esse vírus estaria disponível qdo ela acessar o win 7.

É mto complicado mudar o local da /home no ubuntu, no win sei q é simples. Obrigado.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Deixar Windows acessando partições ext4 [Resolvido]
« Resposta #9 Online: 24 de Janeiro de 2013, 11:04 »
Não entendi sua dúvida, luciano-et.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline luciano-et

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Deixar Windows acessando partições ext4 [Resolvido]
« Resposta #10 Online: 24 de Janeiro de 2013, 11:49 »
Seguinte zekkerj, pelo q entendi sua msg seria a mesma coisa q vc fez:

1ª partição NTFS = Windows 7
2ª partição ext4 = Ubuntu 12.10
3ª partição NTFS? = home e "meus documentos"

Essa 3ª seria acessada pelos 2 SOs, e os documentos (imagens, música, downloads, etc) seriam gravadas nessa mesma partição por ambos SOs.

Minha dúvida é: será mto complicado no ubuntu mudar o local/endereço da /home?
Minha preocupação é Se baixar um vírus pelo ubuntu qdo dar o boot pelo win esse virus ficaria disponível também. (se bem q não diferença, se tiver q ser infectado navegando tanto faz o SO, o vírus vem junto (mas não se manifesta no Ubuntu né))

Estava pesquisando agora pouco e encontrei (mas não testei) programas q possibilitam o windows gravar nas partições linux (ext4) exemplo: Ext2Fsd, Ext2IFS e o ext4tc (tenho esperança nesse último).
Queria acessar arq do linux pelo windows explorer, como fazia antigamente com o ext2fsd. Se tiver q entrar em algum browser p/ acessar os arq do linux fica complicado pra ela, quero facilitar o máximo, homem tem paciência c/ essas coisas, mulher nem tanto.

Desculpa o longo post.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Deixar Windows acessando partições ext4 [Resolvido]
« Resposta #11 Online: 24 de Janeiro de 2013, 11:52 »
Citar
3ª partição NTFS? = home e "meus documentos"
Não recomendo de forma nenhuma que o home do Linux seja colocado em uma partição não-nativa. Faça como o brunnux:
Ótimo, muito obrigado pela ajuda, vou voltar a usar a partição NTFS com minhas pastas de arquivos (videos, musica, imagens, etc) e atalhos para elas na pasta /home, como fazia antigamente.

Tenho muito trabalho a fazer agora.
Dá algum trabalho, mas é muito mais seguro.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline luciano-et

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Deixar Windows acessando partições ext4 [Resolvido]
« Resposta #12 Online: 24 de Janeiro de 2013, 15:54 »
Hum.. acho q entendi, fazer das pastas da minha /home nativa apenas atalhos p/ a 3ª ntfs?

Se os prog q citei acima funcionarem bem vou fazer o inverso, acho q farei c/ q a pasta pessoal do win grave na /home do linux ext4, visto q o win será usado apenas por precaução (alguns arq docx não abrem corretamente no libreoffice) e nem meu word roda direito no wine.

Obrigado zekkerj.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Deixar Windows acessando partições ext4 [Resolvido]
« Resposta #13 Online: 24 de Janeiro de 2013, 20:45 »
Também não é boa idéia fazer o windows gravar numa partição linux nativa.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline brunnux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 115
    • Ver perfil
Re: Deixar Windows acessando partições ext4 [Resolvido]
« Resposta #14 Online: 27 de Janeiro de 2013, 01:40 »
Estou usando o mesmo modelo de quando postei no tópico pela ultima vez sem problemas.
Inclusive, criei entradas em /etc/fstab para montar a partição compartilhada no boot para que os links não sejam quebrados.
Funciona que é uma beleza.