Autor Tópico: PowerEdge T110 - Nao encontra HD  (Lida 17589 vezes)

Offline pok182

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
PowerEdge T110 - Nao encontra HD
« Online: 28 de MAR?O de 2011, 11:43 »
Pessoal, to desesperado aqui, a empresa comprou 1 servidor Dell PowerEdge T110 e ele simplesmente nao encontra a HD na hr de instalar o ubuntu, já tentei a versao 9.10 server e a 10.10 e até agora nada, alguem pode me ajudar por favor?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: PowerEdge T110 - Nao encontra HD
« Resposta #1 Online: 28 de MAR?O de 2011, 14:12 »
Esse servidor tem RAID?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline pok182

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: PowerEdge T110 - Nao encontra HD
« Resposta #2 Online: 28 de MAR?O de 2011, 14:29 »
Pelo que me parece ele tem raid por software

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: PowerEdge T110 - Nao encontra HD
« Resposta #3 Online: 28 de MAR?O de 2011, 14:42 »
PowerEdge... talvez o RAID dele seja realmente por hardware. Veja se é possível criar a matriz RAID no utilitário do próprio BIOS.

Depois da matriz RAID configurada, o sistema deve identificar o HD.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline pok182

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: PowerEdge T110 - Nao encontra HD
« Resposta #4 Online: 28 de MAR?O de 2011, 15:56 »
o RAID dele é por software e nao por hardware, alguem me ajuda a resolver esse problema por favor ;/

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: PowerEdge T110 - Nao encontra HD
« Resposta #5 Online: 28 de MAR?O de 2011, 16:01 »
Se você tem certeza que é por software, vc terá que disponibilizar os drivers de RAID antes da instalação.

Mas nesse caso, também, as unidades de disco teriam que estar aparecendo pro sistema como isoladas. Se não estão aparecendo, é pq sua controladora não é suportada no Ubuntu. Talvez seja mais fácil vc usar outro Linux com versão servidor que já tenha esse suporte.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline pok182

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: PowerEdge T110 - Nao encontra HD
« Resposta #6 Online: 28 de MAR?O de 2011, 16:18 »
onde eu baixo o driver raid do ubuntu para o dell t110?

o erro que da qnd vou instalar é:

controlador requerido por sua unidade de disco

dai tem 1 lista porem nenhum funciona.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: PowerEdge T110 - Nao encontra HD
« Resposta #7 Online: 28 de MAR?O de 2011, 17:33 »
A Dell deveria fornecer esses drivers. Eles dão o Ubuntu Server como plataforma suportada?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: PowerEdge T110 - Nao encontra HD
« Resposta #8 Online: 28 de MAR?O de 2011, 21:13 »
Amigo, esse pau é velho com o Ubuntu e este servidor! Existe desde a versão 9.10! 

O Ubuntu não encontra a controladora PERC H200 SAS deste servidor (driver mpt2sas), por isso ele não encontro os discos!

A solução foi postada neste tópico do Fórum gringo:

http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1305472&highlight=mpt2sas

Mas não é simples!

Você terá que copiar os arquivos mpt2sas.ko e scsi_transport_sas.ko  de um Pc que rode pelo menos o kernel 2.6.31-14 x86_64, colocar esses arquivos num Pen Drive, iniciar a instalação do Ubuntu no pen drive onde foi colocado os dois arquivos, ir para o Shell e carregar esse módulos e finalmente iniciar a instalação do sistema!  Simples assim!  ;D 

Você não tem suporte da Dell? Acho que é mais fácil achar outra distro que reconheça de cara essa controladora ou pagar pelo suporte da Canonical para servidores!  Dizem que eles mandam versões específicas do kernel para reconhecer hardware que não funciona com ele!

Bug oficialmente reconhecido: https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/linux/+bug/530361

Mais gente com o mesmo problema:

http://www.delltechcenter.com/thread/3474701/
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1439402
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline pok182

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: PowerEdge T110 - Nao encontra HD
« Resposta #9 Online: 29 de MAR?O de 2011, 09:01 »
eu gosto muito do ubuntu, e por isso quero tanto que ele funcione, o red hat é mto diferente do ubuntu
;/

vou ver se consigo fazer isso com o pendrive

Offline n4t4n

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: PowerEdge T110 - Nao encontra HD
« Resposta #10 Online: 27 de Junho de 2011, 13:26 »
Esse servidor vem tanto com a RAID por software como por hardware, então depende da escolha do cliente na hora da compra (não trabalho na DELL).

Geralmente ele vem acompanhado de um DVD que prepara o ambiente de instalação do sistema operacional. Se você tiver esse cd, insira ele e preencha as opções de instalação (provavelmente não tem ubuntu na lista, mas você pode selecionar outro linux, como o SuSe) e quando pedido insira o CD de instalação do Ubuntu Server.

Caso não tenha esse DVD, então terá de ir até o site da dell e baixar o módulo da controladora e subir ele na instalação do ubuntu. http://support.dell.com/support/downloads/driverslist.aspx?c=br&cs=brbiz1&l=pt&s=biz&ServiceTag=&SystemID=PWE_T110&os=LHS64&osl=bp&catid=&impid=

Obs. Nunca fiz esse tipo de instalação, portanto não sei posso entrar em maiores detalhes.

Espero ter ajudado.

Offline rpmarques

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: PowerEdge T110 - Nao encontra HD
« Resposta #11 Online: 28 de Junho de 2012, 08:57 »
Bom dia, o meu problema é bem semelhante a este, a questão é que pelo utilitário da controladora, ele monta o raid 0,
até ai tudo bem, só que quando eu to instalando o ubuntu server 12.04 LTS na hora dos discos, ele me mostra como se fosse os dois discos separados e não como um só, mas a minha questão agora é a seguinte, será que o raid é feito mesmo por hardware nesse servidor?

abraços a todos....

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: PowerEdge T110 - Nao encontra HD
« Resposta #12 Online: 28 de Junho de 2012, 10:17 »
Citar
ele me mostra como se fosse os dois discos separados e não como um só, mas a minha questão agora é a seguinte, será que o raid é feito mesmo por hardware nesse servidor?
Parece que não. Você tem o modelo exato do servidor?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D