Autor Tópico: Mudança não solicitada de idioma ao atualizar 10.04LTS (e 10.10)  (Lida 15543 vezes)

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Amigos,
Fiz uma atualização automática do 10.04LTS e correu tudo bem. Não precisei reiniciar o sistema e continuei trabalhando.

Quando dei novo boot, ele veio todo em inglês e alguns problemas começaram a acontecer (p.ex., o Dropbox não funciona mais -- simplesmente ele não entra no ar, nem mesmo se eu o iniciar através do menu).

Fui a Administration > Suporte a Idiomas ("Suporte a Idiomas", estranhamente, é a única opção de Administration em português e todas as outras estão em inglês) e lá está, em 1º lugar, "Português (Brasil)" e, em 2º lugar, "English".

Além disso, ele alterou todos os nomes originais das pastas (de Área de Trabalho para Desktop, de Documentos para Documents, etc.). Se bem que, aí, foi vacilo meu porque, quando reiniciei o Ubuntu, ele me perguntou se eu queria manter os nomes originais ou utilizar os novos e, sem pensar muito, autorizei para mudar para os novos.

Estão até acontecendo algumas coisas meio bizarras. Em determinadas opções, aparece uma em inglês e outras em português na mesma caixa de diálogo.

Tem alguma coisa que eu possa fazer para restaurar o idioma padrão (inclusive dos menus) para português? Não tenho problemas com que ele continue em inglês mas, há 2 anos, quando comecei a utilizar o Ubuntu, deixei o idioma em inglês e tive alguns problemas (principalmente de teclado) que foram solucionados quando segui a orientação de alguém aqui do fórum para colocar o idioma padrão como português.

EDITADO: mais alguns detalhes. Lembrei agora que uma das atualizações foi do BrOffice 3.3.1 para o 3.3.2 e aconteceu algo de diferente. A caixa inicial do BrOffice, em que aparecia BrOffice 3, passou a aparecer LibreOffice 3 mas, ao entrar, os menus estão todos em português brasileiro. Em Ajuda, aparece "Sobre o BrOffice". Nesta opção, o título (no topo da caixa de diálogo) passou para LibreOffice 3 e mais abaixo, na versão, BrOffice 3.3.2.

2ª EDIÇÃO: fiz a atualização no netbook com 10.10 e deu o mesmo problema. A diferença é que no netbook optei por não alterar o nome padrão das pastas só que ele dava problema quanto tentava acessar a "Área de Trabalho" pois o "Á" não era reconhecido e ele dizia que o arquivo não foi encontrado. Resolvi, então, permitir que ele alterasse o nome das pastas para o inglês. Uma correção em relação ao que escrevi acima sobre o Dropbox: ele continua funcionando normalmente mas o ícone dele desapareceu do painel.

Um abraço.
« Última modificação: 31 de MAR?O de 2011, 17:12 por RamonB »
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Mudança não solicitada de idioma ao atualizar 10.04LTS
« Resposta #1 Online: 31 de MAR?O de 2011, 15:53 »
No 10.10 estou com o mesmo problema, ainda não procurei solução pois o dia esta complicado. Vou ficar de olho no tópico, e se achar algo posto aqui.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline DogNew

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
    • Ver perfil
Re: Mudança não solicitada de idioma ao atualizar 10.04LTS
« Resposta #2 Online: 31 de MAR?O de 2011, 16:35 »
Estou com o mesmo problema, com a diferença que não autorizei a mudança dos nomes das pastas.

Já pesquisei na internet e aqui no fórum e teve um tópico que ocorreu a mesma coisa, só que no Ubuntu versão 7 (faz tempinho, né?)

Entrei em contato com o Galactus que tinha ajudado a resolver o problema na época, ele disse que um amigo estava com o mesmo problema e que ele que usa o 10.10 não ocorreu nada, parece ter só afetado os usuários do 10.04. Perguntei para colegas que também usam o 10.10 e eles não foram afetados.

Achei estranho vc Clcampos estar com problema no 10.10.

O Ubuntu em vez de andar para frente parece que está andando para trás... desde a versão 9.10. Eu mesmo tive que fazer um downgrade na época pois meu 3G Nokia CS10 parou de funcionar após atualização do 9.04 para o 9.10.

Tenho trabalhos urgentes para entregar mas como ele está sem suporte nativo para pt-br, não consigo abrir pastas e arquivos com caracteres especiais, upar arquivos pois fala que está com nome longo (nem mesmo diminuindo sobe!) e editar arquivos pois estão com seus caracteres comprometidos.

Continuarei pesquisando e qqr coisa posto aqui.


Tópicos relacionados:
http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,18757.0/prev_next,next.html#new
http://forum.clubedohardware.com.br/dica-deixando-seu/873685?p=4687947#post4687947


Ps¹.: não bastava os problemas que estou tendo de encondings nas minhas páginas e agora tenho que ferver a cabeça com o sistema também. Rsrs.

Ps².: desculpem o desabafo.


Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Mudança não solicitada de idioma ao atualizar 10.04LTS
« Resposta #3 Online: 31 de MAR?O de 2011, 17:15 »
No 10.10 estou com o mesmo problema, ainda não procurei solução pois o dia esta complicado. Vou ficar de olho no tópico, e se achar algo posto aqui.

Valeu, Campos!

(E, como editei no meu post, o problema também acabou de dar no 10.10 do meu netbook.)

Um abraço.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Mudança não solicitada de idioma ao atualizar 10.04LTS (e 10.10)
« Resposta #4 Online: 31 de MAR?O de 2011, 17:47 »
Ola so para agregar, vcs deram uma olhada na tela de inicio onde digitamos a senha para entrar no Ubuntu? Clicar no usuario e abaixo definir portugues? Aconteceu comigo agora tbm, mas entrei como root e removi as pastas que estavam com o nome em ingles da home e desloguei da minha sessao e defini como portugues ao invez de ingles e reloguei, estava tudo normal depois.
« Última modificação: 31 de MAR?O de 2011, 17:51 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Mudança não solicitada de idioma ao atualizar 10.04LTS (e 10.10)
« Resposta #5 Online: 31 de MAR?O de 2011, 17:51 »
Acho que o colega DogNew esta sendo pouco paciente, paciência essa que é comum dos usuários com outros sistemas. Uso o 10.10 e estou sim com o problema, meu Dropbox não funciona, não tive problemas com os diretórios porque não aceitei a mudança, mas estou trabalhando normal.

Simplesmente peguei os arquivos que precisava e trouxe para a raiz, ou para um diretório sem problemas até a solução, e estou trabalhando.

Não vinculo também o problema simplesmente ao Ubuntu, uso os repositórios proposed e backports habilitados e não sei se a atualização veio deles ou não. É um risco que corro a anos, e se a atualização veio de lá é algo que posso entender, sabendo que o risco quem assumiu fui eu.

O negócio agora é pesquisar para sanar o problema, ou aguardar a solução, via atualização.

O 10.10 tem o problema de kernel dele, que todas as distros também tiveram, e no mais é superior ao 10.04. Não penso o contrário.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Mudança não solicitada de idioma ao atualizar 10.04LTS (e 10.10)
« Resposta #6 Online: 31 de MAR?O de 2011, 17:52 »
Ola so para agregar, vcs deram uma olhada na tela de inicio onde digitamos a senha para entrar no Ubuntu? Clicar no usuario e abaixo definir portugues? Aconteceu comigo agora tbm, mas entrei como root e removi as pastas que estavam com o nome em ingles da home e desloguei da minha sessao e defini como portugues ao invez de ingles e reloguei, estava tudo normal depois.

Pensei nisso, mas como não tive muito tempo não sai do sistema. Quando reiniciar vou testar.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Mudança não solicitada de idioma ao atualizar 10.04LTS (e 10.10)
« Resposta #7 Online: 31 de MAR?O de 2011, 17:59 »
Esse problema ocorreu hj apos uma atualização do sistema, anteriormente tbm tive um problema com os idiomas do Ubuntu, na consigo remover ou adicionar idiomas, ele diz que tem pacotes quebrados e para fazer a correção, mas nao encontro nenhum pacote quebrado.....o teclado tbm desconfigurou a tecla shift nao esta funcionando. Dessa vez no meu caso a atualização do sistema nao foi tao bem como o esperado.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Mudança não solicitada de idioma ao atualizar 10.04LTS (e 10.10)
« Resposta #8 Online: 31 de MAR?O de 2011, 18:03 »
Não tenho problemas com o teclado, muito menos com a tecla shift.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Mudança não solicitada de idioma ao atualizar 10.04LTS (e 10.10)
« Resposta #9 Online: 31 de MAR?O de 2011, 18:08 »
Consigo usar o sistema normalmente sem problemas, ainda nao tive tempo de procurar a solução desse caso, ate pensei hj ao ver essa atualização que viria a correção, mas nada que comprometa a usabilidade do sistema. Estou no 10.04 ainda.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Mudança não solicitada de idioma ao atualizar 10.04LTS (e 10.10)
« Resposta #10 Online: 31 de MAR?O de 2011, 18:14 »
Ola so para agregar, vcs deram uma olhada na tela de inicio onde digitamos a senha para entrar no Ubuntu? Clicar no usuario e abaixo definir portugues? Aconteceu comigo agora tbm, mas entrei como root e removi as pastas que estavam com o nome em ingles da home e desloguei da minha sessao e defini como portugues ao invez de ingles e reloguei, estava tudo normal depois.

No meu está definido "Português (Brasil)" mas continua (quase) tudo em inglês quando entro.


Uso o 10.10 e estou sim com o problema, meu Dropbox não funciona, não tive problemas com os diretórios porque não aceitei a mudança, mas estou trabalhando normal.

Campos, a princípio também pensei que o Dropbox não funcionava mas depois percebi foi só o ícone do Dropbox que não aparece mais no painel. Fiz alguns testes entre o desktop e o netbook (tipo alterar o nome do arquivo, criar um arquivo, alterar um .doc e mais algumas coisas, tanto no desk quanto no net, e tudo que fiz foi sincronizado nas duas máquinas.

Também não tenho problemas no teclado.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Mudança não solicitada de idioma ao atualizar 10.04LTS (e 10.10)
« Resposta #11 Online: 31 de MAR?O de 2011, 18:20 »
Meu dropbox realmente não funciona. Criei alguns arquivos e diretórios via web que não se replicaram aqui, além de outros testes que fiz.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Mudança não solicitada de idioma ao atualizar 10.04LTS (e 10.10)
« Resposta #12 Online: 31 de MAR?O de 2011, 18:21 »
Consigo usar o sistema normalmente sem problemas, ainda nao tive tempo de procurar a solução desse caso, ate pensei hj ao ver essa atualização que viria a correção, mas nada que comprometa a usabilidade do sistema. Estou no 10.04 ainda.

Platão, também estou usando o sistema normalmente. No netbook, eu optei por não alterar os nomes padrões das pastas do sistema mas deu problema no que eu tinha na área de trabalho pois ele não estava reconhecendo o "Á" da Área de trabalho. Aí, fui lá no Suporte a Idiomas e retirei o Português (Brasil) da 1ª opção e, quando re-bootei, veio de novo a pergunta e eu optei por alterar. A partir daí, tudo correu OK e recoloquei o Português (Brasil) na 1ª opção.

Mas um colega, num post acima, reclamou que, depois dessa atualização, o Ubuntu não reconhece arquivos com caracteres acentuados no nome. Não estou tendo este problema porque, como sou do tempo jurássico (he-he-he...), tenho a cisma de não criar arquivos que tenham caracteres especiais no nome (e, quando recebo arquivos com essa característica, eu altero o nome porque já tive problemas com isso -- e não só no Ubuntu mas no tempo em que usava só o Windows).
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Mudança não solicitada de idioma ao atualizar 10.04LTS (e 10.10)
« Resposta #13 Online: 31 de MAR?O de 2011, 18:25 »
Como tive problemas no passado com aplicações que não reconheciam o diretório "Área de Trabalho" eu tomei por hábito criar um link simbólico Desktop para ela.

Assim eu acesso os arquivos pelo link e não tenho problemas.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Mudança não solicitada de idioma ao atualizar 10.04LTS (e 10.10)
« Resposta #14 Online: 31 de MAR?O de 2011, 18:30 »
Meu dropbox realmente não funciona. Criei alguns arquivos e diretórios via web que não se replicaram aqui, além de outros testes que fiz.


Pode ser que no meu caso tenha se resolvido porque, quando achei que não funcionava, desinstalei o pacote "nautilus-dropbox" e o instalei de novo. Mas fiz isso só no desktop (10.04), ou seja, no netbook (10.10) não fiz nada.

O ícone continuou sem aparecer no painel do desktop mas notei que havia atividade de rede intensa, mesmo sem eu estar fazendo nada no desktop (só no netbook). Aí, fui lá olhar um arquivo grande que eu havia alterado no netbook e percebi que ele estava sincronizado no desktop. Fiz mais testes e percebi que a sincronização ocorreu.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1