Autor Tópico: Mudança não solicitada de idioma ao atualizar 10.04LTS (e 10.10)  (Lida 15444 vezes)

Offline cesargcomp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Mudança não solicitada de idioma ao atualizar 10.04LTS (e 10.10)
« Resposta #15 Online: 31 de MAR?O de 2011, 19:14 »
Tive esse mesmo problema hoje no meu 10.04. Fiquei assustado a princípio mas tentei o seguinte:

Abri o arquivo /etc/environment e adicionei a linha (pois ela não existia):
LC_ALL=pt_BR.UTF-8

Abri um terminal e digitei os seguintes comandos:
Código: [Selecionar]
sudo dpkg-reconfigure locales
sudo locale-gen --purge
sudo locale-gen

Reiniciei o pc e... tcharam! Idioma em Português novamente!

Espero ter ajudado.
Use Ubuntu. Segurança, facilidade e gratuidade em suas mãos.

Offline DogNew

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
    • Ver perfil
Re: Mudança não solicitada de idioma ao atualizar 10.04LTS (e 10.10)
« Resposta #16 Online: 31 de MAR?O de 2011, 22:07 »
Problema resolvido às 18hs.

Bastou encerrar sessão, porém, lá estava configurado para Brasil. Loguei como root, que requer senha, e entrou normalmente em português. No meu usuário, mesmo estando Brasil, entrava em inglês.

Então como root, fiz que me solicitasse senha ao entrar, para mim poder clicar em idioma e, mesmo estando em Brasil, cliquei em Brasil manualmente e loguei. Entrou tudo bonitinho em pt-br.

Realmente, estou ansioso hoje, peço desculpas por isso, porém:

  • Sou usuário de outros sistemas, sim... nasci no Brasil. O primeiro linux que "coloquei as mãos" foi o Mandrake. Sou usuário linux 24hs a mais de 4 anos.
  • Também tive conflitos entre shift e capslock
  • Tive problemas com os diretórios exatamente por não aceitar a mudança
  • Meus arquivos, ao serem carregados, apareciam caracteres estranhos
  • O nautilus não abria pastas que continham nomes grandes
  • Programas não abriam
  • O Filezilla em contrapartida teve um desempenho impressionante
  • Meu aluno me entregou um arquivo ".doc" que continha o caractere "ã" o BrOffice não conseguiu abrir, disse que o arquivo não existia. Renomeei para "a", e com simples duplo-clique abriu
  • Ao tentar upar um arquivo .bin (arquivo de backup) para o meu roteador, dizia que o nome do arquivo era longo, mesmo diminuindo para menos de 8 caracteres, dava o mesmo erro.
  • E N coisas que aconteceu

Já havia tentado redefinir o idioma e reiniciado várias vezes, até via terminal.

E pelo que percebi constatei essas doideiras costumam acontecer quando se deixa iniciar sessão automaticamente. Não é a primeira vez. No PC do meu cliente, mesmo, o Ubuntu 9.04 vivia perdendo a senha do usuário, me dava o maior trabalho e não achei a solução.

E uma coisa que me incomoda no Ubuntu essa montoeira de Mono, usa programas proprietários para desenvolver o sistema. Tá virando coisa comercial. Isso me incomoda no Ubuntu, de ademais ele é ótimo. Dar um bug de vez em quando? Não existe sistema perfeito. Prefiro mais um dia como esse do que voltar a usar Windows. (rsrs)

Também sou do tempo jurássico e tenho por hábito não dar nomes grandes e com caracteres especiais, porém recebo arquivos nessas condições, sou professor de informática (Sobrevivo de Windows, doce ironia!), mas ocorreu problema também nos documentos.

Mas beleza... o mal passou, só perdi um dia de trabalho e mais a madrugada que estais por vir. Porém pude perceber uma coisa, meu sistema rodou mais rápido com ele todo em inglês. É sério. Notei um desempenho significativo no sistema.

Abraço.


Offline André Luiz D Queiroz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re: Mudança não solicitada de idioma ao atualizar 10.04LTS (e 10.10)
« Resposta #17 Online: 31 de MAR?O de 2011, 22:38 »
Estou com o mesmo problema -- embora o 'Bazinga' (apelido carinhoso do meu PC;) esteja funcional, a maior parte dos menus (mas não todos) foi alterado para Inglês; Em 'System/Administration/Suporte a idioma' (por ironia um dos menus que não passaram para a língua de Shakespeare...) ele informa que o suporte não está totalmente instalado; eu mando instalar, com direito a pedir senha. Mas ele trava, dizendo que os pacotes estão 'quebrados' (e até onde eu vi, são só pacotes de suporte do openoffice...)
Bem, seja lá de onde saiu essa lambanças, espero que também venha a solução!
Em tempo: quando atualizei p/ o Firefox 4 (sem problemas) mas junto do pacote do firefox o synaptic instalou também o kernel novo (2.6.32-31-generic) e aí a máquina não desligava, só reiniciava. O 'zkkerj' me ajudou a voltar para o kernel 2.6.32-30, e problema passou. Mas... o acima descrito!
Se os amigos souberem do caminho das pedras pra ajeitarmos a casa, ficaremos agradecidos!

[]s!

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Mudança não solicitada de idioma ao atualizar 10.04LTS (e 10.10)
« Resposta #18 Online: 31 de MAR?O de 2011, 23:05 »
Eu abri o post mas só vou poder testar sugestões (ou ver se houve alguma correção) na próxima semana pois estou saindo de viagem, voltando só no meio da próxima semana.

Valeu pela ajuda.

Um abraço.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Mudança não solicitada de idioma ao atualizar 10.04LTS (e 10.10)
« Resposta #19 Online: 31 de MAR?O de 2011, 23:46 »
Tive esse mesmo problema hoje no meu 10.04. Fiquei assustado a princípio mas tentei o seguinte:

Abri o arquivo /etc/environment e adicionei a linha (pois ela não existia):
LC_ALL=pt_BR.UTF-8

Abri um terminal e digitei os seguintes comandos:
Código: [Selecionar]
sudo dpkg-reconfigure locales
sudo locale-gen --purge
sudo locale-gen

Reiniciei o pc e... tcharam! Idioma em Português novamente!

Espero ter ajudado.

Valeu cesargcomp funcionou aqui.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline roan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: Mudança não solicitada de idioma ao atualizar 10.04LTS (e 10.10)
« Resposta #20 Online: 01 de Abril de 2011, 09:57 »
Tive esse mesmo problema hoje no meu 10.04. Fiquei assustado a princípio mas tentei o seguinte:

Abri o arquivo /etc/environment e adicionei a linha (pois ela não existia):
LC_ALL=pt_BR.UTF-8

Abri um terminal e digitei os seguintes comandos:
Código: [Selecionar]
sudo dpkg-reconfigure locales
sudo locale-gen --purge
sudo locale-gen

Reiniciei o pc e... tcharam! Idioma em Português novamente!

Espero ter ajudado.

Tive o mesmo problema com o 10.10, mas com essa dica do Cesar funcionou!

Valeu!

Offline André Luiz D Queiroz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re: Mudança não solicitada de idioma ao atualizar 10.04LTS (e 10.10)
« Resposta #21 Online: 01 de Abril de 2011, 10:24 »
Tive esse mesmo problema hoje no meu 10.04. Fiquei assustado a princípio mas tentei o seguinte:

Abri o arquivo /etc/environment e adicionei a linha (pois ela não existia):
LC_ALL=pt_BR.UTF-8

Abri um terminal e digitei os seguintes comandos:
Código: [Selecionar]
sudo dpkg-reconfigure locales
sudo locale-gen --purge
sudo locale-gen

Reiniciei o pc e... tcharam! Idioma em Português novamente!

Espero ter ajudado.

Eu tentei esse procedimento, mas algo saiu errado (talvez na hora de editar o arquivo /etc/environment -- tentei usar o vi, mas não conheço direito os comandos de edição...)
Resultado: além de não voltar a Português, o desktop foi como que trocado! Sumiram os ícones e arquivos que eu tinha colocado , para aparecerem os que estavam na pasta Documentos! Felizmente não perdi nada -- os ícones ainda estão em 'Área de trabalho', mas não é o conteúdo dessa pasta que está sendo exibida no desktop.
Aliás, notei também que os sistema criou as pastas 'Documents' (diferente da 'Documentos'), 'Downloads' (diferente da 'Download' que eu já usava), etc.

Mas aparentemente, os programas continuam rodando -- embora tudo esteja  'international' !...

Depois vou tentar a solução proposta pelo 'zekkerj': instalar o pacote "brdesktop-gnome" (que deve incluir os pacotes "brdesktop-common", e "brdesktop-config-gnome".

Algo tem que funcionar! Eu acredito!!;)

Offline DogNew

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
    • Ver perfil
Re: Mudança não solicitada de idioma ao atualizar 10.04LTS (e 10.10)
« Resposta #22 Online: 01 de Abril de 2011, 11:00 »
Tive esse mesmo problema hoje no meu 10.04. Fiquei assustado a princípio mas tentei o seguinte:

Abri o arquivo /etc/environment e adicionei a linha (pois ela não existia):
LC_ALL=pt_BR.UTF-8

Abri um terminal e digitei os seguintes comandos:
Código: [Selecionar]
sudo dpkg-reconfigure locales
sudo locale-gen --purge
sudo locale-gen

Reiniciei o pc e... tcharam! Idioma em Português novamente!

Espero ter ajudado.

Eu tentei esse procedimento, mas algo saiu errado (talvez na hora de editar o arquivo /etc/environment -- tentei usar o vi, mas não conheço direito os comandos de edição...)
Resultado: além de não voltar a Português, o desktop foi como que trocado! Sumiram os ícones e arquivos que eu tinha colocado , para aparecerem os que estavam na pasta Documentos! Felizmente não perdi nada -- os ícones ainda estão em 'Área de trabalho', mas não é o conteúdo dessa pasta que está sendo exibida no desktop.
Aliás, notei também que os sistema criou as pastas 'Documents' (diferente da 'Documentos'), 'Downloads' (diferente da 'Download' que eu já usava), etc.

Mas aparentemente, os programas continuam rodando -- embora tudo esteja  'international' !...

Depois vou tentar a solução proposta pelo 'zekkerj': instalar o pacote "brdesktop-gnome" (que deve incluir os pacotes "brdesktop-common", e "brdesktop-config-gnome".

Algo tem que funcionar! Eu acredito!!;)

André, você já tentou ir na tela de login e, mesmo estando em Brasil, clicar, abrir a janela de idiomas e depois clicar em Brasil?

Como já disse em posts anteriores comigo não funcionou
Código: [Selecionar]
sudo dpkg-reconfigure locales.

Offline André Luiz D Queiroz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re: Mudança não solicitada de idioma ao atualizar 10.04LTS (e 10.10)
« Resposta #23 Online: 01 de Abril de 2011, 11:13 »
"
André, você já tentou ir na tela de login e, mesmo estando em Brasil, clicar, abrir a janela de idiomas e depois clicar em Brasil?

Como já disse em posts anteriores comigo não funcionou
Código: [Selecionar]
sudo dpkg-reconfigure locales.
"

Tentei sim, DogNew. E não funcionou... Agora estou no 'trampo', e só vou poder olhar o 'Bazinga' à noite. Vou buscar mais referências de como resolver; talvez eu tente outa vez o procedimento do Cesargcomp de editar o etc/environment, ou instale o tal pacote "brdesktop-gnome"; em último caso, eu chamo o 'zekkerj' pra ir lá em casa de novo! :)

[]s!

Offline JFMMão de Ferro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 638
  • Morada: Angra do Heroísmo - Açores
    • Ver perfil
Re: Mudança não solicitada de idioma ao atualizar 10.04LTS (e 10.10)
« Resposta #24 Online: 01 de Abril de 2011, 11:45 »
Excelente informação cesargcomp

Já há dias que andava com este problema depois de muitas tentativas inclusive reinstalação todos os 1980 pacotes que, depois consultava o .xsession.errors enfim uma série de tentativas como é evidente tudo falhado
Já estava para reinstalar o S.O. 10.04.2 de novo essa parte julgo que me safei, pelo menos já está em Português, também experimentei reiniciar alguns dos programas que se recusavam a fazê-lo
Só é pena não ter dado com a solução mais cedo não tinha desinstalado o Gramps com alterações já feitas e que agora tenho de refazer tudo, vão ser mais de cem horas de trabalho

O meu    /etc/environement     ficou assim com a nova linha de comando

PATH="/usr/local/sbin:/usr/local/bin:/usr/sbin:/usr/bin:/sbin:/bin:/usr/games"
LANGUAGE="pt_PT:pt_BR:en"
LC_MESSAGES="pt_PT.UTF-8"
LANG="pt_PT.UTF-8"
LC_ALL="pt_PT.UTF-8"

Está aparecendo outra vez a actualização do     gdm     os colegas o que acham que devo fazer, julgo que foi a partir daqui que houve ou que se agravaram os problemas pelo menos para min

João Fernando Machado Mão de Ferro

Offline cesargcomp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Mudança não solicitada de idioma ao atualizar 10.04LTS (e 10.10)
« Resposta #25 Online: 01 de Abril de 2011, 13:52 »
Fico realmente muito feliz de ter ajudado. A colaboração e troca de informações é que faz o Linux ter "o poder". Eu estava com problemas na tradução do gnome-language-selector (Suporte a idiomas). Isso me fez pesquisar muito sobre traduções, arquivos que contém essas informações. Sou um mero colaborador e sempre serei.
Olhem esse post (quem sabe me ajudam): 
http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,80633.msg447004.html#msg447004

André,
Poste o resultado de alguns comandos:
Código: [Selecionar]
locale
locale -a
cat /etc/environment
cat /etc/default/locale
cat /var/lib/locales/supported.d/local
cat /etc/locale.alias  | grep "pt"

Existe um comando que define a linguagem padrão do sistema também (mas antes poste o resultados dos comandos anteriores):
Código: [Selecionar]
sudo localedef -v -c -i pt_BR -f UTF-8 pt_BR.UTF-8
Use Ubuntu. Segurança, facilidade e gratuidade em suas mãos.

Offline fmaciel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: Mudança não solicitada de idioma ao atualizar 10.04LTS (e 10.10)
« Resposta #26 Online: 01 de Abril de 2011, 21:44 »
Fico realmente muito feliz de ter ajudado. A colaboração e troca de informações é que faz o Linux ter "o poder". Eu estava com problemas na tradução do gnome-language-selector (Suporte a idiomas). Isso me fez pesquisar muito sobre traduções, arquivos que contém essas informações. Sou um mero colaborador e sempre serei.
Olhem esse post (quem sabe me ajudam): 
http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,80633.msg447004.html#msg447004

André,
Poste o resultado de alguns comandos:
Código: [Selecionar]
locale
locale -a
cat /etc/environment
cat /etc/default/locale
cat /var/lib/locales/supported.d/local
cat /etc/locale.alias  | grep "pt"

Existe um comando que define a linguagem padrão do sistema também (mas antes poste o resultados dos comandos anteriores):
Código: [Selecionar]
sudo localedef -v -c -i pt_BR -f UTF-8 pt_BR.UTF-8

cara consegui , vc foi dez me ajudou muito mesmo.
Seria bom deixar esse post aberto pois tem muita gente que passará por esse problema.
grato
abraço

Offline eliasdaniel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Mudança não solicitada de idioma ao atualizar 10.04LTS (e 10.10)
« Resposta #27 Online: 01 de Abril de 2011, 22:16 »
o meu menu também mudou o idioma para inglês depois da ultima atualização, porém, na tela de login depois que clico no usuário tinha duas opções:
Português (Brasil)
Português (Brasil)
 :P um estava em itálico (porque estava selecionado já) o outro normal, ai cliquei nesse outro e o menu voltou pra português

Offline Josely

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 130
    • Ver perfil
Re: Mudança não solicitada de idioma ao atualizar 10.04LTS (e 10.10)
« Resposta #28 Online: 02 de Abril de 2011, 12:20 »
Amigos também tive o mesmo problema com o idioma do meu sistema após uma atualização, estou usando o Maverick 10.10.

Procurei na net por soluções mas nenhuma resolveu o meu problema, dai decidi resolver por conta própria.

Fiz os seguintes passos:

Citar
$ sudo aptitude remove --purge locales -y
Com isso removi todos os pacotes de tradução Pt-BR do meu sistema, para que o mesmo ficasse totalmente em inglês e o sistema corrigisse o problema do "locales". Após a remoção completa, reiniciei a maquina... pronto meu sistema estava totalmente em inglês.

Citar
Sistema > Administração > Suporte a Idiomas
O Suporte a Idiomas reconheceu os pacotes em Pt-Br novamente e instalou todos ele, depois reiniciei a maquina e tudo resolvido, meu sistema voltou a funcionar normalmente sem mais problemas de tradução ou qualquer outro do tipo.

Espero que isso possa ajudar quem estiver passando pelo mesmo problema.

Offline JPGA

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 79
    • Ver perfil
Re: Mudança não solicitada de idioma ao atualizar 10.04LTS (e 10.10)
« Resposta #29 Online: 04 de Abril de 2011, 12:34 »
No meu eu resolvi com uma correçao que apareceu pra mim do gdm.
Simplismente apareceu esta nova atualizaçao; atualizei, reiniciei e voltou tudo ao normal. Ufa!
Como dizem: o que e a vida sem alguns sustos??? Hahaha
J.P.G.A.