Autor Tópico: Mudança não solicitada de idioma ao atualizar 10.04LTS (e 10.10)  (Lida 15443 vezes)

Offline André Luiz D Queiroz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re: Mudança não solicitada de idioma ao atualizar 10.04LTS (e 10.10)
« Resposta #30 Online: 05 de Abril de 2011, 23:59 »
Ao que tudo indica, foi a instalação do Firefox 4 (em preview) que gerou o furdunço!
Fiz o sugerido por outro amigo de longa data (desde antes do kernel 1.0 do Linux!;) : loguei selecionando inglês, reiniciei a máquina, depois selecionei novamente Português_BR, e o 'Bazinga" voltou ao (quase) normal, restaurando inclusive a área de Trabalho para os mesmos ícones e atalhos de antes!
Seguindo as orientações, desinstalei o FF 4, e busquei o gerenciador de programas o versão 3.6; quase que instalo por engano o FF 4 para Kubuntu! (estou usando Gnome), mas depois achei o 3.6. Mas algo ainda está errado! Ele não instala o suporte de Português, aliás, ele não está instalando nenhum do complementos!, apesar de encontrá-los no diretório usr/lib/firefox-3.6-16/extensions... A instalação do ff 4 deve ter deixado alguma coisa que está emperrando o 3.6 na hora de instalar os complementos!(descobri também os diretórios usr/lib/firefox, e usr/lib/firefox-addons, que parecem terem em duplicidade o conteúdo de usr/lib/firefox-3.6-16/extensions ...) Alguma sugestão?

Valeu!

Offline Zzerapa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Mudança não solicitada de idioma ao atualizar 10.04LTS (e 10.10)
« Resposta #31 Online: 06 de Abril de 2011, 17:57 »
Valeu cesargcomp , aqui no meu ubuntu10.04 amd64 (gnome+kde) ocorreu o mesmo problema, tentei editar o arquivo /etc/profile e nao resolveu, segui sua dica, e tudo voltou ao normal, inclusive meu VirtualBox que havia desconfigurado. :) viva a liberdade! \o/

Offline André Luiz D Queiroz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re: Mudança não solicitada de idioma ao atualizar 10.04LTS (e 10.10)
« Resposta #32 Online: 07 de Abril de 2011, 11:00 »
Ao que tudo indica, foi a instalação do Firefox 4 (em preview) que gerou o furdunço!
Fiz o sugerido por outro amigo de longa data (desde antes do kernel 1.0 do Linux!;) : loguei selecionando inglês, reiniciei a máquina, depois selecionei novamente Português_BR, e o 'Bazinga" voltou ao (quase) normal, restaurando inclusive a área de Trabalho para os mesmos ícones e atalhos de antes!
Seguindo as orientações, desinstalei o FF 4, e busquei o gerenciador de programas o versão 3.6; quase que instalo por engano o FF 4 para Kubuntu! (estou usando Gnome), mas depois achei o 3.6. Mas algo ainda está errado! Ele não instala o suporte de Português, aliás, ele não está instalando nenhum do complementos!, apesar de encontrá-los no diretório usr/lib/firefox-3.6-16/extensions... A instalação do ff 4 deve ter deixado alguma coisa que está emperrando o 3.6 na hora de instalar os complementos!(descobri também os diretórios usr/lib/firefox, e usr/lib/firefox-addons, que parecem terem em duplicidade o conteúdo de usr/lib/firefox-3.6-16/extensions ...) Alguma sugestão?

Valeu!


Bem, ainda estou com problemas... Embora eu tenha recuperado num primeiro momento a Área de trabalho em Português, o suporte de idiomas ainda não estava funcionando direito -- fica indicando que falta instalar alguns pacotes (inclusive um p/ openoffice, que eu não estou usando mais; instalei o LibreOffice 3.3 !), pergunta se é pra instalar, eu clico em ok, e a instalação falha por 'pacote quebrado'!
Tentei " sudo apt-get -f install ", mas não deu certo, nenhum pacote foi adicionado (será que, pra meu azar, na hora que eu tentei os servidores do Ubuntu estariam indisponíveis?...)
Aí, apelei pra ignorância! Desinstalei todos os idiomas, exceto o inglês. Consegui repor o ff 3.6, com todos os add-ons que usava antes (primeiro tive que deletar os diretórios das instalaçõe anteriores...), mas sem o suporte de Português. A mesma coisa no Thunderbird, e demais programas. Ou seja, o sistema está funcionando, mas sem Português corretamente instalado.
Existe o pacote 'brdesktop-gnome', mas, verificando os detalhes, ele informa que desinstala o GRUB (?!...), por isso não me arrisquei a usá-lo...

Conto com os amigos pra encontrar onde está o erro e, espero, trazer minha máquina ao normal!
Grato!

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Mudança não solicitada de idioma ao atualizar 10.04LTS (e 10.10)
« Resposta #33 Online: 07 de Abril de 2011, 22:53 »
Eu abri o post mas só vou poder testar sugestões (ou ver se houve alguma correção) na próxima semana pois estou saindo de viagem, voltando só no meio da próxima semana.

Valeu pela ajuda.

Um abraço.

Como eu disse, viajei e só voltei ontem. Quando cheguei, fiz as atualizações do Update Manager (Gerenciador de Atualizações) e tudo foi resolvido, voltando ao normal.

Um abraço e obrigado aos que responderam.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline André Luiz D Queiroz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re: Mudança não solicitada de idioma ao atualizar 10.04LTS (e 10.10)
« Resposta #34 Online: 11 de Abril de 2011, 14:25 »
Como referência para outros ainda enfrentando a mesma dificuldade -- consegui resolver, sem usar comandos no terminal, nem editando 'na unha' arquivos de configuração (o que, para os mais inexperientes -- como eu -- é sempre temerário...); a conselho daquele meu amigo que citei nos posts anteriores, desinstalei por completo o BrOffice (LibreOffice) 3.3 e demais pacotes relacionados -- com o própro sinaptic, procurei os pacotes relacionados a OpenOffice, e marquei-os todos para remoção completa. Feito isso, aí sim o suporte de idiomas 'destravou', e completou a atualização. Daí então bastou remarcar os idiomas que quero suporte instalados, e trazer Portugês-Br para o topo da lista. Ao reiniciar, o desktop estava novamente em Português, idem o Thunderbird, e idem o Firefox (por enquanto, o 3.6 -- melhor esperar o ff4 só a partir do repositório da distro!), etc. Depois eu reinstalo o BrOffice/LibreOffice (ou melhor, espero pra instalar quando vier a atualização do Ubuntu para 11.04, que logo logo estará disponível)
Espero ter sido útil. Abraços a todos!

Offline vouape

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Mudança não solicitada de idioma ao atualizar 10.04LTS (e 10.10)
« Resposta #35 Online: 25 de Junho de 2011, 19:00 »
Olá amigos. Eu continuo com o mesmo problema. Estou usando Mint 10, baseado em Ubuntu 10.10.
Eu fiz a reinstalacão do sistema. Eu já usava o Mint 10 antes e esse problema não existia. Agora ele apareceu.
Já tentei todas as solucões postadas acima e nada funcionou para mim. Continuo com boa parte do sistema em ingles e não consigo acessar arquivos e pastas com caracteres especiais.

Já editei o /etv/enviroment e agora ele está com esse conteúdo:

PATH="/usr/local/sbin:/usr/local/bin:/usr/sbin:/usr/bin:/sbin:/bin:/usr/games"
LANGUAGE="pt_PT:pt_BR:en"
LC_MESSAGES="pt_PT.UTF-8"
LANG="pt_PT.UTF-8"
LC_ALL="pt_PT.UTF-8"


Vejam o resultado desses comandos:

renato@renato-laptop:~$ locale -a
C
POSIX
en_US.utf8
pt_BR
pt_BR.iso88591
pt_BR.utf8
pt_PT.utf8

renato@renato-laptop:~$ locale
LANG=pt_BR
LANGUAGE=pt_BR:pt:en
LC_CTYPE="C"
LC_NUMERIC="C"
LC_TIME="C"
LC_COLLATE="C"
LC_MONETARY="C"
LC_MESSAGES="C"
LC_PAPER="C"
LC_NAME="C"
LC_ADDRESS="C"
LC_TELEPHONE="C"
LC_MEASUREMENT="C"
LC_IDENTIFICATION="C"
LC_ALL=C


Alguém sabe me dar uma ajuda?
Valeu!

Offline vouape

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Mudança não solicitada de idioma ao atualizar 10.04LTS (e 10.10)
« Resposta #36 Online: 25 de Junho de 2011, 19:17 »
Complementando..... essa é a mensagem de erro que aparece quando tento instalar um pacote de idiomas


perl: warning: Setting locale failed.
perl: warning: Please check that your locale settings:
   LANGUAGE = (unset),
   LC_ALL = (unset),
   LANG = "None.None"
    are supported and installed on your system.
perl: warning: Falling back to the standard locale ("C").
locale: Cannot set LC_CTYPE to default locale: No such file or directory
locale: Cannot set LC_MESSAGES to default locale: No such file or directory
locale: Cannot set LC_ALL to default locale: No such file or directory
perl: warning: Setting locale failed.
perl: warning: Please check that your locale settings:
   LANGUAGE = (unset),
   LC_ALL = (unset),
   LANG = "None.None"
    are supported and installed on your system.
perl: warning: Falling back to the standard locale ("C").
locale: Cannot set LC_CTYPE to default locale: No such file or directory
locale: Cannot set LC_MESSAGES to default locale: No such file or directory
locale: Cannot set LC_ALL to default locale: No such file or directory


Alguém tem alguma idéia?
Valeu!

Offline vouape

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Mudança não solicitada de idioma ao atualizar 10.04LTS (e 10.10)
« Resposta #37 Online: 28 de Junho de 2011, 10:14 »
Ok, resolvi meu problema e vou relatar.
Na verdade tive o problema de configuração do locale não porque fiz upgrade do sistema, mas porque fiz seguidas instalações de SOs, todos em cima do mesmo /home (sempre formatando só o / mas deixando o /home, sempre com preguiça de formatar e ter que botar o backup pra dentro). Instalei até o ubuntu 11 pra testar o Unity (fui testar o compiz e deu um pau federal que só consegui sair reinstalando). Concluindo, descobri que as configurações de preferência de usuário (as pastas ocultas que ficam no home), acabaram zuando com sucessivas instalações.
Descobri isso porque quando criava novas contas, o idioma ficava perfeito, só dava problema na minha conta principal (que herdava as configurações antigas, desde que eu usava ubuntu 8.04).

Resultado, tive que formatar a partição /home. Tudo voltou ao normal.
Conclusão: de vez em quando é bom zerar o hd, mesmo tendo que configurar o desktop novamente e botar o backup pra dentro. Ou então, saber quais pastas (ocultas no home) apagar pra renovar as configurações. Não tentei isso.

Valeu moçada.
« Última modificação: 28 de Junho de 2011, 10:20 por vouape »

Offline ambar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Mudança não solicitada de idioma ao atualizar 10.04LTS (e 10.10)
« Resposta #38 Online: 24 de Agosto de 2012, 09:05 »
Foi tiro e queda, a dica abaixo funcionou comigo também!

Tive esse mesmo problema hoje no meu 10.04. Fiquei assustado a princípio mas tentei o seguinte:

Abri o arquivo /etc/environment e adicionei a linha (pois ela não existia):
LC_ALL=pt_BR.UTF-8

Abri um terminal e digitei os seguintes comandos:
Código: [Selecionar]
sudo dpkg-reconfigure locales
sudo locale-gen --purge
sudo locale-gen

Reiniciei o pc e... tcharam! Idioma em Português novamente!

Espero ter ajudado.