Praticamente, não há setor na vida moderna que dispense o uso do teclado do computador ( por enquanto!). Hoje em dia, além de saber como usar um computador, é preciso digitar bem e rápido. Diferente da escrita manual, a velocidade de digitação não aumenta com o tempo de uso se você tiver vícios de digitação.
Há muitas pessoas que usam o computador há anos e continuam usando apenas 4 dedos para digitar. Se utilizassem os 10 dedos, a velocidade iria dobrar. Isto é muito vantajoso, pois um trabalho de duas horas seria concluído em uma.
Muito tempo é perdido:
1- utilizando-se menos dedos
2- procurando teclas;
3- após achar a tecla, procurando onde mesmo você estava no texto;
4- utilizando dedos impróprios.
Sei que isto pode ser um assunto muito difundido, mas há quem não saiba ou nem tenha esta informação.
Direto ao ponto, conheça o KlavaroDireto do site do desenvolvedor uma palavra:
Klavaro é só mais um outro tutorial de digitação gratuito (grátis mesmo). Nós sentimos necessidade de criá-lo porque ficamos frustados com as outras alternativas, as quais baseavam-se quase sempre em uns poucos teclados específicos. Klavaro tem a intenção de ser independente de teclados e idiomas, economizando memória e tempo (e dinheiro).
O que há de especial?
- Arranjos de teclado incluídos:
"qwerty" (BR; BR_abnt0; BR_abnt2; CZ; EL; ES; HE; IT; PT; SE; US)
Dvorak (BR; FR; US; US_BR; US_ES; US_SE)
"qwertz" (CZ; DE; HU)
"azerty" (FR)
"jtsuken" (RU)
- Editor de arranjo de teclado
- Curso básico
- Exercícios de adaptação
- Exercícios de velocidade
- Exercícios de fluidez
- Gráficos de progresso
- Interface gráfica limpa: ao aprender a digitar corretamente, não se deve tirar a atenção dos exercícios. Então, não é recomendado ter dúzias de mostradores medindo velocidade, erros, tempo, etc; nem um teclado virtual flutuando na frente do estudante: ele deve memorizar as posições das teclas pelo tato, não visualmente. Por isso, a interface do Klavaro iniciou simples e continuará assim por toda sua existência útil.
Para quem, volta e meia, mergulha nos poderes da linha de comando é uma ótima alternativa. Sem falar que é
Opensource