Boa noite Alarcon. Vi o seu vídeo sobre como usar o Terminal, mas não respondeu a pergunta como fazer para instalar programas da internet com as extensões .tar.gz ou .tar.bz2 no Ubuntu passo-a-passo, pois a maior dificuldade, não só minha, mas de muitos que vieram do Windows é essa.
Espero que você faça outro vídeo referente a explicação disso.
Abraço
Acho que você está fazendo confusão, pois em nenhum momento a vídeo aula que fiz sobre
como abrir o terminal pelo gerenciador de arquivos nautilus no Ubuntu iria tratar de
como fazer para instalar programas da internet com as extensões .tar.gz ou .tar.bz2 no Ubuntu, portanto são coisas diversas.
Caso você tenha apenas digitado errado o título do vídeo e queira se referir ao
Como instalar programas .tar.gz ou .tar.bz2 no Ubuntu - noções básicas, só posso lamentar que ao menos para você e mesmo depois de assistir ao vídeo com quase 25min de duração, ainda ache que não foi explicado como instalar pacotes em
.tar.gz ou
.tar.bz2.
No vídeo começo explicando como instalar alguns pacotes, compiladores que são necessários na maioria dos casos de instalação, depois explico que quem vai dizer como proceder é o próprio desenvolvedor do pacote e ele, geralmente, utiliza um arquivo de texto chamado
Readme,
Install,
Setup ou algo equivalente a isso. Depois utilizo um exemplo simples da ativação de um driver para minha webcam em formato
.tar.gz que serve para mostrar os comandos mais usados:
make (para compilar) e depois
sudo make install (para instalar). Caso você tenha pensado que não tenha mostrado nada neste exemplo, não era mesmo para mostrar nenhum aplicativo sendo aberto depois do processo de compilação e instalação, pois era a compilação de um driver que somente serve para habilitar minha webcam e quem vai enxergá-la seria o
cheese,
skype e programas afins que não era objeto da vídeo aula.
O segundo exemplo, esse sim mostra um aplicativo instalado e depois sendo aberto. Ele é um caso mais elaborado de instalação, portanto mostro como usar um pacote
.tar.bz2, ler o arquivo com instruções que nesse caso é
Install e depois uso os comandos indicados que é a segunda forma mais comum de uso que seria:
./configure (que no exemplo ainda usa uns paramentos extras),
make e
sudo make install. Ainda mostro que de início ocorre um erro e mostro como contornar ele, depois mostro onde o aplicativo foi instalado, abro o mesmo, mostro como desinstalar com o comando
sudo make uninstall e como alguns desenvolvedores não colocam a instrução de desinstalação, ainda ensino como trocar o
sudo make install pelo comando
sudo checkinstall -D que vai criar um pacote
.deb e instalar para facilitar a remoção do aplicativo caso você resolva removê-lo.
Para finalizar ensino como remover do seu sistema os pacotes dependências que foram necessários instalar no seu sistema para que a compilação do segundo caso ocorresse com sucesso.
Se tudo isso, para você, não foi considerado um passo-a-passo, só tenho a lamentar que não tenha atingido meu objetivo....