Autor Tópico: Sistema ficando lento e remoção de pacotes e kerneis antigos  (Lida 2092 vezes)

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Sistema ficando lento e remoção de pacotes e kerneis antigos
« Online: 09 de Abril de 2011, 13:01 »
Tenho um Eee PC 1000HA, que veio com o Windows XP Home original. Assim que acabou a garantia, formatei e instalei o Ubuntu 10.04LTS como único sistema operacional, particionando o HD em três partições, deixando 50GB para /, 3GB para swap e o restante para /home.

No começo o sistema voava. Iniciava em menos de 7 segundos e desligava em 3 segundos. No entanto, depois de três meses e de ter realizado todas as atualizações recomendadas para a versão (marquei a opção de atualizar somente para versões LTS), percebo que o sistema está perdendo o fôlego, demorando cada vez mais para ligar e desligar.

Imagino que talvez os kerneis e pacotes antigos estejam interferindo nisso.

Então, para não fazer nenhuma besteira, gostaria de saber dos usuários mais experientes o que exatamente se deve remover do sistema para deixá-lo mais saudável (Não tenho problema de espaço em disco, apenas percebo que o sistema embora esteja funcionando bem está ficando mais lento a cada dia)
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline rruella

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.097
    • Ver perfil
Re: Sistema ficando lento e remoção de pacotes e kerneis antigos
« Resposta #1 Online: 09 de Abril de 2011, 13:22 »
para limpesa uso um recurso do ubuntu tweak.
se não o tem instale e abuse.
Dar como resolvido, ou como solucionado um tópico seu:

http://www.youtube.com/watch?v=cW8isbYhR_M

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Sistema ficando lento e remoção de pacotes e kerneis antigos
« Resposta #2 Online: 09 de Abril de 2011, 14:13 »
Sim. Instalei o Ubuntu-tweak e realmente é muito fácil usar e abusar. Mas, ainda tenho a dúvida:

Pelo ubuntu tweak o que eu posso remover? Posso remover todos o kerneis antigos sem problemas (no ubuntu-tweak são listados apenas os kerneis antigos e eu conferi e vi que o último instalado é superior ao mais atual da lista do tweak)?


A minha preocupação é remover algo que não deveria ser removido...
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Sistema ficando lento e remoção de pacotes e kerneis antigos
« Resposta #3 Online: 09 de Abril de 2011, 16:52 »
Ola Luiz, o Tweak lista o kernel que nao esta em uso e nao o mais recente, ou seja vc pode estar usando o kernel mais antigo e vai aparecer o mais novo no tweak para ser removido.

Sempre que atualiza o kernel, o sistema usa o mais novo automaticamente, mas pode haver algum imprevisto e ele bootar com o mais antigo, entao e melhor verificar a versao antes de remover.
« Última modificação: 11 de Abril de 2011, 21:22 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Sistema ficando lento e remoção de pacotes e kerneis antigos
« Resposta #4 Online: 09 de Abril de 2011, 18:36 »
Então, por exemplo, posso simplesmente limpar todos os pacotes, kerneis, cache, configuração e ppa listados pelo ubuntu-tweak que nenhum deles é usado pelo sistema? Não tem problema?
« Última modificação: 09 de Abril de 2011, 18:40 por xluisfernando »
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Sistema ficando lento e remoção de pacotes e kerneis antigos
« Resposta #5 Online: 09 de Abril de 2011, 18:54 »
Ola Luiz, os pacotes vc pode limpar sem problema porque ficam depois de instalados ocupando espaço no cache do apt, quanto aos kerneis vc pode deixar dois instalados se desejar ou entao se ja estiver certo que esta tudo funcionando com o novo kernel pode remover o antigo, mas isso nao vai influenciar na velocidade, configuraçoes e ppas listados se vc remover nao vai mais ter atualizaçoes desses pacotes pelo gerenciador de atualizaçoes. Vc pode dar uma olhada no Bleachbit que e um programa que faz uma limpeza mais a fundo mas ja aviso, somente apague o que vc tem certeza do que esta relacionado, como cache do navegador e etc, mas faça por sua conta e risco.

Seria interessante vc dar uma pesquisada nesse assunto e tbm dar uma verificada nos modulos e programas que estao iniciando junto com o sistema.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997