Autor Tópico: Gnome 3 ou unity?  (Lida 8335 vezes)

Offline marcelo faria

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
  • Liberdade de idéias, liberdade de escolhas!
    • Ver perfil
Gnome 3 ou unity?
« Online: 09 de Abril de 2011, 22:55 »
O que vocês acham destes ambientes? Sempre coloco versões novas no meu computador a cada lançamento, mas admito que estes dois novos são bem diferentes dos outros. O gnome (eu adoro) ficou muito diferente (vi no youtube), e o unity é novidade. Não me importo em aprender, quero conhece-los, mas será um pulo grande, e estou acostumado com escaladas mais graduais. Como iniciante, qual o ambiente seria melhor para "estudos". aprender, para depois conhecer o segundo? Todas as opiniões são válidas, pois divido meu pc com minha esposa e teoricamente terei de ensiná-la (ela é fã de windows...). Obrigado!

Offline cesargcomp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Gnome 3 ou unity?
« Resposta #1 Online: 09 de Abril de 2011, 23:20 »
O que vocês acham destes ambientes? Sempre coloco versões novas no meu computador a cada lançamento, mas admito que estes dois novos são bem diferentes dos outros. O gnome (eu adoro) ficou muito diferente (vi no youtube), e o unity é novidade. Não me importo em aprender, quero conhece-los, mas será um pulo grande, e estou acostumado com escaladas mais graduais. Como iniciante, qual o ambiente seria melhor para "estudos". aprender, para depois conhecer o segundo? Todas as opiniões são válidas, pois divido meu pc com minha esposa e teoricamente terei de ensiná-la (ela é fã de windows...). Obrigado!

marcelo,

Primeiramente gostaria de parabenizá-lo em buscar sempre o aprendizado. Linux é isso.
Em segundo luga, gostaria de esclarecer uma confusão que anda pairando pela internet. Gnome, gnome-shell e unity. Tanto o gnome-shell como o unity vão usar a nova versão do Gnome: o Gnome 3.
O metacity será "aposentado" como gerenciador de janelas e, no caso no Ubuntu, será usado o Unity no 11.04 (ainda sem definição do pessoal da Canonical pois há boatos que o Unity possa ser usado só a partir do 11.10).

Esclarecido?

Espero ter ajudado.
Use Ubuntu. Segurança, facilidade e gratuidade em suas mãos.

Offline cajaboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • "Livre-se da tela azul, seja livre, use GNU/Linux"
    • Ver perfil
Re: Gnome 3 ou unity?
« Resposta #2 Online: 10 de Abril de 2011, 17:46 »
Pra ser sincero ele ainda não está bom ou depende da máquina. testei em duas máquinas, ambas com configurações boas e ambas travaram.
Mais na minha humilde opinião o gnome é mais simples.
Baixe seu ubuntu, ou derivados aqui: http://releases.ubuntu.com/
"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem." 1 Timóteo 2:5

Offline marcelo faria

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
  • Liberdade de idéias, liberdade de escolhas!
    • Ver perfil
Re: Gnome 3 ou unity?
« Resposta #3 Online: 10 de Abril de 2011, 19:54 »
Estou começando a entender. Dois amigos também disseram que o Gnome 3 estava travando. A minha preocupação é justamente essa. Quando vou começar a diferenciar se o erro é meu ou do programa... Para quem conhece as "entranhas do sistema", seu funcionamento fica mais fácil. Tudo bem, temos o fórum para ajudar, mas sempre tenho cautela com modificações tão profundas.

bawlaw

  • Visitante
Re: Gnome 3 ou unity?
« Resposta #4 Online: 10 de Abril de 2011, 23:37 »
olha.. ja to usando o unity a um bom tempo ja..
eee uso ele em 2 maquinas, uma delas é um netbook.
nao prezenciei nenhum grande travamento.. ta rodando tranquilo.
além do que é muito intuitivo e facil de mexer.

Offline HugoSalvador

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re: Gnome 3 ou unity?
« Resposta #5 Online: 28 de Abril de 2011, 16:59 »
olha.. ja to usando o unity a um bom tempo ja..
eee uso ele em 2 maquinas, uma delas é um netbook.
nao prezenciei nenhum grande travamento.. ta rodando tranquilo.
além do que é muito intuitivo e facil de mexer.

Não achei o Unity intuitivo.

Não gostei do Unity. A vantagem é que se ganha espaço em tela, mas de resto não gostei. Uso ele no netbook com Ubuntu 10.10.

Achei que foi uma perda não ter menu listando todos os aplicativos de forma direta e acho que foi perda na questão gráfica. Acabei de rodar a versão final do live CD e não gostei. Achei muito complicado para achar os aplicativos! Tem-se que digitar o nome para acessar! O Ubuntu ganhou terreno exatamente por facilitar migração do Windows para o GNU/Linux.

Sou apenas um usuário, não sou desenvolvedor. Sendo assim não posso falar da parte técnica, mas para mim o Unity foi um retrocesso.

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Gnome 3 ou unity?
« Resposta #6 Online: 28 de Abril de 2011, 17:08 »
Eu também fui um dos PS que não gostaram do novo visual, tv pelo costume, ficou mais enrolado de se usar os menus. Os caras deveriam dar a opção de usar o "sistema" velho, a mudança já começou pelos captions das janelas sendo colocados do lado esquerdo e nego chiou, agora essa, quero ver qdo entrar a computação nas nuvens, dando boot pela internet, hehehehe... :)
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

clodoaldops

  • Visitante
Re: Gnome 3 ou unity?
« Resposta #7 Online: 28 de Abril de 2011, 19:19 »
Instalei unity no 10.10 e não gostei.
Vou baixar o 11.04 p/ ver com ficou.

Offline promurilo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 185
    • Ver perfil
Re: Gnome 3 ou unity?
« Resposta #8 Online: 01 de Maio de 2011, 16:45 »
Também sou um dos que não gostaram do Unity. Não é que ele seja de todo ruim. O visual ficou legal, mas não vi muito avanço na questão do acesso rápido aos programas. Aquelas docs como o Avant Windows Navigator já faziam mais ou menos isso que a barra lateral faz. Mas achei realmente interessante o botão para exibir os desktops e a possibilidade de arrastar uma janela para outro desktop.

Mas faltou mais praticidade justamente no menu principal! Seria bom ver as categorias de programas normalmente, como antes. O grande problema é que a definição de praticidade não é a mesma para todos...

Na minha opnião, um menu é um menu! É como um cardápio bem organizado, para nos adudar a ter uma visão geral do que existe ou está instalado no sistema. O menu deveria, em minha humilde opnião de usuário, mostrar as funcionalidades do sistema, o que o sistema pode fazer, o que está instalado... nesse ponto o menu do Unity não me agradou muito. Os aplicativos aparecem em uma única lista, todos misturados.

Além do mais, o unity rodou ligeiramente pesado aqui no meu computador.


Offline HugoSalvador

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re: Gnome 3 ou unity?
« Resposta #9 Online: 13 de Junho de 2011, 16:03 »
Estou experimentando o Mint, distro baseada no Ubuntu (usando o mesmo repositório de programas), já vem com flash, java, codecs e, o melhor, sem o Unity. O Gnome dele é bem legal e de fácil configuração (fácil instalação de applets, criar barra, relocar barra, etc).

bawlaw

  • Visitante
Re: Gnome 3 ou unity?
« Resposta #10 Online: 15 de Junho de 2011, 10:35 »
eu ainda gosto xD.
só acho ruim quando se tem varias janelas diferentes abertas. é meio ruim de trocar entre elas.

quanto aos menus antigos, tentem clicar com o segundo botao no item que é uma lupa na barra do Unity.
existem menus classicos para adicionar a barra do unity tambem.

sei lá eu gostei.. trabalho com poucos aplicativos e coloquei eles na barra. nao tenho que ficar procurando nada.

quanto ao Mint, é muito bom tambem

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: Gnome 3 ou unity?
« Resposta #11 Online: 15 de Junho de 2011, 11:56 »
Quando lançaram o Unity, achei um caos total, mas recentemente consegui rodar o Unity 2D na VM, passei um tempo me ajustando e agora instalei definitivo no pc, faz pouco tempo q estou rodando ele nativo, mas até agora tem sido uma boa experiência sim e olha q no início eu não ia com a cara desse novo layout, mas estou adorando !
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline marcelo faria

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
  • Liberdade de idéias, liberdade de escolhas!
    • Ver perfil
Re: Gnome 3 ou unity?
« Resposta #12 Online: 23 de Junho de 2011, 14:53 »
Boa tarde à todos! Estou reativando a pergunta porque acho pertinente devido ao tempo. Depois do lançamento do Unity eu esperei um pouco para colocar no meu PC. Usando o Ubuntued coloquei o 2D já que meu hardware não suportou o 3D. E vocês, já se familiarizaram com o Unity? O Ubuntu dita tendências(minha opinião) e foi uma boa escolha? Estou vendo algumas pessoas migrando para o Mint, mas vejo também que mais da metade já voltou para o Ubuntu. É natural que as mudanças assustem, mais vocês conseguem identificar um sistema com menos bugs, mais estável? Posso considerar o Unity um primeiro degrau em direção ao Gnome 3 ou são dois caminhos diferentes? Não tenho muito conhecimento técnico no assunto, por isso a opinião do fórum é muito importante!
« Última modificação: 23 de Junho de 2011, 14:55 por marcelo faria »

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: Gnome 3 ou unity?
« Resposta #13 Online: 24 de Junho de 2011, 10:46 »
estou usando o unity (2d ou 3d, nao ha diferença relevante) no trabalho pois o gnome-shell do meu pc deu problema (culpa minha, nao do shell), e no meu notebook eu uso gnome-shell. na minha opniao o gnome-shell parece mais maduro, nao sei se mais estavel mas com certeza mais usavel e infinitamente mais bonito e atraente, o unity ate funciona bem, mas tem um efeito de "prazer" em se usar o gnome-shell que nao percebo no unity, no caso dele o maximo que sinto é "funciona pelo menos".

nao sei se o unity é uma especide de pre-escola do shell, mas na minha visao cada dia que passa os dois se aproximam, e com as novas contribuiçoes ao g-shell ele tem ficado cada melhor, nao consigo realmente ver um motivo pra se usar unity que nao seja "meu hardware nao roda gnome shell", e na minha opniao isso nao é motivo suficiente pra se usar um sistema.

ps: ignorando  é claro o motivo "eu gosto mais do unity" que tambem é uma possibilidade.   
Ubuntu Linux 10.10

Offline FiliHard

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
    • Bloguinho Filipeh
Re: Gnome 3 ou unity?
« Resposta #14 Online: 25 de Junho de 2011, 03:09 »
Embora entenda pouco do sistema, pois sou novo nele (usando o linux desde que o ubuntu 11.04 foi lançado, instalei no PC pelo wubi, mas não sei o motivo de não ter instalado o Unity, ele foi instalado com o gnome 2.32), quando instalei o ubuntu 11.04 pelo wubi no computador da minha namorada ele instalou o Unity normalmente, não gostei muito dele, o que eu faço no gnome 2.32 não consigo fazer no unity. Já tentei até abrir uma barra com o comando gnome-panel, a barra abre, mas tem opção que não funciona como por exemplo a opção Rede, eu não consigo encontrar essa opção no Unity, e quando tento usar a barra normal ela não funciona.

Na verdade não sei falar bem disso, pois sou novo na área. Mas seria mais interessante atualizar o gnome, colocando uns efeitos legais e taws.

Acho que a Canonical está querendo da os primeiros passos pra montar uma interface própia.
.
Só sei que nada sei!