Autor Tópico: 1ª Parte [resolvido] -> Falta autenticar  (Lida 20025 vezes)

Offline Hawk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
  • Opera - Ubuntu
    • Ver perfil
1ª Parte [resolvido] -> Falta autenticar
« Online: 13 de Julho de 2006, 13:11 »
Segui dois tutoriais aqui do Fórum e do Guia do Hardware, mas nada... :'(
É descrito para se digitar o comando "make install" num tal de terminal, tudo bem que é dito apenas isto, não é dito onde deve-se encontrar este tal de terminal, mas tudo bem, fui procurando e achei um "terminal root", acho q é a mesma coisa. Aparece algo como "root@meu_usuário/home#" acho q é isso, depois é solicitado para descompactar, e mais nada é dito, como deve-se proceder, com muita dificuldade extrai os arquivos da minha placa e do Ndiswrapper - só que sem utilizar o "terminal root", pois não conseguia acessar as pasta e nem sabia o comando para descompactar - para uma "pasta pessoal sei lá o q"... executo o comando "make install" e diz q o comando "make" não é reconhecido!  :o Caramba se tá escrito que tem q fazer este comando e depois diz que não é reconhecido, não entendo mais nada  ???
Estava me esquecendo, tenho também que instalar um tal de iwconfig, procurei e encontrei no cd do ubuntu o tal "wireless-tool", pronto, aqui começou o maior prblema, lá dentro do cd do ubuntu tem quatro arquivos, mas dois tem outra coisa escrita, todos com a extensão ".deb", tentei desompactar da mesma forma que eu fiz com os outros arquivos, mas aparecia uma mensagem de erro que não era possível abrir aquele tipo de arquivo com o descompactador. Empaquei nesta parte...
Perguntas básicas de um noob em Linux Ubuntu, mas muito, muito interessado no sistema. Achei ele excelente.
Como faço para descompactar? Qual comando, qual pasta, etc...?
Com faço para chegar na pasta - pelo terminal root - onde descompactei os arquivos da placa mãe e do arquivo Ndiswrapper? Como faço para instalar este Ndiswrapper, ou qualquer outro aplicativo que eu tenha feito o download da internet? Como faço para criar pastas em outros lugares?
Gostaria muito de usar o Ubuntu, mas estas dificuldades em usar o terminal são muito desanimadoras, por que não fazem um sistema mais simples de se usar, com sistema gráfico, duplo clique para instalar, e pronto, sem precisar ficar digitando comandos para tudo, sem precisar acessar como usuário "root", este negócio de terminal é muito complicado, tudo bem que para quem já o domina pode parecer muito simples, avançado, e tudo mais, mas quem utiliza outro sistema por interface gráfica a 10 anos - pelo menos - é muito complicado e difícil de se adaptar.
Peço desculpas a todos, sei que minhas perguntas podem parecer óbivias de mais para serem respondidas, mas, para quem até a pouco tempo nem sabia que não se pode executar qualquer tipo de arquivo Win32 em Linux, é muito complicado.
Eu aprendo rápido, se me explicarem, tenho certeza que aprenderei e saberei usufruir do Ubuntu.
Tenho o Ubuntu 5.10 e já solicitei o cd da versão 6.
O sistema é bonito e rápido, mas, se apenas a minha dificuldade em poder configurar e acessar a internet  pelo meu modem wireless fosse resolvida, pra mim já era o suficiente. ;D

PS.: Não sei praticamente nada sobre Linux.

Desculpem por qualquer coisa e obrigado pela atenção e paciência. :D
« Última modificação: 29 de Agosto de 2006, 08:18 por Hawk »



-- Linux Counter user #423167 --

Offline usifoto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 320
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar/configurar meu Modem PCI Wireless
« Resposta #1 Online: 13 de Julho de 2006, 13:49 »
Olá Hawk,

Bem vindo ao fórum.

Certamente será mais fácil obter ajuda se você postar qual é o seu hardware. Eu também uso wireless modem e apanhei um pouco no começo, mas já está tudo resolvido e funcionando redondo.

A minha placa é uma Samsung SWL 2300P e sequer precisa do ndiswrapper, pois já tem suporte nativo no Ubuntu.

Tenha paciência e seja perseverante, pois mudar do Windows para o Linux é meio traumático no começo, mas se estiver realmente a fim de seguir a trilha do software livre, logo estará adaptado e não vai mais querer voltar atrás.


Offline Hawk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
  • Opera - Ubuntu
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar/configurar meu Modem PCI Wireless
« Resposta #2 Online: 13 de Julho de 2006, 18:28 »


Olá Hawk,

Bem vindo ao fórum.

Certamente será mais fácil obter ajuda se você postar qual é o seu hardware. Eu também uso wireless modem e apanhei um pouco no começo, mas já está tudo resolvido e funcionando redondo.

A minha placa é uma Samsung SWL 2300P e sequer precisa do ndiswrapper, pois já tem suporte nativo no Ubuntu.

Tenha paciência e seja perseverante, pois mudar do Windows para o Linux é meio traumático no começo, mas se estiver realmente a fim de seguir a trilha do software livre, logo estará adaptado e não vai mais querer voltar atrás.


Com certeza usifoto, ainda mais com usuários tão prestativos assim como vc, tentando me ajudar.
Sabia que não seria fácil, pois quando mudei do Win98 para o W2K e depois para o WinXP, foi difícil, mas, foi muito mais simples, se comparado ao Ubuntu.
Procurei no site do meu modem wireless, mas não tem driver para Linux.
Rodei o comando "lspci" para descobrir o modelo do modem, mas apareceu que não há nenhum modem instalado/detectado! Ele não reconheceu meu modem wireless nem meu modem de rede.
Se entendi bem sua pergunta, vc quer saber qual o modelo do meu modem?
Então, é este:

Wireless-G PCI Adapter IEEE 802.11g
ENLWI-G
Encore Electronics
(peguei estas informações na caixa do mesmo)

Card: [Encore Electronics] ENLWI-G
Chipset: Marvell Technology Group Ltd. 88w8335 [Libertas] 802.11b/g Wireless (rev 03)
pciid: 11ab:1faa (rev 03)
Driver: http://www.encore-usa.com/Drivers/ENLWI-G_Driver_Utility_98SE-ME-2000-XP.zip
Other: Tested on a Debian Etch (testing) system. At testing time, ndiswrapper was out of the testing tree, so I had to compile ndiswrapper from svn or from unstable tree. Both worked OK.
(peguei estas informações no site sobre o "NdisWrapper" - http://ndiswrapper.sourceforge.net/mediawiki/index.php/List)

Meu PC:
Intel Celeron 1,3GHz
128Mb RAM
HD 20Gb
3,7Gb para o Ubuntu
« Última modificação: 13 de Julho de 2006, 22:05 por Hawk »



-- Linux Counter user #423167 --

Offline usifoto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 320
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar/configurar meu Modem PCI Wireless
« Resposta #3 Online: 14 de Julho de 2006, 09:52 »
Bem, não apareceu ninguém do Gnome para te ajudar. Eu uso o KDE e não estou habituado ao Gnome do Ubuntu para te prestar um auxílio pelos programas da interface gráfica, mas mesmo assim vou tentar.

Entre em contato por MP ou pelo MSN e vamos ver o que conseguimos.  ::)

Offline Hawk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
  • Opera - Ubuntu
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar/configurar meu Modem PCI Wireless
« Resposta #4 Online: 14 de Julho de 2006, 12:05 »
Veja seu pvt 8)



-- Linux Counter user #423167 --

Offline Hawk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
  • Opera - Ubuntu
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar/configurar meu Modem PCI Wireless
« Resposta #5 Online: 15 de Julho de 2006, 14:46 »
Estava lendo alguns tutoriais por aí, e em um deles, que achei fosse o definitivo, dizia mais ou menos assim.
acessar pasta onde foram salvos os arquivos do Ndiswrapper e executar os comandos:

sudo ./configure
sudo make
sudo make install

Mas estes comandos não funcionam!
Quando entro com estes comandos, aparece uma mensagem dizendo que estes comandos não foram reconhecidos ou não existem, sei lá...
O que eu faço, por favor me ajudem.
« Última modificação: 15 de Julho de 2006, 15:49 por Hawk »



-- Linux Counter user #423167 --

Offline Hawk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
  • Opera - Ubuntu
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar/configurar meu Modem PCI Wireless
« Resposta #6 Online: 15 de Julho de 2006, 15:49 »
Quando executo o comando:

# lspci

Ele não retorna nada, como se eu não tivesse instalado nehuma placa PCI Wireless no meu pc, o q eu faço...? :'(
« Última modificação: 28 de Julho de 2006, 21:30 por Hawk »



-- Linux Counter user #423167 --

Offline usifoto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 320
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar/configurar meu Modem PCI Wireless
« Resposta #7 Online: 15 de Julho de 2006, 19:14 »
Olhando no Gerenciador de pacotes Synaptic, eu encontrei o ndisgtk, ndiswrapper-source e ndiswrapper-utils.

Você está acessando via internet discada? Se estiver acessando a internet via modem pelo Ubuntu, seja paciente e instale pelo gerenciador de pacotes que sai tudo certinho. O download terá 5,3 Mb.

Se estiver pelo Windows eu posso baixar aqui e te mandar os pacotes, se você quiser.

Offline Hawk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
  • Opera - Ubuntu
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar/configurar meu Modem PCI Wireless
« Resposta #8 Online: 15 de Julho de 2006, 20:26 »
A minha net é banda larga wireless 256Kbps, não tenho modem comum - instalado - acho q não vou mais precisar dos arquivos, obrigado mesmo assim. ;)
Consegui configurar, ta reconhecendo o modem wireless, a recepção do sinal tá normal, a qualidade tá em 100%, só não consigo navegar ainda, por q preciso me autenticar. Como q faz?
Por q no Windows, preciso digitar o nome de usuário e a senha, e no Ubuntu, onde coloco estas informações?
Ta tudo certo, só falta isto...
Obrigado usifoto  :D
« Última modificação: 15 de Julho de 2006, 20:37 por Hawk »



-- Linux Counter user #423167 --

Offline usifoto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 320
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar/configurar meu Modem PCI Wireless
« Resposta #9 Online: 15 de Julho de 2006, 21:14 »
No Kubuntu você precisa configurar os parâmetros (IP, Gateway, Netmask, etc...) no wlassistant.

No meu micro eu ainda precisei editar o /etc/network/interfaces.

No meu provedor a configuração é manual e não via DHCP.

Você precisa procurar no Gnome onde estão essas configurações, mas se o sinal já está sendo detectado, pode ter certeza que vai conseguir configurar e navegar numa boa.

Se não achar o caminho no Gnome e nenhum Ubuntista aparecer para te ajudar, só vou poder te ajudar se você resolver migrar para o Kubuntu... ;D

Offline Hawk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
  • Opera - Ubuntu
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar/configurar meu Modem PCI Wireless
« Resposta #10 Online: 16 de Julho de 2006, 07:57 »
Mas será q pelo terminal no Ubuntu é tão diferente do Kubuntu?



-- Linux Counter user #423167 --

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar/configurar meu Modem PCI Wireless
« Resposta #11 Online: 16 de Julho de 2006, 09:55 »
No Ubuntu é diferente sim

Sistema -> Administração -> Rede
Em propriedades ,ponha os dados que achar necessário... (eth1 ou wlan0 conforme o caso),etc.
Nome de rede (ESSID) -> escolha o nome da conexão.
O dispositivo padrão de getway deve ser o correspondente a da conexão wireless

 Leia estes tópicos, talvez ajude
http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=3317
http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=6796.0
« Última modificação: 16 de Julho de 2006, 10:01 por RC2006 »
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline Hawk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
  • Opera - Ubuntu
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar/configurar meu Modem PCI Wireless
« Resposta #12 Online: 16 de Julho de 2006, 11:27 »
RC2006, já consegui ativar a placa wireless, mas não consigo navegar. Tenho quase certeza q é pela falta de autenticação.
No windows eu preciso inserir o nome de usuário e a senha, mas e no ubuntu, onde vão estas informações?
Irei ler estes dois tópicos depois retorno, obrigado RC2006.
« Última modificação: 17 de Julho de 2006, 09:23 por Hawk »



-- Linux Counter user #423167 --

Offline Hawk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
  • Opera - Ubuntu
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar/configurar meu Modem PCI Wireless
« Resposta #13 Online: 17 de Julho de 2006, 09:22 »
RC2006, li estes tópicos, mas se referem aos mesmos processos que já havia seguido.
A minha dúvida não é mais sobre instalar/configurar/acessar minha placa PCI Wireless. A placa já foi instalada e está reconhecendo os pontos de acesso próximos a minha casa.
Minha dúvida é:
No windows, depois de configurar meu modem wireless, preciso criar uma nova conexão, nesta nova conexão, devo inserir meu nome de usuário e minha senha, ambos fornecidos pela operadora wireless da minha cidade. Este nome de usuário e esta senha não sou eu quem escolho, são fornecidos por eles. A senha posso até alterar depois, mas o usuário não, pois, esta é uma conexão "pública" - de domínio da operada wireless de onde moro - eu simplesmente descubro um ponto de acesso próximo a minha casa, e quando minha antena, que está em cima do telhado de casa. Quando reconhece uma rede próxima, ela se conecta a ela. Eu clico nesta nova conexão que eu criei e ela faz uma autenticação na rede pública - onde já inseri usuário e senha - que minha antena reconheceu como sendo a mais próxima de minha casa. Estas redes que ficam próximas a minha casa, que se não me engano são cinco, não possuem nenhum tipo de autenticação WEP WPA, nada, a única autenticação a que me refiro é sobre a inserção do meu nome de usuário e minha senha, forecidos pela operadora de wi-fi.
No ubuntu, preciso saber onde criar esta conexão - que no windows fica em configurações > painel de controle > conexões dial-up ou de rede - e criar uma nova onde irei colocar nome de usuário e senha.

Desculpa pelo enorme texto, agredeceria muito sua ajuda.
Obrigado.
« Última modificação: 22 de Julho de 2006, 17:24 por Hawk »



-- Linux Counter user #423167 --

Offline Hawk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
  • Opera - Ubuntu
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar/configurar meu Modem PCI Wireless
« Resposta #14 Online: 17 de Julho de 2006, 12:01 »
OFF
Moveram meu tópico e nem me avisaram. :(
Levei um susto. :o
hehehe ;D
« Última modificação: 21 de Julho de 2006, 16:53 por Hawk »



-- Linux Counter user #423167 --