Vamos lá eu vou tentar te ajudar
Primeiramente eu não sei qual interface você está utilizando.
digite no terminal (na verdade cole) apt-get install auto-apt && auto-apt update e dê enter (não use o xterm porque você terá que digitar)
depois que você descompactou o programa (provavelmente em tar.gz)
auto-apt run ./configure
make
make install
ou tente isso:
#apt-get install kompile
#apt-get install auto-apt checkinstall
#auto-apt updatedb
#auto-apt update
#auto-apt update-local
#auto-apt run ./configure e por aí vai
Que tal criar o pacote pra da próxima vez não ter de compilar novamente ele hein? hehehehe
Neste caso temos o checkinstall
Dependendo do tipo de compilação, só usando o checkinstall já é suficiente pra compilar e gerar o pacote em debian.
#checkinstall -D ( Este comando cria um pacote debian , tendo outros comandos pra criar outros pacotes que não debian )
Depois que o pacote for criado pelo checkinstall, basta um:
#dpkg -i nomedopacote.deb
Daria como sugestão acrescentar apenas os pacotes:
build-essential
auto-apt
checkinstall
Estes 3 juntos resolvem 99% dos problemas de compilação na mão!!!
Implementar o build-essential e o auto-apt ( dar um auto-apt update antes )quando o usuários for fazer uso do seu painel , e se tudo der certo com os arquivos também dar a opção de criar o pacote debian ja no final da compilação também, usando o checkinstall , assim caso o sistema tenha de ser refeito o usuário não teria de fazer toda a compilação novamente....
#auto-apt updatedb
#auto-apt update
#auto-apt update-local
#auto-apt run ./configure ( vai instalando automaticamente tudo que for necessário para uma compilação no sistema )
ou se tudo estiver mesmo certo, pode-se dar apenas o :
#checkiinstall -D e no final ( se tudo der certo, não tendo faltado nada no sistema ) ele cria um .deb do pacote compilado, ai e so dar um dpkg -i nomedopacotecriado
Se ya!