Autor Tópico: Data e hora  (Lida 15949 vezes)

Offline math10

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
    • Ver perfil
Data e hora
« Online: 15 de Abril de 2011, 14:47 »
Olá pessoal, já procurei e executei diversos comandos para ajustar a data e hora do ubuntu 10.10 e não resolvi.

Comprei um notebook que veio instalado o windows 7 basic e estava funcionando normal a data e hora sem atrasar,
instalei o linux - ubuntu 10.10 e retirei o windows. Agora toda vez que desligo o computador e volto a ligar depois de um tempo a data e hora está diferente.

Quando eu ajusto e desligo e ligo fica normal, mas se passar ex: 2 horas desligado quando volta já está tudo desaustado.

Já configurei no setup da bios a data e hora e sincronizei com o do sistema operacional, já executei comando de hwclock no terminal, instalei o ubuntu com o fuso-horário certinho, já mudei a UTC para "no"  e nada disso resolveu.

Não quero sincronizar com a internet para definir data e hora.

placa mãe: OEM I38II

Alguem sabe o problema ?
« Última modificação: 16 de Abril de 2011, 14:11 por math10 »

Offline navegantesdailusao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 663
    • Ver perfil
Re: Data e hora
« Resposta #1 Online: 15 de Abril de 2011, 15:21 »
Olá,

Tenta reconfigurar o timezone.

sudo dpkg-reconfigure tzdata



abs
J.E.S.U.S. - Juntos Estaremos Sendo Um Só.

Offline math10

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
    • Ver perfil
Re: Data e hora
« Resposta #2 Online: 15 de Abril de 2011, 16:28 »
Vou tentar...depois volto para confirmar!

sudo dpkg-reconfigure tzdata

Offline RonaldoRG

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 659
    • Ver perfil
    • Twitter: @rafas_andrade
Re: Data e hora
« Resposta #3 Online: 15 de Abril de 2011, 18:11 »
Não seria a bateria da bios que tá esgotada?

T+.
Ubuntu 12.04

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Data e hora
« Resposta #4 Online: 15 de Abril de 2011, 20:32 »
Normalmente numa instalação dual boot de windows e ubuntu esse problema não acontece, pois ambos os sistemas ajustam o horário por padrão ao horário regional. Já num dual boot entre o Mac OS X e o Ubuntu esse problema acontece por que o Mac usa o horário UTC, que basicamente considera o relógio da bios como GMT e entende o horário a partir do fuso horário selecionado.

Então, se o problema que está acontecendo é sempre um atraso ou adiantamento de duas ou três horas, a razão é essa. Já se a alteração for de data e horários aleatórios, o problema é outro.

Para resolver seria preciso conferir se o windows está operando com horário local ou UTC, conferindo no regedit o registro HKEY_LOCAL_MACHINE/SYSTEMCurrentControlSetControl/TimeZoneInformation   se existe uma chave chamada RealTimeIsUniversal e se essa chave está com valor 1. Se sim, o sistema está com horário UTC.

Nesse caso, bastaria iniciar o Ubuntu e digitar no terminal sudo gedit /etc/default/rcS e depois de aberto substituir a linha UTC=no por UTC=yes

Assim, ambos os sistemas ficam com o horário UTC e não há conflito
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline math10

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
    • Ver perfil
Re: Data e hora
« Resposta #5 Online: 15 de Abril de 2011, 21:41 »
Continua o problema...

Estava funcionando normal no windows, retirei o windows e instalei somente o ubuntu 10.10 e ocorreu o problema da data e hora.

So posso saber se o problema é na bateria da bios se for para assistência técnica para não perder a garantia!?

antes atrasava exatamente 3 horas. Agora ficou aleatório.

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Data e hora
« Resposta #6 Online: 16 de Abril de 2011, 09:51 »
Se fosse problema com a bateria da bios o relógio sempre zeraria para 01 de janeiro do ano de fabricação da placa mãe, independentemente do sistema operacional.

Se antes atrasava exatamente três horas é por causa do horário UTC.

Já que removeu o windows, verifique o arquivo rcS que fica dentro de /etc/default e veja quais são os parâmetros.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline math10

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
    • Ver perfil
Re: Data e hora
« Resposta #7 Online: 16 de Abril de 2011, 10:01 »
Parâmetros.

etc/default/rcS

TMPTIME=0
SULOGIN=no
DELAYLOGIN=no
UTC=no
VERBOSE=no
FSCKFIX=no


apesar de ser um notebook novo estou pensando que pode ser essa bateria porque algumas vezes que ligo ocorre erros que tenho aperta F1 e depois F para corrigir.

algum problema com os parâmetros acima ?  já tentei mudar UTC para yes e não resolveu.
« Última modificação: 16 de Abril de 2011, 14:10 por math10 »

Offline RonaldoRG

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 659
    • Ver perfil
    • Twitter: @rafas_andrade
Re: Data e hora
« Resposta #8 Online: 16 de Abril de 2011, 19:00 »
Citar
apesar de ser um notebook novo estou pensando que pode ser essa bateria porque algumas vezes que ligo ocorre erros que tenho aperta F1 e depois F para corrigir.

Detalhe esses erros que ocorre na inicialização. Poste as mensagens de erro.

T+.
Ubuntu 12.04

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Data e hora
« Resposta #9 Online: 16 de Abril de 2011, 23:20 »
Não me recordo cpmp fazer isso no Ubuntu, mas procure configurar seu relógio para trabalhar por ntp

O servidor que uso é o a.ntp.br

No Slackware basta no terminal ser executado um:

ntpdate a.ntp.br

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Data e hora
« Resposta #10 Online: 16 de Abril de 2011, 23:40 »
Math

Pelo que descreveu não acredito que seja um problema com a bateria. Pensando no que mais poderia reiniciar as configurações da bios me lembrei de uma situação. Quando eu estava instalando o Mac OS X Snow Leopard no meu PC (instalação retail com BootCD), por diversas vezes no momento em que o sistema ia subir sem a ajuda do BootCD o sistema congelava e em seguida reiniciava, com a bios desconfigurada e pedindo F1. Nesse caso, o relógio mantinha a última data e hora, mas as configurações voltavam ao padrão.

Isso acontecia basicamente por dois motivos: configuração AHCI desativada ou exigência da placa de vídeo durante a instalação do sistema. Outra coisa que poderia fazer o pC reiniciar com a bios desconfigurada é superaquecimento.

Em todo caso, se o problema for a bateria da bios, o sistema irá sempre desconfigurar a bios e o relógio marcará 0:00h do dia 01 de janeiro do ano de fabricação da placa-mãe. Se for um problema que desconfigure a bios, o relógio marcará uma data compatível com a última válida.

Sobre o fato de o sistema desajustar o horário depois de algumas horas de funcionamento, vale lembrar que o ubuntu normalmente sincroniza e ajusta o relógio do sistema pela internet. Nesse caso, o seu relato sugere que o problema está relacionado à alguma configuração de fuso horário, que poderia estar relacionada a algum problema no servidor do horário local. Nesse caso, marcando a opção UTC=yes o seu sistema manteria a bios com o horário GMT e calcularia o horário da sessão com base no fuso horário definido na instalação (ou seja, com UTC o horário da bios é diferente do horário do sistema)
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline math10

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
    • Ver perfil
Re: Data e hora
« Resposta #11 Online: 17 de Abril de 2011, 13:38 »
Entendi xLuizfernando. vou usar esse ai Felix!

Ok, vou usar UTC = yes e conectar um servidor de horário.


E qual os possíveis problemas se a bateria da bios não funcionar corretamente ? só problema de data e hora ?

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Data e hora
« Resposta #12 Online: 17 de Abril de 2011, 17:43 »
Math

A bateria da bios serve para mantê-la energizada e assim salvar suas configurações. Quando a bateria apresenta defeito ou acaba, toda vez que se desliga o pc as configurações seria restauradas para um padrão de fábrica, inclusive o horário, criando a necessidade de serem programadas todas as vezes em que o pc for ligado.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline math10

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
    • Ver perfil
Re: Data e hora
« Resposta #13 Online: 18 de Abril de 2011, 12:49 »
Com todos os relatos aqui não é problema na bios, e tambem encontrei um amigo com o mesmo problema.

Ainda não consegui configurar a data e hora, configurei o servidor ntp mas nem sempre que ligo o notebook ele está conectado
a internet.

Esse problema deve ser do S.O .

não da para reinstalar porque atualizei muitas coisas e configurei tambem, espero que o ubuntu 11 não venha com esse problema.

erro: 0271 check date and time settings warning

warning: 0251 system CMOS checksum  bad default configuration used.

press F1 to resume.
« Última modificação: 19 de Abril de 2011, 12:06 por math10 »

Offline ezrandrade

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 127
    • Ver perfil
    • Geoprocessamento Para Linux
Re: Data e hora
« Resposta #14 Online: 14 de Novembro de 2011, 16:13 »
Desculpem-me ressuscitar este tópico mas estou enfrentado o mesmo problema.
Comprei um notebook de presente para um parente meu e dois dias depois de ter substituído o Satux que veio instalado de fábrica pelo Ubuntu 11.10, sempre aparece a seguinte mensagem de erro:

Phoenx SecureCore 9tm) NB
Copyright 1985-2009 Phoenix Technologies Ltd.
All Rights Reserved
BIOS Version: 1.04CE
KBC  Version: 1.04

CPU = Intel (R) Core(TM) i3 CPU     M 350 @ 2.27GHz
1782M System RAM Passed
256 KB L2 Cache per Processor Core
3072K L3 Cache Detected
Fixed Disk 0: TOSHIBA MK5065GSX
ATAPI CD-ROM: Optiarc DVD RW AD-7700S
Mouse initialized
ERROR
0271: Check date and time settings
WARNING
0251: System CMOS checksum bad - Default configurations used

Press <F1> to resume,  <F2> to Setup


Cabe ressaltar que o notebook tem apenas 1 semana de uso e, às vezes após dar o F1 para prosseguir com o carregamento do Ubuntu, ainda aparece a seguinte mensagem:

Verificando erros no disco
Tecle I para ignorar C para cancelar R para reiniciar

Agradeço desde já pela vossa colaboração.