Eu uso muito um Asus Eee PC 1000HA (principalmente por ser pequeno, leve e fácil de carregar para uma sala de aula) e fiz a instalação do Ubuntu 10.04LTS nele deixando /home separada. Em relação ao Windows XP que veio embarcado, o Ubuntu funciona muito bem, mas depois de ler sobre compilação de kernel, acredito que possa melhorar o desempenho dele.
Instalei o 10.04LTS por que queria uma versão com suporte prolongado, para não ter que ficar formatando o sistema a cada versão lançada. Antes, testei o 10.10 no desktop e percebi que ocorriam alguns bugs.
A minha intenção é compilar a última versão estável do kernel para utilizar nessa instalação 10.04LTS, com o objetivo de continuar atualizando o sistema.
Como disse antes, estou começando a estudar o Linux. Pelo que entendi, numa instalação de algum aplicativo ou pacote pelo synaptic, o sistema configura o pacote com base no headers do kernel. Então, se eu estiver usando um kernel novo e otimizado para meu hardware, como ficaria essa questão? A compilação gera o kernel headers e headers files?
Por estar usando uma versão antiga e LTS eu posso compilar a partir de um kernel mais atualizado?