Autor Tópico: Compilando o Kernel otimizado para o seu processador no Ubuntu!  (Lida 206003 vezes)

Offline Trincaxlinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Compilando o Kernel otimizado para o seu processador no Ubuntu!
« Resposta #195 Online: 26 de Setembro de 2013, 15:13 »
Nesse topico o Galactus esta descrevendo como compilar o kernel otimizado para o seu processador, note que ele perdeu um bom tempo fazendo esse tutorial e explicando detalhadamente cada item, compartilhando do seu conhecimento na area com os companheiros.

Por gentileza, escreva novamente a sua duvida ou sugestao em portugues, para que todos possam entender.

 

mais uma vez mils desculpas meu teclado deve ta bugado so pode ser isso !!! ou sei la oq aki esta saindo a escrita correta ok ja falei so novato acho q um pouco de compreenssao poderia ter ne amigo mas tudo bem nao postarei mais nada me desculpe ok

Offline Trincaxlinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Compilando o Kernel otimizado para o seu processador no Ubuntu!
« Resposta #196 Online: 26 de Setembro de 2013, 15:28 »
o amigo me perdoe apaga ai por favor acho q fiz algo errado so qeria agradecer o topico   ( galactus :    
Re: Compilando o Kernel otimizado para o seu processador no Ubuntu! )





de forma alguma quis atrapalha em algo ok so ruim pra caramba pra lida com forum!!!
nossa consegui compilar o kernel com as dicas do meu mais novo idolo (((galactus ))e nao consegui posta um simples agradecimento !!! =(

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Compilando o Kernel otimizado para o seu processador no Ubuntu!
« Resposta #197 Online: 26 de Setembro de 2013, 15:45 »
Ola Trincaxlinux, fique tranquilo :), capriche nas postagens e aproveite as dicas do Galactus!!!! Ele nao tem so esse tutorial interessante, como outros tbm.

Se precisar de apostilas e so pegar na minha assinatura abaixo.
« Última modificação: 26 de Setembro de 2013, 15:48 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Trincaxlinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Compilando o Kernel otimizado para o seu processador no Ubuntu!
« Resposta #198 Online: 26 de Setembro de 2013, 16:36 »
muito obrigado vou precisa msm dessas apostilas
pois to ne uma  briga danada pra conseguir instalar minha velha e boa radeon 4600 pci-e

acho q aprendi a responder direito aki ;D 

Offline Trincaxlinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Compilando o Kernel otimizado para o seu processador no Ubuntu!
« Resposta #199 Online: 03 de Outubro de 2013, 18:33 »
muito obrigado vou precisa msm dessas apostilas
pois to ne uma  briga danada pra conseguir instalar minha velha e boa radeon 4600 pci-e

acho q aprendi a responder direito aki ;D  

amigo meu processador e um intel i3 3210 3.2 ghz qual seria os valores pra fazer a mudança
HOSTCFLAGS   = -Wall -Wmissing-prototypes -Wstrict-prototypes -O2 -pipe -fomit-frame-pointer -march=native -mcx16 -msahf -mpopcnt -msse4.2 --param l1-cache-size=32 --param l1-cache-line-size=64 --param l2-cache-size=256 -mtune=generic

desde ja agradeço !!!


Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Compilando o Kernel otimizado para o seu processador no Ubuntu!
« Resposta #200 Online: 18 de Outubro de 2013, 13:19 »
Estou tentando compilar o kernel 11.5 aqui e está dando um erro estranho:

Código: [Selecionar]
# Allow for multiple installed versions of cpupower and libcpupower.so:
# Override LIB_MIN in order to to generate a versioned .so named
# libcpupower.so.3.11.4-13 and link cpupower with that.
make -C /home/filipo/kernel/3.11/linux-3.11.5/debian/build/tools-perarch/tools/power/cpupower \
CROSS_COMPILE= \
LIB_MIN=3.11.4-13 CPUFREQ_BENCH=false
make[1]: Entering directory `/home/filipo/kernel/3.11/linux-3.11.5/debian/build/tools-perarch/tools/power/cpupower'
  CC       lib/cpufreq.o
  CC       lib/sysfs.o
  LD       libcpupower.so.0.0.0
  CC       utils/helpers/amd.o
utils/helpers/amd.c:7:21: fatal error: pci/pci.h: No such file or directory
 #include <pci/pci.h>
                     ^
compilation terminated.
make[1]: *** [utils/helpers/amd.o] Error 1
make[1]: Leaving directory `/home/filipo/kernel/3.11/linux-3.11.5/debian/build/tools-perarch/tools/power/cpupower'
make: ** [/home/filipo/kernel/3.11/linux-3.11.5/debian/stamps/stamp-build-perarch] Erro 2

Alguém sabe do que se trata?


Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Compilando o Kernel otimizado para o seu processador no Ubuntu!
« Resposta #201 Online: 17 de Novembro de 2013, 14:46 »
Estou tentando compilar o kernel 11.5 aqui e está dando um erro estranho:

Código: [Selecionar]
# Allow for multiple installed versions of cpupower and libcpupower.so:
# Override LIB_MIN in order to to generate a versioned .so named
# libcpupower.so.3.11.4-13 and link cpupower with that.
make -C /home/filipo/kernel/3.11/linux-3.11.5/debian/build/tools-perarch/tools/power/cpupower \
CROSS_COMPILE= \
LIB_MIN=3.11.4-13 CPUFREQ_BENCH=false
make[1]: Entering directory `/home/filipo/kernel/3.11/linux-3.11.5/debian/build/tools-perarch/tools/power/cpupower'
  CC       lib/cpufreq.o
  CC       lib/sysfs.o
  LD       libcpupower.so.0.0.0
  CC       utils/helpers/amd.o
utils/helpers/amd.c:7:21: fatal error: pci/pci.h: No such file or directory
 #include <pci/pci.h>
                     ^
compilation terminated.
make[1]: *** [utils/helpers/amd.o] Error 1
make[1]: Leaving directory `/home/filipo/kernel/3.11/linux-3.11.5/debian/build/tools-perarch/tools/power/cpupower'
make: ** [/home/filipo/kernel/3.11/linux-3.11.5/debian/stamps/stamp-build-perarch] Erro 2

Alguém sabe do que se trata?



Pessoal, baixei o 3.12 e o erro continua, mesmo tendo esse patch já aplicado:
http://lkml.indiana.edu/hypermail/linux/kernel/1212.1/00077.html

Será que é algo com o compilador? Como posso instalar o gcc 4.8.2 no Ubuntu 12.04? Estou com o 4.8.1

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Compilando o Kernel otimizado para o seu processador no Ubuntu!
« Resposta #202 Online: 19 de Novembro de 2013, 18:07 »
Pôxa, que coisa hein. Infelizmente não posso te ajudar nessa. Não compilei nenhuma versão recente do kernel faz tempo. Achou mais gente com esse Bug por aí?
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Compilando o Kernel otimizado para o seu processador no Ubuntu!
« Resposta #203 Online: 20 de Novembro de 2013, 23:27 »
Pôxa, que coisa hein. Infelizmente não posso te ajudar nessa. Não compilei nenhuma versão recente do kernel faz tempo. Achou mais gente com esse Bug por aí?

Consegui!

Adicionei o repositório src do Trusty, baixei o código-fonte do kernel (3.12) e dei um apt-get build-dep. Ele acusou a falta do pacote libpci-dev. Daí fiquei me achando um burro por não ter pensado numa coisa tão óbvia.

Contudo não consigo de jeito nenhum instalar o driver da AMD:

Código: [Selecionar]
DKMS make.log for fglrx-experimental-13-13.101 for kernel 3.12.0-3-lineduc (x86_64)
Qua Nov 20 23:21:23 BRST 2013
/usr/sbin/dkms: linha 73: cd: /var/lib/dkms/fglrx/13.101/build: Arquivo ou diretório não encontrado
AMD kernel module generator version 2.1
doing Makefile based build for kernel 2.6.x and higher
rm -rf *.c *.h *.o *.ko *.a .??* *.symvers
make -C /lib/modules/3.12.0-3-lineduc/build SUBDIRS=/var/lib/dkms/fglrx-experimental-13/13.101/build/2.6.x modules
make[1]: Entrando no diretório `/usr/src/linux-headers-3.12.0-3-lineduc'
  CC [M]  /var/lib/dkms/fglrx-experimental-13/13.101/build/2.6.x/firegl_public.o
/var/lib/dkms/fglrx-experimental-13/13.101/build/2.6.x/firegl_public.c: In function ‘KCL_GetEffectiveUid’:
/var/lib/dkms/fglrx-experimental-13/13.101/build/2.6.x/firegl_public.c:1743:5: error: incompatible types when returning type ‘kuid_t’ but ‘KCL_TYPE_Uid’ was expected
     return current_euid();
     ^
/var/lib/dkms/fglrx-experimental-13/13.101/build/2.6.x/firegl_public.c:1747:1: warning: control reaches end of non-void function [-Wreturn-type]
 }
 ^
make[2]: ** [/var/lib/dkms/fglrx-experimental-13/13.101/build/2.6.x/firegl_public.o] Erro 1
make[1]: ** [_module_/var/lib/dkms/fglrx-experimental-13/13.101/build/2.6.x] Erro 2
make[1]: Saindo do diretório `/usr/src/linux-headers-3.12.0-3-lineduc'
make: ** [kmod_build] Erro 2
build failed with return value 2


PS: tive de desativar o hyperv, da Micro$oft, porque dava erro.
« Última modificação: 20 de Novembro de 2013, 23:29 por vampire_thunder »

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Compilando o Kernel otimizado para o seu processador no Ubuntu!
« Resposta #204 Online: 21 de Novembro de 2013, 16:30 »
Neste pau com o driver da AMD você não está sozinho. Andei dando uma pesquisada e tem muita gente reclamando. Os mais diversos erros. E mesmo quando compila as vezes não funciona.  O meu Catalyst parou de funcionar direito depois de uma atualização de Bios. Voltei pro driver livre.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Compilando o Kernel otimizado para o seu processador no Ubuntu!
« Resposta #205 Online: 22 de Novembro de 2013, 01:47 »
Neste pau com o driver da AMD você não está sozinho. Andei dando uma pesquisada e tem muita gente reclamando. Os mais diversos erros. E mesmo quando compila as vezes não funciona.  O meu Catalyst parou de funcionar direito depois de uma atualização de Bios. Voltei pro driver livre.

Percebi que o driver livre está funcionando bem. Funcionou até o audio do HDMI.
Mas acredito que na próxima versão do driver, já tenha suporte para novos kernels.

E por falar nisso, Galactus, se puder e tiver tempo de fazer aqueles testes legais que você faz, segue o kernel 3.12 saindo do forno: BFS + BFQ + 300Hz + Performance

headers:
http://lineduc.org/packages/lineduc/pool/main/l/linux/linux-headers-3.12.0-3_3.12.0-3.8.1_all.deb

32 bits:
http://lineduc.org/packages/lineduc/pool/main/l/linux/linux-headers-3.12.0-3-lineduc_3.12.0-3.8.1_i386.deb
http://lineduc.org/packages/lineduc/pool/main/l/linux/linux-image-3.12.0-3-lineduc_3.12.0-3.8.1_i386.deb

64 bits:
http://lineduc.org/packages/lineduc/pool/main/l/linux/linux-headers-3.12.0-3-lineduc_3.12.0-3.8.1_amd64.deb
http://lineduc.org/packages/lineduc/pool/main/l/linux/linux-image-3.12.0-3-lineduc_3.12.0-3.8.1_amd64.deb

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Compilando o Kernel otimizado para o seu processador no Ubuntu!
« Resposta #206 Online: 23 de Novembro de 2013, 17:28 »
Oi vampire,  putz meu! Esse 3.12 tá espetacular mesmo. Vou até compilar um personalizado pra minha máquina.  Instalei aqui e tava testando.  Realmente muito bom. Como você é mais comedido com as tunagem para performance, podia deixar 1000mhz please!  hehehehehehe

Brincadeira,  sei que esse kernel tem que atender a uma infinidade de máquinas. 

Vou fazer o vídeo e postar durante a semana. Mas aqui ficou show viu, aperto o calor dele e ele não pediu água.  O low-latência do Ubuntu responde inicialmente mais rápido,  mas não tem a fluidez do sistema quando aperto muito ele. Há,  testei no A10 5800k a 4.2Ghz! Vai ficar legal o vídeo,  mostrando uma APU da AMD.

Qual a receita de bolo pra mim compilar aqui com os mesmos patchs que você usou? Sem o git né!  kkkkkkkk
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Compilando o Kernel otimizado para o seu processador no Ubuntu!
« Resposta #207 Online: 24 de Novembro de 2013, 12:58 »
Descobri um bug Vampire. As alterações que indico no sysctl para melhorar o ipv4 travam transferências de arquivos no samba com esse kernel. Sem as alterações vai tudo numa boa. Continuarei os testes e já vou alterar o tutorial sobre tunagem.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Compilando o Kernel otimizado para o seu processador no Ubuntu!
« Resposta #208 Online: 24 de Novembro de 2013, 13:06 »
Oi vampire,  putz meu! Esse 3.12 tá espetacular mesmo. Vou até compilar um personalizado pra minha máquina.  Instalei aqui e tava testando.  Realmente muito bom. Como você é mais comedido com as tunagem para performance, podia deixar 1000mhz please!  hehehehehehe

Brincadeira,  sei que esse kernel tem que atender a uma infinidade de máquinas. 

Vou fazer o vídeo e postar durante a semana. Mas aqui ficou show viu, aperto o calor dele e ele não pediu água.  O low-latência do Ubuntu responde inicialmente mais rápido,  mas não tem a fluidez do sistema quando aperto muito ele. Há,  testei no A10 5800k a 4.2Ghz! Vai ficar legal o vídeo,  mostrando uma APU da AMD.

Qual a receita de bolo pra mim compilar aqui com os mesmos patchs que você usou? Sem o git né!  kkkkkkkk



Vou escrever um tutorial, mas basicamente eu baixo o kernel no kernel.org e os patches de acordo com a versão:

BFS:
http://ck.kolivas.org/patches/bfs/

BFQ:
http://algo.ing.unimo.it/people/paolo/disk_sched/sources.php

Ubuntu:
http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/

E sigo o tutorial do Git, pulando as partes que tem o git. Mas antes preciso dar permissão de execução para o debian/rules e os scripts da pasta debian/scripts.

Também aplico o patch do aufs (que baixo pelo git) para que o sistema funcione em modo live na hora de masterização.

Vou dar uma lida no seu tuto sobre tunagem. Aqui tá rodando tudo no default.

Offline py8elo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 107
  • Acorda Brasil!
    • Ver perfil
Re: Compilando o Kernel otimizado para o seu processador no Ubuntu!
« Resposta #209 Online: 29 de Novembro de 2013, 12:13 »
Problema de audio resolvido... Agora só falta o video...

Salve rapaziada,
baixei e instalei ontem esse kernel 3.12 do link nesse tópico, no meu 10.04 LTS e tá rodando redondinho, exceto pela placa Nvidia que não quer configurar e algumas falhas no audio usando propramas via wine...
No mais, um espetáculo!!! Diminuiu consideravelmente o consumo de memória e processamento no meu velho E7500...
Mas, logo resolverei esses pequenos problemas de audio e video...
Parabéns pelo trabalho!!!

[],
Silva.
PY8ELO


Oi vampire,  putz meu! Esse 3.12 tá espetacular mesmo. Vou até compilar um personalizado pra minha máquina.  Instalei aqui e tava testando.  Realmente muito bom. Como você é mais comedido com as tunagem para performance, podia deixar 1000mhz please!  hehehehehehe

Brincadeira,  sei que esse kernel tem que atender a uma infinidade de máquinas.  

Vou fazer o vídeo e postar durante a semana. Mas aqui ficou show viu, aperto o calor dele e ele não pediu água.  O low-latência do Ubuntu responde inicialmente mais rápido,  mas não tem a fluidez do sistema quando aperto muito ele. Há,  testei no A10 5800k a 4.2Ghz! Vai ficar legal o vídeo,  mostrando uma APU da AMD.

Qual a receita de bolo pra mim compilar aqui com os mesmos patchs que você usou? Sem o git né!  kkkkkkkk

« Última modificação: 29 de Novembro de 2013, 12:17 por py8elo »
Ubuntu 16.04 LTS
G41M-S01 + E7500 + 4Gb Ram + Gforce GT610 2Tb SATA + 3x500Gb SATA
Linux registered user #521164