Autor Tópico: Atualização Ubuntu - Problema Grave: travamento durante atualização  (Lida 2805 vezes)

Offline the_outsider

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Olá a todos

Durante a atualização da versão 10.10 para a 11.04, a %#&* do meu pc travou (é velho, preciso trocar), e corrompeu toda a instalação. Não consigo mais inicializar o sistema, nem em modo de recuperação.
Tentarei fazer a instalação "limpa", a partir do download do CD.
O problema é o seguinte: eu tinha senha de acesso para a versão anterior, e agora não consigo copiar minha pasta de documentos porque tudo está bloqueado, msg "A pasta X não pode ser manipulada porque você não tem permissões de leitura."

Peço ajuda aos mais experientes na solução deste problema.

Grato,

Offline the_outsider

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Atualização Ubuntu - Problema Grave: travamento durante atualização
« Resposta #1 Online: 29 de Abril de 2011, 00:21 »
Atualizando ... consigo virar root no Terminal, mas como localizar o Sistema de Arquivos a partir daí para fazer a cópia? E que comando utilizar para copiar os arquivos e pastas antes de formatar novamente? Será que o root do live cd vai me dar permissão de copiar os arquivos?

Valeu.

Offline the_outsider

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Atualização Ubuntu - Problema Grave: travamento durante atualização
« Resposta #2 Online: 29 de Abril de 2011, 00:36 »
Mais uma: conseguir comandar pelo cp no Terminal, mas ... o lixo me diz que o meu HD externo da Samsumg não tem espaço disponível (o que tem de sobra).

Gostei muito do Ubuntu mas se não conseguir recuperar meus dados, volto para o velho Windows fácil. É cinco vezes mais lento, mas nunca passei por isso.

Vlw

Offline the_outsider

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Atualização Ubuntu - Problema Grave: travamento durante atualização
« Resposta #3 Online: 29 de Abril de 2011, 00:58 »
Com cp
root@ubuntu:/# cp /media/4fd836bb-24a7-424e-a088-c0418b410a23/home/joao /home
cp: omitindo o diretório `/media/4fd836bb-24a7-424e-a088-c0418b410a23/home/joao'

Com mv:
Espaço insuficiente em disco.

E ele não deixa eu instalar na mesma partição de antes.

Que sinuca de bico. Nunca mais atualizo o Linux. Pelo menos nessa máquina.

Offline anp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
    • Ver perfil
Re: Atualização Ubuntu - Problema Grave: travamento durante atualização
« Resposta #4 Online: 29 de Abril de 2011, 03:53 »
Podem ser dependências truncadas ! Ou você possui alguns aplicativos não suportados por essa versão que estão conflitando. Recomendação: instale em uma partição limpa esse novo Ubuntu. E, instale seus aplicativos preferenciais nessa nova instalação. Terá menos dor de cabeça !

Offline the_outsider

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Atualização Ubuntu - Problema Grave: travamento durante atualização
« Resposta #5 Online: 29 de Abril de 2011, 19:46 »
Anp, obrigado pela resposta.

Quanto a fazer a instalação limpa, OK, isso eu pretendo fazer mesmo.

O problema são meus arquivos na pasta "Documentos", que não consigo copiar de jeito nenhum.
Acabo de lembrar a m%#$$ que eu fiz quando eu instalei o Ubuntu 10.10: deixei marcada a opção "criptografar meus documentos". Agora, por ele estar só no boot, não consigo transportar esses arquivos para Pen drive ou HD externo de jeito nenhum, é isso que está me travando. E no Terminal ele sempre inventa um erro para não deixar eu copiar

Alguém sabe como copiar arquivos criptografados sem ser pelo terminal e sem o login antigo, já que aquela instalação já era?

Valeu.

Offline anp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
    • Ver perfil
Re: Atualização Ubuntu - Problema Grave: travamento durante atualização
« Resposta #6 Online: 01 de Maio de 2011, 20:52 »
Anp, obrigado pela resposta.

Quanto a fazer a instalação limpa, OK, isso eu pretendo fazer mesmo.

O problema são meus arquivos na pasta "Documentos", que não consigo copiar de jeito nenhum.
Acabo de lembrar a m%#$$ que eu fiz quando eu instalei o Ubuntu 10.10: deixei marcada a opção "criptografar meus documentos". Agora, por ele estar só no boot, não consigo transportar esses arquivos para Pen drive ou HD externo de jeito nenhum, é isso que está me travando. E no Terminal ele sempre inventa um erro para não deixar eu copiar

Alguém sabe como copiar arquivos criptografados sem ser pelo terminal e sem o login antigo, já que aquela instalação já era?

Valeu.

Você não consegui copiar para um pendrive esses arquivos mesmo acessando eles pelo Ubuntu Live.

Offline the_outsider

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Atualização Ubuntu - Problema Grave: travamento durante atualização
« Resposta #7 Online: 03 de Maio de 2011, 22:37 »
Não consegui não. Acabei optando por perder os arquivos e refiz a atualização do Ubuntu 11.04. Não perdi tanta coisa, só uma declaração de IR que vou ter de ir à Receita para resgatar.
Mas fica a dica: sugiro não optarem por "criptografar meus documentos" quando da instalação do Ubuntu pois, se der algum pau no sistema (como aconteceu comigo), vai ficar muito difícil recuperar esses documentos.

Quanto à nova versão, igualmente boa e estável. O único problema que estou tendo é para executar videos, tem um tópico aberto falando disso, vamos ver se mais atualizações são disponiblizadas para resolver mais essa.

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=82035.0

Abs

Luiz Carlos Querido

  • Visitante
Re: Atualização Ubuntu - Problema Grave: travamento durante atualização
« Resposta #8 Online: 04 de Maio de 2011, 06:59 »
Tive o mesmo problema. Tive que reinstalar 4 vezes, a última do zero pois nas anteriores, ele mantinha algum lixo que não permitia o ubuntu funcionar. Aproveitei e mudei para o kubuntu (gosto pessoal)

Fica a dica: Não atualize o sistema on line sem ter um backup.

Paulo Correa

  • Visitante
Re: Atualização Ubuntu - Problema Grave: travamento durante atualização
« Resposta #9 Online: 04 de Maio de 2011, 07:42 »
Uma dica para quem está migrando do windows.

Antes de inserir a midia do ubuntu ou outra distro, faça uma limpeza de disco, passe o desfragmentador do windows, enfim use as ferramentas do windows para limpar primeiro o sistema e disco antes de fazer a instalação do ubuntu.

As atualizações do ubuntu espere até o sistema carregar o gerenciador de atualização automaticamente.