Autor Tópico: Gnome 3/gnome-shell no Ubuntu  (Lida 8661 vezes)

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Gnome 3/gnome-shell no Ubuntu
« Online: 29 de Abril de 2011, 07:48 »
Depois de alguns testes decidi descartar o unity e adotar de vez o gnome-shell. isso me tras a duas coisas: 1) como instalar o mais limpo possivel o gnome 3 no ubuntu e 2) como corrigir os problemas do gnome-shell.

1) Andei checando e percebi que o repositorio que existe para gnome3 compativel com o ubuntu 10.10 tem uma seria defasagem de pacotes, e que os pacotes mais atuais so estao disponiveis para o 11.04, entao o jeito é instalar o 11.04. mas ai entra um outro problema: instalar o 11.04 pra retirar um monte de coisas é meio complicado de fazer, entao a melhor escolha pra combinar com o gnome3 é instalar pelo alternate cd (cd que instala so o basico para o sistema funcionar sem interface grafica), o 11.04 nao tem (ainda) alternate cd, entao eu usei o alternate cd do 10.10 pra começar e instalei apenas o essencial.

depois de tudo instalado chegou a hora de atualizar para o 11.04 RC, pra isso usei o comando

$ sudo do-release-upgrade

apos o termino da atualizaçao, adiciono a ppa do gnome3 para poder instalar o mesmo com

$ sudo add-apt-repository ppa:gnome3-team/gnome3

e instalo o gnome3 com

$ sudo apt-get update
$ sudo apt-get install gnome-shell

depois de instalado voce tera o gnome3 limpo na sua maquina, muita coisa tera que ser instalada por fora, os exemplos mais gritantes sao o servidor X, o gdm e o gnome-terminal (que nao estao instalados ainda), vamos intalar gnome-terminal e o gdm (ele trara o servidor X junto).

$ sudo apt-get install gdm gnome-terminal

reiniciando o sistema voce ja tera a tela de login de usuario, e apos logar tera a interface gnome-shell pronta pra uso. um dica seria instalar alguns pacotes mais essenciais que nao estao presentes ainda, como o gnome-screensaver, o gedit, ubuntu-restrict-extras, mas voce pode ir instalado quando sentir necessidade de usar alguma coisa.

2) com a coisa pronta, teremos alguns problemas, eu ainda estou pelejando como mais chato deles: o indicator da rede. ainda nao descobri como faze-lo aparecer, tentei instalar o nm-applet, uma vez funcionou e outra nao, tentei um indicator que parecia ter algo a ver (indicator-network ou algo assim) mas tambem nao pareceu funcionar. Caso alguem descubra o caminho das pedras eu ficaria feliz com ajuda.

2.1) quando vc instala o gnome-shell ele vem com uma decoraçao de janela estranha, parecida com o do win 98, isso acontece por que um pacote essencial nao é instalado por ele (sabe deus por que), ese pacote é o gnome-themes-standard, ele tras a decoraçao de janela padrao do gnome-shell (adwata? esqueci o nome) e melhora bastante o visual, instale-o tambem.

2.2)instale tambem o Gnome Tweak Tool, ele ajuda a mudar algumas configuraçoes ocultas como os temas, os icones, e tambem permite adicionar os botoes de minizar/maximizar nas janelas (se vc quiser, no meu caso nao preciso deles).

resumidamente é isso, tem outro topico que lista uma serie de atalhos de teclado para o gnome-shell aqui no forum, vou colcar o link dele aqui depois. qualquer comentario sobre o gnome-shell e problemas/soluçoes/truques podem postar por aqui Sorridente
Ubuntu Linux 10.10

Offline Metalbobolic

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 215
    • Ver perfil
    • Seu Lugar para pensar
Re: Gnome 3/gnome-shell no Ubuntu
« Resposta #1 Online: 01 de Maio de 2011, 17:24 »
Tento instalar o ppa do gnome 3 e dar um erro na hora do update...

Uso ubuntu x64 10.04

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: Gnome 3/gnome-shell no Ubuntu
« Resposta #2 Online: 01 de Maio de 2011, 17:50 »
Metalbobolic , voce atualizou para o 11.04 antes? esse ppa so funciona no 11.04.
Ubuntu Linux 10.10

Offline ZeroTitanium

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 71
    • Ver perfil
Re: Gnome 3/gnome-shell no Ubuntu
« Resposta #3 Online: 01 de Maio de 2011, 18:34 »
eu jah tenho o ubuntu 11.04 instalado... como eu instalo a versão 3 do gnome?
PS: utilizei apenas esses trÊs comandos pra instalar, só que após isso ele travou na tela de login, aí tive q formatar o

Código: [Selecionar]
sudo add-apt-repository ppa:gnome3-team/gnome3
sudo apt-get update
sudo apt-get dist-upgrade
sudo apt-get install gnome-shell
« Última modificação: 01 de Maio de 2011, 18:40 por ZeroTitanium »

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: Gnome 3/gnome-shell no Ubuntu
« Resposta #4 Online: 01 de Maio de 2011, 20:47 »
para instalar faça:

$ sudo add-apt-repository ppa:gnome3-team/gnome3
$ sudo apt-get update
$ sudo apt-get install gnome-shell
Ubuntu Linux 10.10

Offline mangueJOE

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Gnome 3/gnome-shell no Ubuntu
« Resposta #5 Online: 04 de Maio de 2011, 01:20 »
Kriador, posta umas screens aí de como ficou o seu ambiente.  ;D

Offline Sergim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Gnome 3/gnome-shell no Ubuntu
« Resposta #6 Online: 04 de Maio de 2011, 14:06 »
Olá,

também tentei instalar aqui e deu o mesmo erro do ZeroTitanium.
Uso o ubuntu 11.04 no pc. Apareceu a tela de login do gnome3 mas ao digitar nome e senha ele não entra no sistema. Tentei digitar senha errada e ele acusa falha na autenticação, normal. Mas ao entrar com user e senha corretos ele fica buscando porém não finaliza.
Alguém tem alguma idéia?

Offline rruella

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.097
    • Ver perfil
Re: Gnome 3/gnome-shell no Ubuntu
« Resposta #7 Online: 04 de Maio de 2011, 14:36 »
ao instalar o gnome3 pelo ppa, sempre é retirado o unity ou posso ficar com a opção dos dois no inicio de seção?
Dar como resolvido, ou como solucionado um tópico seu:

http://www.youtube.com/watch?v=cW8isbYhR_M

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: Gnome 3/gnome-shell no Ubuntu
« Resposta #8 Online: 04 de Maio de 2011, 14:58 »
ele sempre desistala tudo que tem a ver com unity e gnome painel, nao tentei reinstalar por isso nao sei se da pra ter os dois.
Ubuntu Linux 10.10

Offline Linguado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: Gnome 3/gnome-shell no Ubuntu
« Resposta #9 Online: 12 de Maio de 2011, 15:23 »
Bom galera,

Instalei o Gnome 3 no Desktop, a placa de vídeo é Nvidia 9500 GT, instalei o driver proprietário do site Nvidia e ficou tudo certo.
Agora no meu Note que tem uma placa ATI HD 4200 (Haaaa esses placas ATI) ficou um lixo!
A barra de cima ficou um arco iris e travando direto. Esse driver também é proprietário do site ATI.

Perguntas:

Alguém que tenha placa ATI está ou teve esses problemas?
Alguém já testou o driver que vem no sistema (eu ainda não fiz isso)?

E...Bah...esse Gnome 3 to achando muito irado! O que me incomoda é que não se pode mudar quase nada (e ainda to usando o tweak tools), mas ta valendo! Por que o Unity...Esse eu não curti nem um pouco.

Vlw,,,
"O verdadeiro solteiro é aquele que vai todos os dias para o trabalho de lugares diferentes."

Offline Metalbobolic

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 215
    • Ver perfil
    • Seu Lugar para pensar
Re: Gnome 3/gnome-shell no Ubuntu
« Resposta #10 Online: 16 de Maio de 2011, 21:47 »
Esse gnome shell, não vale nada...

Horrivel...

Offline rickmattar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: Gnome 3/gnome-shell no Ubuntu
« Resposta #11 Online: 19 de Maio de 2011, 01:43 »
Mas isso desabilita aquelas opções malucas de escolha do ubuntu referente ao unity e o gnome?
e os bugs que existem? queria um sistema limpo desse trem do unity e algumas incompatibilidade que ele trouxe.
Será possível?
 
O ser humano é ignorante e preconceituoso por natureza, só ajuda quem convém a ele ajudar. (Rick Mattar)
Opensource só existe no nome.

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: Gnome 3/gnome-shell no Ubuntu
« Resposta #12 Online: 19 de Maio de 2011, 18:47 »
rickmattar

possivel é, mas so recomendo se vc tiver certa experiencia e instalar o sistema, pra isso basta voce baixar a iso mini do ubuntu 11.04, instalar so o basico do sistema e repetir os passos ja colocados acima pra adicionar a ppa e instalar o gnome-shell. devo avisar que isso ainda nao funciona bem  (o ppa é beta) e complica usar pq algumas coisas voce tera que saber como fazer manualmente pois os atalhos da interface nao funcionam corretamente. tente por sua propria conta e risco :)
Ubuntu Linux 10.10

Offline sagat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Gnome 3/gnome-shell no Ubuntu
« Resposta #13 Online: 24 de Maio de 2011, 07:57 »
Bom dia ,
   Eu baixei o gnome-shell porém não estou conseguindo subir a placa de rede wirelles (EDIMAX) , tentei up wlanx .
  gostaria de saber se hà alguma incompatibilidade no banco de drivers do gnome com o gnome-shell . ja que procurei drivers ou coisas do tipo não encontrei , uso atualmente o ubuntu 10.10 gnome , notebook positivo um pouco antigo .agradeço a compreensão e o apoio

  grato

  sagatpx
"Seja como for o que penses, creio que é melhor dizê-lo com boas palavras.” (William Shakespeare) (Bob Marley)”

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: Gnome 3/gnome-shell no Ubuntu
« Resposta #14 Online: 27 de Maio de 2011, 08:02 »
sagat

drivers nao tem a ver com a interface grafica que voce usa, apenas com sua versao do kernel, que versa do kernel voce esta usando? sua placa aparece no lspci?
Ubuntu Linux 10.10