Autor Tópico: Ubuntu 11.04 instala, mas o grub não aparece  (Lida 15369 vezes)

Offline Lugaid

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
  • Keep Walking!
    • Ver perfil
    • Web Arts!
Ubuntu 11.04 instala, mas o grub não aparece
« Online: 29 de Abril de 2011, 20:20 »
Boa noite pessoal.
Peguei hoje um cd da nova versão do Ubuntu, e fui instalar no meu PC...
Eu tinha uma instalado o 10.10 e o Windows 7 lado a lado em um HD de 320.
Formatei a partição do 10.10 e instalei uma instalação limpa do 11.04, correu tudo bem na instalação, não aparentava nenhum problema, após reiniciar o PC, para minha surpresa não apareceu o grub, entro de cara no Win7...
Tentei outra vez e aconteceu a mesma coisa... Fiz como sempre faço, como sempre funcionou no meu PC, e depois de 3 tentativas resolvi pedir ajuda!

Alguém tem ideia do que pode estar acontecendo e como resolver?

Offline chrc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 instala, mas o grub não aparece
« Resposta #1 Online: 30 de Abril de 2011, 07:48 »
Tente recuperar o GRUB:

Realize um boot com a versão live cd/usb do Ubuntu e em seguida acesse o Terminal e digite:

sudo fdisk -l

Identifique em qual disco/partição o Ubuntu foi instalado (ex: sda5) e em seguida digite os comandos:

sudo mount /dev/sda5 /mnt

sudo grub-install --root-directory=/mnt /dev/sda

Repare que no último comando eu não informei a partição, apenas o disco (sda, sem o número 5).

Reinicie o computador.

Veja se deu certo.

Sempre uso esse roteiro acima quando passo pelo mesmo problema e fica tudo solucionado. Lembrando que o roteiro acima eu copiei de algum lugar da internet.

Abraços

Offline bueno251

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 instala, mas o grub não aparece
« Resposta #2 Online: 30 de Abril de 2011, 13:06 »
Não tenho mais acesso para o windows após atualização. Ja me arrependi de ter  atualizado. Será q não testaram antes?. Isso é coisa séria. Falta de responsabilidade. Gosto muito do Ubuntu mas tbm preciso do windows.E agora o q faço?

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 instala, mas o grub não aparece
« Resposta #3 Online: 30 de Abril de 2011, 13:30 »
Com esse seu último post fiquei sem entender o que está ocorrendo na realidade. No post inicial entendi que não estaria aparecendo o menu do grub e entrando direto no W7, entretanto, no último post está sendo dito que está sem acesso ao Windows, o que revela uma incoerência.
Seria interessante descrever mais corretamente o que está acontecendo, isto é, qual SO de fato está sendo acessado e se está ou não aparecendo a tela de menu do grub, para que se possa mais concretamente tentar direcionar alguma solução.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 instala, mas o grub não aparece
« Resposta #4 Online: 30 de Abril de 2011, 14:17 »
Apenas complementando:

Parece-me que a primeira tentativa de solução deve ser verificar qual é o tempo que está assinalado no Grub para permanência do menu de inicialização na tela.

No Grub-2, segundo recomendação do desenvolvedor, NÃO se deve alterar diretamente o arquivo /boot/grub/grub.cfg, isto é, o arquivo de configuração principal para alterar as configurações do menu é o /etc/default/grub.

Assim sendo, estando no terminal como root:

gedit /etc/default/grub

Experimente comentar as linhas:

# GRUB_HIDDEN_TIMEOUT=0
# GRUB_HIDDEN_TIMEOUT_QUIET=true

Salvando e voltando ao terminal, ainda como root digite:

update-grub

Reinicie o computador.

Caso tenha acesso somente ao W7, isto é, não está conseguindo acessar o Ubuntu 11.04, inicialize a partir de um Cd-Live, monte a partição na qual está instalado o 11.04, o que no ambiente gráfico é só ir em "Locais", clicar em "Sistema de Arquivos de xxGB" e dentro dele localize a pasta respectiva, isto é, /etc/default/ e dentro dela o arquivo grub.

Se quiser fazer pelo modo terminal a partir do Cd-Live vai precisar se posicionar dentro da pasta /media/UUID_do_disco_que_está_instalado_o_11.04/etc/default/ e aí editar o arquivo grub.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Lugaid

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
  • Keep Walking!
    • Ver perfil
    • Web Arts!
Re: Ubuntu 11.04 instala, mas o grub não aparece
« Resposta #5 Online: 30 de Abril de 2011, 20:07 »
Com esse seu último post fiquei sem entender o que está ocorrendo na realidade. No post inicial entendi que não estaria aparecendo o menu do grub e entrando direto no W7, entretanto, no último post está sendo dito que está sem acesso ao Windows, o que revela uma incoerência.
Seria interessante descrever mais corretamente o que está acontecendo, isto é, qual SO de fato está sendo acessado e se está ou não aparecendo a tela de menu do grub, para que se possa mais concretamente tentar direcionar alguma solução.



Não fui eu que fiz o segundo post, foi outro usuário, já tinha tentado antes a dica que vc me deu... mas estranhamente não funciona, se eu instalar o 10.10 fica normal... só o 11.04 que da esse problema

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 instala, mas o grub não aparece
« Resposta #6 Online: 30 de Abril de 2011, 21:12 »
Olá Lugaid,

Só depois que fiz o post é que notei se tratar de outro usuário, o bueno251. Sorry. :-)

Mas vamos aos fatos:

Se, como primeira alternativa, não funcionou comentando aquelas linhas do grub, então é o caso de tentar recuperar o GRUB, como mencionado pelo "chrc".

Como você fez uma instalação limpa, isto é, formatando previamente a partição, quando da instalação (até a 10.10 era assim, na 11.04 ainda não fiz) existe um momento em que é pedido para assinalar se quer gravar o gerenciador de boot (Grub) na MBR da unidade principal (de boot), sem o que não vai ter o menu.

[]'s
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline kiko_da_bahia

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 instala, mas o grub não aparece
« Resposta #7 Online: 30 de Abril de 2011, 21:24 »
Então senhores...atualizei a minha versão 10.10 virtualizada no "vmware" e deu problema também com o grub.
vejam:
Editado por ter mais de 40kB
http://i230.photobucket.com/albums/ee96/kiko_da_bahia/grub.jpg
Editado por ter mais de 40kB

Então? Que faço senhores? Lembrando que não possuo LIVECD.
« Última modificação: 01 de Maio de 2011, 21:36 por Tota »
é rUtz!

Offline bueno251

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 instala, mas o grub não aparece
« Resposta #8 Online: 30 de Abril de 2011, 22:05 »
Senhores! Como coloquei ,eh exatamente o q aconteceu após a atualização. Não tenho mais a opção de escolher qual s.o. iniciar. Entra direto no Ubuntu 11.4

Offline mhkgalvez

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 289
  • Não temas: A Esperança VIVE!!!
    • Ver perfil
    • The Century Truth - Conhecendo a Verdade deste Século.
Re: Ubuntu 11.04 instala, mas o grub não aparece
« Resposta #9 Online: 01 de Maio de 2011, 13:13 »
Coloquei um tópico falando que tive este mesmo problema. Não sabia da existência desse.

Pelo visto não sou o unico.

Tinha Win7 e Ubuntu 10.10. Formatei o 10.10 colocando o 11.04. E ele entra somente no Ubuntu.
Nota: uma ou dua vezes entrou somente no Windows.
"A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome."

Offline mhkgalvez

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 289
  • Não temas: A Esperança VIVE!!!
    • Ver perfil
    • The Century Truth - Conhecendo a Verdade deste Século.
Re: Ubuntu 11.04 instala, mas o grub não aparece
« Resposta #10 Online: 01 de Maio de 2011, 13:31 »
Tente recuperar o GRUB:

Realize um boot com a versão live cd/usb do Ubuntu e em seguida acesse o Terminal e digite:

sudo fdisk -l

Identifique em qual disco/partição o Ubuntu foi instalado (ex: sda5) e em seguida digite os comandos:

sudo mount /dev/sda5 /mnt

sudo grub-install --root-directory=/mnt /dev/sda

Repare que no último comando eu não informei a partição, apenas o disco (sda, sem o número 5).

Reinicie o computador.

Veja se deu certo.

Sempre uso esse roteiro acima quando passo pelo mesmo problema e fica tudo solucionado. Lembrando que o roteiro acima eu copiei de algum lugar da internet.

Abraços

Acabei de fazer iss. Deu tudo errado. Agora aparece um menu de texto o grub:

grub>

Não consigo entrar em mais nada. Ao digitar exit ele aparece:

Disk boot failure, sistema não poide ser carregado, ou algo assim.

Não sei mais o que fazer. Vou desintalar esta porcaria daqui a pouco e colocar o 10.10 vendo se resolve. Que decepção com o Ubuntu.
Antes era o contrário. A fonte dos problema eram o Windows, agora... bom vcs jah sabem.
"A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome."

Offline lebaratella

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 instala, mas o grub não aparece
« Resposta #11 Online: 01 de Maio de 2011, 14:23 »
Estou com o mesmo problema

Abraços

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 instala, mas o grub não aparece
« Resposta #12 Online: 01 de Maio de 2011, 15:23 »
Dois post estão correndo com praticamente o mesmo assunto, então deixo anotado neste aqui também:

Existe um post bastante bom sobre recuperação do grub aqui no fórum, aqui:

"Mil e uma maneiras de recuperar GRUB 2 e GRUB"

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,14614.0.html

[]'s
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline lebaratella

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 instala, mas o grub não aparece
« Resposta #13 Online: 01 de Maio de 2011, 19:08 »
Tente recuperar o GRUB:

Realize um boot com a versão live cd/usb do Ubuntu e em seguida acesse o Terminal e digite:

sudo fdisk -l

Identifique em qual disco/partição o Ubuntu foi instalado (ex: sda5) e em seguida digite os comandos:

sudo mount /dev/sda5 /mnt

sudo grub-install --root-directory=/mnt /dev/sda

Repare que no último comando eu não informei a partição, apenas o disco (sda, sem o número 5).

Reinicie o computador.

Veja se deu certo.

Sempre uso esse roteiro acima quando passo pelo mesmo problema e fica tudo solucionado. Lembrando que o roteiro acima eu copiei de algum lugar da internet.

Abraços

Acabei de fazer iss. Deu tudo errado. Agora aparece um menu de texto o grub:

grub>

Não consigo entrar em mais nada. Ao digitar exit ele aparece:

Disk boot failure, sistema não poide ser carregado, ou algo assim.

Não sei mais o que fazer. Vou desintalar esta porcaria daqui a pouco e colocar o 10.10 vendo se resolve. Que decepção com o Ubuntu.
Antes era o contrário. A fonte dos problema eram o Windows, agora... bom vcs jah sabem.





Aqui agora deu certo fazendo esses comando acima
Obrigados a todos pela ajuda

Offline dmesquita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 instala, mas o grub não aparece
« Resposta #14 Online: 05 de Junho de 2011, 16:40 »
Oi, pessoal ^^
Sou iniciante no Ubuntu e estava com o mesmo problema que vocês agora a pouco.
Pra resolver, é só rodar o sistema pelo Live CD, abrir o gparted e mudar a flag de boot para a partição em que o Ubuntu está instalado.

Reinicie o PC e voilà, o Grub abre certinho! ^^
Beijos ;*