Autor Tópico: Foi assim... (Porque a liberdade é boa!)  (Lida 3306 vezes)

Paulo Correa

  • Visitante
Foi assim... (Porque a liberdade é boa!)
« Online: 30 de Abril de 2011, 14:48 »

O GNU/Linux entrou mais ou menos assim na minha vida:

Não sou universitário, nem fiz curso superior, apenas conclui o ensino médio (2º grau) na época. Daí fiz vários cursos profissionalizantes, para assim poder entrar no mercado de trabalho e entre esses cursos fiz o de montagem e manutenção de micros no qual eu me familiarizei e exerço a profissão (em uma loja de informática).
O curso foi feito em cima do windows, aliás todos que existiam na época eram só windows, acho que até hoje é feito assim; e eu me tornei um usuário windows assiduo, estudando e pesquisando as melhores formas de contribuir com o usuário final da tão afamada micro$oft. Não conhecia o Linux, bem, assim como já tinha certa experiência com o ruindows (pelo menos eu achava isso), conhecia apenas o Linux de pré-instalar o sistema e nada mais, para assim baratear o custo do pc que vendia na loja onde trabalhava.
Esse era todo o meu conhecimento em Linux, instalar e ponto final.
Em uma folga do trabalho, fui para a cidade onde a minha família mora no interior do estado do Pará (onde resido atualmente) e lá, veio um conhecido meu que sabia que eu trabalhava com computadores e me perguntou se eu poderia ir até a casa dele para instalar um pc novo, que ele tinha comprado para o filho; respondi que sim.
Chegando a casa do senhor, vi que o pc ainda estava na caixa e disse que não seria preciso do meu serviço, era apenas conectar os cabos e ligar o pc; o garoto foi logo dando o diagnóstico dele: _ É preciso sim, porque o computador veio com essa m**** de Linux instalado.
Eu não disse nada, apenas começei o “trabalho” e vi que era o Ubuntu 7.04 Sunsix, que a montadora instalava na época, peguei um cd da micro$oft que eu tinha da firma onde trabalhava, o qual era original e podia ser instalado em vários computadores, pois era um cd para empresas e que custava os olhos da cara.
Enfim, depois de ter instalado o ruindows e alguns outros aplicativos no pc, o senhor me perguntou quanto era o serviço, não pedi nenhuma quantia, porém ele insistiu para que eu aceitasse o dinheiro e não hipócrita ao ponto de recusar dinheiro ganho honestamente.
Quando já ia saindo da casa o garoto me disse com a voracidade habitual dele: _senhor tome esta m***** de cd desse sistema. Peguei.
Esse foi o meu primeiro contato com o GNU/Linux e desde então, ainda não abandonei o ruindows definitivamente pelo simples motivo de ter uma impressora/copiadora Sharp que não há driver para Linux e, somente por isso ainda deixo duas maquinas rodando o windows, não sinto nenhuma falta do sistema em si, uso apenas por que não gosto de usar maquina virtual.
Tive a minha fase de experiência no Linux que foi horrível como em qualquer outro sistema que não se é adaptado, para mim não existe esse ou aquele sistema difícil, existe sim pessoas que por comodidade ou com falta de vontade de aprender, tudo na vida precisa de um pouco de sacrifício. E na minha opinião aprender nunca será um sacrifício.
Pense na frase de Henry Ford como um estimulo: Pensar é o trabalho mais difícil que existe. Talvez por isso tão poucos se dediquem a ele.
É assim que vejo o Linux um sistema bom que ensina o homem que ele é capaz, basta se dedicar.



Essa é apenas a minha história com GNU/Linux, sei que outras pessoas tem motivos mais interessantes para por em depoimento aqui, mas é bom a gente contar como é difícil, mas gratificante fazer parte da comunidade Linux.
Paulo Corrêa
Usuário Linux
desde: 03 de janeiro de 2008

Porque a liberdade é boa!

Offline rafaelsarilho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 441
  • Não use drogas, use Linux!
    • Ver perfil
    • Google+
Re: Foi assim... (Porque a liberdade é boa!)
« Resposta #1 Online: 30 de Abril de 2011, 16:04 »
Cara, parabéns! Também adoro fazer parte da comunidade Linux!


Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Foi assim... (Porque a liberdade é boa!)
« Resposta #2 Online: 30 de Abril de 2011, 17:03 »
Parabéns, também  tinha uma impressora Lexmark antiga, z22, que só imprimia bem com os drivers do Windows, mas comprei uma multifuncional HP e acabou o problema.
Usuário Linux- 449417

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: Foi assim... (Porque a liberdade é boa!)
« Resposta #3 Online: 30 de Abril de 2011, 22:00 »
Bacana seu Depoimento, eu uso Linux a pelo menos 5 anos eu acho, meu primeiro contato foi com um LiveCd do Slackware, na época os comandos reinavam e toda vez q eu inventava em instalar algo, tinha o fator das dependências q eram buscadas e instaladas na mão.Hj as coisas mudaram muitooooo. Apesar de gostar de Linux e usar no meu Desktop em casa, no trabalho preciso usar Windows por causa dos programas para edição de vídeo.Um dia irei apenas usar Linux tanto no trabalho como em casa !


Usem Linux !!!!!!
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits