Autor Tópico: Erro com boot e driver no Ubuntu 11.04  (Lida 3814 vezes)

Offline mhkgalvez

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 289
  • Não temas: A Esperança VIVE!!!
    • Ver perfil
    • The Century Truth - Conhecendo a Verdade deste Século.
Erro com boot e driver no Ubuntu 11.04
« Online: 30 de Abril de 2011, 10:38 »
Olá pessoal,

Até ontem, tinha quatro partições no meu PC.
Uma c/ Ubuntu 10.10. Outra com Win7, outra de dados e outra Reservada (pelo Win7)

Tudo funcionava perfeitamente. Normalmente, sempre que problemas de boot ocorriam eram culpa do Windows, o que não ocorreu mais a partir do Win7. Jamais pensei que um problema de boot viria do Ubuntu, o que me deixou frustrado.

Ontem, abri o LiveCD do 11.04 (já a release do dia 28) e quando a aprece a opção de Tentar ou Instalar, cliquei em instalar. Travou (ficou lento) por vários minutos, mas depois deslanchou, algo que quase sempre acontece numa instalação, pelo menos comigo. Antes disso porém, ele, muito espertamente, me oferece três opções:

1 - Apagar Tudo
2 - Apagar Ubuntu 10.10 e instalar por cima
3 - Fazer partiçoes manualmente (eu acho);

Obviamente, escolhi a opção 2.

Quando terminei, ele pediu que reiniciasse. Aí veio a surpresa. A tela de opções de boot não apareceu e ele foi  ligar direto no Ubuntu. Outra surpresa: tenho um monitor AOC CRT (provisório, pois o meu Samsung LCD deu problema). Quando inicio o Ubuntu (forçadamente, pelo problema anterior) ele fica alguns (muitos) segundos com uma mensagem no monitor dizendo (Attencion: Out of Range) e lista a frequencia H e V. Depois ele inicia. Acho isso estranho pois no Ubuntu 10.10 isso não ocorria.

O terceiro problema é que, quando fui instalar, agora a pouco, o driver da Nvidia, para poder aproveitar o belo Unity, iniciei o Gnome Control Center (até tentei iniciar como root) e quando clico nos drivers proprietários da NVidia para instalar, ele diz o seguinte:

"SystemError: Binary package nvidia-current has no trusted origin, rejecting"


 ??? ??? ???

Gostaria de urgente ajuda nestes problema, em especial no problema do boot.

Grato.
"A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome."

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Erro com boot e driver no Ubuntu 11.04
« Resposta #1 Online: 30 de Abril de 2011, 12:26 »
São três questões distintas que você coloca, entretanto, por uma questão de foco, vou me concentrar no ponto do menu do boot do Grub.
Pelo que entendi do seu relato o que ocorre é a entrada direta no Ubuntu, sem antes parar no menu do Grub, onde você teria as opções de escolher o SO que pretende carregar.

Tenho dificuldade de melhor tentar alguma orientação pois ainda não tenho o 11.04 instalado, pretendo hoje estar fazendo isso, porém acredito que a arquitetura do Grub-2 não tenha sido alterada da versão 10.10 para a 11.04, de toda forma, esse é o pressuposto do que sugiro adiante.

Parece-me que a primeira tentativa de solução deve ser verificar qual é o tempo que está assinalado no Grub para permanência do menu de inicialização na tela.

No Grub-2, segundo recomendação do desenvolvedor, NÃO se deve alterar diretamente o arquivo /boot/grub/grub.cfg, isto é, o arquivo de configuração principal para alterar as configurações do menu é o /etc/default/grub.

Assim sendo, estando no terminal como root:

gedit /etc/default/grub

Experimente comentar a linha:

# GRUB_HIDDEN_TIMEOUT=0

Salvando e voltando ao terminal, ainda como root digite:

update-grub

Reinicie o computador.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline mhkgalvez

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 289
  • Não temas: A Esperança VIVE!!!
    • Ver perfil
    • The Century Truth - Conhecendo a Verdade deste Século.
Re: Erro com boot e driver no Ubuntu 11.04
« Resposta #2 Online: 30 de Abril de 2011, 12:44 »
Essa questao do tempo pode fazer sentido. Não posso testar agora, pois estou saindo. A noite faço os testes.

Só quero acrescentar que, agora a pouco, minha irmã ligou o PC e, quando viu que estava no Ubuntu, reiniciou, sendo que, desta vez, ele ligou direto no Windows 7.

Vai entender! De qualquer forma, vou tentar reiniciar e ligar no Ubuntu mais tarde. Se não funcionar, posso fazer o que falou pelo LiveCD, correto?


"A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome."

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Erro com boot e driver no Ubuntu 11.04
« Resposta #3 Online: 30 de Abril de 2011, 14:00 »
Caso esteja entrando direto no W7, pode e deve fazer pelo CDLive, entretanto, isso irá gerar um passo adicional que é entrar na própria partição no HD que está instalado o 11.04, pois que, ao carregar o SO pelo Cd-Live, o grub ativo é o do Cd-Live e não o que está no HD.

Bem, de toda forma é igual simples, bastando que se faça a montagem da partição do 11.04 instalado e aí, nela, localizar o arquivo /etc/default/grub, fazendo a alteração antes mencionada.

Se for fazer por terminal isso é um pouco "pé" de se fazer, pois para se posicionar no grub instalado terá que digitar o caminho completo, o que na identificação do disco é algo um tanto quanto extenso de digitar vez que o Ubuntu usa o conceito de UUID, que é o número de identificação de cada disco, mas evidentemente é possível.

Então, pelo terminal, é necessário primeiro montar a partição que está instalado o 11.04 e aí entrar na pasta /media/UUID_do_disco/etc/default e dentro deste editar o arquivo grub.

Adicionalmente, caso não funcione comentando apenas aquele primeiro parâmetro, tente comentar também esse:

# GRUB_HIDDEN_TIMEOUT_QUIET=true

Sempre que alterar esse arquivo, é necessário a seguir mandar atualizar o que se faz com o já mencionado:

update-grub

[]'s





www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline maosilva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 190
    • Ver perfil
Re: Erro com boot e driver no Ubuntu 11.04
« Resposta #4 Online: 30 de Abril de 2011, 23:16 »
essa mensagem durante o boot (Attencion: Out of Range) e lista a frequencia H e V, apareceu tbem aqui comigo nesta nova versão 11.4, placa de vídeo onboard Nvidia 7025, o driver instala normalmente.

Abraços.

Offline mhkgalvez

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 289
  • Não temas: A Esperança VIVE!!!
    • Ver perfil
    • The Century Truth - Conhecendo a Verdade deste Século.
Re: Erro com boot e driver no Ubuntu 11.04
« Resposta #5 Online: 30 de Abril de 2011, 23:20 »
Não funcionou  :-[

A linha # GRUB_HIDDEN_TIMEOUT=0 já estava comentada. Só comentei a linha # GRUB_HIDDEN_TIMEOUT_QUIET=true.

essa mensagem durante o boot (Attencion: Out of Range) e lista a frequencia H e V, apareceu tbem aqui comigo nesta nova versão 11.4, placa de vídeo onboard Nvidia 7025, o driver instala normalmente.

Abraços.

Estranho. Fiquei preocupado com isso, embora inicie. Alguém sabe o que pode ser? E como instalar meu driver? E quanto a inicialização, o que poder ser?

Ser usuário Linux dá muito trabalho...
"A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome."

Offline mhkgalvez

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 289
  • Não temas: A Esperança VIVE!!!
    • Ver perfil
    • The Century Truth - Conhecendo a Verdade deste Século.
Re: Erro com boot e driver no Ubuntu 11.04
« Resposta #6 Online: 30 de Abril de 2011, 23:23 »
essa mensagem durante o boot (Attencion: Out of Range) e lista a frequencia H e V, apareceu tbem aqui comigo nesta nova versão 11.4, placa de vídeo onboard Nvidia 7025, o driver instala normalmente.

Abraços.

Se descobrir o motivo avisa aqui;
"A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome."

Offline mhkgalvez

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 289
  • Não temas: A Esperança VIVE!!!
    • Ver perfil
    • The Century Truth - Conhecendo a Verdade deste Século.
Re: Erro com boot e driver no Ubuntu 11.04
« Resposta #7 Online: 01 de Maio de 2011, 00:37 »
Citar
SystemError: Binary package nvidia-current has no trusted origin, rejecting

Estou tentando ver a causa deste problema generalizado aqui:

http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,82081.0.html

Para quem não conseguiu instalar os drivers:

Eu fui no Synaptic e instalei o pacote que a mensagem de erro falou. Por sorte era só ele o necessário:

"nvidia-current"

Já estou usando Unity.

Mas os outros problemas continuam, principalmente os do boot.
"A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome."

Offline mhkgalvez

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 289
  • Não temas: A Esperança VIVE!!!
    • Ver perfil
    • The Century Truth - Conhecendo a Verdade deste Século.
Re: Erro com boot e driver no Ubuntu 11.04
« Resposta #8 Online: 01 de Maio de 2011, 13:35 »
Qndo o WIndows dava problema com boot, ligava o liveCD no Ubuntu e recuperava o GRUB com o seguinte comando:

Tente recuperar o GRUB:

Realize um boot com a versão live cd/usb do Ubuntu e em seguida acesse o Terminal e digite:

sudo fdisk -l

Identifique em qual disco/partição o Ubuntu foi instalado (ex: sda5) e em seguida digite os comandos:

sudo mount /dev/sda5 /mnt

sudo grub-install --root-directory=/mnt /dev/sda

Reinicie o computador.


Acabei de fazer iss. Deu tudo errado. Agora aparece um menu de texto o grub:

grub>

Não consigo entrar em mais nada. Ao digitar exit ele aparece:

Disk boot failure, sistema não poide ser carregado, ou algo assim.

Não sei mais o que fazer. Vou desintalar esta porcaria daqui a pouco e colocar o 10.10 e verei se resolve. Que decepção com o Ubuntu.
Antes era o contrário. A fonte dos problema eram o Windows, agora... bom vcs jah sabem.


Agora, estou escrevendo do LiveCD!

ALguma alma caridosa tem a solução?
"A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome."

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Erro com boot e driver no Ubuntu 11.04
« Resposta #9 Online: 01 de Maio de 2011, 14:23 »
Olá mhkgalvez,


Existe um post bastante bom sobre recuperação do grub aqui no fórum, aqui:

"Mil e uma maneiras de recuperar GRUB 2 e GRUB"

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,14614.0.html

[]'s

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.