Autor Tópico: Placa de Vídeo ATI no Natty  (Lida 6470 vezes)

Offline hamiltoncolares

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Placa de Vídeo ATI no Natty
« Online: 02 de Maio de 2011, 09:28 »
Olá amigos.
Estou precisando de uma ajuda pois não sei mais o que fazer.
Fiz uma instalação nova no meu notebook com o Natty mas não consigo fazer minha placa de vídeo funcionar satisfatoriamente. A performance está péssima.
O note é um HP-DV5 e placa de vídeo uma ATI Radeon HD 3200.
Já tentei com os drivers que o próprio ubuntu oferece e tentei também baixando os drivers oficiais e instalando de todas as formas possíveis.
Pesquisei bastante na net mas não encontrei nada específico que pudesse me ajudar e resolver o problema de fato. Já não sei mais o que fazer.
Desde já agradeço a ajuda!

abrçs

Offline lunga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 366
  • Visitem: www.mundolunga.com
    • Ver perfil
    • O mundo de lunga
Re: Placa de Vídeo ATI no Natty
« Resposta #1 Online: 02 de Maio de 2011, 10:43 »
Acho que esse problema está ocorrendo com todas as placas de video...  ninguem tem solução ainda...
Se sua dúvida foi resolvida, por favor,  edite o título do tópico para indicar isso!

"Na União Soviética, a rosca é que queima você!!!

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Placa de Vídeo ATI no Natty
« Resposta #2 Online: 02 de Maio de 2011, 11:28 »
Penei aqui para resolver com uma ATI antiquíssima (Radeon X1600) instalada num "velhinho" desktop AMD Athlon XP2200+, que não queria dar modo gráfico de forma nenhuma. Deu certo, talvez funcione no seu, embora depois tenha sido obrigado a colocar para "trabalhar" em modo 2D porque a quantidade de ram disponível é escassa, além do que o processador é lento, mas funciona. :-)

Pelo que entendi de seu relato, você está tendo acesso regular ao sistema, tratando-se de problema de performance.

A idéia é limpar o driver fglrx decorrente de desinstalações anteriores incompletas, o que pode ocasionar conflitos nas ATI.

1) Purgar o -fglrx

sudo apt-get remove --purge xorg-driver-fglrx fglrx*

sudo apt-get install --reinstall libgl1-mesa-glx libgl1-mesa-dri fglrx-modaliases

sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg

Para que se tenha efeitos desktop (Compiz ou KDE) ainda é necessário:

sudo apt-get install --reinstall xserver-xorg-core

Reinicie para ver o que acontece

Caso isso não resolva, tente o passo 2 a seguir:


2) Remoção completa do -fglrx


É um procedimento "mais agressivo".

sudo /usr/share/ati/fglrx-uninstall.sh  # (se existir)

sudo apt-get remove --purge fglrx*

sudo apt-get remove --purge xserver-xorg-video-ati xserver-xorg-video-radeon

sudo apt-get install xserver-xorg-video-ati

sudo apt-get install --reinstall libgl1-mesa-glx libgl1-mesa-dri xserver-xorg-core

sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg

Talvez seja necessário acrescentar isso (aqui foi preciso):

sudo apt-get install fglrx-modaliases



www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline hamiltoncolares

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Placa de Vídeo ATI no Natty
« Resposta #3 Online: 02 de Maio de 2011, 12:24 »
druidaobelix, tentei seu método mas não resolveu. No 2D consigo rodar bem também. Meu problema é com o 3D. E essa placa e máquina deveriam aguentar rodar.
De qualquer forma, obrigado pela ajuda.

abrçs

Offline hamiltoncolares

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Placa de Vídeo ATI no Natty
« Resposta #4 Online: 03 de Maio de 2011, 11:52 »
Pessoal, ninguém mais sabe o que pode ser?
Alguém sabe qual driver opensource posso testar? Acho que essa pode ser a única saída!

Obrigado.

Offline wagvan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: Placa de Vídeo ATI no Natty
« Resposta #5 Online: 03 de Maio de 2011, 15:46 »
entre no terminal e digite : /usr/lib/nux/unity_support_test -p

 isso ira testar seu hardware para ver se suporta o ubuntu 11.04


 abraço a todos

Offline hamiltoncolares

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Placa de Vídeo ATI no Natty
« Resposta #6 Online: 03 de Maio de 2011, 16:54 »
wagvan, a resposta foi "yes" pra tudo, inclusive "Unity supported".

Obrigado.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Placa de Vídeo ATI no Natty
« Resposta #7 Online: 03 de Maio de 2011, 22:06 »
Olá hamiltoncolares,


Relendo aqui a thread me ocorreu que talvez estejamos procurando no lugar errado. :-(

Nenhum driver opensource irá funcionar melhor que o driver proprietário, simplesmente não há essa possibilidade, pela simples e conhecida razão de que os "genéricos" são feitos quase sempre por engenharia reversa, vez que os fabricantes apenas não disponbilizam as informações técnicas necessárias, lamentavelmente preferindo se aterem ao sistema proprietário, invocando razões de segredo industrial e que tais.

O caminho, parece-me, é mesmo purgar o seu sistema do que possa haver de conflitos da sua ATI com outros drivers, incluindo referências à NVidia, para o caso de em algum passado você já ter placa dessa marca 'espetada' no seu sistema e bem assim todos os genéricos.

Feito isso, é instalar o driver proprietário, preferencialmente não o baixado via Ubuntu, mas sim o pacote diretamente obtido no fabricante da ATI.

A questão primeira a se saber é qual o comportamento do seu sistema quando estava instalado o 10.04 ou o 10.10? Funcionava à contento?

Se a resposta a essa questão for positiva, então o problema possivelmente está nas especificações de desenvolvimento do Unity e não no driver de vídeo.

[]'s

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline hamiltoncolares

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Placa de Vídeo ATI no Natty
« Resposta #8 Online: 03 de Maio de 2011, 22:20 »
druidaobelix, seguem algumas respostas ao que você falou:

- A máquina em questão é um notebook HP DV5, sendo não teve outra placa espetada que não a atual ATI Radeon HD 3200;
- Minha instalação do Natty foi feita do zero. Inclusive com HD formatado;
- O driver que instalei foi pego na página ATI e é o mais recente;
- Até o ubuntu 10.10 sempre tive bom desempenho com a placa usando sempre o driver propritário;
- Não sei ajuda algo, mas um fato interessante é sempre testo o Kubuntu nessa mesma máquina porém, desde o Kubuntu 10.10, este também tem problema gráficos ao instalar o driver. O mesmo aconteceu no Kubuntu 11.04.

Agradeço muito sua ajuda e a de quem mais puder. Realmente estou me sentindo um pouco frustrado com a situação, uma vez que o notebook tem boa configuração de hardware mas não funciona bem com o Natty.
Ao executar o comando fgl_glxgears para verificar o desempenho do 3D, o desempenho é bem fraco, como vocês podem ver abaixo:

Código: [Selecionar]
Using GLX_SGIX_pbuffer
1258 frames in 5.0 seconds = 251.600 FPS
1329 frames in 5.0 seconds = 265.800 FPS
1392 frames in 5.0 seconds = 278.400 FPS
1415 frames in 5.0 seconds = 283.000 FPS
1381 frames in 5.0 seconds = 276.200 FPS

Abrçs

Offline hamiltoncolares

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Placa de Vídeo ATI no Natty
« Resposta #9 Online: 07 de Maio de 2011, 17:01 »
É pessoal, cheguei a situação extrema de tentar uma distro diferente do Ubuntu para ver se tinha sucesso mas, pelo visto, o problema é com o Linux mesmo. Infelizmente minha placa de vídeo não funciona mais corretamente com o Linux. E olhe que não é não é uma máquina tão antiga assim.
Infelizmente isso que está acontecendo está me fazendo repensar o gosto pelo Linux. Claro que não é culpa da comunidade, que aliás, é fantástica. Mas, realmente, a situação toda foi muito frustrante. E ver que nem com a ajuda dos amigos ou buscas incansáveis em fóruns foi possível achar uma solução ao menos razoável me deixou muito desanimado. Ainda vou pensar o que fazer de fato. De qualquer forma, deixo meu obrigado aos amigos que tentaram ajudar.
Desculpem o desabafo mas a situação toda me deixou realmente chateado.

Abrçs a todos!
Hamilton

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Placa de Vídeo ATI no Natty
« Resposta #10 Online: 08 de Maio de 2011, 14:43 »
Olá hamiltoncolares,


Não entendo que o problema seja no Linux, o problema está no fabricante da placa de vídeo, que afinal ele é que ganhou dinheiro vendendo a placa e não está prestando a adequada assistência pós-venda, mantendo seus drivers atualizados e compatíveis com os SO existentes no mercado.

Quem tem que fazer isso é ele, também porque apenas ele dispõe das informações técnicas para tanto, como já comentei, não são disponibilizadas aos desenvolvedores opensource.

Só um comparativo: a Microsoft disponibiliza seu driver genérico de vídeo e não quer nem saber do resto, os fabricantes é que devem se adequar ao SO dela se quiserem implementar funcionalidades. Por que no Linux deveria ser diferente?

Finalmente, e a par dessas considerações, devemos distinguir entre o mercado de consumo em massa, que é o que conta financeiramente, que vai comprar um computador com um SO instalado e funcional e vai deixá-lo assim até o final de sua vida útil, quando vai comprar outro e fazer igual, dos aficionados por tecnologia, como possivelmente é o nosso caso. Apenas nós sofremos da Sindrome do Sistema Operacional Novo, e ficamos "angustiados" se sai um software novo e não conseguimos instalar, o que na verdade é apenas pelo gosto de fazer isso e, em regra, não por necessidade real para qualquer espécie de trabalho.

Não vou me estender mais no tema, porque aqui já saimos do campo do suporte técnico para o de opiniões, mas apenas noto que segundo seu relato a versão 10 anteriormente instalada funciona à contento, e essa versão ainda terá suporte por muito tempo, provavelmente cobrindo o tempo de vida útil do seu equipamento, então creio que o Linux vai bem, obrigado.

[]'s




www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline hamiltoncolares

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Placa de Vídeo ATI no Natty
« Resposta #11 Online: 08 de Maio de 2011, 17:13 »
druidaobelix, considero perfeitas suas considerações e assino embaixo. Acho que me expressei mal quando disse ser o linux o problema. Acredito que tenha sido a frustração que ocasionou isso.
De qualquer forma, por enquanto a solução está um teste no Kubuntu 11.04 sem driver proprietário. Caso não seja satisfatório, devo voltar para o 10.10, ainda não sei se gnome ou kde.
Mais uma vez, agradeço a ajuda daqueles que se dispuseram a isso. O maior patrimônio do Linux, sem dúvidas, é sua comunidade,

abraços.

Offline Acaciobn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Placa de Vídeo ATI no Natty
« Resposta #12 Online: 02 de Julho de 2011, 16:51 »
Bom aos que utilizam placas ATI vai uma dica que talvez ajude... tenho uma placa radeon 4500 e consegui instalar o driver.

o que fiz foi dar o purge em tudo como ja foi dito neste topico, depois baixei o driver do site da ATI. Em seguida instalei o driver reiniciei a maquina, entrei no terminal e digitei --aticonfig, reiniciei a maquina denovo e estava tudo funcionando so que teve um unico problema, ficou uma faixa rosa no centro do meu monitor cobrindo paticamente metade dele. eu testei os efeitos e etc... tudo funcionou perfeitamente, mas com esse inconveniente

se alguem kiser tentar pode ser que de mais sorte !

Offline Metalbobolic

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 215
    • Ver perfil
    • Seu Lugar para pensar
Re: Placa de Vídeo ATI no Natty
« Resposta #13 Online: 28 de MAR?O de 2012, 23:06 »
Aqui comigo uma placa ATI 5450 no 11.04 só funcionou assim:

baixar o driver oficial, sair do ambiente gráfico, instalar o driver....depois.. sudo aticonfig --initial -f ...reiniciar a maquina e no terminal modprobe fglrx e reiniciar a sessão

Offline mvsilvapereira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re: Placa de Vídeo ATI no Natty
« Resposta #14 Online: 29 de MAR?O de 2012, 22:48 »