Autor Tópico: Partição - Dúvidas e pedido de sugestões  (Lida 4105 vezes)

Offline zehvargas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
    • Ver perfil
Partição - Dúvidas e pedido de sugestões
« Online: 02 de Maio de 2011, 18:59 »
Boa Tarde,

Instalei o ubuntu ontem no meu note (acer aspire 5741-6859, 3gb drr3, intel core i3-380m, 250 de hd).

Na hora da instalação, recordei que na vez anterior, no ano retrasado, quando fui instalar o ubuntu em meu netbook, na hora de particionar, durante a instalação, eu retirava uma parte do espaço destinado a partição do windows para criar uma outra partição mas esse espaço ficava inacessível... como se deixasse de existir, constava ali, o linux reconhecia o espaço no hd, ao contrário do windows, mas a barra ficava cinza e eu não podia fazer nada com ele... aí tinha que restaurar as configurações originais de fábrica...

Ontem durante a instalação até tentei criar um tópico aqui antes, mas a internet caiu bem na hora e eu estava ansioso para instalar o ubuntu e passar a usar... então fiz a instalação básica que existe nessa nova versão do ubuntu, onde ele se encarrega pelo dual boot...

Ocorre que meus planos eram criar cinco partições:
1) raiz do ubuntu = /
2) para arquivos do ubuntu = /home
3) swap
4) do windows
5) uma para arquivos de dados, compartilhados entre windows e ubuntu = ntfs

Entretanto, como fiz a instalação padrão, ficou assim:
http://img710.imageshack.us/i/capturadetelav.jpg/

creio que as duas primeiras partições (sda1 + sda2) refiram-se a partições de recuperação do sistema; a terceira, sda3 é onde está o windows; e a quarta (sda4) do linux.

Notei que não há mais a partição raiz (/) e a de dados (/home), fiquei pensando que se a instalação básica configurou assim é porque talvez seja mais recomendado, então, finalmente, minha série de dúvidas.

1)Como vocês acham que organizo as partições?

Inicialmente tinha pensado na seguinte configuração:
além dessas duas partições do sistema
30 gb para windows
3 gb para swap
30 gb para a partição raiz do ubuntu (/)
30 gb para a partição de dados do ubuntu (/home)
o restante para uma partição de dados compartilhada (ntfs)

Agora fiquei na dúvida, visto que o próprio instalador do ubuntu já exclui a partição de dados (/home) e penso em ter uma partição de dados compartilhados (que deve ser ntfs, o que talvez seja uma desvantagem).

2) Como faço isso pelo gparted, diminuir partições existentes e criar novas sem que danifique as partições existentes e/ou crie partições inoperantes?

3) Tendo em vista aquela história (que eu nunca entendo) de só poder existir quatro partições primárias e já existir essas duas do sistema, será que elas são apenas para recuperação do sistema ou são partições funcionais, com drivers, etc? Será que traria prejuízos para o desempenho do micro a exclusão delas?

Fico no aguardo, desculpem o texto longo, é que realmente quero aprender a usar o linux e abolir de vez o windows o quanto antes, mas ainda tenho muitas dúvidas.

Obrigado...
« Última modificação: 03 de Maio de 2011, 09:14 por zehvargas »

Offline zehvargas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
    • Ver perfil
Re: Partição - Dúvidas e pedido de sugestões
« Resposta #1 Online: 03 de Maio de 2011, 09:19 »
O texto ficou longo, acho que dará preguiça de ler, então uma dúvida principal:

Com base na forma das minhas partições, é possível criar mais uma partição primária para dados (ntfs)?
http://img710.imageshack.us/i/capturadetelav.jpg/

Essas duas partições do sistema, pode causar problemas se eu apagar elas?

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Partição - Dúvidas e pedido de sugestões
« Resposta #2 Online: 03 de Maio de 2011, 09:35 »
zehvargas, como vc já falou partição primária é limitada a 4, acho melhor o uso da estendida
qto a divisão de partição - http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,82147.msg454392.html#msg454392
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline zehvargas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
    • Ver perfil
Re: Partição - Dúvidas e pedido de sugestões
« Resposta #3 Online: 03 de Maio de 2011, 10:03 »
Eu li a apostila iniciante do guia foca...

Mas será que se eu excluir essas partições primárias que já vem com o sistema eu posso ter problemas de drivers ou só em relação a recuperação do sistema?

Pq se não eu teria que criar uma partição extendida para arquivos ntfs dentro da partição do linux, e eu não queria isso...

Offline zehvargas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
    • Ver perfil
Re: Partição - Dúvidas e pedido de sugestões
« Resposta #4 Online: 03 de Maio de 2011, 10:20 »
Mais uma coisa, li que não se deve mexer na partição enquanto ela está em uso, logo, terei que usar o gparted a partir do linux que tenho instalado num pen drive, correto?

Mas também pelas apostilas que li, mexer na partição depois de instalado não é recomendável, então seria melhor eu reinstalar o linux para fazer o particionamento?

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Partição - Dúvidas e pedido de sugestões
« Resposta #5 Online: 03 de Maio de 2011, 10:24 »
sempre ao mexer em partição e formatação é bom levar em conta fazer backup
qto a sua partição instalada da fábrica pelo windows é bom preservar

Código: [Selecionar]
Pq se não eu teria que criar uma partição extendida para arquivos ntfs dentro da partição do linux, e eu não queria isso...ñ entendi. ntfs ñ linux, deixa isolada
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline zehvargas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
    • Ver perfil
Re: Partição - Dúvidas e pedido de sugestões
« Resposta #6 Online: 03 de Maio de 2011, 10:36 »
Mas como o meu note veio com duas partições primárias de fábrica, mais uma do windows, a partição extendida de dados (ntfs), eu teria que criar dentro da sd4, que é a do linux, não?

E depois se eu quisesse abrir esses arquivos para executá-los no windows, seria possível? o windows reconheceria uma partição extendida dentro da partição do linux?

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Partição - Dúvidas e pedido de sugestões
« Resposta #7 Online: 03 de Maio de 2011, 10:41 »
Citar
Mas como o meu note veio com duas partições primárias de fábrica, mais uma do windows, a partição extendida de dados (ntfs), eu teria que criar dentro da sd4, que é a do linux, não?

eu deixaria as duas e e usaria a estendida p/ particionar e usar o linux

Citar
E depois se eu quisesse abrir esses arquivos para executá-los no windows, seria possível? o windows reconheceria uma partição extendida dentro da partição do linux?
em si ñ, o windows só reconhece partição linux se houver um plugin instalado nele, nesse momento ñ estou lembrando o nome
mas veja, a partição ntfs pode ser lida e escrita pelo linux, e as que vc criar p/ uso uso linux ficarão indenpendentes.

ñ esquecendo, leia as apostilas no link na minha assinatura.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline zehvargas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
    • Ver perfil
Re: Partição - Dúvidas e pedido de sugestões
« Resposta #8 Online: 03 de Maio de 2011, 10:52 »
Ok, eu vou ler as apostilas, pq eu não to conseguindo nem expressar minha dúvida... hehehe...

E acho que como veio com esse exagero de duas partições primárias para poder criar essas estendidas eu vou mesmo ter que reinstalar o ubuntu... então vou ler logo e resolver isso antes que eu configure tudo e depois descubra que o único jeito é reinstalando...

Offline zehvargas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
    • Ver perfil
Re: Partição - Dúvidas e pedido de sugestões
« Resposta #9 Online: 03 de Maio de 2011, 11:36 »
Acho que o ideal seria eu apagar uma das 2 partições primárias que já vem no note para poder criar uma partição de dados (ntfs) para compartilhar entre windows e linux... mas vou tentar criar uma estendida pelo gparted, usando o livecd, como fala em um dos manuais e ver se funciona... Além de diminuir o tamanho da do windows e criar a partição ntfs também pretendo criar uma /home...

vamos ver se funciona... tenso...

volto aqui para contar meu sucesso ou fracasso...