Autor Tópico: Instalacao - Como diminuir o tamanho da particao do windows?  (Lida 16165 vezes)

Offline zehvargas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
    • Ver perfil
Instalacao - Como diminuir o tamanho da particao do windows?
« Online: 03 de Maio de 2011, 14:51 »
Boa tarde,

Estou prestes a conseguir instalar o ubuntu como pretendo, entretanto, fui no particionamento avancado e nao eh possivel diminuir o tamanho da particao do windows, pq?

(estou no livecd e por isso esta sem acentos)

Offline zehvargas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
    • Ver perfil
Re: Instalacao - Como diminuir o tamanho da particao do windows?
« Resposta #1 Online: 03 de Maio de 2011, 15:10 »
Descobri que nao adianta criar uma particao para compartilhar dados entre windows e linux, pois se voc"e mexer nela no windows, ele acaba "sujando" a particao... entao, vou deixar mesmo so alguns gb para o windows e usar a /home para arquivos no linux, quando eu precisar enviar algum arquivo para ler no windows, salvo ele do linux direto na particao do windows...

Mas, como faco para diminuir a particao do windows? Ela est[a com 131gb, quero deixar com 50...

Offline zehvargas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
    • Ver perfil
Re: Instalacao - Como diminuir o tamanho da particao do windows?
« Resposta #2 Online: 03 de Maio de 2011, 15:11 »
e agora nao sei o que fiz, que nao consigo mais acessar sistema nenhum que nao o ubuntu pelo pendrive... aparece a msg
error? unknow filesystem.
grub rescue>

Offline zehvargas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
    • Ver perfil
Re: Instalacao - Como diminuir o tamanho da particao do windows?
« Resposta #3 Online: 03 de Maio de 2011, 15:15 »
vou reinstalar o linux pela terceira vez... =/

gostaria de diminuir a particao do windows ja, antes da instalacao...

alguem que possa me ajudar?

Offline zehvargas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
    • Ver perfil
Re: Instalacao - Como diminuir o tamanho da particao do windows?
« Resposta #4 Online: 03 de Maio de 2011, 15:16 »
quando eu vou na opcao avancada da instalacao ele nao permite diminuir o tamanho do windows, pelo gparted também nao...

sugestoes?

Offline zehvargas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
    • Ver perfil
Re: Instalacao - Como diminuir o tamanho da particao do windows?
« Resposta #5 Online: 03 de Maio de 2011, 15:17 »
e desculpe o excesso de msg, mas eh que agora chegou a um ponto que nao tenho mais o que fazer, nao abre sistema operacional nenhum... soh o ubuntu pelo live cd...

Offline zehvargas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
    • Ver perfil
Re: Instalacao - Como diminuir o tamanho da particao do windows?
« Resposta #6 Online: 03 de Maio de 2011, 15:23 »
Me deixaram uma msg particular que ja era, este tipo de erro nao vai permitir mais abrir nem linux nem windows...

Confere?

Terei que chamar um tecnico? =/

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Instalacao - Como diminuir o tamanho da particao do windows?
« Resposta #7 Online: 03 de Maio de 2011, 15:49 »
Olá zehvargas,


Um primeira observação, por cautela, antes de tentar qualquer tarefa que de alguma forma signifique particionamento, deixe seus dados, documentos, enfim, o que tiver de importante, de uma forma segura, fazendo o backup adequado. Não há pensar em particionamento ou mexer com gerenciador de boot com 'receio' de perder dados, ok? :-)
Se não estiver seguro quanto a integridade dos seus dados é preferível que não faça, socorrendo-se de um técnico.

Isso posto, vamos à questão propriamente dita.

Poste aqui o resultado do comando sudo fdisk -l  (depois do fdisk um espaço ; sinal de menos; letra ele)

Esse comando vai listar as suas partições ativas, ou seja, como o seu disco está organizado.

Adicionalmente, informe conforme os resultados do gparted, os sistemas de arquivo em que estão formatadas as partições.

Exemplo:

sda1 - ntfs
sda2 - ext4
sdb1 - reiserfs

Parece-me que a melhor opção, neste momento, é tentar fazer a instalação do Ubuntu, depois, com ele instalado, você faz as adequações de tamanho de partição, entretanto, é melhor ver primeiro o resultado do fdisk e ainda os sistemas de arquivos.

[]'s


www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Instalacao - Como diminuir o tamanho da particao do windows?
« Resposta #8 Online: 03 de Maio de 2011, 16:17 »
Olá zehvargas, de novo, apenas complementando.


Antes de redimensionar uma partição é adequado que ela esteja isenta de erros no sistema de arquivos e desfragmentada.
Se houver, por exemplo, a partir de uma instalação Windows um flag (marcação) para verificação de disco que não foi realizada, este fato impedirá o redimensionamento pelo gparted.
Possivelmente será mais adequado que se faça primeiramente a recuperação do bootloader do Windows, o que pode ser feito a partir do Cd de instalação da Microsoft, para o que existem inúmeros tutoriais pela internet na área do windows.
Feita essa recuperação, é o caso de entrar no windows, rodar o scandisk próprio dele para corrigir eventuais erros no sistema de arquivos e, após, rodar o desfragmentador de disco.
Depois disso, aí sim voltar ao Cd-Live do Ubuntu, usar o gparted para redimensionar e tocar adiante a instalação.

[]'s

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline zehvargas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
    • Ver perfil
Re: Instalacao - Como diminuir o tamanho da particao do windows?
« Resposta #9 Online: 03 de Maio de 2011, 16:32 »
Olá druidaobelix,

estava reinstalando o ubuntu...

bem quanto aos dados, não há risco pois além dos sistemas operacionais não há nada no notebook...

reinstalei e funcionou...   ;D

abriu tanto o windows quanto o ubuntu

só p lhe deixar a par, estava tentando deixar meu pc da seguinte forma:
1 partição para o windows
3 partições para o linux: 1)/   2) /home  3)swap
1 partição ntfs para dados a serem compartilhados entre o linux e o windows...

ocorre que sei lá porque meu note vem com 2 partições primárias ocupadas sei lá por quais tipos de arquivos... aí foi recomendado que eu não apagasse essas partições...

consegui depois de muito tentar criar a compartição ntfs para dados como estendida, mas descobri que o windows "suja" ela se eu salvar algum arquivo lá...

Então, decidi reinstalar tudo, só que o windows ficou automaticamente com 131gbs...
Eu queria diminuir para 50 e colocar essa diferença no ubuntu...

É possível? Acho que na partição raiz, a /, eu não posso mais mexer né!? Mas deixei 25gbs, que creio ser o suficiente...
Então teria como colocar os outros 81gbs na /home? Qual o procedimento?

Obrigado,

Offline zehvargas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
    • Ver perfil
Re: Instalacao - Como diminuir o tamanho da particao do windows?
« Resposta #10 Online: 03 de Maio de 2011, 16:34 »
Ahhhh...

digitando o fdisk minhas partições estão assim:

http://img263.imageshack.us/i/capturadetelaoj.png/

Offline zehvargas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
    • Ver perfil
Re: Instalacao - Como diminuir o tamanho da particao do windows?
« Resposta #11 Online: 03 de Maio de 2011, 16:43 »
Na verdade, o que eu espero mesmo é que até final do ano eu esteja me virando o suficiente no linux para me livrar de vez do windows...

Mas até eu aprender a lidar com essa história de "drivers" não tem como...

Offline zehvargas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
    • Ver perfil
Re: Instalacao - Como diminuir o tamanho da particao do windows?
« Resposta #12 Online: 03 de Maio de 2011, 16:49 »
E o duro é que eu ainda não sei lidar muito bem com essas coisas de "partições"... no windows eu nem deixava particionar meu hd, pois se pegasse um virus ou "desse pau" tanto fazia estar particionado ou não, perdia tudo...

mas no linux eu lembro que isso funcionava bem...  só que aí comprei o iphone e não tinha muito suporte no linux... agora tem, só não funcionou ontem, infelizmente, a função thetering do meu... ele fala que está compartilhando a internet mas não abre site nenhum... será o próximo passo a resolver... :D

antes quero deixar tudo "certinho", pois ontem já havia configurado e-mail, baixado atualizações, e acabei perdendo tudo na reinstalação hoje...

então, quero resolver logo esse negócio de partições, para poder diminuir a do windows e configurar meu ubuntu...

estava olhando no gparted, aparece uma exclamação do lado da partição do windows, acho que deve ser esse negócio de flag que você falou...

vou lá desfragmentar e passar o skandisk de novo...

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Instalacao - Como diminuir o tamanho da particao do windows?
« Resposta #13 Online: 03 de Maio de 2011, 17:37 »
Olá zehvargas,

Ótimo que tenha funcionado, divirta-se. :-)

As partições precisam ocupar espaços contíguos, o que intuitivo quando se olha graficamente no gparted.
É possível fazer diferente, mas isso implicaria uma complicação desnecessária, além de precoce.
Creio que seja mais adequado você fazer as possíveis correções no windows e aí, por ele próprio (tem essa função lá) reduzir o tamanho da partição windows.

Vai sobrar um espaço não utilizado entre a sda3 e a sda5, o qual posteriormente você pode utilizar como área de arquivos no Ubuntu, formatando-a em ext4, ou ainda, se estiver com paciência, instalar tudo de novo. :-)

Note que sda4, que é o registro das partições estendidas, realmente não existe como espaço utilizado, é apenas uma tabela de índice que encapsula a tabela das demais partições estendidas.

A partição que aparece como sda1, tipo 27, Desconhecido, possivelmente é uma partição talvez oculta, comum em notebooks, e onde estão armazenados pelo fabricante utilitários de recuperação do sistema operacional original de fábrica.

[]'s
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline zehvargas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
    • Ver perfil
Re: Instalacao - Como diminuir o tamanho da particao do windows?
« Resposta #14 Online: 03 de Maio de 2011, 17:48 »
desfragmentei o disco no windows e abri o gparted pelo livecd, mas continua a exclamacao...

fui em instalar o  ubuntu novamente e ainda assim nao permite que eu mexa na particao do windows... eu tenho que diminuir o tamanho da particao pelo windows... eh isso?