Autor Tópico: Instalacao - Como diminuir o tamanho da particao do windows?  (Lida 16167 vezes)

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Instalacao - Como diminuir o tamanho da particao do windows?
« Resposta #15 Online: 03 de Maio de 2011, 17:59 »
desfragmentei o disco no windows e abri o gparted pelo livecd, mas continua a exclamacao...

fui em instalar o  ubuntu novamente e ainda assim nao permite que eu mexa na particao do windows... eu tenho que diminuir o tamanho da particao pelo windows... eh isso?

muita calma ai, vc tem 250gb de hd, conforme - http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,82211.msg454657.html#msg454657

1º é bom saber se alguma configuração do setup da pl. mãe permite essa operação

diga, de qto é a partição do windows instalado e qto sobra e o que consta nessa sobra
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Instalacao - Como diminuir o tamanho da particao do windows?
« Resposta #16 Online: 03 de Maio de 2011, 18:15 »
Oi zehvargas,

Você não tem que redimensionar a partição Windows, você pode, se quiser, mas, querendo, faça isso usando o recurso do próprio Windows.

O seu sistema já está operacional, funcionando, Redimensionar a partição Windows é mera faculdade e não necessidade.

[]'s
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline zehvargas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
    • Ver perfil
Re: Instalacao - Como diminuir o tamanho da particao do windows?
« Resposta #17 Online: 03 de Maio de 2011, 18:41 »
Meu HD tem 250gb...

Duas particoes primarias sao usadas pelo proprio sistema...

Uma particao primaria esta o windows, com 122gb

e a outra esta o linux, com 98 gbs (23 na particao raiz, 3 na swap e o restante na /home)

Ocorre que eu gostaria de deixar a particao do windows com no maximo 50gbs e deixar a maioria para o linux... E eu gostaria de saber se nao tem como diminuir a particao do windows na propria instalacao do ubuntu... nem que eu tenha que reinstalar o linux tudo de novo, nao tem problema... eu so quero diminuir o espaco do windows...

Agora meu hd esta dividido da seguinte forma?
http://img535.imageshack.us/i/screenshotma.png/

Eu quero diminuir aquele "acer" que eh onde esta o windows para 50 gbs e jogar a diferenca no resto, como faco?

eu sei que eh uma "faculdade", mas so nao apago logo o windows e deixo so ubuntu pq a rede aqui do escritorio eh windows e qdo viajo uso muito o iphone como thetering, e fiz tudo as recomendacoes e atualizacoes aqui do forum em relacao ao iphone e de outros sites especializados mas nao adianta, ele ate fala "compartilhando conexao" mas nao abre site nenhum... agora para gerenciar fotos e sons o linux eh melhor do que o itunes... incrivelmente eu consigo compartilhar ate dados de aplicativos, coisa impossivel no windows e itunes...

Offline zehvargas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
    • Ver perfil
Re: Instalacao - Como diminuir o tamanho da particao do windows?
« Resposta #18 Online: 03 de Maio de 2011, 18:49 »
Oi zehvargas,

Você não tem que redimensionar a partição Windows, você pode, se quiser, mas, querendo, faça isso usando o recurso do próprio Windows.

O seu sistema já está operacional, funcionando, Redimensionar a partição Windows é mera faculdade e não necessidade.

[]'s


Eu sei que eh uma faculdade e nao uma necessidade, mas eh que mesmo sabendo muito pouco de linux eu quero usar o linux o maximo possivel e o windows o menos possivel...  ;D

Na verdade soh nao arrisco apagar o windows e deixar logo soh o ubuntu pq aqui no escritorio a rede eh aquele criada pelo windows, entao preciso dele para acessar servidor de arquivos e imprimir  :-[  e também pq em viagens eu uso o iphone como thetering e mesmo fazendo todas as configuracoes aqui do site e de outros especializados em linux e iphone nao adianta, ele nao conecta a net no linux, ate aparece no celular "comparilhando conexao" mas bisonhamente nao abre site nenhum...

Agora para som e imagem (que foi o que fez que eu largasse o ubuntu na versao 8 e voltasse para o windows), o ubuntu esta infinitamente melhor do que o windows e o itunes... melhor ate do que o macos... eh incrivel, ele permite ate eu acessar dados de aplicativos, como a agenda que eu uso e outros...

mas infelizmente tem essa hegemonia de mercado, com a rede interna aqui do escritorio e os suportes... levei meu note na vivo ontem e a mo;a falou "senhor, a gente soh configura sistemas autorizados, windows e mac... eh preciso o itunes..."  :'(

Offline BrunoCarvalho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 101
  • Sempre Aprendendo!!!!!!
    • Ver perfil
Re: Instalacao - Como diminuir o tamanho da particao do windows?
« Resposta #19 Online: 03 de Maio de 2011, 19:42 »
Tem problema vc formatar o Windows?

Maneira mais pratica e sem dor de cabeça, formata o HD inteiro deixa ele "limpinho", instala o windows primeiro e define o espaço dele, depois o linux e define o resto dos espaços.

Maneira mais "embaçada", que o que vc esta tentando dividir o tirar o espaço do windows, se vc estiver com o vista ou o seven, ele mesmo faz o trabalho de dividir o HD na area ferramentas do sistema, mas para isso precisa resolver todos os problemas do windows primeiro, ele precisa estar todo funcional e com o HD todo desfragmentado.

Para dividir o HD pelo o windows eu ja usei um software especifico muito bom chamado EASEUS Partition Manager, existe uma versão free dele que vc pode arrumar aqui http://www.partition-tool.com/download.htm

A melhor opção de redimensionar o espaço do windows é pelo proprio windows

Dividir a home com o windows não é nada demais, o windows não chega a danificar a home, ou sujar ela ele cria alguns arquivos para recolher informaçãoes sobre o HD e preferencias que não aparece no windows pq fica oculto, mas aparece no Linux, mas nada que atrapalhe é forma dele trabalhar com o HD.

Se vc deixar a home somente para o Linux o windows não vai ter acesso, se vc ainda usa os 2 sistemas, tenho preferencia que ambos fiqem funcionais e tenho tudo a minha disposição tanto no linux quanto no windows. Fica a teu criterio.




Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Instalacao - Como diminuir o tamanho da particao do windows?
« Resposta #20 Online: 03 de Maio de 2011, 21:15 »
Oi zehvargas,


Se você for redimensionar a partição Windows, leve em consideração o que segue:

Para melhorar a habilidade de reduzir partições NTFS, você pode considerar uma ou mais das seguintes recomendações:

    Desfragmentar o sistema de arquivos.

    Inicializar no modo seguro com o sistema operacional comercial que usa NTFS pode melhorar a possibilidade de desfragmentação do sistema de arquivos. Para entrar no modo seguro, pressione F8 enquanto seu computador está inicializando o sistema operacional.

    Verifique se a partição contém erros com o seguinte comando:

    C:> chkdsk /f /r

    Lembre-se de reiniciar para o sistema operacional comercial que usa NTFS, para permitir a execução do comando chkdsk.

    Desabilite o arquivo de paginação temporariamente. O arquivo de paginação ocupa uma localização fixa na partição, e o processo de desfragmentação é incapaz de movimentá-lo.

    Temporariamente mova os arquivos grandes para outra partição ou dispositivo de disco. Arquivos grandes são definidos como maiores do que algumas centenas de Megabytes (MB).

    Garanta um correto desligamento do sistema operacional comercial que usa NTFS antes de redimensionar a partição NTFS

    Deixe ao menos 10 por cento de espaço não usado na partição NTFS. Se você reduzir muito a partição, o sistema operacional comercial poderá ter dificuldade para funcionar corretamente.

    Depois de reduzir a partição NTFS, reinicie duas vezes o sistema operacional comercial que a usa.


[]'s
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline zehvargas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
    • Ver perfil
Re: Instalacao - Como diminuir o tamanho da particao do windows?
« Resposta #21 Online: 04 de Maio de 2011, 09:10 »
Tem problema vc formatar o Windows?

Pior que tem, pq se já estou me batendo no linux, imagine com o windows... hehehe... e eu comprei o note e me mandaram tudo instalado, mas não veio disco de recuperação nem as chaves da licença windows e office...


Dividir a home com o windows não é nada demais, o windows não chega a danificar a home, ou sujar ela ele cria alguns arquivos para recolher informaçãoes sobre o HD e preferencias que não aparece no windows pq fica oculto, mas aparece no Linux, mas nada que atrapalhe é forma dele trabalhar com o HD.

Não sabia disso, vou pensar a respeito então, talvez retorne a idéia original de uma partição para dados compartilháveis entre os dois sistemas operacionais...
Valeu pelas dicas...

Offline zehvargas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
    • Ver perfil
Re: Instalacao - Como diminuir o tamanho da particao do windows?
« Resposta #22 Online: 04 de Maio de 2011, 09:15 »
Eu não sabia que agora era possível particionar o HD pelo próprio windows... teoricamente está mais fácil... mas o problema é pelo próprio windows... segui as recomendações do BrunoCarvalho e também do druidaobelix, além de algumas outra que acabei achando em sites a partir das indicações, mas não teve jeito... ele fala que não é possível diminuir o volume...

Mas sabendo que o problema é com o windows, já pedi para um técnico vir aqui no escritório, até para ver o que são essas duas partições do sistema e se é possível salvar elas num pen drive para liberar pelo menos mais uma partição primária...

Depois que ele resolver o problema do windows, vou reinstalar o ubuntu... Agora mais ainda quero ter um sistema operacional que eu saiba o que se passa... hehehe... valeu...

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Instalacao - Como diminuir o tamanho da particao do windows?
« Resposta #23 Online: 04 de Maio de 2011, 09:20 »
Citar
Pior que tem, pq se já estou me batendo no linux, imagine com o windows... hehehe... e eu comprei o note e me mandaram tudo instalado, mas não veio disco de recuperação nem as chaves da licença windows e office...

Ola

A chave está numa etiqueta em baixo da maquina. Se não tiver a etiqueta, seu winows é pirata edition.

Esta etiqueta tem que bater com o sistema instalado, ela informa se xp, vista, seven.

A do office está num papel anexo que veio junto ao manual da maquina, se não veio, pirata edition.

[]'s

Offline BrunoCarvalho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 101
  • Sempre Aprendendo!!!!!!
    • Ver perfil
Re: Instalacao - Como diminuir o tamanho da particao do windows?
« Resposta #24 Online: 04 de Maio de 2011, 12:01 »
Se não veio o cd de recuperação as duas partição extra que tem é justamente para isso. é partição de recuperação por isso não vem cd. E em alguns casos ele ja recupera ativando o sistema sem necessidade de ter serial.

O Problema que elas volta o sistema do jeito que veio, inclusive as partição, vc dividi tudo, vc recupera ele volta do jeito que vem de fabrica.

Talvez seria uma opção ligar para o fabricante do pc, para ver qual opção que vc tem para recuperar o windows alem dessa.

Offline zehvargas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
    • Ver perfil
Re: Instalacao - Como diminuir o tamanho da particao do windows?
« Resposta #25 Online: 04 de Maio de 2011, 16:49 »
Citar
Pior que tem, pq se já estou me batendo no linux, imagine com o windows... hehehe... e eu comprei o note e me mandaram tudo instalado, mas não veio disco de recuperação nem as chaves da licença windows e office...

Ola

A chave está numa etiqueta em baixo da maquina. Se não tiver a etiqueta, seu winows é pirata edition.

Esta etiqueta tem que bater com o sistema instalado, ela informa se xp, vista, seven.

A do office está num papel anexo que veio junto ao manual da maquina, se não veio, pirata edition.

[]'s

De fato há uma etiqueta embaixo da máquina com o código do windows...

Já o office, não sei como procedeu a instalação mas olhei nos manuais e não encontrei nada... o problema é que quem trouxe o note foi meu pai e ele não se ateve a este tipo de explicação... mas não é pirata pq foi comprado numa empresa internacional... seria legal se fosse...  ;D

Offline zehvargas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
    • Ver perfil
Re: Instalacao - Como diminuir o tamanho da particao do windows?
« Resposta #26 Online: 04 de Maio de 2011, 17:59 »
Citar
Pior que tem, pq se já estou me batendo no linux, imagine com o windows... hehehe... e eu comprei o note e me mandaram tudo instalado, mas não veio disco de recuperação nem as chaves da licença windows e office...

Ola

A chave está numa etiqueta em baixo da maquina. Se não tiver a etiqueta, seu winows é pirata edition.

Esta etiqueta tem que bater com o sistema instalado, ela informa se xp, vista, seven.

A do office está num papel anexo que veio junto ao manual da maquina, se não veio, pirata edition.

[]'s

Até baixei uns programas que detectam a serial key... estranho que os três programas acusam a mesma chave para o ms office e para o w7, mas a senha do w7 é diferente da que está embaixo do aparelho... aí fica o medo de restaurar e a chave não funcionar... =/

Offline zehvargas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
    • Ver perfil
Re: Instalacao - Como diminuir o tamanho da particao do windows?
« Resposta #27 Online: 04 de Maio de 2011, 18:06 »
Se não veio o cd de recuperação as duas partição extra que tem é justamente para isso. é partição de recuperação por isso não vem cd. E em alguns casos ele ja recupera ativando o sistema sem necessidade de ter serial.

O Problema que elas volta o sistema do jeito que veio, inclusive as partição, vc dividi tudo, vc recupera ele volta do jeito que vem de fabrica.

Talvez seria uma opção ligar para o fabricante do pc, para ver qual opção que vc tem para recuperar o windows alem dessa.

Realmente é possível restabelecer as configurações de fábrica sem cds... a serial do w7 achei embaixo do aparelho, conforme o Tota indicou... agora a do msoffice é que não encontrei... aí fica o medo de restaurar e não conseguir ativar o office... mas estou bem tentado a fazer isso... quero arrumar logo o aparelho p começar a usar...

baixei uns aplicativos que supostamente indicam a serial key dos produtos... elas coincidem entre si... só não coincidem com a que está embaixo do aparelho... hehehe... aí fic ao medo do office não funcionar...

mas acho mesmo que hoje a noite ainda vou restaurar as configurações de fábrica e tentar particionar o hd e instalar os SOs em definitivo...

Offline evil_queen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 160
    • Ver perfil
Re: Instalacao - Como diminuir o tamanho da particao do windows?
« Resposta #28 Online: 05 de Maio de 2011, 00:48 »
Quando quis instalar o dual boot no meu computador, tive o mesmo problema.
Pra mim, resolveu fazer uma limpeza com o CCleaner, depois desfragmentei com o jdefrag e fiz o particionamento com um programa chamado easeus.
http://www.baixaki.com.br/download/easeus-partition-master-home-edition.htm
Mas eu fiz isso logo após formatar meu computador, pois queria colocar meus arquivos numa pasta compartilhada entre os dois sistemas (que já criei com o mesmo programa qdo diminui o tamanho do windows.
Quanto as particoes, vi que vc tem uma pasta /home e outra com arquivos compartilhados, o que é meio redundante.
Quando fiz o dual boot usei esse tutorial http://www.tecmundo.com.br/3140-como-fazer-dual-boot-com-windows-7-e-ubuntu-9-10.htm pra compartilhar meus dados e funcionou direitinho, apesar de eu estar usando Vista e ubuntu 10.04.
Assim eu tenho os mesmos dados e pastas, quer use windows ou ubuntu.

« Última modificação: 05 de Maio de 2011, 00:53 por evil_queen »

Offline zehvargas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
    • Ver perfil
Re: Instalacao - Como diminuir o tamanho da particao do windows?
« Resposta #29 Online: 05 de Maio de 2011, 11:49 »
Resolvi o problema da seguinte forma:

Descobri que o windows seven cria automaticamente uma partição de 100mb para funcionar... e uma outra partição era ocupada pela acer para restaurar aos padroes de fabrica, alem dos drivers... como os drivers tem para baixar no site e eu gosto do windows o mais limpo possivel, formatei o note apagando a partição usada para restauração pela acer, criei uma partição ntfs para compartilhar arquivos windows e ubuntu...

vim feliz instalar o ubuntu mas apareceu uma msg de erro e nessa hora chegou cliente e tive que reinicar o pc sem salvar a msg de erro... aparentemente o ubuntu esta funcionando... mas para garantir, vou reinstalar mais uma vez, ver qual a mensagem e volto aqui para tirar a duvida sobre o que fazer...

a todos que ajudaram, obrigado...

=)

Ahhh, resolvi seguir a recomendação do evil_queen e deixar a /home na partição compartilhada com o windows, pois, além da informação do BrunoCarvalho que aquelas pastas bizarras criadas pelo windows é só a forma dele trabalhar com o HD e não compromete, descobri que se eu só abrir os arquivos no windows, mas não salvar nada, ele não cria aquelas pastas bizarras...  =)