Autor Tópico: Ubuntu no Mac.  (Lida 16468 vezes)

Offline Leonrd

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Ubuntu no Mac.
« Online: 03 de Maio de 2011, 16:11 »
Bom, fiquei encantando com a filosofia do Linux e gostei muito do Ubuntu..

Eu tenho um Macbook White 2009 e queria muito instalar o Ubuntu só que eu achei os tutorias um pouco complicados,
como um termo como Swap que eu não sei o que é, queria saber se algum usuario do mac tem o ubuntu instalado e
gostaria de um tutorial menos complexo, se possível um video em português.

Obrigado pela atenção.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Ubuntu no Mac.
« Resposta #1 Online: 03 de Maio de 2011, 16:30 »
Olá Leonrd,

O termo Swap significa uma partição especial que é usada para área de troca, como se fosse uma memória estendida no disco rígido.
A idéia é comum, por exemplo, aos sistemas Windows, que se utilizam igualmente desse conceito, apenas que criando um arquivo de troca dentro do próprio sistema, ao passo que o Linux cria uma partição especial para essa finalidade.

O processamento dos programas é feito na memória ram do sistema, ou seja, na memória virtual, fisicamente representada pelos pentes de memória do computador.
Essa memória ram, em regra, possui tamanho limitado (por exemplo, 512MB, 1GB, 3GB, etc.), porém pode acontecer de se estar usando vários programas simultaneamente, pois que os sistemas atuais são multitarefas, ou ainda um programa em especial cujo tamanho e requisitos de memória sejam agigantados, então a memória ram física não será suficiente. É aí que entra a partição swap ou o arquivo de troca.

O sistema vai gerenciando a memória e na medida em que não tenha memória ram disponível vai usando esse espaço do disco como se fosse uma extensão da memória ram.
Evidentemente que o uso do arquivo de troca, swap, adiciona lentidão no sistema, pois que as operações deixam de ser feitas na memória ram, eletrônica e rápida, e passam a ser feitas num meio mecânico, que é o disco rígido, muitas vezes mais lento que a memória ram, porém é o recurso de escape, para que o sistema não acuse memória insuficiente.

De forma muito resumida, é isso. :-)

[]'s
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Leonrd

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Ubuntu no Mac.
« Resposta #2 Online: 03 de Maio de 2011, 16:43 »
Swap então é só criar uma partição?

E em relação ao Ubuntu no mac sabe de algo?

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Ubuntu no Mac.
« Resposta #3 Online: 03 de Maio de 2011, 17:03 »
Olá Leonrd,


Não há necessidade de se criar previamente a partição swap.
O próprio instalador do Ubuntu, a partir do Cd-Live, irá se encarregar disso.
Num certo momento da instalação, logo no início, ele vai mostrar o espaço disponível no seu disco e perguntar onde você quer instalar o Ubuntu.
Sendo o caso de disco único no seu computador, o que você pode fazer, a partir do seu próprio sistema operacional Mac, é previamente redimensionar a partição que o Mac está usando, deixando um espaço não utilizado no qual será instalado o Ubuntu, apenas isso, sem se preocupar com o posterior uso desse espaço, o que será feito, como dito, pelo próprio instalador.

Apenas note que redimensionar uma partição, isto é, a que você atualmente usa no Mac, requer que o sistema de arquivos nela existente esteja livre de erros e desfragmentada. Certamente existem funções no seu sistema operacional Mac para poder fazer isso.

Penso que antes de mais nada é adequado você experimentar o Ubuntu no seu computador a partir de um Cd-Live, isto é, um Cd que vai carregar o Ubuntu completo e funcional, sem instalar absolutamente nada no disco, trabalhando apenas na memória ram, onde é simulada a existência de um disco virtual, ou seja, nada no seu computador será modificado quando do uso do Cd-Live.

A grande vantagem do uso prévio do Cd-Live é verificar, a priori, se há compatibilidade integral com o seu hardware.

Experimente, você vai gostar. :-)



www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Ubuntu no Mac.
« Resposta #4 Online: 03 de Maio de 2011, 17:16 »
A grande vantagem do uso prévio do Cd-Live é verificar, a priori, se há compatibilidade integral com o seu hardware.

Ola,

Desculpe druidaobelix, mas eu tenho um mac, ele não dá boot em partição pelo cd rom, salvo de em formato dmg.

Eu tenho um Macbook White 2009 e queria muito instalar o Ubuntu só que eu achei os tutorias um pouco complicados,

Ola,

O druidaobelix já explicou o swap ( arquivo de trocas ), mas se tem uma mac branco de 2009, ele tem 2 gigas de Ram.

Instale de => http://www.virtualbox.org/wiki/Downloads

O virtualbox permite instalar o Ubuntu e voce pode rodar dentro do macOsX sem danificar seu sistema )

Depois de instalado o vbox por arquivo .dmg, baixe a versão do Ubuntu desejada, mantenha a .Iso na mesa e inicie o vbox.

Crie uma maquina virtual e aponte o cd rom do vbox para a .iso do Ubuntu.

Irá instalar o Ubuntu. Use por uns meses até se acostumar. Se gostar do Ubuntu, depois baixe o bootcamp e instale em dual boot.

qualquer duvida, poste suas dificuldades com o vbox e com o ubuntu.

[]'s

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Ubuntu no Mac.
« Resposta #5 Online: 03 de Maio de 2011, 17:42 »
Olá Tota,

Excelente observação, não tenho conhecimento específico do Mac, e nem acesso a esse equipamento, no sentido de que possa auxiliar de forma concreta.

Uma questão: no Mac não é possível nem mesmo o uso do USB-Live?
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Leonrd

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Ubuntu no Mac.
« Resposta #6 Online: 04 de Maio de 2011, 08:33 »
Trota e druidao obrigado pela atençao de vocês..

Trota  como eu faço o dualboot com o bootcamp? Do mesmo jeito como se fosse instalar o windows?


Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Ubuntu no Mac.
« Resposta #8 Online: 04 de Maio de 2011, 19:26 »
Olá Leonrd,

Desculpe a insistência, é que o assunto me despertou a curiosidade. :-)

Como disse antes, não tenho nenhuma experiência em computadores da Apple, e nenhuma aqui quer dizer nenhuma mesmo, sequer me lembro de alguma vez na vida ter levemente operado algum desses equipamentos, o que me coloca na posição da mais absoluta nulidade no tema, entretanto, pareceu-me uma enorme e incompreensível restrição que não se possa usar um Live-cd Linux em computadores Mac, afinal, são milhões e milhões de unidades dessa marca espalhados pelo mundo, uma marca de grande renome, integrante do time de primeira linha no ranking mundial, o que, no mínimo, revelaria uma oportunidade, já que dificuldades são excelentes portas para oportunidades. Não bastasse, ainda estou para ver algo que não possa realmente ser feito quando se fala em tecnologia computacional, sobremais quando se trata de Linux, um sistema de enorme versatilidade.

No mais das vezes o que tenho experienciado é apenas a frequente constatação da insuficiência do meu próprio conhecimento, e não a real impossibilidade de solução das questões que surgem.

Assim, movido por essa curiosidade e esse pensar, fui dar uma lida por aí no que existe no tema, colocado o problema em termos de "como rodar um live-cd Linux num equipamento Mac".

Ao que vi, por evidente ainda que superficialmente, salvo engano maior, me pareceu ser possível e, arrisco, até mesmo relativamente fácil de ser feito.

Vi aqui e ali pessoas falando sobre um software chamado rEFIt (http://refit.sourceforge.net/), que entendi ser um gerenciador de boot para Mac, parecendo de fácil usabilidade, o qual, instalado no Mac, permite sem dificuldades o boot pelo Live-Cd de um Linux, no caso o Ubuntu.

À propósito, existe até mesmo uma página na documentação do Ubuntu tratando do tema (How to install Ubuntu on MacBook using live CD).

https://help.ubuntu.com/community/How%20to%20install%20Ubuntu%20on%20MacBook%20using%20live%20CD

Mais simples ainda, entretanto, a conversa informal em alguns foruns, dando conta da possibilidade, e ao que me pareceu da facilidade, o que menciono como ilustrativo exemplo, lá constando a imagem da simpática tela de inicialização para multi-sistemas:

http://www.chw.net/foro/mac-os-x-f52/419931-ubuntu-en-macbook.html

Como afirmei, por absoluto desconhecimento não tenho como avaliar essas soluções, a exemplo do rEFIt, mas me pareceu, sim, ser possível e até mesmo fácil.

Espero que sirva como modesta contribuinção ao pensar.

[]'s
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Leonrd

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Ubuntu no Mac.
« Resposta #9 Online: 04 de Maio de 2011, 21:49 »
Agradeço pela atençao ajuda de voces, no momento estou um pouco ocupado mais vou testar o procedimento pra semama.
Estou muito ansioso para conhecer o Sistema melhor. Vou mantendo voces informados. Mais uma vez obrigado pela ajuda.

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Ubuntu no Mac.
« Resposta #10 Online: 04 de Maio de 2011, 22:51 »
Uma coisa importante: O Mac OS X, a partir da versão 10.6.0 Snow Leopard, adota como sistema de particionamento de disco (HD) o Guid Partition Table (GPT), que é diferente do MBR que se usa largamente com Windows e Linux. Para Linux, isso não é problema, mas para Windows, o GPT só é reconhecido a partir do Windows 7, e na versão 64 bits.

E daí? O sistema de particionamento Guid cria um espaço de cerca de 200MB no começo da partição, que faz a função do EFI, que é uma alternativa à BIOS (por isso os Macs originais não permitem a configuração do boot pelo DVD).

Por padrão, os Macbooks carregam o boot pela unidade de DVD se ao ligar o aparelho a tecla "C" for mantida pressionada. Com isso seria possível rodar o Ubuntu por live-CD.

Mas, para fazer a instalação em dual boot, seria preciso usar um gerenciador, como o rEFIt ou mesmo o chameleon, que é largamente usado no hackintoshs.

Considerando isso e considerando que será preciso particionar o disco para disponibilizar uma partição para a instalação do Linux (isso pode ser feito pelo bootcamp ou numa formatação do Macbook), existem duas situações que requerem muita atenção e cautela, sob pena de corromper a instalação do Mac OS X:

1) Na instalação do Ubuntu (ou outra distro), não se deve criar uma partição swap (pode-se criar depois de instalado um arquivo swap, que faria a mesma função) e deve-se configurar para que o grub seja instalado na partição em que o linux será instalado e não na MBR (por padrão a instalação do grub é feita na MBR ou raiz do HD);

2) Em hipótese nenhuma a tabela de partições pode ser modificada usando o Gparted. Pelo que li a respeito e testei e verifiquei na prática com o meu hackintosh, ao editar uma partição que foi criada pelo Disk Utilitty do Mac em tabela GPT, por algum motivo que desconheço o EFI é corrompido e o disco passa a ser reconhecido como MBR.

Nos dois casos é preciso formatar e instalar o Mac de novo.

Então, se optar por instalar o linux no macbook, deve-se primeiro providenciar uma partição para isso, usando as ferramentas do Mac OS X  e só depois de definida a partição se inicia o processo de instalação do Ubuntu, que deve ser instalado ocupando a partição inteira, sem nenhuma edição e sem a criação de partição swap, tomando o cuidado de instalar o grub nessa mesma partição.

Feito isso e considerando que antes foi feita a instalação do gerenciador de boot (pelo que li o bootcamp é compatível com windows, apenas...), se estiver usando o rEFIt será preciso editar manualmente as entradas de boot. Se estiver usando o chameleon RC5, a partição linux é automaticamente reconhecida, de maneira dinâmica, não havendo a necessidade de se editar as entradas, já que o chameleon simplesmente carrega o grub da partição linux.

Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline Leonrd

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Ubuntu no Mac.
« Resposta #11 Online: 05 de Maio de 2011, 15:22 »
Tota voce tem o ubuntu no seu mac?

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Ubuntu no Mac.
« Resposta #12 Online: 05 de Maio de 2011, 21:00 »
Sim, instalado via virtualbox.

O da minha filha também.

Ubuntu "puro" tenho num Eeepc 701

[]'s

Offline DaniBeh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Ubuntu no Mac.
« Resposta #13 Online: 05 de Maio de 2011, 21:36 »
A grande vantagem do uso prévio do Cd-Live é verificar, a priori, se há compatibilidade integral com o seu hardware.

Ola,

Desculpe druidaobelix, mas eu tenho um mac, ele não dá boot em partição pelo cd rom, salvo de em formato dmg.

Eu tenho um Macbook White 2009 e queria muito instalar o Ubuntu só que eu achei os tutorias um pouco complicados,

Ola,

O druidaobelix já explicou o swap ( arquivo de trocas ), mas se tem uma mac branco de 2009, ele tem 2 gigas de Ram.

Instale de => http://www.virtualbox.org/wiki/Downloads

O virtualbox permite instalar o Ubuntu e voce pode rodar dentro do macOsX sem danificar seu sistema )

Depois de instalado o vbox por arquivo .dmg, baixe a versão do Ubuntu desejada, mantenha a .Iso na mesa e inicie o vbox.

Crie uma maquina virtual e aponte o cd rom do vbox para a .iso do Ubuntu.

Irá instalar o Ubuntu. Use por uns meses até se acostumar. Se gostar do Ubuntu, depois baixe o bootcamp e instale em dual boot.

qualquer duvida, poste suas dificuldades com o vbox e com o ubuntu.

[]'s

Boa noite, acabo de me cadastrar do fórum, e recebi o CD de instalação do ubuntu 10.10. Possuo um Mac Os X 10.4.11, o G5 PPC.
Já tive contato com o Ubuntu, mas não sei como instalá-lo no meu Mac.
Pesquisei no google como dar boot em cd no mac...encontrei como resposta : reiniciar sistema, pressionar continuamente a tecla C enquanto o computador liga;
maaas, simplismente inicia tudo igual. quero saber como faço para ter os dois sistemas juntos no meu computador. Ou seja, não quero desinstalar o sistema original do mac, apenas quero ter como opção ao ligar o computador de qual dos sistemas rodar.
Sei que no PC qndo se liga o comp. aparece a tal da BIOS e se aperta a tecla Delete para editar os negócios do boot esse, que eu mal sei como funciona, mas enfim.
No mac, nao aparece a BIOS ao ligar. Quem tem um mac sabe disso.
Peço aqui para que se alguém souber como eu posso obter os dois sistemas instalados no mesmo computador tendo o CD do Ubuntu. Ou seja, gostaria de um passo-a-passo para q o cd do Ubuntu fosse lido antes de o sistema do Mac Os x ser iniciado. Espero uma resposta objetiva e de fácil entendimento, sem muitos termos técnicos dos quais não tenho muito conhecimento aprofundado.
Aguardo. E obrigada a quem responder e souber me explicar como eu tenho q proceder para chegar no meu objetivo.
Abç.

Daniela B Behrends.
Daniela B Behrends

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Ubuntu no Mac.
« Resposta #14 Online: 05 de Maio de 2011, 21:41 »
Ola

O cd que recebeu acredito que não instala em processador power Pc.

Tem que baixar aqui => https://wiki.ubuntu.com/PowerPCDownloads

Reporte depois de baixada a versão correta.

[]'s