Autor Tópico: Ubuntu no Mac.  (Lida 16469 vezes)

Offline DaniBeh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Ubuntu no Mac.
« Resposta #15 Online: 05 de Maio de 2011, 21:54 »
Oi
Mesmo talvez não servindo parar instalar com este CD que tenho, gostaria de saber onde posso configurar na BIOS que quero que o CD ( qualquer CD de instalação que seja) seja lido antes de ser lido o sistema do mac os x.saberia me responder cm um passo a passo onde e como configuro isso?
Grata.
Daniela B Behrends
« Última modificação: 05 de Maio de 2011, 22:00 por DaniBeh »
Daniela B Behrends

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Ubuntu no Mac.
« Resposta #16 Online: 05 de Maio de 2011, 23:19 »
Daniela

Como o Tota disse, você precisa baixar a imagem do Ubuntu específica para powerpc, (recomendo o 10.04 LTS, por causa da compatibilidade com o hardware mais antigo e pode ser baixado diretamente por este link: http://cdimage.ubuntu.com/ports/releases/10.04/release/ubuntu-10.04-desktop-powerpc.iso)

Feito isso, você deverá gravar o arquivo ISO baixado como imagem em um CD-R e só então fazer o procedimento de colocar o CD do Ubuntu dentro do leitor de DVD, reiniciar e manter pressionada a tecla "c" até que o boot seja carregado pelo live-CD. (Vai aparecer uma tela com várias opções de idioma e você poderá escolher entre testar o sistema, rodando diretamente do CD sem alterar nada, ou instalar diretamente.

Depois de resolvida essa etapa é que podemos pensar na questão de particionamento do seu HD para receber o Ubuntu.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline Leonrd

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Ubuntu no Mac.
« Resposta #17 Online: 07 de Maio de 2011, 09:04 »
Baixei o Ubuntu, amanhã de noite vou tentar instalar..

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Ubuntu no Mac.
« Resposta #18 Online: 07 de Maio de 2011, 19:05 »
Baixei o Ubuntu, amanhã de noite vou tentar instalar..

Só lembrando, os Macbooks atuais (a partir do Leopard 10.5.0) usam processador intel enquanto que os ibooks (até o Tiger 10.4.11) usavam processadores PowerPC. Então, deve-se baixar a imagem referente ao processador usado pelo hardware em questão.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline Leonrd

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Ubuntu no Mac.
« Resposta #19 Online: 08 de Maio de 2011, 22:45 »
Consegui instalar, alguem sabe algum passo a passo pra iniciante, sobre o que instalar e tal?
« Última modificação: 09 de Maio de 2011, 00:59 por Leonrd »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Ubuntu no Mac.
« Resposta #20 Online: 09 de Maio de 2011, 07:43 »
Ola

No GNU/Linux Ubuntu, voce pode utilizar a central de programas ou o gerenciador de pacotes synaptic.

Como nos MacOs o Ubuntu ja vem com uma grande variedade de programas instalados, vai depender do que quer a mais.

[]'s

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Ubuntu no Mac.
« Resposta #21 Online: 09 de Maio de 2011, 17:34 »
Consegui instalar, alguem sabe algum passo a passo pra iniciante, sobre o que instalar e tal?
Os Macbooks atuais usam placa de vídeo Nvidia e o drive que vem no Ubuntu é muito desatualizado.
http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=69789.msg388506#msg388506

Particularmente, achei mais fácil fazer pelo terminal:

Citar
sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-x-swat/x-updates
sudo apt-get update
sudo apt-get install nvidia-current nvidia-settings

Depois, na hora de habilitar os efeitos avançados de vídeo é só escolher o drive nvidia instalado (270, acho)

Adicionar repositório Medibuntu (habilita muitos plugins de mídia)
http://tecnoblog.net/43494/repositorio-mebibuntu-disponivel-para-o-ubuntu-10-10/

Tutorial completo do grub2
http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=58947.msg333175#msg333175

Por fim, no synaptic, marque para instalação:
libdvdread4
libdvdcss2
libdvdnav4
ubuntu-restricted-extras
w32codecs
non-free-codecs
mencoder
gnome-player (é o mplayer otimizado para o gnome; simplesmente o melhor reprodutor de mídia que existe...)
mplayer
gstreamer0.10-ffmpeg
gstreamer0.10-plugins-bad
gstreamer0.10-plugins-ugly
libreoffice
flashplugin-installer
totem-mozilla

Acho que isso deve ser o suficiente.

Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline Leonrd

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Ubuntu no Mac.
« Resposta #22 Online: 29 de Junho de 2011, 11:45 »
Estou com uma duvida, depois que eu instalar o ubuntu dps se eu quiser formarta e instalar na mesma partiçao como eu faço?

Agora quando eu tento instalar o ubuntu no meu mac da error nao consigo apagar a partição do bootcamp..
Ta muito complicado to quase desistindo..

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Ubuntu no Mac.
« Resposta #23 Online: 30 de Junho de 2011, 21:08 »
Teoricamente, se você iniciasse uma sessão por live-CD você teria acesso às partições e discos. Não sei bem qual a sua intenção, mas se desejar simplesmente substituir o Mac pelo Ubuntu, bastaria clicar em instalar e depois apagar toda a tabela de partições e criar uma nova (logicamente, depois de ter feito o devido backup). Se ainda tiver o DVD do Tiger você poderia recuperar o Mac OS X para seu estado original.

Agora, se pretende fazer um dual boot, o correto seria você acessar por live-CD e simplesmente formatar a partição do linux como Fat32. Depois, você teria que recuperar o boot com o DVD do Tiger, podendo também formatar a partição fat32 para MacOS estendido (HFS+)

Aqui, eu uso um Hackintosh, com gerenciamento de boot feito pelo chameleon RC5. Até onde sei, seria possível instalar esse chameleon num Mac original. A vantagem é que ele reconhece bem a partição Linux. Nesse caso, você teria que baixar esse aplicativo dmg do kexts.com e instalá-lo na raiz da partição do Mac. Depois, a cada boot seria carregado esse gerenciador de boot, que é gráfico e dinâmico (reconhece automaticamente os discos e partições existentes com sistemas inicializáveis. É tão eficiente que quando há falha no HD as partições nele contidas simplesmente não são listadas para o boot e se depois o HD volta a funcionar, elas aparecem, sempre como ícones que se seleciona pelo teclado). Por fim, teria que refazer a instalação do Ubuntu na partição selecionada, tomando o cuidado de instalar o grub na própria partição e não criar partição swap.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline Leonrd

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Ubuntu no Mac.
« Resposta #24 Online: 02 de Julho de 2011, 09:53 »
Eu quero instalar em dual boot mesmo, so que eu ta dando error quando chega na parte pra ver as partiçoes..
Antes eu tinha conseguido, mais agora fica dando erro..

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Ubuntu no Mac.
« Resposta #25 Online: 02 de Julho de 2011, 18:04 »
Particionamento de disco é uma coisa delicada. Ainda mais se no macbook você estiver usando tabela GUID. Pelo o que descreveu acredito que a melhor opção seja fazer o backup e formatar do zero, criando uma a tabela de partições a partir do Disk Utility, pelo DVD do Mac OS X. Particularmente, eu criaria três, sendo a primeira para o Mac, com sistema de arquivos MacOS estendido (HFS+), a segunda para arquivos e a terceira para o linux (ambas inicialmente com sistema MSDOS (FAT32).

Depois de instalado o Mac, você simplesmente baixa e instala o chameleon na / da partição do mac. Por fim, você instala o ubuntu na última partição, tomando o cuidado de não criar partição swap, usar sistema de arquivos EXT3 (o mac não reconhece o EXT4) e instalar o grub na própria partição.

Assim, com o chameleon RC5 a cada boot aparece uma tela com dois ícones (maçã e pinguim) e você simplesmente escolhe um para carregar.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline Leonrd

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Ubuntu no Mac.
« Resposta #26 Online: 03 de Julho de 2011, 09:59 »
Bom amanha quando eu estiver em casa vou tentar..
valeu pela dica.