Autor Tópico: Script para agendamento de atualizações  (Lida 2436 vezes)

Offline [_Ulver_]

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Script para agendamento de atualizações
« Online: 05 de Maio de 2011, 08:23 »
Senhores,

Observem a situação que me acomete. Se possível eu gostaria de uma ajuda para solução da mesma.
De antemão agradeço a todos que puderem me ajudar, sem exceção.

Trabalho numa empresa organizada com várias filiais. Trabalho na central de TI da mesma para um domínio que cobre alguns estados do nordeste.

Temos uma rede mista, mas estamos começando a implantar soluções em Linux e temos uma página de controle (inventariamento) das aplicações e conformidades destes equipamentos.

A problemática é:

Estamos precisando atualizar desde aplicativos, até sistema operacional das máquinas do domínio que cobrimos que não foram atualizadas automaticamente devido solicitação de nossa área superior, contudo o acesso remoto via ssh/putty para solução individual de cada equipamento demanda bastante tempo e pensei em automatizar esta ação.

Dando um exemplo para aguçar a compreensão, precisamos atualizar aplicativos utilizados para digitalização de imagens e o aplicativo de inventariamento para sua versão mais recente.

Eu criei um script para automatização deste processo a cada vez que eu acesso remotamente um destes PCs, porém encontro dificuldades, não tenho conhecimento sobre o melhor meio de tornar esse procedimento massivo. Se armazenando-o num servidor onde eu agende as workstations a buscarem aquele script no servidor ou agendando um procedimento de cópia local do script para cada máquina para tomar estes procedimentos.

Acredito que o agendamento de execução de um script remoto pelo crontab seja bastante eficaz. Temos um servidor montado para gerenciar estes equipamentos. Outras dicas são bem-vindas.

Minha dúvida é: como agendo este script de atualização já criado?

Disponibilizarei maiores informações, se necessário.


Muito obrigado.







« Última modificação: 05 de Maio de 2011, 08:31 por [_Ulver_] »

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Script para agendamento de atualizações
« Resposta #1 Online: 05 de Maio de 2011, 12:38 »
Faça o servidor acessar máquina por máquina e executar o script.
----
Não sei como é ai (texto grande mas pouca informação). Se ainda não tem, crie um repositório local.
« Última modificação: 05 de Maio de 2011, 12:45 por irtigor »