Autor Tópico: Instalei o Ubuntu 11.04 porém quando reinicio entra direto no windows  (Lida 5375 vezes)

Offline marcelmarlboro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Bom pessoal, estou iniciando no mundo linux.

Abaixei o Ubuntu 11.04, gravei em um dvd RW.

Como tenho 500gb de hd, eu particionei em 3 etapa, 1 windows7, outro com meus programas e deixei a terceira para o Ubuntu.

Reiniciei o pc e fiz o processo de instalação conforme o programa solicita, formatei a partição3 dividi em 2  (1 em ext4, outra swat) e instalei na forma solicitada.

finalizando a instalação o ubuntu pede para reiniciar o pc, porém quando reinicio o pc entra direto no windows, não da boot para escolher qual o sistema operacional usar.

instalei 3 vezes o ubuntu (sendo a segunda e terceira reinstalação, já que já constava a instalação da mesma).

Gostaria de saber como faço para obter a opção para escolher qual sistema inicializar.

Grato

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Instalei o Ubuntu 11.04 porém quando reinicio entra direto no windows
« Resposta #1 Online: 05 de Maio de 2011, 00:48 »
Olá marcelmarlboro,


Carregando o 11.04 a partir de um Live-cd carrega normal, isto é, por esse meio você tem acesso pleno, discos, tela, etc, tudo funciona?

Se sim, carregue pelo Live-cd e execute no terminal o comando fdisk -l  (fdisk;espaço;sinal_de_menos;letra_ele) e poste o resultado aqui para se ter uma idéia de como está o seu particionamento e a partir daí analisar a questão (nota: o que aparece na tela do terminal você pode marcar com o mouse e usar o copiar e colar).

Ainda a partir do Live-cd execute o programa gparted verifique as partições e a formatação dos sistemas de arquivo, informando aqui o resultado.

De lá você conseguirá informações, exemplificando:

/dev/sda1 - ntfs
/dev/sda2 - ext4
/dev/sda3 - swap

[]'s

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline marcelmarlboro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Instalei o Ubuntu 11.04 porém quando reinicio entra direto no windows
« Resposta #2 Online: 05 de Maio de 2011, 11:06 »
Ola amigo, estou no trabalho e não tenho como fazer os testes agora, mas vamos ver se vc pode me ajudar, sou leigo e novo no mundo do linux.

vc diz para eu carregar direto do cd, sem instalar e fazer os testes correto?

eu tenho 2 hds, um de 500gb e outro de 320,

o que eu fiz, no de 500gb eu dividi ele em 3 partições, 1 para o windows, outro para arquivos e outro para instalar o ubuntu.

na hora de instalar o ubuntu, eu dividi essa partição 3, em dois um em ext4 e outro em swap. instalou normal, abaixou as atualizações e tudo mais.

na finalização ele pede para reiniciar o pc, porém quando reinicia, o sistema entre direto no windows não passa para escolher qual sistema eu quero entrar (windows ou Ubuntu)

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Instalei o Ubuntu 11.04 porém quando reinicio entra direto no windows
« Resposta #3 Online: 05 de Maio de 2011, 11:55 »
Olá marcelmarlboro,

Entendi a sua descrição, o seu relato, mas é importante que você traga informações obtidas diretamente do sistema a partir do comando que sugeri anteriormente e ainda do gparted, conforme mencionado, o que permitirá uma análise preliminar da questão.
Depois disso iremos examinar alguns arquivos do grub e assim por diante, tentando detectar onde possa estar o problema.
Lembre-se, quem está aqui do outro lado não está tendo acesso direto ao equipamento, estando sempre dependente da qualidade das informações objetivas que são coletadas e trazidas.

[]'s
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline marcelmarlboro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Instalei o Ubuntu 11.04 porém quando reinicio entra direto no windows
« Resposta #4 Online: 05 de Maio de 2011, 22:02 »
Ola amigo acabei de fazer o que vc me pediu, iniciei diretamente do cd, ai abri o terminal e digitei fdisk -l porém apareceu isso, não entendi nada.

http://img64.imageshack.us/img64/3622/screenshotqt.png


o que devo fazer?
« Última modificação: 06 de Maio de 2011, 09:26 por marcelmarlboro »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Instalei o Ubuntu 11.04 porém quando reinicio entra direto no windows
« Resposta #5 Online: 06 de Maio de 2011, 00:06 »
Olá marcelmarlboro,

Veja, não é exatamente desse modo que entra com o comando no terminal.
Alguma letra foi digitada errada, pois quando apresenta a tela de help, de opções, como essa que v. postou, é porque a entrada do comando foi errada (alguma letra digitada incorretamente)

Estando no terminal, digite:

sudo fdisk -l   (depois da palavra sudo;espaço;palavra fdisk;espaço;sinal_de_menos;letra_ele)

A saída desse comando será alguma coisa semelhante a que você pode ver nesse tópico aqui:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,82371.0.html


Copie a saída da tela do seu terminal, marcando-a com o mouse, e cole aqui na página do seu tópico.

Feito isso, no próprio terminal você pode acionar o programa gparted

No terminal, digite:

sudo gparted

O gparted é um programa gráfico, isto é, trabalha no ambiente gráfico, portanto você terá uma tela desse programa na qual é mostrado o disco existente e ainda as partições e sistemas de arquivos, formatações desse disco. Se houver mais de um disco, no canto superior direito faz a seleção de cada um dos discos que se quer mostrar.

Naquele próprio link que indiquei acima tem um exemplo de imagem da tela gerada pelo gparted.

Para capturar a tela do gparted você pode usar a tecla PrintScreen (PrtScn) do seu teclado. Ao acioná-la você verá que aparece uma janela "Save Screenshot" onde você pode dar um nome de arquivo e acionar o botão Save para completar a operação.

Como aqui no Forum existe uma limitação para o tamanho de imagens de até 40KB, procure deixar a imagem dentro desse limite (se necessário use um editor de imagem) ou fazer o upload dela para um serviço externo, onde o limite é maior (por exemplo, no ImageShack-media hosting, http://imageshack.us/ ), colocando aqui o link correspondente da imagem que v. subiu lá.

[]'s

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline marcelmarlboro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Instalei o Ubuntu 11.04 porém quando reinicio entra direto no windows
« Resposta #6 Online: 06 de Maio de 2011, 09:30 »
eu digitei o que vc me passou na primeira resposta, "fdisk -l"
não apareceu nada, ai tentei fdisk -L e apareceu essas opções.

vou tentar na hora do almoço com "sudo fdisk -l" e posto  aqui as informações e depois o sudo gparted.

na hora do almoço eu posto o que apareceu.

vlw fera.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Instalei o Ubuntu 11.04 porém quando reinicio entra direto no windows
« Resposta #7 Online: 06 de Maio de 2011, 11:01 »
Oi marcelmarlboro,

Você tem razão, desculpe, foi uma falha minha, decorrente do hábito, não ter indicado o sudo anteposto ao comando propriamente dito.
O comando sudo antecedendo outros comandos, na verdade, é apenas, vamos dizer assim, uma autorização para executar certas funções no sistema.
É uma medida que faz parte da estrutura de segurança do Linux.

Note que o prompt 'normal' do Linux é $, indicando que o usuário ativo não possui direitos de administrador, isto é, direitos de alterar características do sistema.
Se você digitar sudo su (e entrar com a senha) irá para um prompt indicado como root@algumacoisa#, ou seja, passou à condição permanente de administrador.
Por segurança, em regra, não se deve operar o sistema na condição permanente de root, utilizando-se do sudo a cada caso específico de necessidade.

[]'s

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.