Autor Tópico: "Desculpe: a instalação falhou. relate seu problema..."  (Lida 8450 vezes)

Offline zehvargas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
    • Ver perfil
"Desculpe: a instalação falhou. relate seu problema..."
« Online: 05 de Maio de 2011, 13:32 »
Parece que estou sofrendo um forte boicote do meu hd na instalação do ubuntu...  :'(

Após todos os problemas relatados neste tópico: http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,82268.0.html

Agora, quando fui instalar aparece a seguinte mensagem:
http://img641.imageshack.us/i/img2536e.jpg/

[Transcrevendo:
A instalação falhou
Desculpe: a instalação falhou. Por favor relate seu problema https://launchpad.net/ubuntu/+source/ubiquity/+filebug (não coloque junto a nenhum outro problema já relatado) e um desenvolvedor irá resolver o seu problema o mais rápido possível. Para ajudar os desenvolvedores a entenderem o ocorrid, inclua os detalhes a segui e o conteúdo dos arquivos /var/log/syslog e /var/log/partman:"




Parece que há um problema na memória... aparentemente o ubuntu está funcionando... aparentemente... mas fiquei preocupado...

Alguém, por favor, uma luz... :-[

Enquanto aguardo uma resposta caridosa, vou fazer um teste de memória...

Antes de tentar mais uma reinstalação...
« Última modificação: 05 de Maio de 2011, 17:10 por zehvargas »

Offline navegantesdailusao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 663
    • Ver perfil
Re: "Desculpe: a instalação falhou. relate seu problema..."
« Resposta #1 Online: 05 de Maio de 2011, 14:13 »
Olá, está instalando em que sistema de arquivos?

Pode ser um problema 'físico' de HD, normalmente os fabricantes de hd

disponibilizam utilitários para análises mais apuradas de erro, inclusive recuperação do disco.


abs
J.E.S.U.S. - Juntos Estaremos Sendo Um Só.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: "Desculpe: a instalação falhou. relate seu problema..."
« Resposta #2 Online: 05 de Maio de 2011, 14:56 »
Olá zehvargas,

E o que diziam os arquivos de log mencionados na mensagem de erro?

/var/syslog
/var/log/partman

É um bom começo ir por aí.

Como conversamos na outra thread que v. indica, certifique-se que a formatação da partição Ubuntu esteja em ext4.
Rode o mentest extensivo (tem uma função lá, a última, que vai demorar várias horas para executar, deixe à noite executando)

[]'s
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline zehvargas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
    • Ver perfil
Re: "Desculpe: a instalação falhou. relate seu problema..."
« Resposta #3 Online: 05 de Maio de 2011, 15:05 »
Só apareceu essa msg e eu cliquei em fechar... Como vê o que diz os arquivos?

Se for um problema físico, quer dizer que o HD está com um defeito físico insanável? De acionar a garantia? Se veio esse utilitário eu devo ter apagado, pois eu apaguei o driver de recuperação de disco...

Esta fazendo o teste de memória... Varias horas e nenhum erro...

Ai ai... =\

Offline zehvargas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
    • Ver perfil
Re: "Desculpe: a instalação falhou. relate seu problema..."
« Resposta #4 Online: 05 de Maio de 2011, 15:13 »
Não sei de tem a ver, mas mesmo com espaço para partição primaria, não consegui criar uma ntfs (primaria ou estendida) pelo instalador do Linux, tive que fazer pelo Windows....

Offline zehvargas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
    • Ver perfil
Re: "Desculpe: a instalação falhou. relate seu problema..."
« Resposta #5 Online: 05 de Maio de 2011, 15:41 »
Como não tinha conseguido criar uma partição ntfs pelo ubuntu (instalador ou gparted) e havia criado pelo windows minhas partições estavam da seguinte maneira:
sda1 - partição de 100mb criada automaticamente pelo W7
sda2 - partição do W7
sda3 - partição ntfs
sda4 - partição do linux...

Abri de novo o instalador do ubuntu, exclui a partição ntfs, instalei o ubuntu na partição sda3, desativando a internet para baixar atualizações durante a instalação, pois além da net ser lenta aqui, pensei que talvez o erro residisse aí...

Resultado, a instalação terminou sem a mensagem de erro...

Agora vou reiniciar o livecd e ver se consigo criar a partição ntfs na sd4 pelo gparted...

Dúvida: Será que meu HD pode ter vindo danificado? Tem como eu ver isso? Liguei para o técnico do escritório e ele disse que o próprio scandisk é capaz de detectar isso, mas que provavelmente o erro era pq o ubuntu tenta ser isntalado na partição subsequente ao windows... achei essa segunda parte uma viagem, pois no netbook era windows, partição de dados e depois ubuntu...

aquele teste de memória estendida (indicado por druidaobelix) é capaz de detectar problemas no HD?

Obrigado...
« Última modificação: 06 de Maio de 2011, 14:11 por Tota »

Offline zehvargas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
    • Ver perfil
Re: "Desculpe: a instalação falhou. relate seu problema..."
« Resposta #6 Online: 05 de Maio de 2011, 15:58 »
Olhem que estranho,

Vim no livecd, abri o gparted, fui no espaco livre, em adicionar particao, permitia um monte de tipos, menos ntfs. Peguei, cliquei em "Free space following" (sei la como, lembrei que quando eu estava instalando no netbook tive problemas com particoes e alguem me recomendou deixar um espaco entre elas fazendo isso), coloquei 1mb, tirei de volta o 1mb, deixando todo o espaco livre para a particao ntfs, abri o sistema de arquivos, apareceu ntfs, selecionei essa opcao e mandei criar...

curiosamente, depois de criar deixou um espaco de 2mb antes e 2mb depois... conforme a figura a seguir... sera que esses sao os pontos onde meu hd esta danificado?

http://img268.imageshack.us/i/screenshotcg.png/

Se eu deixar assim, eu corro o risco de perder o hd todo em breve ou nao ha maiores problemas?

O tecnico do escritorio falou que eh normal ficar espaco alocado entre as particoes, mas sei la... o que voces acham?

Se nao houver problemas, aparentemente o meu problema esta resolvido... [tomara]
« Última modificação: 06 de Maio de 2011, 14:11 por Tota »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: "Desculpe: a instalação falhou. relate seu problema..."
« Resposta #7 Online: 05 de Maio de 2011, 16:07 »

Parece que há um problema na memória... aparentemente o ubuntu está funcionando... aparentemente... mas fiquei preocupado...


Pelo que deduzo da frase acima então a instalação, apesar da mensagem de erro, acabou ocorrendo, é isso, está instalado e funcionando?

[]'s
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline zehvargas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
    • Ver perfil
Re: "Desculpe: a instalação falhou. relate seu problema..."
« Resposta #8 Online: 05 de Maio de 2011, 16:12 »
Sim... aparecia erro quando eu tentava instalar na partição sd4... então eu apaguei a partição sd3, instalei o ubuntu, não apareceu erro... aí criei a partição de dados ntfs na sd4 pelo gparted... automaticamente ele deixou 2mbs antes e depois da partição... eu só fiquei na dúvida se esses 2 mbs podem ser locais onde meu hd esteja danificado fisicamente, arranhado, ou algo do tipo... pq aí seria o caso de acionar a garantia... agora se for só um "bug" por causa das partições, aí não teria problemas...

Luiz Carlos Querido

  • Visitante
Re: "Desculpe: a instalação falhou. relate seu problema..."
« Resposta #9 Online: 05 de Maio de 2011, 16:14 »
POsso estar enganado, mas se uma partição for extendida, significa que ela herda a caracterítica do pai e não permite mudar. Tive um problema em criar partições assim esta semana.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: "Desculpe: a instalação falhou. relate seu problema..."
« Resposta #10 Online: 05 de Maio de 2011, 16:35 »
Sim... aparecia erro quando eu tentava instalar na partição sd4... então eu apaguei a partição sd3, instalei o ubuntu, não apareceu erro... aí criei a partição de dados ntfs na sd4 pelo gparted... automaticamente ele deixou 2mbs antes e depois da partição... eu só fiquei na dúvida se esses 2 mbs podem ser locais onde meu hd esteja danificado fisicamente, arranhado, ou algo do tipo... pq aí seria o caso de acionar a garantia... agora se for só um "bug" por causa das partições, aí não teria problemas...

Ok, ok, então o Ubuntu está instalado corretamente e funcionando, blz. :-)

Não se preocupe com esses 2MB no disco que você menciona. Nada a ver com problemas físicos no disco.
Isso é a apenas o modo como gparted faz a leitura do disco para criar a partição, isto é, se mede por cilindros, arredondar para cilindros alinha os limites da partição nos limites do cilindro para o dispositivo de disco, que é a definição padrão.

Agora só uma observação, no seu relato não vi partição swap para o Ubuntu!

[]'s
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline zehvargas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
    • Ver perfil
Re: "Desculpe: a instalação falhou. relate seu problema..."
« Resposta #11 Online: 05 de Maio de 2011, 17:09 »
uhul... agora só desfrutar do ubuntu... =D

já estou baixando as atualizações e vou começar a configurar epersonalizar...

eu criei uma swap sim... só me arrependi de não ter criado uma /home, pq decidi deixar os arquivos na partição ntfs, mas esqueci das pequenas configurações, além de e-mail, favoritos, etc... mas tudo bem, vou ver o máximo de coisas que der para salvar na partição de dados...

agora só baixar os drivers do windows...

e to mais feliz ainda pq descobri que o linux se conecta a rede windows... então, não vou precisar ficar no windows para usar a rede aqui do escritório... \o/

windows agora, só qdo quiser usar o iphone de thetering...

valeu pela ajuda...

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: "Desculpe: a instalação falhou. relate seu problema..."
« Resposta #12 Online: 05 de Maio de 2011, 17:13 »
windows agora, só qdo quiser usar o iphone de thetering...

Por que?

Se pelo windows voce conecta por bluetooth, dá no mesmo fazer no Ubuntu.

Se usa cabo, idem.

[]'s

Offline zehvargas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
    • Ver perfil
Re: "Desculpe: a instalação falhou. relate seu problema..."
« Resposta #13 Online: 06 de Maio de 2011, 10:32 »
windows agora, só qdo quiser usar o iphone de thetering...

Por que?

Se pelo windows voce conecta por bluetooth, dá no mesmo fazer no Ubuntu.

Se usa cabo, idem.

[]'s

Essa configuração do iphone eu achei meio complicadinha... tentei de um milhão de maneiras diferentes e não funcionou... e pior, antes aparecia para compartilhar músicas e fotos, aí tentando condigurar o tethering, sei lá o que fiz que agora dá uma mensagem de erro e nem isso mais... =/

tem algum comando para "desfazer" as últimas configurações feitas, para eu pelo menos poder sincronizar músicas e fotos?