Autor Tópico: LTSP 5 Ubunutu 10.10 Serial na Estação  (Lida 4870 vezes)

Offline alcutri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
LTSP 5 Ubunutu 10.10 Serial na Estação
« Online: 05 de Maio de 2011, 17:22 »
Boa tarde..

   Meu problema é o seguinte:
       Estou fazendo um teste com LTSP 5 no UBUNTU 10.10, ja configurei toda parte de rede, a estação esta configurada para boot PXE o sistema carrega normal consgio usar todos os programas instalado no servisor, mas preciso usar a serial localmente de forma que consiga configurar uma switch gerenciavel atraves da porta serial.


Obrigado.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: LTSP 5 Ubunutu 10.10 Serial na Estação
« Resposta #1 Online: 05 de Maio de 2011, 19:49 »
Configuração de switch gerenciável não é o tipo do troço que vc vai fazer todo dia... será que não vale mais a pena pegar um notebook pra fazer a configuração básica, e depois gerenciar via rede?

Se o notebook não estiver disponível, vc pode também pegar um LiveCD do próprio Ubuntu, e bootá-lo no terminal. De lá, é só instalar o minicom e fazer o acesso...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline alcutri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: LTSP 5 Ubunutu 10.10 Serial na Estação
« Resposta #2 Online: 06 de Maio de 2011, 08:30 »
Bom dia.

  Muito obrigado pelo interesse, vc está certo, mas coloquei isso só como exemplo é que se funcionar dessa forma funcionará para o que preciso, achei que dessa forma seria mais facil para o pessoal da comunidade entender. Irei precisar para fazer comunicação RS-232 com equipamentos do tipo tornos programáveis CNC.

Muito obrigado.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: LTSP 5 Ubunutu 10.10 Serial na Estação
« Resposta #3 Online: 06 de Maio de 2011, 11:39 »
Complicadinho... vc precisa executar o aplicativo como aplicativo local. Eu não tenho os detalhes agora sobre como configurar.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: LTSP 5 Ubunutu 10.10 Serial na Estação
« Resposta #4 Online: 06 de Maio de 2011, 12:13 »
Irei precisar para fazer comunicação RS-232 com equipamentos do tipo tornos programáveis CNC.

Acredito que deveria começar por aqui => http://www.linuxquestions.org/questions/linux-general-1/using-setserial-in-linux-236599/

É para modem externo, mas serve perfeitamente para o que planeja, basta adaptar as portas em /dev

Switch => http://www.mail-archive.com/ubuntu-br@lists.ubuntu.com/msg55186.html

e complementando ( conflito entre serial/paralela ) => https://lists.ubuntu.com/archives/ubuntu-br/2009-May/058338.html


[]'s

Offline alcutri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: LTSP 5 Ubunutu 10.10 Serial na Estação
« Resposta #5 Online: 06 de Maio de 2011, 14:01 »
Uma coisa importante que me esqueci de dizer, se eu conecto em meu servidor a switch eu consigo acessar o console de configuração  atraves do meu cliente LTSP, ou seja switch conectada fisicamente no servidor e acessada pela estação.

Acredito que as portas seriais não estão sendo carregadas, a estação enxerga somente a porta serial servidor.


Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: LTSP 5 Ubunutu 10.10 Serial na Estação
« Resposta #6 Online: 06 de Maio de 2011, 14:41 »
Acho que vc não entendeu como funciona o LTSP... os terminais são apenas isso: terminais. Todos os programas são executados no servidor, ou seja, eles vão encontrar o hardware e os recursos do servidor.

Quando vc precisa acessar algum recurso que está no terminal (p.ex. um HD, um CD-ROM, um pendrive) há uma previsão disso, o próprio LTSP configura pra você. Mas quando há algum recurso especial --- e o som da estação é o principal exemplo --- você precisa executar o aplicativo no próprio terminal pra que ele pegue o recurso no lugar certo.

Essa configuração não é simples, na versão anterior do LTSP (4.2) inclusive não funcionava direito.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline alcutri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: LTSP 5 Ubunutu 10.10 Serial na Estação
« Resposta #7 Online: 06 de Maio de 2011, 15:09 »

       Será que na versão 5 conseguiram resolver esse problema ?


Obrigado..

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: LTSP 5 Ubunutu 10.10 Serial na Estação
« Resposta #8 Online: 06 de Maio de 2011, 15:18 »
O suporte a aplicativos locais melhorou, mas ainda não é uma tarefa simples.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline alcutri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: LTSP 5 Ubunutu 10.10 Serial na Estação
« Resposta #9 Online: 06 de Maio de 2011, 15:40 »
Vc conhece alguma oura solução que funciona da forma que descrevi anteriormente que seja em linux?


Vlw..


Offline alcutri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: LTSP 5 Ubunutu 10.10 Serial na Estação
« Resposta #10 Online: 06 de Maio de 2011, 18:18 »
Cara consegui rodar da seguinte forma.

   1-  LOCAL_APPS = True -- Alterei esse parametro dentro do lts.conf
   2-  Instalei o programa que preciso dentro da pasta que gera a imagem de boot
        root@15srvimtst:/# sudo chroot /opt/ltsp/i386 apt-get install gtkterm
   3 - reiniciei a estação
   4 - em uma tela de terminal executei o seguinte comando
        root@15srvimtst:/# ltsp-localapps gtkterm

    e pronto consegui acessar o console da switch.

Galera muito obrigado pelo empenho..


Offline alcutri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: LTSP 5 Ubunutu 10.10 Serial na Estação
« Resposta #11 Online: 09 de Maio de 2011, 08:14 »
Faltou uma coisa na resposta acima, apos a instalação do programa dentro do path /opt/ltsp/i386, tem que ser atualizado a imagem com o comando
ltsp-update-image.

flw..