Obrigado pela dedicação whitesuit.
Disponha
Antes de aplicar estes procedimentos gostaria de esclarecer algumas dúvidas.
Sobre o Fix nº1:
O que ele fará exatamente? Tenho o XP instalado. Será que isso não afetará o boot do XP? Se ele afetar e o procedimento não funcionar ai fico sem XP e sem Ubuntu...
Se você tiver o Xp e configurar o grub não terá problemas, você pode configurar ele pra permitir a entrada no xp e no linux (ele vai te dar as opções quando iniciar o computador).
Para ver mais sobre isso leia aqui:
http://wiki.ubuntubrasil.org/GuiaDapper#head-b9ea717f965346b1ccd1519ca249d90819071e2bDigamos que mesmo assim você acabe "perdendo" a inicialização do windows, você pode dar boot com o cd do xp e selecionar o console de recuperação. Daí use os comandos fixboot e fixmbr. (Ele apagará o grub e o windows voltará a ser o SO que será iniciado no boot)
Se ainda está inseguro quanto a esta solução tente a outra primeiro, leia mais sobre gerenciadores de boot, etc antes de tentar esse fix nº 1. Você pode se aprofundar mais aqui:
http://focalinux.cipsga.org.br/guia/intermediario/ch-boot.htmSobre o Fix nº2:
Shell? O que é isso?
Shell é um interpretador de comandos. Você consegue acessá-lo chamando um terminal (conhecido também por console).
Logo após os cerca de 4 minutos que o sistema fica no procedimento "mounting root file system" (acredito que isto signifique "montando sistema de arquivo raiz") ele pula para "Uncompressing Linux... Ok, booting the Kernel" e mais nada além disto acontece. Nenhuma outra mensagem aparece.
Já testei o boot com equipamentos USB e outros todos desconectados (só ficou teclado, mouse e monitor), mas o problema persiste.
Se você chegou nesse ponto acredito que o defeito está sendo outro, e não o que estou tratando com esses fixes. Pra resolver esse outro problema o ideal seria criar outro tópico (pra chamar mais atenção para esse problema novo e não desvirtuar do que estamos tratando aqui). O que encontrei pra resolver esse outro problema é o seguinte:
Ao aparecer o menu do livecd aperte F6 no menu. Depois (de instalar, já que o livecd nao funciona, teria que usar a instalação em modo texto). pressione ESC para entrar nas configurações do grub, selecion o item linux startup. Pressione 'e' e selecione a linha começando com 'kernel'. Pressione 'e' novamente e digite a opção acpi=off no final da linha. Pressione 'enter' e depois 'b' para dar boot. Como root edite o arquivo /boot/grub/menu.lst da mesma forma que foi feito. Isso deve resolver o problema, porém pode também causar outro problema, que seria o aparecimento desse erro: [4294670.844000] ..MP-BIOS bug: 8254 timer not connected to IO-APIC . Se chegar até aqui e obtiver esse erro sugiro que realmente inicie outro tópico pra não poluir esse aqui.
FonteSolução para o erro derivado de acpi=off pode ser encontrado
aqui (Se for necessário eu posso traduzir pra você, mas peço que crie outro tópico).
Abraços e não desita!